A verdade sobre Shampoo Bomba e Monovin A



Não é difícil entender porque o shampoo bomba ficou conhecidíssimo pela internet afora. Quem não se impressiona com uma misturinha de três ingredientes simples, baratos, fáceis de encontrar e que prometem fazer o cabelo crescer de 4 a 7 cm por mês?!
(Pra comparar: a média de crescimento normal do cabelo é de 1,25 cm por mês).
O shampoo bomba ganhou legiões fervorosas de fãs, que dizem ter tido resultados maravilhosos e têm muitas fotos de antes e depois pra comprovar todos os elogios feitos a esse coquetel capilar milagroso.
O problema é que, quando estamos falando de produtos pra cabelo, geralmente o que parece bom demais pra ser verdade realmente não é verdade.
Junto com os depoimentos apaixonados, vieram também as dúvidas e a polêmica relacionada a um dos componentes do shampoo bomba, o Monovin A, um produto que não é feito para ser utilizado em seres humanos (!).
Vamos investigar o que existe de verdade por trás do famoso shampoo bomba – e o que não passa de falácia.
Ingredientes do shampoo bomba
Os componentes pra se produzir o famoso shampoo bomba seriam:
- Monovin A, um superconcentrado de vitamina A (em forma de éster de retinol) em veículo oleoso (óleo de amendoim);
- Bepantol líquido, uma fórmula de dexpantenol (uma das apresentações da vitamina B5) comercializada como cicatrizante para a pele;
- Qualquer shampoo sem sal.
Os ingredientes deveriam ser combinados em uma determinada proporção e a mistura seria utilizada para lavar os cabelos regularmente.
Vamos analisar cada um desses ingredientes, começando pelo mais controverso deles, o Monovin A.
Monovin A
O Monovin A é basicamente um concentrado de vitamina A numa base oleosa (feita de óleo de amendoim), comercializado em frascos-ampola contendo 20 mL. Nada de mais até aqui, certo?
A polêmica começa porque o produto é de uso veterinário.
O Monovin é recomendado para tratar quadros de hipovitaminose A (deficiência de vitamina A) em cães, gatos, porcos, cavalos e bois. O problema pode provocar danos à visão, diarreia, paralisias, convulsões, abortos, infertilidade e problemas de pele.
“O Monovin A é usado pra fazer a crina dos cavalos crescer mais, certo?”
Errado. Vários dos blogs que recomendam o uso do Monovin A dizem que ele é feito para estimular o crescimento da crina dos cavalos ou dos pelos de outros animais, o que não é verdade.
A bula menciona “pêlo sem brilho” como um dos sintomas da falta de vitamina A, mas não fala absolutamente nada sobre o crescimento dos pelos (seja como sintoma da hipovitaminose ou como promessa do efeito do tratamento).
O produto é aplicado nos animais via injeção intramuscular profunda (não aplicado sobre a crina do cavalo, nem injetado na parte da pele onde os folículos capilares produzem os pelos).
“Mas é só vitamina, certo? Que mal pode fazer?”
A resposta é: muito mal. O excesso de algumas vitaminas pode ser tão ou mais prejudicial do que a deficiência delas. Isso é mais preocupante ainda no caso das vitaminas lipossolúveis, como a vitamina A, que são armazenadas no corpo por mais tempo e não têm o seu excesso eliminado com tanta rapidez.
Alguns dos sintomas da intoxicação por excesso de vitamina A são enjôo, fraqueza, sonolência, dores musculares e abdominais, visão turva, febre, anemia, diarreia, ressecamento das mucosas, problemas no fígado e, veja só a ironia, queda de cabelo.
É isso mesmo que você leu. Vitamina A demais pode fazer o seu cabelo cair.
“Mas o corpo pode absorver a vitamina A que eu passo na cabeça?”
Pode sim, mas graças a Deus isso não parece acontecer em níveis significativos com o shampoo bomba, senão muitas pessoas já deveriam ter desenvolvido problemas preocupantes de saúde.
Faz a conta com a gente: a concentração de vitamina A no Monovin é de 10.000.000 UI (unidades internacionais) em cada 100 mL. Cada frasco de Monovin A tem 20 mL (ou seja, 2.000.000 UI). A receita do shampoo bomba pede 1 mL, o que dá 100.000 UI.
A recomendação diária de vitamina A é de 2.300 UI para mulheres e 3.000 UI para homens. A dose máxima considerada segura para seres humanos é de 10.000 UI. Só esse 1 mL de Monovin A que você está colocando no seu shampoo bomba tem dez vezes essa dose.

A vitamina A em 1 mL de Monovin A (quantidade colocada no Shampoo Bomba) é dez vezes maior do que a dose que um ser humano pode consumir em um dia sem correr o risco de apresentar reações adversas (cada frasco de Monovin A tem 20 mL, ou seja, 200 vezes esse limite).
É claro que o Monovin A é diluído no shampoo, então você não passa 1 mL inteiro na cabeça toda vez que lava os cabelos com o shampoo bomba. Além disso, não se sabe se o tempo que ele fica em contato com o seu couro cabeludo durante a lavagem é suficiente pra promover qualquer absorção significativa.
Mas também é claro que a sua alimentação normal continua fornecendo vitamina A para o seu corpo, além da que estaria supostamente entrando pela sua cabeça. Isso sem contar com outros suplementos alimentares ou medicamentos retinóides (que são feitos a partir da vitamina A e também podem interferir nesse quadro) que você possa estar usando.
O resultado dessa conta é imprevisível. Basicamente, você está lidando com um cenário sem nenhum controle de segurança, fazendo o seu cabelo e o seu corpo de cobaias e arcando com todos os riscos da experiência (vamos voltar neste ponto ao final do post).
“Pode ser que a vitamina A esteja indo somente até o folículo capilar, sem entrar na corrente sanguínea?”
Pode, assim como também pode ser que a vitamina A não esteja nem sequer chegando aos folículos capilares.
Os laboratórios que desenvolvem tratamentos para a alopecia androgenética (calvície tradicional) trabalham dia e noite pra desenvolver fórmulas que sejam capazes de carregar os medicamentos até os folículos capilares sem que eles entrem em quantidade significativa na corrente sanguínea (utilizando produtos transdérmicos, com lipossomas, micropartículas e outros métodos).
Acertar essa conta depende do tipo de substância, do veículo utilizado, do tempo de exposição, da pele onde o produto é aplicado, enfim, de uma série de fatores. Usando uma mistura caseira, não temos ideia de quanto da vitamina pode estar sendo absorvida pelo corpo, quanto penetra apenas na pele e quanto nem mesmo chega aos folículos. Estamos trabalhando totalmente no escuro.
“Então como saber se o Monovin A funciona no shampoo bomba ou não?”
Não existem estudos relacionando a absorção da vitamina A na forma e no veículo em que ela é apresentada no Monovin A pelo couro cabeludo dos seres humanos.
Mas vamos considerar as possibilidades:
- Se o Monovin A funcionar exatamente porque a vitamina A está sendo absorvida pelo corpo, seria muito mais eficaz e seguro tomar algum suplemento dessa vitamina especificamente dosado para seres humanos do que sair aplicando uma dose cavalar na cabeça, certo?
- Se a vitamina for absorvida apenas pelos folículos capilares, não dá pra saber se os níveis são ideais, se ela surte realmente o efeito desejado ou se pode causar algum dano colateral.
- Se a vitamina A não estiver sendo absorvida nem pelos folículos capilares, estamos gastando dinheiro só pra deixar a espuma que desce pelo ralo do nosso chuveiro mais vitaminada.
Pode ser que a vitamina esteja entrando no seu corpo em níveis perigosos, que esteja na dose ideal ou que nem esteja fazendo efeito algum. Você está basicamente testando a sorte com uma substância que, em excesso, pode fazer o seu cabelo cair. A escolha é sua (e o risco também).
Além disso, existe um outro aspecto importante relacionado à vitamina A no shampoo bomba: a sua conservação e estabilidade. Esse é o motivo pelo qual a receitinha recomenda o segundo ingrediente que vamos analisar:
Shampoo sem sal
Venerado pelos adeptos das escovas progressivas, o shampoo sem sal se tornou comum nas prateleiras das farmácias e supermercados. O argumento para utilizá-lo no shampoo bomba diz que o sal oxidaria a vitamina A do Monovin.
Se é essa a preocupação, sabe o que mais provoca degradação da vitamina A? Contato com o oxigênio do ar e a luz. Ou seja, o processo já começa quando você abre a tampinha do Monovin A, tira 1 ml e joga em cima do seu shampoo.
Some a isso o fato de que a mistura do seu shampoo bomba vai ficar guardada durante algum tempo (já que você não vai usar tudo de uma vez), que o shampoo tem outros componentes que podem reagir com a vitamina A e que o frasco de muitos desses shampoos é transparente, permitindo a entrada de luz.
Talvez nem mesmo pra deixar a espuma que desce pelo ralo mais vitaminada o nosso dinheiro esteja servindo 😮
“Mas shampoo sem sal é sempre melhor de qualquer forma, né?”
Não necessariamente. O sal (seja o tradicional cloreto de sódio – também conhecido como sal de cozinha – ou outros tipos de sais) pode ser utilizado em cosméticos como antibacteriano ou esfoliante, mas ele costuma ser adicionado à fórmula dos shampoos apenas para garantir que eles fiquem mais cremosos.
Sal demais pode fazer mal pro cabelo? Sim. O que o sal faz, basicamente, é estimular a saída de água do seu cabelo, que acaba ficando ressecado. Se você já entrou no mar e não enxaguou o cabelo com água doce depois, sabe do que estamos falando.
Os shampoos têm sal suficiente pra desidratar o cabelo dessa maneira? Não. A quantidade é calculada especificamente para a fórmula de cada shampoo: pouco sal deixa o shampoo muito líquido, mas sal demais faz exatamente a mesma coisa (duvida? coloque uma gota de shampoo na sua mão, misture com uma pitadinha de sal e observe como ele fica todo aguado! 😉 ).

Duas gotas do mesmo shampoo, mas a da direita foi misturada com uma pitada de sal e ficou mais aguada. Detalhe importante: o shampoo utilizado nesse teste é vendido como “sem sal”! Pode até não conter cloreto de sódio, mas pela textura podemos perceber que algum outro tipo de sal ou espessante com certeza faz parte da fórmula.
Se o seu cabelo está crescendo menos do que deveria, é extremamente improvável que o sal do seu shampoo tenha qualquer coisa a ver com o problema. E mesmo se fosse ele o culpado pela desidratação dos cabelos, a sua simples remoção provavelmente não faria os fios ficarem tão macios e brilhantes como grande parte das usuárias do shampoo bomba diz ter observado.
Esse provavelmente é um mérito do terceiro componente da fórmula, que vamos avaliar a seguir.
Bepantol
Bepantol é basicamente uma formulação de dexpantenol, substância que é convertida em ácido pantotênico (vitamina B5) no nosso corpo.
Ele ajuda a promover a cicatrização e a hidratação da pele, e é utilizado tradicionalmente no tratamento de pequenas feridas, assaduras e fissuras na pele e nas mucosas (como lábios rachados e lesões nos mamilos causadas pela amamentação).
Na época em que o shampoo bomba estourou na internet, o Bepantol era encontrado em forma de pomada ou líquido. Desde então, ele passou a ser disponibilizado uma versão específica indicada para os cabelos: o Bepantol Derma Solução, que “age como um hidratante, devolvendo o brilho e a maciez naturais dos fios”, segundo o fabricante. O líquido pode ser aplicado diretamente nos cabelos secos ou úmidos, e não precisa ser enxaguado.
Isso explica os relatos de cabelos mais bonitos, brilhantes e macios com o uso do shampoo bomba? Possivelmente.
Explica o crescimento acelerado dos cabelos? Não.
Shampoo bomba faz o cabelo crescer mesmo?
Apesar de todos os argumentos apresentados até agora, existe uma multidão na internet jurando de pé junto que o cabelo cresceu horrores durante o uso do shampoo bomba, inclusive com fotos de antes e depois pra comprovar que os fios ficaram muito maiores.
Mas antes de encarar todas essas “provas” com entusiasmo, preferimos analisá-las com cautela – e recomendamos que você faça o mesmo. Alguns alertas importantes para estudar os “antes e depois” que você vai encontrar pela internet afora:
Alerta nº 1: Crescimento capilar tem a ver com genética
A média de crescimento do cabelo é de 1,25 cm por mês, ou 15 cm por ano, mas esses valores variam conforme o estado de saúde, o quadro nutricional e a tendência genética de cada um. Qualquer índice em torno de 1 ou 2 cm de crescimento por mês ainda é considerado normal.
Então, antes de surtar porque o cabelo da Fulana cresceu 2 cm por mês enquanto ela usou o shampoo bomba, lembre-se que você não sabe quanto o cabelo dela teria crescido sem nada (a menos que ela tenha medido uma mesma mecha de cabelo ao longo de alguns meses antes de começar a usar o shampoo), nem se a sua genética permite esse mesmo ritmo de crescimento capilar.

Um cabelo como o da foto deve ter cerca de 90 cm de comprimento, o que leva aproximadamente seis anos pra crescer. Se a sua genética determinar que a etapa de crescimento do seu cabelo só dura quatro anos, ele não vai ser capaz de atingir o mesmo tamanho. (Imagem original: Peter Salanki [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons)
Alerta nº 2: Nem todo mundo sabe mesmo quando o cabelo está crescendo ou não
“Mas a Fulana disse que o cabelo dela não crescia quase nada antes do shampoo bomba!”
Será mesmo? Muita gente acha que o cabelo não está crescendo quando na verdade ele está é se quebrando! Isso é mais fácil de perceber em quem pinta os cabelos: se eles não estivessem crescendo, não seria necessário ficar retocando a raiz regularmente, certo?
Se o cabelo estiver frágil e ressecado ele pode se quebrar antes de ganhar muito comprimento. Ou, se você estiver cortando uns 3 dedos de cabelo a cada 3 meses, pode estar tirando exatamente a quantidade de cabelo que cresceu neste período.
Daí você começa a usar a mistura com Bepantol, os fios ficam mais hidratados, você para de cortar pra observar se vai fazer efeito e voilà: parece que o cabelo cresceu como mágica. 😉
Alerta nº 3: Nem toda foto é 100% confiável
“Mas olha a foto da Fulana mostrando o quanto o cabelo dela cresceu!”
As fotos foram tiradas no mesmo ambiente, com a mesma luz, à mesma distância da mesma câmera com a mesma lente posicionadas exatamente no mesmo lugar e ângulo? Ela está usando a mesma roupa? Ela fez algum procedimento no cabelo entre uma foto e outra (alisamento, relaxamento, chapinha, um corte novo)? Tem uma fita métrica posicionada ao lado da mecha que ela mediu ou você está julgando o crescimento do cabelo só no olhômetro?
Pode parecer “teoria da conspiração” demais, mas pergunte a qualquer bom fotógrafo como cada um desses elementos pode influenciar na impressão visual que temos das coisas.

“Antes e depois – um mês de uso do Shampoo Bomba com Monovin A!”. E aí, você acredita? Mesmo lugar, roupas, iluminação, linhas marcando os pontos de referência das fotos… esse sim é um comparativo honesto, certo? ERRADO! A segunda foto foi tirada minutos depois da primeira! O truque é que no “depois” a pessoa está olhando pra cima (mas como ela está de costas, não dá pra perceber).
Alerta nº 4: Nem todo mundo na internet é 100% confiável
Uma blogueira que ganha 5 cm de cabelo em um mês chama muita atenção, certo? Várias pessoas vão atrás pra saber qual foi o milagre e estão dispostas a gastar dinheiro com os produtos indicados pra ter o mesmo resultado. Dependendo de como isso for explorado, essa blogueira pode ganhar dinheiro na história.
E não tem absolutamente nada de errado nisso, de verdade. Desde que o caso seja verdadeiro.
O problema é que, ao mesmo tempo, existem pessoas sem escrúpulos que não veriam problema nenhum em postar uma foto de cinco meses atrás e dizer que ela é do mês passado, por exemplo. Ou fazer uma montagem desonesta como a que acabamos de mostrar.
Não estamos querendo dizer que todo mundo que fala bem do shampoo bomba está automaticamente mentindo, apenas pedindo encarecidamente que você não coloque a sua enorme vontade de fazer o cabelo crescer rápido na frente do seu bom senso.
Analise com cuidado as fontes de toda informação que você encontrar, leia outros conteúdos produzidos pela mesma pessoa, desconfie de quem usa um discurso que mais parece um comercial do que um post.
Alerta nº 5: Outros elementos também podem interferir no crescimento dos cabelos
“Eu conheço a Fulana e o cabelo dela cresceu mais que o normal mesmo, de verdade”.
Alguma coisa mudou na vida dela durante o uso do shampoo bomba? Alimentação, medicamentos, quadro de saúde, stress? Ela estava testando algum outro produto ao mesmo tempo? Será que ela tinha um problema de crescimento capilar antes, e agora ele foi sanado e o cabelo voltou a crescer normalmente?
Talvez você não saiba, talvez nem a Fulana saiba dizer com precisão. Ela pode estar testando e relatando o resultado que obteve com toda a boa vontade do mundo, mas sem método científico fica muito difícil confiar cegamente em qualquer experiência, principalmente por causa do último alerta que vamos dar a seguir:
Alerta nº 6: Efeito placebo
Ainda que estivéssemos falando de alguém 100% saudável, 100% confiável, acompanhando religiosamente o progresso do experimento com fotos consistentes ao longo do tempo e sem nenhuma outra alteração que pudesse desviar o resultado, existe um fator muito negligenciado mas extremamente poderoso chamado efeito placebo.
Placebo é basicamente um remédio “falso” que gera resultados porque quem usa acredita que está tomando um medicamento de verdade.
Parece besteira, certo? Pois é tão sério que os estudos que avaliam a eficácia dos medicamentos incluem sempre uma amostragem de pacientes que tomam placebo acreditando ser o medicamento estudado, para garantir que os resultados são do remédio mesmo, e não apenas da sugestão psicológica dos pacientes.
Se acontece com remédios, é claro que pode acontecer também com um shampoo “milagroso”, certo? Você já viu tantos relatos positivos, tantas fotos e está tão confiante na eficiência do shampoo que acaba acreditando que o seu cabelo está mesmo crescendo mais rápido, mesmo que nada de mais esteja acontecendo. Ou pode até ser que o cabelo realmente cresça mais, apenas porque você acredita que o shampoo bomba funciona!
Isso existe mesmo. Palavra de quem já “curou” dor de cabeça dos outros com adoçante pingado na água 😉
“Mas eu ainda quero testar!”
Se apesar de tudo o que você ficou sabendo agora, dos possíveis riscos para a sua saúde, da grande chance de estar gastando dinheiro à toa e da falta de comprovação de que o shampoo bomba acelere mesmo o crescimento do cabelo, você ainda faz questão absoluta de utilizá-lo, faça apenas um enorme favor pra gente e pra você mesmo(a):
Converse com um bom dermatologista antes.
É possível que ele repita tudo o que já te contamos aqui, mas se ele te liberar pra fazer a experiência com o shampoo bomba, pelo menos você vai ter a segurança de que tem um profissional te acompanhando e pronto pra ajudar caso o tiro saia pela culatra e você apresente qualquer problema.
Além disso, se o crescimento do seu cabelo estiver comprometido por outras causas, investigar e descobrir o que está acontecendo pode te salvar inclusive de outros problemas mais sérios no futuro.
Não é pra ser estraga prazeres, acredite. O que a gente mais quer é que o seu cabelo cresça e apareça mesmo, essa é a missão do Chega de Queda! Mas nós sabemos o quanto você gosta do seu cabelo, e é exatamente por isso que incentivamos você a cuidar dele com toda a cautela e a seriedade que ele merece.
Agora conte pra gente:
Você já usou o shampoo bomba? Como foi a sua experiência? Sucesso absoluto, frustração total ou meio termo? Restou alguma dúvida que não respondemos aqui? Deixe um comentário e diga pra gente!



Boa tarde! Estou em um dilema e gostaria de sua opinião sobre o que está acontecendo comigo. Há mais ou menos uns 6 meses fui apresentada a esse famoso shampoo bomba. Sou muito chata com meu cabelo e sempre que encontro novidades eu pesquiso antes de comprar, mas nesse caso eu não pesquisei, simplesmente comprei e segui a receita (10 ml Monovin, 25 ml Bepantol, 300 ml de xampu sem sal). Confesso que meu resultado foi surpreendente, há muito tempo não tinha cabelos fortes e crescendo tanto. Segui os intervalos conforme indicado. Tudo lindo!!!
Até que mais ou menos umas 3 semanas atrás meu cabelo começou a cair muito, mas muito mesmo. Aí então resolvi pesquisar e já me deparei com essa reportagem muito bem explicada e informativa. Essa que deveria ter lido antes dessa experiência que eu estou vivendo. Já vi que o que eu fiz foi uma verdadeira BOMBA! Sendo que adicionei 10 ml de Monovin, que é praticamente mais que o triplo do indicado. Me deparei com um excesso de vitamina A, que pelo que eu li nesse blog provavelmente foi o que aconteceu comigo.
Minha pergunta é: existe algo que eu possa fazer para balancear esse excesso? Por quanto tempo mais meu cabelo vai cair? Me ajudem por favor!!!!
Cristiana, a nossa recomendação é procurar um dermatologista e conversar sobre isso, pra que ele possa avaliar o seu caso específico e orientar sobre o que é possível fazer, ok?
Tinha até pensado em usar esse tal shampoo bomba, mas depois do que eu li, Deus me livre, prefiro ficar com meu cabelo curto mesmo. E se eu quiser grande ponho um megahair, kkkkk. Obg pela excelente ajuda!
Oi, antigamente meu cabelo era grande e enrolado, depois que eu fiz a progressiva ele ficou fino e ralo, e até hoje, depois de 4 anos, ainda tenho uma parte lisa do meu cabelo que não enrola mais. Estou usando o shampoo bomba e vejo resultado só no crescimento, e não no fortalecimento e volume. O que você me recomendaria?
Daniela, tudo depende da causa do problema. Se ele foi causado por uma progressiva e atinge apenas a extensão dos fios, o ideal é conversar com um bom cabeleireiro pra avaliar o dano provocado ao cabelo e selecionar as melhores opções de tratamentos para recuperá-lo. Se o cabelo já estiver nascendo fraco desde a raiz, o melhor é marcar uma consulta com o seu dermatologista para identificar o que pode estar acontecendo (não deixe de mencionar o uso do shampoo bomba).
Comprei o kit de tratamento Crece Pelo, estou no primeiro mês, aliás usei apenas 3x. Será que funciona mesmo? Comprei hj tbm o Monovin A, a própria moça que me vendeu disse que ficaria melhor ainda se acrescentasse o Monovin, mas agora estou com medo de colocar e não dar resultado, ou até mesmo estragar o produto! O que vocês acham do Crece Pelo? Tem chances de funcionar?
Nayara, falamos sobre o Crece Pelo neste post aqui.
Meu cabelo não cresce, gostaria de saber o que vc me indica?
Gilma, estamos preparando um post falando sobre crescimento capilar (sempre avisamos lá no Facebook e no Twitter quando tem conteúdo novo aqui no site).
O que vc acha do shampoo que está sendo falado de bomba de café?
Ouvimos falar disso há pouco tempo, Gilma, ainda estamos pesquisando a respeito.
Muito obrigada pela atenção.
Vou testar o shampoo bomba pra ver se funciona comigo. E eu super recomendo o tônico de Jaborandi da Capicilin, em 1 semana de uso notei meu cabelo bem mais forte e diminuiu a queda tbm. To usando ele ja tem 6 meses e não quero outra coisa, rs… e meu cabelo deu uma crescidinha a mais tbm.
Olá. Eu fiz o shampoo bomba e o utilizei por 3 meses conforme li em alguma reportagem, pois dizia exatamente para não ficarmos com uma dose excessiva de vitamina A nos cabelos, e portanto 3 meses era o máximo de tempo que se poderia utilizar, fazendo uma pausa de 6 meses e assim por diante. Apesar da minha genética ser boa para crescimento de cabelo, meu cabelo dobrou o crescimento e cresceu MUITOOOOOO! Cabelo medido no começo e final de tratamento: 17 cm a mais! Sou fãzona do shampoo bomba e faço o uso dos 3 meses 1 vez por ano! Além de deixar o cabelo forte e brilhoso
Olá! Fiz o shampoo bomba e usei por três meses. Cresceu muito, ficou muito bom. Mas agora está caindo muito, muito mesmo. Quanto mais vai cair? Será que vou ficar careca? Alguém me ajuda?
Cristiana, o ideal é conversar com o seu dermatologista pra avaliar o caso e determinar o que pode ser feito, ok?
É gente, infelizmente nem tudo que vemos pela internet são flores. No meu caso o uso do shampoo bomba foi um verdadeiro desastre. Eu tinha cortado meu cabelo bem curto pois estava querendo tirar toda química dele, então depois que cortei fui pesquisar coisas que me auxiliariam no crescimento mais rápido dos meus fios, até que encontrei essa receita “milagrosa” do shampoo bomba. Me empolguei toda com as fotos que vi em blogs, vídeos, etc. Comprei os 3 produtinhos, fiz a mistura como indicavam e comecei a usar. Na primeira semana senti meu cabelo muito macio e brilhoso, a partir da segunda semana de uso comecei a notar uma queda excessiva dos fios. Eu estava tão empolgada com o shampoo milagroso que não associei a ele a causa da queda e continuei usando. Até que comecei a ter uma queda absurda de cabelo, mas caía em mechas, era desesperador. Então eu comecei a pensar o que na minha rotina ou alimentação tinha mudado pra estar causando aquela queda absurda, daí eu lembrei que a única mudança era o shampoo bomba. Imediatamente suspendi o uso e aos poucos a queda diminuiu até cessar, me deixando com um monte de falha na cabeça. Então eu não recomendo a NINGUÉM esse shampoo, foi um pesadelo pra mim.
Comprei ontem o Monovin A mas não sabia como usar… hj coloquei 3 gotinhas na quantidade de shampoo q iria usar (que estava na mão) e lavei o cabelo como de costume e vim pesquisar, mas não quero nem saber desse método… será q pode dar algum problema essas gotinhas? rsrsrsrsrsrsrs…que medo!!!
Nunca tive problemas com o crescimento do meu cabelo, mas depois de cometer o terrível erro de fazer uma progressiva estou desesperada pra que ele cresça logo e eu posso cortar toda a química. Uma amiga me indicou o uso do shampoo bomba, mas eu estava bastante receosa, depois dessa postagem não vou mais usar. O risco não vale a pena.
Meu Deus e agora, estou desesperada, meu cabelo tá caindo muito e eu só usei por um mês, já faz mais de um mês que parei e nada de parar a queda, eu estava desconfiada mas agora tenho certeza que foi o Monovin A. O que eu faço? Eu nunca fui pra um dermatologista e nem tenho dinheiro pra isso, o sus é uma bos… Por favor me ajudem, o que eu posso fazer em casa que melhore ou amenize essa queda? Desde já agradeço pelas informações, se soubesse disso não teria usado.
Kateliane, infelizmente a gente não tem como te indicar nenhum tratamento. Só um médico teria condições de avaliar o seu quadro, determinar se a causa foi mesmo o Monovin A e apontar os tratamentos mais adequados.
Estou usando o Monovin A já tem um mês, não senti diferença e fora que dá dor de cabeça. Parei de usar e vou continuar usando Imecap Hair. Ele sim parou a queda dos cabelos e espero que faça crescer também.
Oi gente, sou profissional a mais de 10 anos como cabeleireira e gostaria de parabenizar este blog pela iniciativa do post. Como profissional do ramo eu priorizo muito os tratamentos capilares e apoio e reforço a questão do dermatologista fazer uma avaliação e diagnosticar a má formação e falta de crescimento dos cabelos, pois isso é causado por vários motivos como diabetes, remédio de pressão, uso de tarja preta, falta de vitaminas no corpo, falta de hormônios, depressão e até mesmo stress cotidiano, ou simplesmente por falta de nutrição nos fios. Tenho muitas clientes que reclamavam de queda constante e falta de crescimento e tudo foi resolvido com tratamentos, suspensão de química com algum prazo, como relaxamento que impede o crescimento devido à queda das pontas e falta de nutrientes, progressiva em excesso sem pausa pra os cabelos respirarem e sem pré tratamento pra o recebimento da mesma. Então meninas, pra tirar suas dúvidas, desde sempre há um mito sobre algum produto milagroso, e como profissional eu digo q eles são MITOS. Nunca fiz uso do Monovin mas não recomendo o mesmo. Conversem com seus profissionais e peçam a eles tratamentos ao invés de maquiar seus cabelos e ludibriar seus olhos com milagres capilares. E deixo bem claro que não existe química que trata, o que trata cabelos não possui química e não alisa. Quer um shampoo saudável? Faça o mesmo apenas com o Bepantol, que super recomendo, uma fusão de vitamina a+e e pronto, vc tem um shampoo bomba saudável e verá o quanto suas madeixas vão ficar saudáveis e irão crescer como se deve.
Oi Ana Paula! Adorei o seu texto e a seriedade com que pratica a profissão que escolheu. Gostaria de saber se trabalha no Rio e como poderia te encontrar para cuidar de meus cabelos tão combalidos. Não sei se vai ler o que escrevo e peço ao site (que tem o meu e o seu endereço) para enviar o meu para que você possa me responder. Agradeço aos dois! Em tempo: sou a segunda May, existe outra que tb escreveu.
Bom dia! Será que o Monovin A pode ser substituído por outro tipo de vitamina A que seja menos prejudicial e indicado para humanos? Fazendo essa troca, o “Shampoo Bomba” não se tornaria menos ofensivo e possivelmente teria resultados positivos?
Provavelmente, Rafael. Existem vários shampoos e ampolas que já incluem vitaminas em sua composição: nesse caso, como o produto é feito para esse uso específico, é de se imaginar que os laboratórios utilizem quantidades que, ainda que não sejam comprovadamente eficazes, são pelo menos consideradas seguras para essa finalidade (do contrário, os próprios fabricantes podem ser responsabilizados por qualquer prejuízo à saúde dos usuários – o que não acontece com o Monovin A, já que o produto não é feito para isso). Mas se a intenção é fazer a adição de vitamina A ao shampoo em casa mesmo, o ideal é conversar com um dermatologista para saber qual produto pode ser utilizado e em qual concentração exata. Muita gente tem usado suplementos de vitamina A para uso humano como substitutos do Monovin A, mas vários deles também têm concentrações altíssimas da vitamina (pois são voltados para tratar quadros sérios de hipovitaminose), o que continua sendo arriscado na nossa opinião.
Oi! Gostaria de saber se posso misturar bepantol liquido com minoxidil liquido e por no couro cabeludo com massagens para estimular o crescimento e se há chance de funcionar? Meu cabelo cresce no máximo 30 cm e cai, já tomei Pillfood e vitaminas de A a Z durante 6 meses mas não notei melhoras. E quanto ao óleo de rícino? Funciona mesmo? Achei o óleo muito denso e como tenho raízes oleosas resolvi não usar mais pois acentua o problema. Existe alguma vitamina mais completa para os cabelos além de Pantogar e Pillfood? Existe algum exame que revela se o indivíduo tem propensão genética a ter cabelos ralos e curtos?
Rose, o Bepantol Derma Solução promete apenas hidratar o cabelo e deixá-lo mais macio, não estimular o seu crescimento. Só o seu dermatologista pode dar um parecer profissional sobre isso, mas a gente acha que misturar Bepantol com minoxidil não deve ser uma boa (o Bepantol poderia diluir o minoxidil e reduzir a sua eficácia). Não faça nenhuma alteração no modo de uso do minoxidil sem antes conversar com o médico que o prescreveu pra você, ok?
Existem diversos suplementos nutricionais voltados para o fortalecimento dos cabelos (já falamos sobre o Pantogar, o Imecap Hair e o Nourkrin, mas estamos preparando posts sobre diversos outros produtos), mas só o seu dermatologista poderia indicar qual o mais adequado para o seu caso específico (a questão não é qual é mais completo, mas sim qual oferece os nutrientes que você está precisando).
Não conhecemos nenhum exame que indique propensão genética a cabelos finos, mas pra identificar isso a melhor ferramenta é a observação: se as outras mulheres da sua família (do lado materno ou paterno) têm esse tipo de cabelo, é possível que você também venha a apresentá-lo.
Estamos preparando um post sobre o óleo de rícino (sempre avisamos lá no Facebook e no Twitter quando tem conteúdo novo por aqui).
Gente eu tbm tinha muito medo, mas fui com a cara e a coragem, usei o shampoo bomba e quer saber deu suuuupeeer certo meu cabelo cresceu muuuito e vou continuar usando.
Bom dia, eu li muitos comentários mas desisti de ver o resto, já me convenci, rs! Gostaria de saber se vocês conhecem o LuminusHair, já vi o site deles, vi as famosas fotos do antes e depois, mas gostaria de algo certo, alguém sabe de alguma coisa? Obrigaaaada! 😉
Lidia, estamos pesquisando sobre o Luminus Hair, deve ter post post sobre ele aqui no site no futuro (sempre avisamos lá no Facebook e no Twitter quando entra conteúdo novo por aqui) 😉
Olá, quanto de Bepantol eu misturo com o shampoo?
Sabrina, se for o Bepantol Derma Solução não precisa nem misturar no shampoo, porque ele já foi feito pra ser aplicado diretamente sobre os fios.
Oi, boa tarde. Eu usei o shampoo bomba o ano passado e desde então tenho tido queda, não muito intensa, porém não para. Alguém sabe de alguma vitamina ou tônico que possa me ajudar?
Veronica, o ideal é conversar com o seu dermatologista a respeito, ok?
Parabéns pelo conteúdo! Informação que passa credibilidade!
Obrigado pelo comentário! 😀
Oie, primeiro parabéns pela matéria, esclareci mto bem minhas dúvidas sobre esse shampoo bomba, até comprei o Monovin mas perdi meu dinheiro. Quero só esclarecer uma dúvida: meu cabelo está caindo mto, principalmente na parte da frente. Pode ser por causa do relaxamento que faço? Já faz uns 4 meses que não passo pois a cabeleira falou que é excesso de secador e chapinha. Obrigada
Claudineia, obrigado pelo seu comentário! A queda de cabelo pode ter várias causas diferentes, mas em alguns casos pode ser que os fios estejam se quebrando, não caindo pela raiz (isso é bastante comum quando o problema é com uso de químicas, excesso de calor, etc). O ideal é conversar com o seu dermatologista para avaliar o problema, determinar a causa correta e escolher os tratamentos mais adequados, ok?
Muito faladeiro e pouca ciência, vitamina A é essencial para o cabelo, e pela quantidade usada e forma de administração e aplicação não corre o risco de entrar em contato com corrente sanguínea e nem muito menos causar danos à saúde, já que não possui nenhum componente químico. Obviamente o uso diário causa aceleração no crescimento, e cabelo tem ciclo de vida, nasce,cresce e morre (cai) e dá espaço à um novo fio, o que ocorre é que muitas das vezes o ‘Shampoo Bomba’ acelera esse processo, abraços!
Ana Carolina, mencionamos as fontes que foram consultadas para a elaboração do post neste comentário aqui. Se você encontrou qualquer fonte científica garantindo que a quantidade e forma de administração da vitamina A no shampoo bomba não apresentam nenhum risco de absorção sistêmica, por favor nos indique e faremos a correção no post sem problema algum.
Muito interessante esse post, achei por acaso e gostei muito. É bem importante mesmo apontar que nem todas as resenhas são reais. Tem um vídeo de uma garota que ensina a fazer o shampoo bomba, que inclusive tem um número absurdo de acessos, em que ela diz que o cabelo foi dos ombros à cintura em alguns meses. Mas ela mora aqui na minha cidade, eu via seguido ela na rua pra ter certeza que todo esse crescimento se deu, na verdade, em uns 2 anos. Mas no vídeo ela fala com tanta naturalidade, que muita (muitíssima) gente acreditou e correu pra fazer o tal shampoo…!
Eu usei o shampoo bomba q vende na farmácia. Meu cabelo ficou supeer crespo e caiu… 😥😞
Alexa, que shampoo bomba é esse que você encontrou na farmácia? Sabe nos dizer a marca?
Estou usando o shampoo com Monovin e Bepantol, meu cabelo cresceu incrivelmente, estou muito feliz com o resultado.
Olá. boa tarde, eu vi na farmácia que tem um shampoo (e condicionador) que promete as mesmas coisas que o shampoo bomba. É verdade??? O nome do shampoo é “BOMB” da Nouvelle.
Jessica, já estamos preparando um post sobre a linha Bomb V da Nouvelle (avisamos lá no Facebook e no Twitter quando ele for publicado aqui no site).
Olá, depois de ler esta reportagem do Chega de Queda e todos os comentários dos leitores, sinto-me na obrigação de dar o meu testemunho. Ressalto que não trabalho para qualquer marca de cosméticos nem estou aqui a puxar o saco de ninguém. 4 meses atrás, por indicação da minha cabelereira, comecei a usar o Shampoo Bomba. O cabelo começou logo a crescer, o resultado foi visivel, mas começou a ressecar também. A minha cabelereira perguntava-me se eu estava a colocar pouco creme sem enxágue e eu achei que era esta a razão dele estar tão seco, então aumentei a dose de creme sem enxague. Passados 3 meses, li um artigo que dizia que a utilização do shampoo tinha que ter uma pausa de 1 mês de 3 em 3 meses, e no dia 15 de setembro resolvi parar, fazer a tal pausa. Fui fazer uma selagem porque realmente estava muito ressecado o meu cabelo. Foi quando a cabelereira me disse que meu cabelo, para além de ressecado, estava a quebrar todo. Portanto cresceu sim, e muito, mas quebrou e ficou muito ressecado. Resolvi não usar nunca mais.
Você tem que usar com Bepantol que previne que o cabelo resseque, não sou cabeleireira mas já fiz no meu cabelo e deu certo.
Fiz o shampoo bomba com a dosagem certa, segunda vez que lavo o cabelo com ele, deu um brilho incrível no meu cabelo, quanto ao crescimento ainda não posso dizer que cresce todo este tamanho que dizem por aí, inclusive meu cabelo nem está caindo, cai o normal. Não uso toda vez que lavo no máximo uma ou duas lavadas na semana intercalando com meu shampoo habitual. Quando fizer um mês de uso volto aqui para relatar como está meu cabelo.
Kkk só deve ser zoação, quero que experimente deixar a cabeça na altura normal e medir o tamanho até onde está seu cabelo, se não tem cabelo longo peça a uma amiga, e depois levante a cabeça, vai aumentar mas não vai ser o mesmo tanto que o cabelo daquela moça. Exemplo, seu cabelo é na cintura e se você aumentar a cabeça pra dar até o bumbum vai perceber, mas não tem lógica o cabelo da moça ta aquele tamanho e bater no bumbum sem se perceber que levantou a cabeça. E não dá riscos à saúde, você tem que saber usar, é um remédio para cavalo mas no cavalo se aplica no corpo como uma vacina.
Caroline, a gente não pegou fotos de alguém na internet e acusou a pessoa de mentir sobre um “antes e depois”: essas fotos foram feitas especificamente para o site, da maneira que descrevemos, exatamente pra provar que isso é possível. Quanto ao Monovin A, enquanto a própria embalagem do produto disser que “o uso ou aplicação deste produto em seres humanos causa graves riscos à saúde” (sem especificar se o aviso é restrito a alguma forma específica de administração ou não), e enquanto os órgãos responsáveis não autorizarem o seu uso em seres humanos, a gente continua deixando a cargo dos dermatologistas julgarem se de fato há algum risco ou não (e assumirem a responsabilidade pelo uso quando autorizarem seus pacientes a fazê-lo).
Bem, eu não recomendo o uso do shampoo bomba, para mim foi a pior coisa que já fiz na minha vida. Iniciei o uso em fevereiro/2015, no primeiro mês estava lindo, sedoso, hidratado. Mas a partir de abril tive hipervitaminose e agora outubro/2015 já perdi 80% dos meus cabelos, entrei em depressão e não quero mais sair de casa, imaginem como eu estou, só tendo 16 anos, já pensei até em suicídio… Enfim, esse foi meu relato, espero que possa ajudar alguém.
Usei só três vezes, mas estou morrendo de dor de cabeça e sinto meu cabelo caindo muito! Já estou desistindo do uso do mesmo! Amei o post… assunto muito bem abordado!
Achei super mentira esse seu post. Estou usando faz dois meses e meu cabelo cresceu MUITO, minhas fotos são confiáveis para mim. Meu cabelo está muito mais hidratado e nunca mais caiu.
Rafaella, a gente aceita todos os tipos de opinião aqui, coincidentes ou não com a nossa (basta ver os diversos comentários relatando bons resultados com o shampoo bomba, assim como o seu, que estão publicados nesta página), desde que sejam manifestados com respeito. O fato de uma opinião ser discordante da sua não faz dela uma “mentira”. Por sinal, se você encontrou qualquer informação incorreta no post, por favor aponte o trecho específico onde ela se encontra – não teremos problema nenhum em corrigi-la (para referência, indicamos as fontes utilizadas para a elaboração do texto neste comentário aqui).
“Os responsáveis pelo Chega de Queda! não são profissionais da medicina ou de qualquer área da saúde. As informações e opiniões publicadas pelo Chega de Queda! não possuem autoridade profissional e não devem ser interpretadas como aconselhamento médico. Nunca utilize qualquer medicação por conta própria. Consulte sempre o seu médico”. Isso já diz tudo!!!
Exatamente, Marli. E mesmo que houvessem dermatologistas na nossa equipe, o Conselho Federal de Medicina determina que nenhum médico pode fornecer consultoria profissional através da internet (o médico só pode oferecer orientações remotas a pacientes que ele já examinou pessoalmente, nunca em substituição à consulta presencial), nem permitir que seu nome seja associado a informações sem comprovação científica. Isso significa que nem nós, nem as blogueiras que defendem o uso do Shampoo Bomba, temos autoridade médica pra contradizer o aviso que consta na embalagem do Monovin A, que diz que “o uso ou aplicação deste produto em seres humanos causa graves riscos à saúde“. É precisamente por isso que recomendamos que quem faz questão de usar o Shampoo Bomba consulte primeiro um dermatologista (o médico passa a ser responsável pelo uso de qualquer produto que ele autorize).
Usei apenas 3 vezes e senti diferença positiva no cabelo, mas confesso que achei minha pele ressecada e tive náuseas, por isso parei. Minha saúde é mais importante.
Eu comecei usar o shampoo bomba em agosto. Após o uso comecei a me sentir muito mal, dores de cabeça constantes, pressão alta, sendo que minha pressão sempre foi normal, fortes dores no corpo, enfim, cheguei a desconfiar do produto. Fui até em cardiologista. Resolvi parar com o shampoo e depois de um tempo não tive mais esses sintomas. Ontem resolvi usar novamente e acordei com aquela dor de cabeça horrível. Tenho certeza que foi devido ao uso do Monovin A. PRA MIM, NUNCA MAIS. Minha saúde é mais importante, como disse a Itamar!
Haja paciência! Vocês escrevem a publicação na maior boa vontade, usando de informações descritas nos próprios produtos, informações básicas que qualquer pessoa que fez o Ensino Médio devidamente deveria deduzir e ver a lógica (e não ficou matando aula pq considerava inútil) e ainda recebem esse monte de comentários estúpidos. Sinceramente? Admiro demais a boa vontade de vocês em compartilhar informações, porque infelizmente a população brasileira é assim, sempre segue pelo caminho mais fácil, sempre fácil de manipular, não se preocupam em comparar, em ver os fatos… É triste. Parabéns pelo excelente trabalho.
Ps: Na época que saiu o boom do Monovin, minha irmã chegou a comprar, fazer a mistura e eu cheguei a usar durante uns meses porque ela deivaxa o shampoo no banheiro e eu usava sem saber. Não fez diferença nenhuma. ¬¬ Hauhauha!
Obrigado pelo seu comentário, Jaqueline! 🙂
Bom, nunca usei, tenho vontade de usar pra ver o resultado, mas vou procurar um dermatologista pra saber a opinião dele. Queria perguntar uma coisa. Bom, teve uma pessoa que disse que gosta de usar o shampoo bomba, pois faz efeito sim pra ela e que faz uso faz uns 3 anos e que não tem problema nenhum e nem queda. Bom, como sabe que não cai? Se vc faz uso direto dele, vc só vai saber se parar de usar, aí sim vai ver se realmente não cai…
Eu usei, e cresceu! E não caiu, não tive problema nenhum…
Concordo com os argumentos do texto de quem nem mesmo pesquisadores farmacêuticos não conseguem a nível laboratorial o produto “ideal”, mas desacreditar totalmente os efeitos da misturinha tbm não é lá muito plausível…
Cicero, a nossa questão com o Monovin A tem muito mais a ver com preocupação sobre os riscos do uso sem supervisão médica do que sobre a possível eficácia do produto no shampoo bomba. Se ele fosse considerado seguro para uso em seres humanos, nós não veríamos mal algum em recomendar que as pessoas simplesmente testassem e avaliassem os resultados na prática (e se algum dia for comprovado que ele realmente é seguro se usado dessa maneira, não teremos problema nenhum em avisar isso também). Não é uma questão de desacreditar os efeitos de qualquer produto (tanto é que em momento algum afirmamos que o shampoo bomba não funciona, mas sim que não existe comprovação de que ele seja eficaz ou seguro): a intenção dos alertas é fazer com que as pessoas avaliem a ideia com os pés no chão, senso crítico e principalmente cuidado com a própria saúde.