A verdade sobre Shampoo Bomba e Monovin A



Não é difícil entender porque o shampoo bomba ficou conhecidíssimo pela internet afora. Quem não se impressiona com uma misturinha de três ingredientes simples, baratos, fáceis de encontrar e que prometem fazer o cabelo crescer de 4 a 7 cm por mês?!
(Pra comparar: a média de crescimento normal do cabelo é de 1,25 cm por mês).
O shampoo bomba ganhou legiões fervorosas de fãs, que dizem ter tido resultados maravilhosos e têm muitas fotos de antes e depois pra comprovar todos os elogios feitos a esse coquetel capilar milagroso.
O problema é que, quando estamos falando de produtos pra cabelo, geralmente o que parece bom demais pra ser verdade realmente não é verdade.
Junto com os depoimentos apaixonados, vieram também as dúvidas e a polêmica relacionada a um dos componentes do shampoo bomba, o Monovin A, um produto que não é feito para ser utilizado em seres humanos (!).
Vamos investigar o que existe de verdade por trás do famoso shampoo bomba – e o que não passa de falácia.
Ingredientes do shampoo bomba
Os componentes pra se produzir o famoso shampoo bomba seriam:
- Monovin A, um superconcentrado de vitamina A (em forma de éster de retinol) em veículo oleoso (óleo de amendoim);
- Bepantol líquido, uma fórmula de dexpantenol (uma das apresentações da vitamina B5) comercializada como cicatrizante para a pele;
- Qualquer shampoo sem sal.
Os ingredientes deveriam ser combinados em uma determinada proporção e a mistura seria utilizada para lavar os cabelos regularmente.
Vamos analisar cada um desses ingredientes, começando pelo mais controverso deles, o Monovin A.
Monovin A
O Monovin A é basicamente um concentrado de vitamina A numa base oleosa (feita de óleo de amendoim), comercializado em frascos-ampola contendo 20 mL. Nada de mais até aqui, certo?
A polêmica começa porque o produto é de uso veterinário.
O Monovin é recomendado para tratar quadros de hipovitaminose A (deficiência de vitamina A) em cães, gatos, porcos, cavalos e bois. O problema pode provocar danos à visão, diarreia, paralisias, convulsões, abortos, infertilidade e problemas de pele.
“O Monovin A é usado pra fazer a crina dos cavalos crescer mais, certo?”
Errado. Vários dos blogs que recomendam o uso do Monovin A dizem que ele é feito para estimular o crescimento da crina dos cavalos ou dos pelos de outros animais, o que não é verdade.
A bula menciona “pêlo sem brilho” como um dos sintomas da falta de vitamina A, mas não fala absolutamente nada sobre o crescimento dos pelos (seja como sintoma da hipovitaminose ou como promessa do efeito do tratamento).
O produto é aplicado nos animais via injeção intramuscular profunda (não aplicado sobre a crina do cavalo, nem injetado na parte da pele onde os folículos capilares produzem os pelos).
“Mas é só vitamina, certo? Que mal pode fazer?”
A resposta é: muito mal. O excesso de algumas vitaminas pode ser tão ou mais prejudicial do que a deficiência delas. Isso é mais preocupante ainda no caso das vitaminas lipossolúveis, como a vitamina A, que são armazenadas no corpo por mais tempo e não têm o seu excesso eliminado com tanta rapidez.
Alguns dos sintomas da intoxicação por excesso de vitamina A são enjôo, fraqueza, sonolência, dores musculares e abdominais, visão turva, febre, anemia, diarreia, ressecamento das mucosas, problemas no fígado e, veja só a ironia, queda de cabelo.
É isso mesmo que você leu. Vitamina A demais pode fazer o seu cabelo cair.
“Mas o corpo pode absorver a vitamina A que eu passo na cabeça?”
Pode sim, mas graças a Deus isso não parece acontecer em níveis significativos com o shampoo bomba, senão muitas pessoas já deveriam ter desenvolvido problemas preocupantes de saúde.
Faz a conta com a gente: a concentração de vitamina A no Monovin é de 10.000.000 UI (unidades internacionais) em cada 100 mL. Cada frasco de Monovin A tem 20 mL (ou seja, 2.000.000 UI). A receita do shampoo bomba pede 1 mL, o que dá 100.000 UI.
A recomendação diária de vitamina A é de 2.300 UI para mulheres e 3.000 UI para homens. A dose máxima considerada segura para seres humanos é de 10.000 UI. Só esse 1 mL de Monovin A que você está colocando no seu shampoo bomba tem dez vezes essa dose.

A vitamina A em 1 mL de Monovin A (quantidade colocada no Shampoo Bomba) é dez vezes maior do que a dose que um ser humano pode consumir em um dia sem correr o risco de apresentar reações adversas (cada frasco de Monovin A tem 20 mL, ou seja, 200 vezes esse limite).
É claro que o Monovin A é diluído no shampoo, então você não passa 1 mL inteiro na cabeça toda vez que lava os cabelos com o shampoo bomba. Além disso, não se sabe se o tempo que ele fica em contato com o seu couro cabeludo durante a lavagem é suficiente pra promover qualquer absorção significativa.
Mas também é claro que a sua alimentação normal continua fornecendo vitamina A para o seu corpo, além da que estaria supostamente entrando pela sua cabeça. Isso sem contar com outros suplementos alimentares ou medicamentos retinóides (que são feitos a partir da vitamina A e também podem interferir nesse quadro) que você possa estar usando.
O resultado dessa conta é imprevisível. Basicamente, você está lidando com um cenário sem nenhum controle de segurança, fazendo o seu cabelo e o seu corpo de cobaias e arcando com todos os riscos da experiência (vamos voltar neste ponto ao final do post).
“Pode ser que a vitamina A esteja indo somente até o folículo capilar, sem entrar na corrente sanguínea?”
Pode, assim como também pode ser que a vitamina A não esteja nem sequer chegando aos folículos capilares.
Os laboratórios que desenvolvem tratamentos para a alopecia androgenética (calvície tradicional) trabalham dia e noite pra desenvolver fórmulas que sejam capazes de carregar os medicamentos até os folículos capilares sem que eles entrem em quantidade significativa na corrente sanguínea (utilizando produtos transdérmicos, com lipossomas, micropartículas e outros métodos).
Acertar essa conta depende do tipo de substância, do veículo utilizado, do tempo de exposição, da pele onde o produto é aplicado, enfim, de uma série de fatores. Usando uma mistura caseira, não temos ideia de quanto da vitamina pode estar sendo absorvida pelo corpo, quanto penetra apenas na pele e quanto nem mesmo chega aos folículos. Estamos trabalhando totalmente no escuro.
“Então como saber se o Monovin A funciona no shampoo bomba ou não?”
Não existem estudos relacionando a absorção da vitamina A na forma e no veículo em que ela é apresentada no Monovin A pelo couro cabeludo dos seres humanos.
Mas vamos considerar as possibilidades:
- Se o Monovin A funcionar exatamente porque a vitamina A está sendo absorvida pelo corpo, seria muito mais eficaz e seguro tomar algum suplemento dessa vitamina especificamente dosado para seres humanos do que sair aplicando uma dose cavalar na cabeça, certo?
- Se a vitamina for absorvida apenas pelos folículos capilares, não dá pra saber se os níveis são ideais, se ela surte realmente o efeito desejado ou se pode causar algum dano colateral.
- Se a vitamina A não estiver sendo absorvida nem pelos folículos capilares, estamos gastando dinheiro só pra deixar a espuma que desce pelo ralo do nosso chuveiro mais vitaminada.
Pode ser que a vitamina esteja entrando no seu corpo em níveis perigosos, que esteja na dose ideal ou que nem esteja fazendo efeito algum. Você está basicamente testando a sorte com uma substância que, em excesso, pode fazer o seu cabelo cair. A escolha é sua (e o risco também).
Além disso, existe um outro aspecto importante relacionado à vitamina A no shampoo bomba: a sua conservação e estabilidade. Esse é o motivo pelo qual a receitinha recomenda o segundo ingrediente que vamos analisar:
Shampoo sem sal
Venerado pelos adeptos das escovas progressivas, o shampoo sem sal se tornou comum nas prateleiras das farmácias e supermercados. O argumento para utilizá-lo no shampoo bomba diz que o sal oxidaria a vitamina A do Monovin.
Se é essa a preocupação, sabe o que mais provoca degradação da vitamina A? Contato com o oxigênio do ar e a luz. Ou seja, o processo já começa quando você abre a tampinha do Monovin A, tira 1 ml e joga em cima do seu shampoo.
Some a isso o fato de que a mistura do seu shampoo bomba vai ficar guardada durante algum tempo (já que você não vai usar tudo de uma vez), que o shampoo tem outros componentes que podem reagir com a vitamina A e que o frasco de muitos desses shampoos é transparente, permitindo a entrada de luz.
Talvez nem mesmo pra deixar a espuma que desce pelo ralo mais vitaminada o nosso dinheiro esteja servindo 😮
“Mas shampoo sem sal é sempre melhor de qualquer forma, né?”
Não necessariamente. O sal (seja o tradicional cloreto de sódio – também conhecido como sal de cozinha – ou outros tipos de sais) pode ser utilizado em cosméticos como antibacteriano ou esfoliante, mas ele costuma ser adicionado à fórmula dos shampoos apenas para garantir que eles fiquem mais cremosos.
Sal demais pode fazer mal pro cabelo? Sim. O que o sal faz, basicamente, é estimular a saída de água do seu cabelo, que acaba ficando ressecado. Se você já entrou no mar e não enxaguou o cabelo com água doce depois, sabe do que estamos falando.
Os shampoos têm sal suficiente pra desidratar o cabelo dessa maneira? Não. A quantidade é calculada especificamente para a fórmula de cada shampoo: pouco sal deixa o shampoo muito líquido, mas sal demais faz exatamente a mesma coisa (duvida? coloque uma gota de shampoo na sua mão, misture com uma pitadinha de sal e observe como ele fica todo aguado! 😉 ).

Duas gotas do mesmo shampoo, mas a da direita foi misturada com uma pitada de sal e ficou mais aguada. Detalhe importante: o shampoo utilizado nesse teste é vendido como “sem sal”! Pode até não conter cloreto de sódio, mas pela textura podemos perceber que algum outro tipo de sal ou espessante com certeza faz parte da fórmula.
Se o seu cabelo está crescendo menos do que deveria, é extremamente improvável que o sal do seu shampoo tenha qualquer coisa a ver com o problema. E mesmo se fosse ele o culpado pela desidratação dos cabelos, a sua simples remoção provavelmente não faria os fios ficarem tão macios e brilhantes como grande parte das usuárias do shampoo bomba diz ter observado.
Esse provavelmente é um mérito do terceiro componente da fórmula, que vamos avaliar a seguir.
Bepantol
Bepantol é basicamente uma formulação de dexpantenol, substância que é convertida em ácido pantotênico (vitamina B5) no nosso corpo.
Ele ajuda a promover a cicatrização e a hidratação da pele, e é utilizado tradicionalmente no tratamento de pequenas feridas, assaduras e fissuras na pele e nas mucosas (como lábios rachados e lesões nos mamilos causadas pela amamentação).
Na época em que o shampoo bomba estourou na internet, o Bepantol era encontrado em forma de pomada ou líquido. Desde então, ele passou a ser disponibilizado uma versão específica indicada para os cabelos: o Bepantol Derma Solução, que “age como um hidratante, devolvendo o brilho e a maciez naturais dos fios”, segundo o fabricante. O líquido pode ser aplicado diretamente nos cabelos secos ou úmidos, e não precisa ser enxaguado.
Isso explica os relatos de cabelos mais bonitos, brilhantes e macios com o uso do shampoo bomba? Possivelmente.
Explica o crescimento acelerado dos cabelos? Não.
Shampoo bomba faz o cabelo crescer mesmo?
Apesar de todos os argumentos apresentados até agora, existe uma multidão na internet jurando de pé junto que o cabelo cresceu horrores durante o uso do shampoo bomba, inclusive com fotos de antes e depois pra comprovar que os fios ficaram muito maiores.
Mas antes de encarar todas essas “provas” com entusiasmo, preferimos analisá-las com cautela – e recomendamos que você faça o mesmo. Alguns alertas importantes para estudar os “antes e depois” que você vai encontrar pela internet afora:
Alerta nº 1: Crescimento capilar tem a ver com genética
A média de crescimento do cabelo é de 1,25 cm por mês, ou 15 cm por ano, mas esses valores variam conforme o estado de saúde, o quadro nutricional e a tendência genética de cada um. Qualquer índice em torno de 1 ou 2 cm de crescimento por mês ainda é considerado normal.
Então, antes de surtar porque o cabelo da Fulana cresceu 2 cm por mês enquanto ela usou o shampoo bomba, lembre-se que você não sabe quanto o cabelo dela teria crescido sem nada (a menos que ela tenha medido uma mesma mecha de cabelo ao longo de alguns meses antes de começar a usar o shampoo), nem se a sua genética permite esse mesmo ritmo de crescimento capilar.

Um cabelo como o da foto deve ter cerca de 90 cm de comprimento, o que leva aproximadamente seis anos pra crescer. Se a sua genética determinar que a etapa de crescimento do seu cabelo só dura quatro anos, ele não vai ser capaz de atingir o mesmo tamanho. (Imagem original: Peter Salanki [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons)
Alerta nº 2: Nem todo mundo sabe mesmo quando o cabelo está crescendo ou não
“Mas a Fulana disse que o cabelo dela não crescia quase nada antes do shampoo bomba!”
Será mesmo? Muita gente acha que o cabelo não está crescendo quando na verdade ele está é se quebrando! Isso é mais fácil de perceber em quem pinta os cabelos: se eles não estivessem crescendo, não seria necessário ficar retocando a raiz regularmente, certo?
Se o cabelo estiver frágil e ressecado ele pode se quebrar antes de ganhar muito comprimento. Ou, se você estiver cortando uns 3 dedos de cabelo a cada 3 meses, pode estar tirando exatamente a quantidade de cabelo que cresceu neste período.
Daí você começa a usar a mistura com Bepantol, os fios ficam mais hidratados, você para de cortar pra observar se vai fazer efeito e voilà: parece que o cabelo cresceu como mágica. 😉
Alerta nº 3: Nem toda foto é 100% confiável
“Mas olha a foto da Fulana mostrando o quanto o cabelo dela cresceu!”
As fotos foram tiradas no mesmo ambiente, com a mesma luz, à mesma distância da mesma câmera com a mesma lente posicionadas exatamente no mesmo lugar e ângulo? Ela está usando a mesma roupa? Ela fez algum procedimento no cabelo entre uma foto e outra (alisamento, relaxamento, chapinha, um corte novo)? Tem uma fita métrica posicionada ao lado da mecha que ela mediu ou você está julgando o crescimento do cabelo só no olhômetro?
Pode parecer “teoria da conspiração” demais, mas pergunte a qualquer bom fotógrafo como cada um desses elementos pode influenciar na impressão visual que temos das coisas.

“Antes e depois – um mês de uso do Shampoo Bomba com Monovin A!”. E aí, você acredita? Mesmo lugar, roupas, iluminação, linhas marcando os pontos de referência das fotos… esse sim é um comparativo honesto, certo? ERRADO! A segunda foto foi tirada minutos depois da primeira! O truque é que no “depois” a pessoa está olhando pra cima (mas como ela está de costas, não dá pra perceber).
Alerta nº 4: Nem todo mundo na internet é 100% confiável
Uma blogueira que ganha 5 cm de cabelo em um mês chama muita atenção, certo? Várias pessoas vão atrás pra saber qual foi o milagre e estão dispostas a gastar dinheiro com os produtos indicados pra ter o mesmo resultado. Dependendo de como isso for explorado, essa blogueira pode ganhar dinheiro na história.
E não tem absolutamente nada de errado nisso, de verdade. Desde que o caso seja verdadeiro.
O problema é que, ao mesmo tempo, existem pessoas sem escrúpulos que não veriam problema nenhum em postar uma foto de cinco meses atrás e dizer que ela é do mês passado, por exemplo. Ou fazer uma montagem desonesta como a que acabamos de mostrar.
Não estamos querendo dizer que todo mundo que fala bem do shampoo bomba está automaticamente mentindo, apenas pedindo encarecidamente que você não coloque a sua enorme vontade de fazer o cabelo crescer rápido na frente do seu bom senso.
Analise com cuidado as fontes de toda informação que você encontrar, leia outros conteúdos produzidos pela mesma pessoa, desconfie de quem usa um discurso que mais parece um comercial do que um post.
Alerta nº 5: Outros elementos também podem interferir no crescimento dos cabelos
“Eu conheço a Fulana e o cabelo dela cresceu mais que o normal mesmo, de verdade”.
Alguma coisa mudou na vida dela durante o uso do shampoo bomba? Alimentação, medicamentos, quadro de saúde, stress? Ela estava testando algum outro produto ao mesmo tempo? Será que ela tinha um problema de crescimento capilar antes, e agora ele foi sanado e o cabelo voltou a crescer normalmente?
Talvez você não saiba, talvez nem a Fulana saiba dizer com precisão. Ela pode estar testando e relatando o resultado que obteve com toda a boa vontade do mundo, mas sem método científico fica muito difícil confiar cegamente em qualquer experiência, principalmente por causa do último alerta que vamos dar a seguir:
Alerta nº 6: Efeito placebo
Ainda que estivéssemos falando de alguém 100% saudável, 100% confiável, acompanhando religiosamente o progresso do experimento com fotos consistentes ao longo do tempo e sem nenhuma outra alteração que pudesse desviar o resultado, existe um fator muito negligenciado mas extremamente poderoso chamado efeito placebo.
Placebo é basicamente um remédio “falso” que gera resultados porque quem usa acredita que está tomando um medicamento de verdade.
Parece besteira, certo? Pois é tão sério que os estudos que avaliam a eficácia dos medicamentos incluem sempre uma amostragem de pacientes que tomam placebo acreditando ser o medicamento estudado, para garantir que os resultados são do remédio mesmo, e não apenas da sugestão psicológica dos pacientes.
Se acontece com remédios, é claro que pode acontecer também com um shampoo “milagroso”, certo? Você já viu tantos relatos positivos, tantas fotos e está tão confiante na eficiência do shampoo que acaba acreditando que o seu cabelo está mesmo crescendo mais rápido, mesmo que nada de mais esteja acontecendo. Ou pode até ser que o cabelo realmente cresça mais, apenas porque você acredita que o shampoo bomba funciona!
Isso existe mesmo. Palavra de quem já “curou” dor de cabeça dos outros com adoçante pingado na água 😉
“Mas eu ainda quero testar!”
Se apesar de tudo o que você ficou sabendo agora, dos possíveis riscos para a sua saúde, da grande chance de estar gastando dinheiro à toa e da falta de comprovação de que o shampoo bomba acelere mesmo o crescimento do cabelo, você ainda faz questão absoluta de utilizá-lo, faça apenas um enorme favor pra gente e pra você mesmo(a):
Converse com um bom dermatologista antes.
É possível que ele repita tudo o que já te contamos aqui, mas se ele te liberar pra fazer a experiência com o shampoo bomba, pelo menos você vai ter a segurança de que tem um profissional te acompanhando e pronto pra ajudar caso o tiro saia pela culatra e você apresente qualquer problema.
Além disso, se o crescimento do seu cabelo estiver comprometido por outras causas, investigar e descobrir o que está acontecendo pode te salvar inclusive de outros problemas mais sérios no futuro.
Não é pra ser estraga prazeres, acredite. O que a gente mais quer é que o seu cabelo cresça e apareça mesmo, essa é a missão do Chega de Queda! Mas nós sabemos o quanto você gosta do seu cabelo, e é exatamente por isso que incentivamos você a cuidar dele com toda a cautela e a seriedade que ele merece.
Agora conte pra gente:
Você já usou o shampoo bomba? Como foi a sua experiência? Sucesso absoluto, frustração total ou meio termo? Restou alguma dúvida que não respondemos aqui? Deixe um comentário e diga pra gente!



Eu usei shampoo bomba , e acho que não resolveu nada na hora (mas os pelos do meu corpo cresceram que foi um absurdo pareço uma gorila kkk ) , usei em 2013 , agora em 2015 , faço relaxamento capilar e no mesmo mês meu cabelo já cresce alguns centímetros , fico revoltada , pois foi perda de tempo fazer relaxamento . gostaria de saber se é por causa do shampoo ? Bjjj
Gizella, é bem provável que seja apenas o crescimento natural do seu cabelo (mesmo se o shampoo bomba fizer mesmo algum efeito, com certeza ele não vai continuar acontecendo dois anos depois de interromper o uso!). É o mesmo caso do exemplo que demos no post: às vezes achamos que o nosso cabelo não está crescendo, mas basta aplicar uma tintura (ou fazer um relaxamento, como no seu caso) pra gente perceber que ele cresce normalmente! Não é necessariamente perda de tempo fazer esses procedimentos, desde que a gente se acostume com o fato de que eles exigem manutenções periódicas mesmo 😉
Olá novamente, sei que isso não tem nada a ver com o tema mas preciso urgentemente de uma resposta , faço relaxamento a bastante tempo , mas não sei oque acontece que não fica 3 meses sem crescer cresce na semana seguinte ou no mesmo mês , fiz relaxamento de guanidina dia 22 e hoje minha raiz já esta enorme e o comprimento do meu cabelo cresceu também então não é o relaxamento que esta sendo feito de mau forma , e só cresce na parte da frente que é crespa e na de trás que é cacheado não cresce demora umas semanas para crescer estou ficando louca assim e tenho que fica esperando um tempo para fazer de novo para acontecer a mesma coisa, gostaria de saber se é a guanidina e quero muito trocar pelo relaxamento de amônia , quero saber quando tempo tem que esperar e se no meu caso de crescimento louco kkk tenho que esperar muito por favor me ajude estou desesperada kkkkk .
Ps: Meu cabelo esta hidratado e super liso e macio é só minha raiz que acontece isso não sei por quê , tirei algumas imagens para você ver , mas não consigo
Gizella, tem certeza que a aplicação desse relaxamento está pegando direito a parte da raiz do seu cabelo na frente? O nosso cabelo leva um mês pra crescer entre 1 e 2 cm, então é MUITO improvável que o seu cabelo tenha crescido tanto assim em um intervalo de apenas uma semana (principalmente considerando que é apenas uma parte do cabelo que está com essa raiz tão evidente, ou seja, tudo indica que o seu crescimento capilar está normal).
A impressão de que o comprimento dessa parte do cabelo aumentou, aliás, pode vir do próprio resultado do relaxamento: o cabelo liso parece mais comprido que o cacheado (que cresce em espiral e precisa de mais extensão capilar pra dar o mesmo efeito de comprimento que um fio liso). Trocar a química também não deve resolver o problema, pois nenhum alisamento ou relaxamento tem o poder de acelerar o crescimento capilar.
A única pessoa capaz de avaliar o seu cabelo e dizer com 100% de certeza se ele está crescendo normalmente ou não é um bom dermatologista. Mas a nossa aposta é que o problema deve estar na aplicação do relaxamento na raiz mesmo.
Gizella, pelo que entendi, só uma parte de seu cabelo enrola. Todos nós temos uma parte em nossas cabeças que é mais quente, corre mais vasos sanguineos. Sendo assim, a cabelereira deve deixar o produto agir por tempo onde a parte do cabelo é mais resistente. Isso acontece na primeira vez que vamos ao salão, nas outras vezes a profissional já conhece o cabelo e isso não deve acontecer mais. Aprendi isso com a cabelereira que cuida do meu cabelo. Deve ser o seu caso.
Ooi eu fiz o shampoo, só que fiz com o loreal absolut repair sabe? Nao sabia q continha sal… Oq eu faço? Vou perder 400 ml do shampoo…
Beatriz, como explicamos no artigo, na nossa opinião o fato de o shampoo ter sal ou não é o menor dos problemas do shampoo bomba. O elemento mais preocupante é mesmo o Monovin A, que não é autorizado para uso em seres humanos.
Pois estou usando e amando… vao fazer um mês q estou usando e o resultado é impressionante. Detalhe qm me indicou foi o dermatologista. Faço hidratação c o monovim também o cabelo fica igual cabelo de salão.
Ótimo, Nadja! Esse detalhe faz toda a diferença: como no seu caso o produto foi prescrito pelo dermatologista, ele passa a ser responsável pelo seu uso (é o que recomendamos que quem pretende usar o Shampoo Bomba faça: só usar se o dermatologista deixar).
Eu usei essa mistura toda a uns 2 anos atrás. Realmente meu cabelo cresceu , maaas encheu de ponta dupla e tive que cortar muito mais que o dobro do que cresceu! Péssimo!!!
Mulher, é melhor vc perder o shampoo do que perder os cabelos. Eu fiz o shampoo bomba, usei durante um mês e agora estou desesperada pq meu cabelo está caindo sem parar, faz mais de um mês que parei de usar e continua caindo, e eu sei que foi o shampoo bomba pq não fiz mais nada de diferente e minha saúde esta perfeita, ñ pito e ñ faço nenhuma química. Vá por mim, NÃO USE SHAMPOO BOMBA.
Comigo aconteceu isso tbm, mas usei apenas 3 vezes e começou a cair de um jeito desesperador!!! Isso é um perigo. E fiz da maneira q ensinam, tudo certinho. Realmente é uma bomba, rs… nunca mais uso esse tipo de coisa. Abcs
Seu cabelo parou de cair? Levou quanto tempo? O meu tá acontecendo a mesma coisa, ele tá caindo mt e antes eu achava que era por química, já fui no salão, já cuidei, tratei, meus fios tão fortes, mas tô há um mês sem usar o shampoo bomba e tá caindo cabelo ainda!
Kateliane boa tarde, me desculpe te escrever mas é que estou desesperada e vi seu depoimento aqui no site… você conseguiu resolver sua queda de cabelo? O que fez?? Me ajude por favor. Te aguardo. Obrigada
Quem amamenta pode usar?
Raah, não existem parâmetros de segurança para o uso do Monovin A em nenhum ser humano – muito menos durante a amamentação! Não use nada que o seu médico não tenha autorizado antes, ok?!
Não recomendo esse produto, se usado durante a gravidez pode causar má formação do feto, creio que para quem está amamentando também não deve fazer bem ao bebê…
Pergunta: porque falar tão mal do Monovin A? E por que tantos argumentos negativos se sabemos que o efeito desejado é alcançado. E é isso que importa! Quanto é que a Indústria Farmacêutica e cosmética está pagando entre linhas patrocinando? Se é placebo ou não, o que conta é que faz efeito, se faz efeito é o que basta, ou estou errada?
Fernanda, só o fato de a embalagem do próprio Monovin A vir com um aviso de que “o uso ou aplicação deste produto em seres humanos causa graves riscos à saúde” já deveria ser mais do que suficiente pra dar o recado. Infelizmente muita gente ignora até mesmo este aviso, por isso a gente fez um post tão detalhado. A única recomendação que a gente dá é a de conversar com um dermatologista antes de usar, pra garantir a sua segurança no processo, nada além disso. Se fizer efeito pra você (seja por conta do efeito placebo ou da ação do produto de fato), maravilha, desde que você não coloque a sua saúde em risco no processo. Quanto a patrocínios da indústria farmacêutica ou cosmética, nós não recebemos nenhum centavo de ninguém pra redigir esse conteúdo.
bom me parece que os seus argumentos ate convença algumas pessoas, mas fica a interrogação muitas pessoas usam a mais de três anos o monvin A, eu sou uma delas o cabelo realmente cresce o cabelo realmente aumenta e não não teve nenhuma uma contra indicação ou efeito colateral muito pelo contrário o efeito foi Além do esperado, o fato de ser para uso animal por assim dizer não significa que seja de todo ruim ressalvando usar da maneira correta,até porque o que consta lá é vitamina A concentrada o Bepantol também vitamina do complexo B então não quis ser Rude com a minha opinião Apenas não tenho mais paciência pra babação de ovo da mídia Porque tudo que passa em telejornais, revista na midia as pessoas acham que é verdade,o que não é, muito pelo contrário todo o conteúdo que recebemos seja de jornal revista internet qualquer mídia falada lida ou impressa é tudo manipulado eu não vou aqui entrar em detalhes Mas qualquer pessoa leiga que seja entende, se Alguém pagou,ele pode pagar pelo que ele quiser fica a dica. Com o meu ponto de vista ressaltando muito claramente não quis ofender ou denegrir a imagem do blog ou dos seus organizadores responsável apenas expus Uma opinião pessoal o conteúdo é de todo em si bom porque informar, Nunca é demais
Fernanda, se você usa e não teve efeitos colaterais, maravilha! A única coisa que a gente pede é que você tenha o aval do seu dermatologista pra continuar usando, pra sua própria segurança, nada além disso. O Bepantol também contém vitaminas, mas foi feito pra uso em seres humanos, pra ser usado especificamente sobre a pele, com uma dosagem compatível com esse uso no nosso organismo (e o fabricante pode inclusive ser responsabilizado se o produto dele causar prejuízos à saúde dos usuários). O fato de um produto ser para uso animal não significa que seja ruim, mas enquanto a própria embalagem do Monovin A vier com um aviso dizendo que “o uso ou aplicação deste produto em seres humanos causa graves riscos à saúde”, a gente continua sendo contra. E se algum dia os estudos necessários para a liberação do uso do produto em humanos forem realizados e reconhecidos pela Anvisa, nós vamos informar imediatamente também. Não temos interesse nenhum em atacar ou defender nenhum produto específico, apenas em trazer informação correta para o nosso público. Por sinal, você tem todo o direito de desconfiar da informação que vê em qualquer mídia (incluindo este site) e procurar saber mais, pesquisar sobre o assunto e ouvir outros pontos de vista. Quanto a pagamentos, a gente repete: não recebemos dinheiro algum de ninguém pra produzir este post.
Será que só o uso do shampoo e do Bepantol dá jeito?
Jéssica, o Bepantol Derma Solução é feito pra ser aplicado diretamente no cabelo (ou seja, não precisa nem misturar no shampoo). A promessa dele é hidratar , dar brilho e maciez aos fios (nada de acelerar o crescimento).
Vocês não tem vergonha de mentir assim não, é? Todas as informações sobre o Monovin são aceitas, mas dizer que na foto a menina tá olhando pra cima quando na verdade ela está com a posição da cabeça igual à foto anterior? Me poupem.
Crislaine, a gente não pegou fotos de alguém na internet e acusou a pessoa de mentir sobre um “antes e depois”: essas fotos foram feitas especificamente para o site, da maneira que descrevemos, exatamente pra provar que isso é possível 😉
Com 2 meses que estava usando meu cabelo cresceu, mas aconselho que não usem, porque pecebi que estava prejudicando minha visão. Quando durmo, minhas pálpebras ficam pesadas, tem hora que quero abrir os olhos quando acordo e meu olho parece que não vai abrir. Não tenho problemas de visão, começou depois de um mês de uso. Então gente, não usem. Acho que é perigoso sim. Quando comprei pra usar, não acreditei que poderia fazer mal, mas agora já parei, não quero mais nem saber. Ainda fico com sono o dia todo, com 100 kg nas pálpebras. Cuidado.
Fernanda, isso que você escreveu realmente tem a ver: “o importante é que faz efeito”. Porém a custo de que? Você como mulher inteligente e atualizada deve ter conversado com sua mãe quando decidiu fazer sexo com o namorado, principalmente porque ela deve ter te levado ao ginecologista, e lá foi feita uma série de exames, colhido seu sangue, analisado seu biotipo, e daí ter te receitado qual o “seu” anticoncepcional. Não estou certo? Se não foi assim, então talvez você tenha simplesmente ido a uma farmácia e pedido um qualquer no balcão, como qualquer menina faz nos dias de hoje, ou talvez se arriscam na pílula do dia seguinte, porque “minha colega usa sempre e nunca falhou”, ou preferem deixar os meninos à vontade sem camisinha mesmo pois afinal “eu sempre confio em quem estou me deitando com eles, e também eles sempre gozam fora”! Esse tipo de pensamento que cito em segundo plano descreve a situação de nossas meninas (mulheres) em média de 70%. Pois ninguém quer informação de verdade, o importante é que de cada 10, 7 dizem que é bom. TODOS defendem suas causas por serem a melhor e mais confiável, mas ninguém quer ouvir uma segunda opinião.
Pareço irado? SIM, pois perdi há pouco mais de 2 anos uma filha que se deu mal pois começou a fazer uma dietazinha de emagrecimento à base de fibras e óleo QUE VIU NA INTERNET e prometia secar 20 quilos em um mês. Como viu que não funcionou (a citar o fato de início de anemia e fraqueza) decidiu entrar na ideia da BUCHINHA de algodão, que muitas celebridades da mídia diziam ser estranha, mas relatavam ter feito uso por um período e ter tido resultado satisfatório. Resultado: sou um guerreiro solitário nesta batalha contra a cabeça das pessoas que não querem usar o dinheiro e a saúde sabiamente. Sai mais barato e saudável ir de encontro a medicina natural e experimentar o que é clinicamente aprovado.
Cara, você é muito bom, resposta excelente, parabéns.
Quando terminei de ler essa postagem eu levantei e comecei a aplaudir. Parabéns Everton, excelente texto.
Eu estou na dúvida se uso ou não, mas de qualquer forma vou entrar em contato com um profissional dermatologista para que possa decidir. Obrigada, excelente esclarecimento Everton.
Cara, estou de acordo com você. Fernanda, não tome a mal, mas é perigoso para a saúde usar produtos para animais. E ninguém pagou pra mim.
Resposta formidável, Everton. Concordo plenamente. A maiorias da pessoas acredita em todo produto ou dieta “milagrosa”, pois colocam a vaidade acima de tudo. Na era da informação rápida, é só buscar no Google e pronto, temos um remédio pra tudo, mas a que preço? Todo cuidado é pouco, e utilizar um produto animal, não recomendado para seres humanos no couro cabeludo e unhas, é no mínimo arriscado e inconsequente demais.
Meus sentimentos pela perda, mas vc se colocou muito bem, parabéns!
Palmas para este artigo e palmas para o Everton!!!
Fernanda, da mesma maneira que você teve resultados positivos, outras pessoas tiveram negativos. Conheço mais de uma pessoa que fez uso do shampoo, e mesmo com moderação e seguindo indicações teve queda de cabelo, caspa ou cabelo oleoso. Algumas nem sequer tiveram o crescimento capilar aumentado. É um tiro no escuro, pois da mesma forma que em você não teve efeitos colaterais, em outros teve. Não se pode constatar com exatidão qual será o efeito. Sem mencionar que não sabemos do seu efeito a longo prazo. Eu prefiro não arriscar, mas se você não se importa com os riscos, então fique à vontade para utilizar. Mas saiba que da mesma forma que não se pode confiar em tudo que se vê na mídia, também não se pode confiar em tudo quanto é receitinha que se vê na internet.
Comparo com o uso dos esteroides anabolizantes. Muitas vezes são tidos como milagrosos, seus malefícios vão depender da sorte do usuário, pois existem alguns q tomaram por no máximo 2 anos e alguns morreram ou ficaram com sequelas horríveis, e coroas q tomaram durante a vida inteira e o máximo que aconteceu foi queda da libido, isso por uso de alguns q em todos os depoimentos falam, e “controlados” por uso de outros, “regularizando” a testo novamente. Por isso eu digo: Se pesquisar demais não toma, no caso dos anabolizantes, e não faz uso “externo” como desse produto aí. Eu não tenho coragem de tomar anabolizantes pq me cago pra agulhas e não tô em busca de um corpo de He-Man, senão tomava tbm, mas esse do cabelo vou fazer. Se cair meu cabelo tá tranquilo, tá favorável. Afinal eu tava com a cabeça raspada mesmo! Agora quero ficar fashion. E se der outras tretas, só morrerei ou ficarei com sequelas se for da vontade de Deus. Atitude e positividade!
Fernanda, eles só estão orientando as pessoas a terem cautela e isso é algo positivo. Como você tocou na ideia da industria farmacêutica, se você parar para analisar com cuidado, vai perceber que na fórmula estão sendo indicadas MARCAS específicas de produtos, existem diversos produtos e veículos de se conseguir esses ingredientes, mas em qualquer formula nós sempre esbarramos com as mesmas MARCAS, o que te garante que não é uma jogada da industria farmacêutica pra alavancar as vendas do seus produtos com cosméticos? Muito provavelmente você está fazendo parte do circo midiático sem nem estar se dando conta disso. 🙁
Na realidade, o pessoal do Cheda de Queda até mencionou isso quando questionou o simples consumo da vitamina A própria para humanos ao invés da aplicação no couro.
Outro ponto interessante, há anos que essa fórmula vem sendo usada de forma exponencial, com a indicação dos mesmos ingredientes, não é de se estranhar que não tenha nenhuma pesquisa mais aprofundada, científica desse produto para garantir, por ser uma questão de saúde pública? Já pensou em quanto A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA não gasta para deixar as coisas como estão e não expor os riscos da fórmula? Se o Shampoo Bomba funciona como dizem que funciona, seria bastante lucrativo lançar um shampoo realmente dentro dos padrões, testado e recomendado… por que não tem? …pensa nisso, e vá em algum especialista se consultar antes que se arrependa.
Já lançaram… várias marcas já tem seu shampoo bomba.
Concordo, uso e só me trouxe benefícios. Meu cabelo melhorou 100%.
Eu usei por um ano com pausa de um mês a cada 3 meses, isso em 2014. Posso dizer que os meus cabelos cresceram bem, não tive queda, eles ficaram fortes e aguentaram bem as luzes, pois quem faz luzes sabe como danifica!!!
O que adianta o cabelo crescer na hora e depois ter outras reações? Aí quero ver falar “o que importa é o resultado”. Não sei porque quem usa e tem resultado fica batendo boca, na real acho que é medo de tudo isso ser verdade. Bjs amiga
Falou tudo
Fernanda, concordo com você em partes. Concordo com o Everton também. Mas ao pessoal do site e aos leitores, com relação a este produto ser de uso veterinário, não nos esqueçamos que 98% dos medicamentos e cosméticos são TESTADOS EM ANIMAIS de forma antiética antes de utilizados em humanos. Então não sejamos inocentes em achar que algo funciona para 100% das pessoas, mas dizer que não funciona também é errado. Lembremos do caso do remédio Talidomida, autorizado pela comunidade médica, farmacêutica e Anvisa, tomado pelas mulheres grávidas nos anos 60 que resultou em milhares de crianças deformadas. Foi testada e aprovada a sua eficacia em animais. Assim como hoje em dia! Cada ser humano tem um biotipo e sintetiza vitaminas de determinada forma, não funciona para x e funciona para y. Assim como tudo na vida. Precisamos estar atentos a tudo que está “escrito na internet” assim como no jornal, assim como na bula dos remédios! Não podemos confiar nem na classe médica, que enche as crianças que são ativas (afinal não são plantas! É normal ter energia p/ correr, pular, brincar) de Ritalina. Vamos abrir os olhos e prestar atenção no que se passa dentro de casa também.
Tatiana, concordo e muito com vc, falou tudo. Não podemos confiar muito na indústria farmacêutica e menos ainda na internet. Todo cuidado é pouco.
Meu deus, que comentário ignorante! Eles estão apenas passando as informações para nós, leitoras, mostrando os riscos que corremos usando o produto. E pelo que estou lendo aqui, não necessariamente tem efeito com todas!
Olá, poderia enviar as fontes de pesquisa nos artigos científicos que encontrou esses dados, por favor?
Grata desde já.
Thamara, respondemos sobre isso neste comentário aqui.
Estou achando estranho falar mal do Monovin A e falar tão bem do Imecap Hair. Bom quem é esperto já deu para ter uma noção da intenção de vocês. Onde esta a comprovação científica que o Monovin A faz mal a saúde, pois a postagem que li não serve como fonte de pesquisa. Me desculpe, mais vocês estão ganhando para fazer propaganda de alguma indústria de cosmético. Faço uso e continuarei fazendo, pois para mim foi ÓTIMO.
Cristiani, já indicamos as nossas fontes no comentário anterior, mas você pode desconsiderar todas elas e observar apenas o aviso que vem impresso na própria embalagem do Monovin A: “O uso ou aplicação deste produto em seres humanos causa graves riscos à saúde”. A única coisa que pedimos é que você tenha o aval do seu dermatologista pra usar essa mistura, para a sua própria segurança, só isso. Como já dissemos anteriormente, não recebemos dinheiro algum de ninguém pra produzir este post ou o do Imecap Hair (qualquer post pago precisa sempre ser sinalizado como tal: publicidade não identificada é contra a lei, e isso a gente nunca faz aqui no site).
Não sei por que o “Chega de Queda” só sabe repetir em seus argumentos o alerta na caixinha de Monovin A “O uso ou aplicação deste produto em seres humanos causa graves riscos à saúde”. Porque está claro que ninguém vai aplicar esse remédio com uma seringa em seu corpo da mesma forma que é usada em animais…
Vanessa, a embalagem não diz que apenas a ingestão e a aplicação intravenosa ou intramuscular são perigosas. Ela usa apenas os termos “uso e aplicação”. A gente não pode afirmar que a aplicação tópica esteja necessariamente excluída dessa definição.
Eu usei e o cabelo ficou tão fino e começou a partir, eu lavava duas vezes por semana, mas ficou bonito
Minha mulher quer usar esse produto, mas ela ta grávida de 2 meses, tem problemas?
Tem todos os problemas que a gente listou no post ou mais, Júlio! Ela só deve usar se o médico dela autorizar, ok?!
Quando está gestante aconselho a não fazer nada além de lavar e pentear, por experiência própria. Pintei o meu cabelo e com isso o meu bebê nasceu prematuro e com problemas respiratórios. A médica disse que a química foi absorvida. Então não use. Espera o período de amamentação passar.
Realmente qual é o melhor para o cabelo crescer? Imecap, Bepantol ou Monovin?
Camila, Bepantol não faz o cabelo crescer, a nossa opinião sobre o Monovin você acabou de ler, e falamos sobre o Imecap Hair neste post aqui 🙂
Pantogar é melhor que Imecap… meu dermatologista passou Pantogar e pode ser manipulado em farmácias.
Pra quem se interessar, nosso post sobre o Pantogar está neste link aqui 🙂
Olá, usei o shampoo bomba e sim, depois que parei meu cabelo caiu tanto q pensei estar com câncer e fazendo quimioterapia sem saber… foi horrível e não recomendo!
Eu tive o mesmo efeito. Afff
Gente me ajudem, eu tava usando o shampoo bomba a 1 mês, me deu uma reação alérgica muito forte, o meu corpo todo e o couro cabeludo estão cheio de bolhas, eu não aguento de tanta coceira.
Neide, você deve procurar um dermatologista pra avaliar essa reação, ok?
Eu usei o Monovin, meu cabelo cresceu um pouco, mas agora ele não para de cair, tomei remédio manipulado mas não para de cair, to desesperada, o que eu tomo pra parar de cair? Eu penteio e ele quebra todo!
Ricelly, você toma o que o seu dermatologista mandar! Nada de automedicação, hein?!
Usei o Imecap e o meu resultado foi nulo. Usei o shampoo bomba e o meu resultado foi fantástico conheço varias pessoas que usam e atingiram os objetivos enfim super indico o shampoo é realmente bom.
Nathalia, nem td q é bom p vc vai ser bom p o próximo, então n recomende!
Nathalia, já faz quanto tempo que vc usou? Pelo que leio nos relatos, depois de um tempo o cabelo começa a cair…
Gizella, com minha irmã aconteceu isso também: nasceram muitos pelos no corpo. Vc tem que lavar a cabeça separado, não pode deixar que o produto escorra pelo seu corpo. Eu já usei Monovin A e comigo não nasceu no corpo, pq sempre lavo separado.
Pq vc tá tão encomendado com esse produto?? E indicando o imecap hair? Muito estranho heim!!!
Maysa, já escrevemos sobre o Imecap Hair, assim como sobre o Pantogar, o Saw Palmetto, o minoxidil, a finasterida, o cetoconazol, o Nourkrin, e vamos continuar escrevendo sobre os demais tratamentos que se apresentam nesse mercado. A gente não indica nenhum desses produtos pra ninguém de forma específica (nem teríamos como: só um médico é capaz de diagnosticar a causa de um quadro de queda de cabelo e apontar os tratamentos mais adequados). O que pensamos sobre o Monovin A está mais do que explicado no post, mas é como já dissemos nos comentários acima: você pode desconsiderar tudo o que foi dito aqui e ler apenas o aviso impresso na própria embalagem do Monovin A.
Olá, fiz uma redução de estômago a 5 meses, devido a isso meu cabelo está caindo muito, cheguei até me interessar pelo shampoo bomba mas depois desse post mudei de ideia. Gostaria de saber o seguinte: o Pantogar é bom MSM? Pois foi receitado pelo médico, porém tem um preço alto, então verifiquei que o manipulado é mais acessível e quero saber se o manipulado faz o MSM efeito. Por favor me ajudem, estou apavorada com a queda de cabelo. Obrigada
Jocileia, a gente não pode dizer se o manipulado tem exatamente o mesmo efeito, mas muitos leitores aqui do site dizem ter tido bons resultados com a versão manipulada sim. Pra ler o post que fizemos sobre o Pantogar, clique aqui.
Oi, eu tomo Pantogar há quase um ano pois tive muita queda por conta do hipotireoidismo. O cabelo não cresce mais rápido, mas cresceram vários fios novos. Recomendo. Agora uso Imecap Hair junto e isso sim fortaleceu e fez crescer mais rápido, até minhas unhas estão mais fortes.
Olá Denize! Eu também estou com hipotireoidismo e meus cabelos também estão caindo muito, porém mais com quebra do que queda. Estou usando Pantogar há quase um mês e não sinto muita diferença ainda. Vc sentiu melhora a partir de quanto tempo?
Parabéns Denize! Imecap Hair! Taí um que resolve, é testado, comprovado, aprovado e é seguro! Efeitos perfeitos!
O pessoal fala “não recomende o shampoo bomba, pq se deu certo com vc pode não dar com outra pessoa e blabla” sendo que as mesmas vem falando de Imecap e depois aparece as mesmas pessoas que falaram mal do shampoo aplaudindo a indicação do Imecap, sendo que MUITAS pessoas tem reações ao remédio, basta olhar aqui no blog mesmo, muita gente tendo problemas no estômago, tendo que tomar omeprazol e gente falando em dor no rim, sem contar a grande maioria que diz que ficou com a barriga (estômago) estufada, mas estão achando super normal, até porque né, é remédio, indicado na mídia, feito em laboratório… é 100% seguro e qualquer reação adversa está dentro da ideia, mesmo que seja uma gastrite. Ahhh, por favor! Me poupem! Se for pra ficar fazendo comunicado de alerta, faça de tudo que existe. Muitos remédios tem efeitos colaterais possíveis iguais e até muito piores que esse shampoo aí. Vamos ter mais senso.
Ah, sem contar que da mesma forma que comentários a favor podem ser falsos, comentários negativos também podem ser. Aliás, nada na internet é 100% confiável, como diz no post.
Não sou louca de dizer que o shampoo bomba não traz risco. Tem gente que pode ter uma reação adversa? Claro! Tem gente que pode se dar super bem? Lógico! Não há como prever. Deve partir de cada um a decisão de usar ou não, e isso deve ser feito fazendo análises isoladas dos componentes, da quantidades e de experiências que já pode ter tido com a vit A e B… Não basta ler um comentário falando bem para decidir que sim, nem ler um comentário falando mal para decidir que não. Muitos comentários são tendenciosos. O que fazer? Analise! Tenha cautela. Mas tenha cautela com TUDO! Porque, como já disse, reação adversa pode vir tanto de uma mistura caseira como de um caro remédio indicado por um médico (que infelizmente, em alguns casos não passa de pessoas querendo “alegrar” seus representantes e ganhar um dinheiro extra).
Brenda, a diferença é que, se um produto como o Imecap Hair de repente começa a causar prejuízos à saúde das pessoas, o fabricante pode ser responsabilizado por isso. Quando se usa um produto pra algo que ele não foi feito, como no caso do Monovin A, qualquer dano que aconteça á sua saúde é de responsabilidade única e exclusiva de quem se arriscou a fazê-lo. A gente insiste pra que as pessoas que querem experimentar o shampoo bomba conversem com um dermatologista antes exatamente pra ter o aval e o acompanhamento que o fabricante não pode oferecer. De fato não há como prever quem vai ou não manifestar os efeitos colaterais de um medicamento, por exemplo, mas é obrigação do fabricante fazer os experimentos necessários para determinar os parâmetros de segurança, alertar sobre possíveis interações medicamentosas e oferecer todas as informações necessárias para que a avaliação do risco do seu uso seja possível. E quem está mais apto a fazer essa avaliação é sempre o seu médico.
Quanto ao seu alerta sobre ter cuidado com os comentários dos posts, a gente concorda totalmente (tanto que isso faz parte dos avisos na nossa seção de regras de uso do site e da seção de comentários, disponível neste link aqui).
Também fiz redução e usei o Pantogar, gostei, mas não senti o mesmo efeito com o manipulado.
Não faz efeito o manipulado, só original 😉
Oi Jocileia, eu usei o Pantogar por 90 dias e em mim não fez efeito. Aí parti pro Eximia Fortalize. E agora sim tô vendo melhoras quanto à queda. Também comecei a usar o shampoo bomba tem uns 20 dias. Não senti nenhum efeito colateral e uso 2x por semana. Deixo uns 5 min e depois lavo. E realmente tô vendo uma diferença de crescimento como também enchimento. Tenho o cabelo crespo e todos sabem que esse tipo de cabelo é difícil para crescer. Então, cada pessoa é que sabe o que vai fazer consigo mesmo e seu corpo, cabelo e organismo. Quanto ao Pantogar, tinha que tomar 2x ao dia. E o Eximia é só uma vez ao dia. Ele tbm não é barato, mas vale o investimento. Lembrando que todos eles são complementos vitamínicos para ajudar a suprir as deficiências do nosso organismo. Converse com o seu derma sobre a troca. Tenho certeza que você vai ter resultados com mais eficácia. Boa sorte.
Gente, eu tive um problema de queda devido a uma selante mal feita que quase me deixou careca, já faz dois anos e ate hj meu cabelo cai mto, porém graças ao Pantogar ainda tenho cabelo. Ele não combate a queda, mas faz nascer cabelo, por isso é bem demorado seu efeito. Tomei por um ano e meio e só parei porque é caro demais, mas resolveu meu problema me dando fios novos. Usei o original, meu médico me disse na época que o manipulado não tem o mesmo efeito, então nem usei. Agora comprei o bomba com o intuito de diminuir a queda, usei duas vezes a hidratação, é show mas já tô com medo de continuar usando depois de ver aqui falando de queda, que é tudo que não quero.
Olá! Usei shampoo bomba, mas usei o shampoo de bamboo com Arovit e Bepantol deu muito resultado amei. Eu deixo no cabelo 5 minutos. Amei o resultado. Bj
Noemi, você lavou seu cabelo separado ou no banho mesmo? Teve algum efeito colateral? Como você fez esse shampoo bomba? Qual a medida?
Noemi, vc poderia informar as medidas de Arovit que usou no shampoo?
Pessoal, vale lembrar que apesar de ser feito para uso humano o Arovit também pode apresentar riscos (mais sobre isso neste comentário aqui).
Olá, quero dar parabéns à dedicação do pessoal do blog, muito atenciosos e pacientes em sanar as dúvidas, mesmo que repetidas, dos internautas. Estou passando por uma transição capilar, querendo tirar a química do cabelo e deixá-lo cacheado, por isso queria meu cabelo crescesse mais rápido. Aí me falaram desse xampu bomba que crescia horrores o cabelo, felizmente eu pesquisei sobre o Monovin e achei esse blog aqui, onde pude ver as várias experiências negativas de quem testou… Alerto a quem tem interesse ainda de fazer essa fórmula, não faça! Pode dar certo? Pode… Mas pode dar super errado, e é melhor não pagar pra ver. Tenha uma alimentação balanceada, faça seu check up para ver se há algum tipo de deficiência nutricional, controle seu estresse e ansiedade que pode afetar e muito na queda de cabelo e vá ao médico! A queda de cabelo pode ter n motivos: pode ter relação com questões metabólicas, hormonais, efeito colateral de remédios, stress, genética, deficiências nutricionais e etc.
É isso aí Raquel! Pra quem se interessar, tem mais informações sobre as possíveis causas da queda de cabelo neste post aqui. Agradecemos pelo seu comentário!
Já estava com tudo comprado, depois de ler as recomendações do blog desisti, é muita contra indicação, e vim pros comentários e fiquei ainda mais assustada. Deixa meus chachinhos aqui assim mesmo, nada de receitas malucas. Obrigado blog pelas dicas, me ajudou muito e sei que vai ajudar várias garotas.
A gente é que agradece pelo seu comentário, Thicianny!
Thicianny, eu também já estava super pronta pra usar esses produtos, comprei todos, então fui ver como preparar o meu shampoo e me deparei com tudo isso. Confesso que já esperava algo desse tipo com relação a esse tipo de tratamento, mas me surpreendi com tantos resultados negativos, e agora só gastei o pouco dinheiro que estava juntando. Não vou usar de jeito nenhum, mais vale o bolso vazio do que a cabeça pelada.
Hoje em dia minha gente tudo faz mal se vocês já perceberam meu amigo e outras pessoas usaram o Monovin A e o resultado foi ótimo cresceu bastante e não teve queda tudo em excesso faz mal Imecap Monovin etc e só usar corretamente sem excesso
kkkkk, acho melhor lavar o cabelo com o shampoo bomba no tanque, assim nao vai cair sobre seu corpo
O que importa é a saúde, você acha que isso são só pontos negativos? Jura? Claro que não, ter graves problemas de saúde não é justificável só porque seu cabelo tá maior e o objetivo foi alcançado. Hello!! Saúde é mais importante que beleza… Já ouviu falar disso? Cuidado. Nem 30 centímetros vão importar se seu cabelo todo cair, e isso é só o melhor que pode acontecer com você… existem outros problemas maiores. Repito, cuidado!
Eu não usei mas uma colega de trabalho chegou com o cabelo muito crescido e eu disse que o cabelo dela tinha crescido muito e ela me respondeu: usei o shampoo bomba. Eu respondi, shampoo bomba não conheço. Aí ela me aprentou o monovim. Funciona.
Minha esposa usou o tal shampoo bomba, e mais ou menos 20 dias após o uso dessas substâncias nossa vida virou um pesadelo. Ela teve uma forte reação alérgica que mesmo dois meses após parar o uso do shampoo ainda continuam. Ela está sofrendo com bolhas e feridas por todo corpo inclusive no rosto, já fomos em médicos usamos remédios mas não está adiantando, as feridas vão embora mas depois de alguns dias reaparecem. E até eu que não usei nada, só pelo contato que tenho com ela também estou sofrendo os efeitos dessas porcarias, eu também estou com ressecamento na pele e coceiras incontroláveis. Digo a vocês mulheres não utilizem esses produtos, a real beleza da mulher está em quem você é, não em quem parece ser. Valorize sua beleza de espírito, se sinta bem de corpo e alma, não só de corpo. Vejo que as mulheres tem invertido os valores dando mais importância ao que os outros vão pensar, ao que os outros vão falar, e não pensam no que realmente trará a felicidade. Tenha personalidade, seja você mesma, não siga os modismos pois eles tem como destino o inferno.
Estou a disposição para mais informações e se alguém quiser conversar com minha esposa ela também está a disposição. Um abraço e que Deus abençoe a todos
Boa tarde! Usei o shampoo bomba, meu cabelo quebrou bastante, ressecou, além disso tive tonturas fortes após o uso.
Olá, Robson. Muito obrigada por compartilhar a triste história de vocês. Usei o tal do shampoo por apenas duas semanas mas passei por tudo isso. Ressecamento no rosto inteiro (o Hipoglós me salvou) e coceiras incontroláveis por todo o corpo. Fora duas micoses na perna que eu já estava tratando, depois de usar o shampoo elas pioraram. Passadas duas semanas estava tudo quase bem, mas agora parece que está tudo voltando… Vocês obtiveram alguma informação útil? Encontraram algum bom médico? Muito obrigada
Oi, boa noite! Estou com muitas dúvidas. Usei a hidratação bomba duas vezes na semana e na segunda semana não usei mais, só que começou uma coceira intensa no pescoço, e agora tá em algumas partes do corpo, pernas e braços… acho que isso é uma reação alérgica ao Monovin. Estou tomando Hixizine, queria saber qual o medicamento que você usou.
Caramba, que história! Até desisti de usar esse shampoo bomba. Talvez seja o melhor mesmo… Espero que vc e sua mulher estejam bem agora.
Ela fez o RAST para amendoim? Muito provável que seja o alérgeno… façam por desencargo de consciência. Melhoras! 🙂
Olá! Usei o shampoo bomba por 2 meses e agora estou sentindo alguns sintomas estranhos. Depois do que você falou, não usarei mais esse produto. Estou com coceiras no corpo e dores nas articulações. Achei que foi o chá que tomei, porem suspendi o chá, só que as coceiras continuam. Usei o shampoo na semana passada e não irei usar mais, pois depois do que você falou fiquei preocupada, e os efeitos colaterais relatados no post me fizeram abrir os olhos. Vou procurar um médico para me instruir. Melhoras para sua esposa.
Será que o chá de aroeira que tomei entrou em contato com as substâncias do Monovin A dentro do meu corpo e causou esse sintoma alérgico? Na dúvida não usarei mais o shampoo bomba. Fiquei com medo agora.
Patricia, a aroeira pode provocar reação alérgica em algumas pessoas. Não deixe de conversar com o seu médico a respeito, ok?
Bom dia Robson, como está a sua esposa? Minha sobrinha está com esses sintomas e muito mal no hospital, ela fazia uso desse produto. Me ajude, como foi o tratamento da sua esposa, ela ficou bem?
Gostei MT da explicação de vcs MT esclarecedora mostrando todos os pontos principalmente os negativos coisa q a maioria dos posts q vi não fizeram. E existe mesmo algum produto q faça o cabelo crescer mais rápido sem causar algum dano à saúde?
Que bom que você gostou do post, Ana Carolina! Estamos preparando mais conteúdos sobre crescimento capilar, que devem entrar aqui no site em breve, mas você pode ver os posts já publicados sobre o Pantogar e o Imecap Hair, que podem ajudar no crescimento capilar em alguns casos (e que, se consumidos da maneira correta, não apresentam riscos à saúde).
Olá, gostaria de saber qual a dosagem do Pantogar que deve ser aplicado no couro cabeludo?
Liris, o Pantogar é um suplemento alimentar que oferece nutrientes para dar suporte ao crescimento saudável do cabelo (ele deve ser ingerido, não aplicado diretamente no couro cabeludo).
Olá, eu faço o uso do Foline, fiz a utilização das 60 capsulas porém durante o tratamento eu senti muita azia, é normal? E comprei ontem mais uma cartela pra continuar o tratamento, depois que essa terminar eu posso fazer uso do Pantogar? Eu fiz a foto do meu cabelo com 15 dias de uso e depois do término das 60 cápsulas, como faço pra enviar a vocês?
Emille, ainda estamos pesquisando sobre o Foline (deve ter post sobre ele aqui no site em breve, sempre avisamos lá no Facebook e no Twitter quando entra conteúdo novo aqui). Tomar as cápsulas junto com uma refeição pode ajudar a evitar essa azia, mas se o sintoma persistir o ideal é conversar com o seu médico (e aproveitar pra discutir com ele o uso do Pantogar em seguida), ok?
Olá ! Bom eu nunca usei esse shampoo bomba! E nem pretendo usar, mas eu já usei o Monovin A pra falar a verdade eu não vi nenhuma diferença que o meu cabelo tenha o crescimento mais rápido que o normal! Ele deixa o cabelo totalmente oleoso! Até parei de usar, acho besteira comprar um produto como o Monovin A sendo que na farmácia a gente pode comprar uma outra vitamina que é bem mais em conta.
Olá, eu gostaria de saber se posso usar o Monovin A e a Bepantol solução no meu shampoo, ele é da marca Aneethun e gostaria de saber se há algum problema de usar esse shampoo bomba eu que faço progressiva a cada três meses e meio? Aguardo resposta obrigado! Bju
Monique, não sabemos se a mistura causa qualquer interferência em escovas progressivas, mas a marca do shampoo é o menor dos problemas: como dissemos no post, o que deixa o shampoo bomba perigoso é o Monovin A, que não tem liberação para uso em seres humanos.
Oi eu usei hoje pela primeira vez pois estou com medo de usar pq a receita que peguei mandava colocar 10 ml a cada 300 ml o meu shampoo é de 350 ml ai coloquei 15 ml de cada tanto de Monovin A como de Bepantol isso pode fazer mal??? Aguardo resposta por favor
Pode fazer mal sim, Eolinda. Como dissemos no post, o Monovin é um produto veterinário, com uma concentração altíssima de vitamina A (que pode ser perigosa para as pessoas) e sem nenhum teste que garanta a segurança do seu uso quando aplicado no couro cabeludo de um ser humano.
Gentee!! Calma, olha a loucura que fazem para sua pele, corpo e principalmente sua saúde em prol de vaidade… bjinhos!!
Minha filha essa receita é louco, é 1 ml para cada 100 ml de shampoo, não sei aonde vc pegou isso!!!
Vdd faço das suas as minhas palavras. É 1 ml para cada 100 ml.
Bom, já sabemos que não é bom usar o Monovin, mas na receita do shampoo bomba o indicado é 1 ml de Monovin a cada 100 ml de shampoo. Começei a usar a 3 dias, de imediato quando meu cabelo secou, percebo maciez que não tinha a muito tempo. Mas quem sou eu pra indicar né. O post relatou seus riscos, mas estou me arriscando. Afinal, cada um é responsável pelos seus atos. Mas a quantidade que vc colocou do Monovin foi muita, eu teria medo de usar, kkk.
Olá eu comprei todos os ingredientes para fazer o shampoo bomba mas agora fiquei com medo vcs tem alguma dica pra crescer o cabelo tenho 32 anos e meu cabelo ñ sai da cintura do meu pescoço ja tentei de tudo kkkk
Élida, estamos preparando um post completo sobre crescimento capilar, deve entrar no ar em breve! 😉
Bom dia, o post já foi criado? Eu já estava praticamente indo comprar o Monovin, li esse blog e desisti. Obrigada pelas dicas sinceras.
Estamos correndo com ele aqui, Cynthia! Fica de olho no nosso Facebook e Twitter que a gente sempre avisa lá quando tem coisa nova por aqui 😉
Faça massagens com os dedos no couro cabeludo, ativa a circulação e ajuda no crescimento dos cabelos.
Olá, boa tarde, estou usando pela primeira vez o shampoo bomba, coloquei duas colheres de chá tanto do Monovin quanto do Bepantol no meu shampoo de 1 litro e depois dessa reportagem fiquei com medo de usar. Será que corro o risco da queda de cabelo ou de algum outro problema mais grave? Aguardando respostas
Michelly, o problema de se utilizar um produto que nunca foi testado em seres humanos é esse: não dá pra ter ideia do tipo de risco que você pode estar correndo. Pode ser que ele cause algum problema, pode ser que ele funcione como esperado, pode ser que ele não surta efeito nenhum (e o fabricante não pode ser responsabilizado de nenhuma forma caso alguma coisa dê errado, porque o produto não é vendido pra isso). Por isso a nossa recomendação é: se você quer mesmo testar o shampoo bomba, pelo menos converse com o seu dermatologista antes.
Oi amei o post, meu cabelo está muito quebrado e eu não vejo a hora de crescer Rs comprei Bepantol pra passar tem algo que vocês acham que ajuda a crescer?
Que bom que você gostou, Luana! Tem um post com tudo sobre crescimento capilar chegando em breve, fique ligada! 🙂
Olá, eu usei o shampoo bomba durante 2 meses, tive bons resultados mas parei por não me interessar mais. Faço progressiva e meu cabelo tem caído muito quando o efeito da mesma já se passou. Tem algum medicamento para a queda que estou tendo? Não quero recorrer à progressiva novamente, pois ele só para de cair quando volto a fazer.
Ariane, o ideal é conversar com um dermatologista pra identificar a causa correta dessa queda e selecionar os melhores tratamentos, ok?
Oi Ariane… o seu cabelo cai devido ao efeito da progressiva estar saindo. O que acontece com o uso de progressivas, selagens, esses produtos de alisamento é que quando aplicado no cabelo e aquecido é feito um enluvamento dos fios e selado, é como se estivesse guardando o cabelo num papel filme, aquele que usamos em cozinha. Quando vc faz este procedimento, vc enluva um fio danificado fazendo com que as vitaminas necessárias pros fios não cheguem ao córtex. Sendo assim, não tratado, quando o efeito começa a passar os fios começam a se partir por estarem muito fracos, é como um corpo sem ossos. O que deve ser feito agora é uma reconstrução o quanto antes, e pede para seu profissional fazer um cronograma de tratamento. Após os cabelos bem tratados não tem mal algum recorrer à sua progressiva de costume, é sempre recomendável fazer este cronograma antes de qualquer química.
Oi gostei bastante do post bem explicativo. Bem eu nunca usei o tal shampoo e depois do post é q não irei usar mesmo mas tenho curiosidade em saber de um outro produto que tbm promete o “milagre do crescimento rápido” é a linha CrecePelo da Boé parece fantástico mas tem um valor alto. Gostaria de saber se vcs tem alguma informação sobre o produto e se vale o investimento financeiro? Por favor aguardo resposta bjs
Isabel, você leu os nossos pensamentos: amanhã ou depois o nosso post completo sobre a linha Crece Pelo da Boé vai entrar no ar 😉
Olá, boa tarde!
Achei muito interessante a postagem e mediante a dosagem apresentada em 1ml desse medicamento, me surgiu uma dúvida:
O Arovit, medicamento concentrado de vitamina A para seres humanos, a versão injetável Ampola de 1ml com a concentração de 300.000 UI por Ml, não seria ainda mais forte que o Monovin visto que a apresentação do mesmo seria 20.000 UI por ml?
Não faço uso destes medicamentos, porém lendo a respeito me surgiu essa dúvida. Vale ressaltar que o Arovit foi utilizado por anos para fins tópicos, havendo até receitas para uso na pele; ultimamente não tem sido mais encontrado em farmácias e perfumarias.
Não sou conhecedor dessas substâncias, portanto, caso tenha passado alguma informação errônea, por gentileza desconsiderem.
Poderiam me auxiliar com essa dúvida?
Desde já, agradeço!
Lucas, os dados que você apresentou estão corretos sim. Pretendemos produzir um post mais detalhado sobre o Arovit no futuro, mas basicamente ele é um medicamento feito para tratar casos de hipovitaminose A que podem apresentar sintomas sérios (como a cegueira noturna e outras lesões oculares). Esses tratamentos podem utilizar doses muito altas de ésteres de retinol (a forma da vitamina A normalmente presente nos medicamentos), mas costumam ser de curta duração e devem ser sempre devidamente prescritos e monitorados pelo médico responsável. A conclusão é: não é só porque um produto foi feito pra seres humanos que é seguro pra todo e qualquer ser humano (principalmente quando utilizado por conta própria e de forma diferente daquela para a qual o medicamento foi produzido e testado) 😉
Caro adm, primeiramente, agradeço pelo rápido retorno.
Concordo com a sua colocação, e realmente deve-se ter cautela quanto a utilização de medicamentos, inclusive sempre buscando respaldo médico.
O ponto discrepante nessa questão é que, há toda uma preocupação referente a utilização deste medicamento de uso veterinário, porém o Arovit apesar de ser para uso humano apresenta concentração altissima, e sempre foi utilizado para os mesmos fins, inclusive vendido livremente em perfumarias. Já cheguei a ler receitas pela internet onde a blogueira ensinava substituir o Monovin por Arovit, 10 ampolas de 1ml, “por ser mais fraco” segundo a pessoa que postou a resenha rs… Achei absurdo, e hoje lendo seu post confirmei o que eu já sabia.
Sem falar das varias receitas que existem internet à fora referentes à cuidados com a pele utilizando estes mesmos princípios de vitamina A, algumas delas inclusive indicadas por Dermatologistas.
Enfim, concluo que deve-se ter cautela com todo e qualquer tipo de receita que envolvam medicamentos, independente do fim que se destina o mesmo, consultar um profissional é sempre válido.
Abraços!
Isso realmente é muito grave, Lucas (10 ampolas de Arovit têm mais de 7 vezes a quantidade de vitamina A de um frasco inteiro de Monovin A!!). A gente priorizou a postagem do conteúdo sobre o Monovin A por uma questão de demanda do nosso público mesmo, mas o material para o post sobre o Arovit já está sendo reunido, não vamos deixar de fazer esse alerta. Um abraço!
Eu uso o shampoo bomba, porém uso apenas com o shampoo sem sal e Monovin, eu e minha mãe achamos que ele cresceu BASTANTE em comparação com o quanto ele crescia antes. Faz mal usar só o Monovin A? Ou com Bepantol diminuiria os riscos, como o da queda de cabelo?
Izadora, não tem como dizer se o Bepantol, o shampoo sem sal ou qualquer outra substância seria capaz de aumentar ou diminuir os efeitos e riscos do Monovin A, até porque nem mesmo os efeitos do próprio Monovin A no shampoo bomba têm comprovação científica. Se você pretende continuar usando, a nossa sugestão é que você faça isso com o acompanhamento do seu dermatologista.
Bom dia Izadora! Qual a textura do fio do seu cabelo? Crespo ou Liso??? Tenho um desejo enorme de ter cabelos grandes, porém o crescimento do meu cabelo é muito lento. Será que devo usar o shampoo bomba??? E o que faço para acelerar o crescimento capilar, Chega de Queda?
Michele, nossa recomendação pra você é a mesma que demos pra Izadora: Monovin A só com supervisão de um dermatologista! Estamos produzindo vários conteúdos sobre crescimento capilar, fique de olho (sempre vamos avisar no Facebook e no Twitter quando saírem os posts novos)!
Quem usa química no cabelo pode usar esse “shampoo bomba” ???
Yana, achamos improvável que os componentes interajam com a química do seu cabelo, mas a nossa opinião é de que ninguém deve usar esse shampoo bomba (a menos que tenha o aval e o acompanhamento de um dermatologista).
Boa tarde Yana. Bom eu fiz o shampoo bomba e usei durante dois meses, o meu cabelo cresceu horrores, acho que os efeitos colaterais variam de acordo com o organismo de cada um, no meu caso o cabelo ficou mais oleoso mas acredito que deve ser por que exagerei na dose do Bepantol. Não tenho nenhuma química no cabelo, nenhuma mesmo, uso no máximo chá de camomila pra ajudar nos reflexos naturais dos meus fios. Já a minha mãe faz coloração e progressiva, ela usou o meu shampoo apenas uma vez e teve que procurar um profissional para desembaraçar o cabelo dela, que ficou horrível. Eu já li os prós e contras do uso do shampoo e acredito que em mim deu certo por não ter nenhuma química no cabelo. Acredito que ele não se dê bem com outros tipos de compostos, tenho algumas amigas que sofriam de queda e piorou muito, então a dermato recomendou que o cabelo esteja o mais saudável possível para fazer o uso (mesmo não recomendando, mas como somos teimosas ela tentou amenizar). Eu não recomendo para cabelos com química ou danificados, quando for fazer a receita use menos Monovin do que a receita manda.
Usei o shampoo bomba. Não usem, é horrível! Fiquei mal… com dor no corpo, fraqueza, enjoo, tontura, desanimo, dores de cabeca mto fortes, coceira, ardor… isso pq usei só dois dias, terça e quinta. Nunka mais vou usar. N vejo a hora de passar os efeitos colaterais, pq ninguém fala a verdade sobre os efeitos, tem q falar pq e perigoso. Não usem, é horrível, sensação de estar doente.
Eu uso shampoo bomba faz 8 meses e os resultados foram satisfatórios! Nunca dei a pausa recomendada (a cada mês de uma pausa de 15 dias sem o uso do produto) e suspeito que por isso meu cabelo começou a cair a 2 meses atrás. Mas não cai ao ponto de eu ficar com falhas ou coisa assim, cai de forma natural, como qualquer cabelo fraco. Também tenho dermatite, e em épocas que estou estressada e a dermatite ataca, eu faço uma pausa no shampoo bomba. Eu uso apenas o Monovin e shampoo sem sal. Mas acho que a melhor forma de acelerar o crescimento são medicamentos como Pill Food e Pantogar que já fiz uso. Você acham que até quando eu deveria usar o shampoo bomba sem me trazer riscos?
Karen, você já está correndo riscos desde que começou a usar um produto veterinário, que não é testado em seres humanos (e portanto o fabricante não pode sequer ser responsabilizado caso aconteça qualquer reação adversa). Na nossa opinião, a única maneira segura de fazer uma experiência dessas é tendo o aval e o acompanhamento criterioso de um bom dermatologista (que, por sinal, é o profissional que você deve procurar para avaliar a sua dermatite e essa queda de cabelo que você está apresentando – e verificar inclusive se o Monovin A não pode estar causando ou agravando estes problemas).
Boa tarde! Eu uso o shampoo bomba faz mto tempo e nunca tive problema com ele, meu cabelo depois que comecei a usar ficou mais bonito, com brilho, forte, não cai tanto, cai o normal, e meu cabelo cresce muito rápido. Até minha cabeleireira disse que ele tá crescendo muito rápido. Faço progressiva e em menos de 2 meses já tenho que retocar, pois a raiz já está enorme. Ele cresce sim uns 5 cm por mês. Eu uso sempre, lavo o cabelo um dia sim, um não, porque vou na academia e já aproveito e lavo com ele. Não posso reclamar.
Olá. Gostaria que me passassem a receita correta do Shampoo Bomba.
Priscila, a gente não menciona as proporções que as receitas da internet indicam porque não apoiamos o uso do Shampoo Bomba.
Qual a quantidade dos ingredientes você usou, Lana?
Poxa Lana, que bom. Adorei! Qual a sua receita?
Uso o shampoo bomba três meses. Dou uma pausa e torno a usar, isso faz dois anos, e sempre corto meu cabelo e graças a Deus ele cresce bem mais rápido, além de um brilho intenso.
Estou usando o Shampoo Bomba há uma semana, mas sem o Bepantol pois não achei e eu estava muito empolgada a usar o milagroso Monovin A. Eu percebi que o meu cabelo já cresceu uns 3 dedos mas o meu namorado acha que não saiu do lugar, então acho que pode ser psicológico, mas meu cabelo está mais leve, muito mais sedoso, macio, forte e muito menos ressecado! Eu sempre usei apenas shampoo e condicionador no cabelo e continuo com esse procedimento. Nada mais nem nada menos. A minha vida antes e depois continua a mesma coisa, minha alimentação e hábitos continuam os mesmos. A minha genética relacionada a cabelos é um crescimento lento. Eu lavo o cabelo com a cabeça pra baixo massageando o couro cabeludo enquanto está com shampoo por 1 ou 2 minutos. Tem relação com o crescimento? Pode explicar isso?
Fernanda, algumas pessoas acreditam que massagear o couro cabeludo pode sim beneficiar o crescimento dos cabelos (estamos preparando um post mais completo pra explicar se isso tem mesmo fundamento). Quanto ao seu cabelo ter ficado mais macio, sedoso e menos ressecado, isso pode ser resultado do óleo de amendoim (que é a base do Monovin A).
Por acaso existe outro produto que acelere o crescimento dos cabelo?
Jedrieli, estamos preparando um post específico pra falar sobre crescimento capilar (sempre avisamos no Facebook e no Twitter quando chega conteúdo novo por aqui, e você pode se inscrever pra receber as notificações por e-mail, no topo do menu à direita aqui no site).
Oii, eu ia começar a usar amanhã, mas já desisti… sou super medrosa e ainda estou amamentando… será que misturando somente o bepantol no shampoo pelo menos hidrata os cabelos? Obgd pelas informações!
Paola, o Bepantol deve ajudar a hidratar os cabelos sim – por sinal, se o que você tem é o Bepantol Derma Solução, ele nem precisa ser misturado no shampoo: pode ser aplicado diretamente no cabelo limpo (úmido ou seco), sem enxaguar.
Boa noite, qual a quantidade correta de cada ingrediente da receita?
Geisa, a gente não menciona as proporções que as receitas da internet indicam porque não apoiamos o uso do Shampoo Bomba.
Muito boa a explicação, comecei a usar faz 1 mês e 9 dias, quando li ali que dava sonolência e fraqueza foi esclarecido o porque eu estava com esses sintomas, coisa que não tinha antes. Bom gente, para quem tem duvida de usar ou não… Com a experiência que eu tive digo, não usem, meu cabelo está caindo horrores é surreal, minha sorte é que eu tenho muito cabelo mas mesmo assim se eu continuasse usando, coisa que não irei fazer, acho que em questão de dias eu já notaria falhas na minha cabeça. Como se não bastasse a queda, sinto sono e fraqueza que são fora do normal. Eu ainda nem comprei outro shampoo, mas já vou suspender o uso desse tal shampoo bomba HOJE! Gente não usem, procurem outras formas do cabelo crescer, formas seguras, por que realmente isso é muito perigoso!
Olá, boa tarde!
Criei um blog há algum tempo, e ainda estou pesquisando assuntos para postar. Gostei muito da página, boas informações e estão de parabéns!
Já usei o shampoo bomba, durante três meses e dei intervalo de um.. Pra mim funcionou muito, vi bastante diferença mas não abusei do produto. Não notei nenhum dos sintomas acima citados e creio que varia muito de organismo pra organismo, claro que tem que haver o cuidado e não abusar muito, tudo em excesso faz mal.
Até mais! =))))
Hillary, o problema com o Monovin A é exatamente esse: não tem como determinar onde começa o “excesso”, porque a concentração de vitamina A do produto já é considerada imensamente superior ao que um ser humano tolera normalmente sem risco de efeitos colaterais. Ficamos felizes de saber que você não teve nenhum problema. Obrigado pelo comentário e boa sorte com o blog!
Olá! Eu uso o shampoo bomba há 2 meses e ainda não vi resultado fora do comum, a não ser pelas fraquezas, mal estar que passei a sentir depois, mas nem passava pela minha cabeça que isso poderia ser a causa… acho que vou dar um tempo desse shampoo e deixar meu corpo agir naturalmente. Obrigada pelo alerta!
Usei esse shampoo bomba 4 vezes, notei sim que meu cabelo parou de cair, mas nos dias que usei não me senti bem, e agora depois de ter lido o que vc postou não to com coragem de usar…
Gislene, se você não se sentiu bem quando usou o produto, esse pode ser um sinal importante para evitá-lo. A queda de cabelo pode ter várias causas, então é importante identificar qual é a correta para não perder tempo nem dinheiro com alternativas ineficazes – ou que acabem te fazendo mal.
Olá, minha irmã ja usou faz algum tempo, o cabelo dela começou a dar falhas grandes (quedas mesmo), já foi em dermatologistas, fez vários exames, chegou a cogitar alguma micose de salão, mas já foi feito os tratamentos e não conseguem descobrir, ela está apavorada, então chamei a atenção dela para esse produto que ela estava passando devido ao excesso das vitaminas, tem como reverter esse processo?
Emanuelle, sua irmã mencionou o uso do Monovin A para os médicos que consultou? É importante que eles tenham acesso a todas as informações para conseguir diagnosticar e tratar corretamente o problema, e também para ver se a queda pode ter outras causas.
Olá… eu testei o tal shampoo e adorei, não tive reação, isso vai de cada organismo. Me deu um pouco de caspa sim, tive uma coceirinha, mas aprovei… gostei.
Olá, eu usei o shampoo bomba por 4 meses, dei um intervalo de mais 4 meses e voltei a usar. Na primeira vez correu tudo certo, mas agora estou com alguns sintomas como: muita queda de cabelo, diarreia, muita coceira na cabeça e no corpo, minha pele está muito ressecada. Meu shampoo bomba acabou essa semana, e não usarei mais! Na primeira vez de uso pude observar que meu cabelo ficou mais leve, com mais brilho e macio… mas agora percebi que ele está bem elástico com muita ponta dupla! O que posso fazer pra mudar isso? Estou muito nervosa, pois tenho medo dele quebrar. E é possível que esses sintomas sejam do Monovin A?
Só um dermatologista pode fazer uma análise precisa do seu quadro, Larissa (considerando o seu histórico de saúde, outros produtos ou medicamentos que você utilize, entre outros fatores), mas já que o seu shampoo bomba acabou, nós sugerimos aguardar e ver se os sintomas desaparecem com o fim do uso (não deixe de procurar um médico se o quadro não se resolver sozinho, ok?).
Olá, usei o shampoo bomba durante 3 meses, mais ou menos 2 vezes na semana, às vezes até 1, e achei que deu super certo. Meu cabelo crescia, mas o crescimento dele era super demorado, aí decidi testar o shampoo bomba, nossa meu cabelo deu um pulo. Comigo não teve nada, graças a Deus, mas já vi depoimento de algumas meninas que não deram certo, sentiam dores de cabeça, houve queda capilar. Aí acabei ficando com medo de aplicar novamente. Estou no intervalo, não sei se vou colocar novamente, mas deu resultado. Ainda mais que estou em transição, então to super ansiosa para que cresça. Beijosss meninas boa sorte
Olá, usei o shampoo bomba durante uns dois meses, e realmente não notei nenhuma diferença. Depois de perceber que não estava crescendo suspendi o uso do shampoo. Meu cabelo continua no mesmo processo (lentooo), mas ainda quero muito que ele fique bem grandão.
Oi, queria saber se o Bepantol Derma Solução pode ser usado normalmente e se ele é muito caro? Pois meu cabelo e grande mas parou de crescer e tá quebrando muito. Obg
Joyce, você deve encontrar o Bepantol Derma Solução por preços na faixa entre R$ 25,00 e R$ 35,00. Ele pode ser utilizado diretamente no cabelo seco ou úmido (não precisa misturar no shampoo). Sobre o crescimento do cabelo, é preciso ver se ele já atingiu o comprimento máximo dele mesmo ou se existem outros problemas que podem estar comprometendo o desenvolvimento natural dos fios.
Usei durante 1 mês e meu cabelo começou a ficar elástico e a cair, estou com medo, fiz isso porque meu cabelo só quebra e não cresce no comprimento, só na raiz, me ajudem por favor. Obrigada
Daniele, se o problema é de quebra o ideal é investir no fortalecimento dos fios (não em tentar acelerar o crescimento, que já está acontecendo normalmente pelo que dá pra ver na raiz). Hidratação, nutrição, não abusar de química, de calor, do secador, não prender com muita força, tudo isso ajuda a manter o fio forte o suficiente para atingir o comprimento que você deseja.
Me expliquem uma coisa. Vocês dizem que 1 ml do Monovin A já seria uma dose superior do que a dose de vitamina A recomendada. Porém, esse 1 ml misturamos a uns 300 ml de shampoo. Ou seja, NINGUÉM usaria um vidro de shampoo inteiro de uma só vez, então não aplicamos esses 1 ml de Monovin A em apenas UM dia. Logo a dose de vitamina A não seria tão grande assim. E normalmente quem utiliza o shampoo bomba NUNCA lava os cabelos todos os dias com este shampoo, já por ser algo mais forte mesmo.
Você está correta, Fernanda – falamos exatamente sobre isso neste trecho do post. O problema é que a quantidade de vitamina A em 1ml do Monovin A é o único dado exato que temos nesta conta: não dá pra saber quanto é absorvido de fato pelo seu couro cabeludo (como dissemos, pode ser que ele nem esteja sendo absorvido em doses significativas pra fazer qualquer efeito), o quanto é considerado adequado ou excessivo quando a absorção é feita diretamente no nível do folículo capilar, o tempo que o produto permanece em contato com a pele, se as outras fontes de vitamina A (como a sua alimentação ou outros suplementos e medicamentos que você esteja utilizando) vão interferir nessa conta, etc.
Usei Monovin A durante 3 meses e dei a pausa de 1 mês, quando voltei usar percebi uma queda enorme de cabelo, formaram até falhas… Ai fui até o médico e ele me informou que estou com alopécia areata… Será que foi pelo uso de Monovin A?
Débora, a hipótese mais comum sobre a alopecia areata é a de que ela tenha fundo genético e seja provocada por alterações no sistema imunológico. Pode ser que alguns episódios e fatores externos sejam capazes de desencadear um episódio de queda de cabelo, mas não sabemos se o uso do Monovin A seria capaz de gerar esse tipo de efeito. O ideal é conversar com o seu médico sobre isso (e só voltar a fazer uso do produto se ele autorizar e acompanhar a sua experiência).
Estou com o mesmo problema. Assim que voltei a usar notei a falha e ela só aumentou. Eu passei por uma depressão forte a 2 anos então nao sei o que pensar. Estou tratando mas o resultado não tem sido muito rápido. Como está hoje?
Eu uso por 1 ano e nunca me aconteceu nada de anormal, inclusive meu cabelo cresceu de forma visível! Taxar esse artigo como “a verdade do shampoo bomba” é bem arrogante e prematuro!
Nani, lamentamos que o artigo tenha soado arrogante pra você, essa nunca foi a nossa intenção. O propósito é inspirar as pessoas a terem cautela com esse tipo de experiência, porque apesar de muita gente não ter manifestado nenhuma reação desagradável (como foi o seu caso), os riscos existem e não podem ser ignorados (alguns leitores do site até já deixaram comentários neste post relatando esse tipo de ocorrência). É por isso que recomendamos que experiências como essa só sejam feitas se houver autorização e acompanhamento criterioso de um dermatologista.
Primeiramente gostaria de falar que o conteudo da matéria de vcs é muito bom, esclarecedor e tal, mas eu concordo com alguns dos comentários acima, isso deve variar de organismo para organismo, e as pessoas que acabam tendo problemas não devem respeitar a dosagem e as pausas necessárias. Eu comecei a usar o shampoo a 6 meses, usei 3 meses, fiz a pausa de 1 mes, retomei e só posso elogiar, meu cabelo realmente cresceu, coisa que não acontecia a 1 ano depois que tive um corte quimico, devido ao forte clareamento que submeti o cabelo, mais químicas de progressivas, enfim, meu cabelo hoje esta visivelmente hidratado, macio, ta ótimo, quando faço a progressiva que foi o caso da semana passada ele fica melhor ainda. O que eu acabo fazendo é variando o shampoo, sempre opto pelo sem sal, mas quando o de uma marca acaba sempre procuro por outro que seja bem visto no mercado, utilizo 3 ml do Monovin A e 25 ml do Bepantol em um shampoo e 300ml, dai é só alegria. A precaução é sempre boa mas eu indico sim, comigo está funcionando.
Olá! Obrigada pelo post! Foi muito esclarecedor!
Fiz o uso do shampoo bomba ano passado, pois o crescimento do meu cabelo é abaixo do normal… Cresce cerca de 2cm a cada 3 meses… Mas aliado a isso fiz hidratação no cabelo 3 vezes na semana, e estava tomando vitamina D por recomendação médica.
Usei conforme doses e recomendações, com pausas e tudo mais. Meu cabelo ficou muito hidratado, forte e brilhante, porém não cresceu mais que o normal.
Porém simultaneamente, tive uma alergia na pele, muito suave, mas que me deu e ainda dá muito trabalho. Nunca tinha relacionado o uso do shampoo com a alergia, mas pelos depoimentos ficou muito claro, pois a data de início da alergia bate com a data do início do uso do shampoo… Acho q vou ficar só com a hidratação mesmo! Beijos
Eu comecei a usar o shampoo bomba há mais ou menos um mês. Sempre amei cabelos grandes e quis acelerar um pouco o crescimento do meu. Comprei um shampoo sem sal de 400 ml e usei 4 ml de Monovin A e 5 ml de Bepantol. Uso ele de maneira alternada… Lavo uma vez com ele e outra vez com um shampoo normal. Ou seja, no final dá um intervalo de aproximadamente quatro dias. Nesse período que estou utilizando percebi um crescimento visível no meu cabelo. Alias, também não estou sentindo nenhum sintoma parecido como os citados acima. Mas acredito que seja sim possível. As informações na matéria são claras, produtos que não são testados verdadeiramente em humanos oferecem riscos, dependendo de cada caso. E no final das contas, cada um deverá decidir se irá se arriscar ou não. Agradeço ao post, e foi muito útil para me deixar alerta. Qualquer alteração como uma das citadas acima vou suspender o uso. Até por que a segurança à minha saúde é mais importante do que um crescimento visível ou não dos meus cabelos. Estarei atenta aos próximos posts. 🙂
Desde já agradeço!
Me surpreendeu o que li aqui, pois participo de um grupo no face que dá dicas para acelerar o crescimento do cabelo. Vi uma menina dizendo que o Shampoo Bomba deu super certo pra ela. Como não sabia o que era Monovin A fui pesquisar e encontrei esse post. Parabéns pois me ajudou bastante. Amei e vou continuar por aqui lendo outros posts.
Boa tarde, gostaria de saber se esse produto cresce cabelo de homem tbm, pq estou ficando calvo
Ricardo, a gente não apoia o uso do Monovin A nem por mulheres, nem por homens (por todos os motivos que explicamos no artigo), mas existem outros tratamentos para a calvície (clique aqui para saber mais sobre eles).
Ola, eu estou pensando em usar aplique com queratina, você me recomenda ?
Aguardo resposta, obrigado
Estamos preparando um post específico sobre apliques e mega hair, Ana Lucia, fique ligada no nosso facebook e twitter pra saber quando a matéria sair! 🙂