Tudo que você precisa saber sobre Prótese Capilar
A prótese capilar é uma das soluções mais versáteis para os problemas relacionados à queda de cabelos na atualidade. Com efeito imediato, resultado prolongado e custo mais acessível que o transplante capilar cirúrgico, ela é uma boa alternativa para os quadros de perda de cabelos definitiva ou de médio/longo prazo. Existem diversos modelos de prótese capilar masculina e feminina que oferecem efeitos estéticos bastante naturais (tanto que muita gente anda chamando a técnica de implante capilar sem cirurgia!).
Reunimos aqui as perguntas mais frequentes sobre o assunto, para ajudar você a conhecer o método com mais profundidade e decidir se ele é a melhor solução para o seu caso. Para facilitar a navegação, você pode clicar nos links abaixo e ir direto para a pergunta que te interessar.
O que é uma prótese capilar?
É uma peça confeccionada para substituir os cabelos do usuário, cobrindo as áreas calvas ou com raleamento de cabelos. Os fios da prótese são afixados, individualmente ou em pequenos grupos, a uma tela ou película fina que simula a pele humana. Essa base é então aderida à cabeça do indivíduo de forma temporária ou semipermanente.
(Voltar para a lista de perguntas)
Qual a diferença entre prótese capilar e peruca?
Essa é uma pergunta complicada, porque não existe uma definição “oficial” dos termos que permita diferenciá-los com 100% de autoridade. Nos Estados Unidos, aparentemente o termo “prótese capilar” surgiu para permitir que pacientes que tivessem a perda de cabelo como consequência de uma doença, acidente ou tratamento pudessem classificar os gastos com essas peças como despesas médicas, e conseguir que eles fossem cobertos pelos planos de saúde e deduzidos do imposto de renda.
Algumas pessoas defendem que a peça só é uma prótese se for utilizada nesse contexto médico. Outras postulam que a diferença é que a peruca fica presa na cabeça apenas com elásticos, presilhas ou grampos, enquanto a prótese é aderida à cabeça do usuário com adesivos ou cola específica, o que permite que a pessoa pratique esportes, tome banho ou entre na piscina sem precisar retirá-la. Uma terceira opinião é a de que a prótese pode ser feita para cobrir áreas menores da cabeça, de acordo com a necessidade do cliente, enquanto a peruca é sempre uma peça que cobre a cabeça inteira.
(Voltar para a lista de perguntas)
Quais as principais vantagens e desvantagens?
Vantagens:
- Atende a todos os casos de calvície definitivos ou de médio/longo prazo (como alopecia androgenética, alopecia areata, alopecia cicatricial, eflúvio telógeno, tricotilomania e pacientes em tratamento quimioterápico);
- O resultado é imediato;
- O preço é menor do que o de um implante capilar;
- Apesar de não ser definitiva, é uma solução de duração prolongada;
- Permite que o usuário realize todas as atividades do seu dia-a-dia sem restrições (como praticar esportes, entrar na piscina ou no mar, tomar banho, dormir e prender os cabelos);
- Não é um procedimento cirúrgico;
- Não tem contra indicações (salvo em casos de alergia a algum dos materiais utilizados, o que é raro, visto que os componentes da maioria das próteses e produtos de manutenção são hipoalergênicos);
- Caso o resultado não seja satisfatório, o procedimento é totalmente reversível.
Desvantagens:
- Requer manutenção periódica;
- Alguns modelos de maior qualidade e com resultados mais naturais costumam ser mais caros.
(Voltar para a lista de perguntas)
Tenho medo de parecer muito artificial. O resultado fica bom mesmo?
Se a prótese for de boa qualidade, e a aplicação for feita de maneira correta e cuidadosa, o resultado é extremamente satisfatório. Você vai encontrar muitas imagens de próteses mal feitas ou mal colocadas pela internet afora, mas produtos meia-boca existem em qualquer ramo. Não se deixe abalar: existem sim opções bastante naturais e com acabamentos excelentes no mercado.
(Voltar para a lista de perguntas)
Quais os tamanhos disponíveis?
Você pode solicitar a fabricação de uma peça sob medida para você, ou comprar uma peça pré-fabricada. No primeiro caso, o profissional que for produzir a sua prótese vai tirar as medidas da sua cabeça (ou da área específica que precise de cobertura) e ela será confeccionada do tamanho que você precisar. No segundo, normalmente o fabricante vai disponibilizar as medidas dos modelos que tiver para você comparar com as da sua cabeça e escolher a peça ideal.
Entre as pré-fabricadas, os modelos mais comuns são os que cobrem só o topo da cabeça (toupee), compensando o padrão predominante de calvície masculina, e os que cobrem totalmente o couro cabeludo (full cap ou full cranial prosthesis). Algumas peças permitem que você recorte a base no formato que quiser, adaptando o modelo à sua necessidade.
(Voltar para a lista de perguntas)
O cabelo é natural ou sintético?
O mais comum atualmente é o modelo com cabelos naturais (preferido por ser mais duradouro e ter um resultado estético mais agradável), mas existem peças com cabelo sintético também (que costuma ser mais barato que o cabelo natural).
(Voltar para a lista de perguntas)
De que material a base (parte que fica em contato com a pele) é feita?
Dois materiais são normalmente utilizados na confecção da base (suporte onde os cabelos são afixados): telas e micropele.
As telas são tramas parecidas com um tule bem fino, que se “camuflam” em contato com a pele do usuário da prótese e, quando bem aplicadas, ficam praticamente imperceptíveis. Além do resultado estético, as telas permitem a ventilação do couro cabeludo do usuário, que pode inclusive ser lavado enquanto a prótese está afixada na cabeça. Alguns modelos de tela têm tramas mais abertas, que permitem que o cabelo do usuário passe pelas aberturas e se misture ao cabelo da prótese, criando um resultado ainda mais natural.
Transparentes ou cor de pele, as telas costumam ser feitas de nylon (poliamida) ou poliéster. O material mais resistente é o chamado monofilamento, normalmente utilizado no topo da prótese, que permite que o cabelo seja partido em qualquer segmento mantendo a impressão visual do couro cabeludo completamente exposto.
Já as mais delicadas são chamadas de lace, e seu uso mais comum é como acabamento nas bordas da prótese, principalmente na frente, onde alguns modelos criam uma simulação dos fios menores e mais finos que crescem no limite da chamada linha de implantação dos cabelos (conhecidos como baby hair).
Os tipos mais conhecidos são a francesa (mais comum, apresenta bom resultado e durabilidade) e a suíça (que dá um resultado ainda melhor, pois é mais fina e fácil de disfarçar que a francesa, mas também mais delicada e fácil de danificar, e portanto recomendada para os usuários mais experientes).
A micropele (thin skin ou polyskin) é uma película fina e transparente, normalmente feita de silicone ou poliuretano (PU), que fica aderida ao couro cabeludo do usuário. Ela é bem mais resistente que as telas, e portanto costuma durar mais e fixar com mais segurança os adesivos, mas também é mais evidente que elas, apesar de apresentar um bom resultado estético.
Grande parte das próteses parciais utiliza base de micropele. Alguns modelos são microperfurados para possibilitar a ventilação do couro cabeludo, mas ainda requerem que as peças sejam removidas com alguma frequência, para higienização da cabeça e da prótese.
Existem modelos feitos exclusivamente de telas ou de micropele, mas o mais comum é encontrar peças com diferentes combinações dos dois materiais: geralmente a micropele é utilizada na circunferência da prótese, para dar mais resistência na área de aplicação dos adesivos, e as telas são aplicadas no topo da cabeça (para permitir a ventilação e a repartição do cabelo com efeito natural) e na frente (para dar um acabamento mais natural na transição entre a prótese e a pele do usuário, simulando a linha de nascimento dos cabelos). Alguns modelos utilizam tramas mais robustas ou elásticos mais evidentes na parte de trás da cabeça, onde a pele não fica exposta, o que barateia o custo da peça.
(Voltar para a lista de perguntas)
Quanto tempo dura uma peça?
De modo geral uma prótese costuma durar de 6 meses a 2 anos, mas este tempo pode ser maior ou menor, dependendo principalmente da qualidade e resistência dos materiais utilizados na confecção da peça e do respeito à rotina de cuidados e manutenção por parte do usuário.
(Voltar para a lista de perguntas)
Eu preciso retirá-la todos os dias?
Não. Os modelos que são aderidos ao couro cabeludo com adesivo ou cola especial podem ser usados por períodos contínuos de até 20 dias (esse tempo varia dependendo do material utilizado na base da prótese e do tipo de cola ou adesivo). Ao fim de cada período a peça deve ser retirada para remoção do adesivo antigo e limpeza da prótese e do couro cabeludo, e pode ser reaplicada logo em seguida. O procedimento pode ser realizado num salão especializado, mas muitos usuários mais experientes conseguem fazer em casa sem problemas.
(Voltar para a lista de perguntas)
Quais os cuidados necessários para conservar a peça?
- É fundamental respeitar o período de utilização contínua recomendado para o seu modelo de prótese, fazendo as manutenções regularmente e utilizando apenas produtos adequados (removedores e adesivos específicos para próteses capilares).
- Normalmente recomenda-se lavar os fios com shampoos neutros suaves, sem sal, e evitar qualquer produto que contenha álcool.
- Nos modelos em que os cabelos são atados com nós (geralmente os que têm fios inseridos um a um em base de tela, sem costura) é bom evitar a aplicação de cremes e condicionadores na área próxima à base, para evitar que eles enfraqueçam os nós e estimulem a soltura dos fios.
- Como os fios não estão inseridos em um folículo, eles não recebem o sebo que garante hidratação, maciez e proteção ao cabelo natural. Para compensar essa falta, é bom aplicar óleos capilares periodicamente na extensão dos fios (novamente, sempre evitando a base).
- É permitido praticar esportes e entrar no mar ou na piscina utilizando a prótese, mas recomenda-se que ela sempre seja lavada em seguida.
- Manusear os fios com delicadeza evita que eles se quebrem ou se soltem, portanto deve-se desembaraçar os cabelos com uma escova suave e sem fazer movimentos muito bruscos. Ao lavar, em vez de esfregar os fios apenas massageie suavemente com o shampoo, e mantenha o movimento em uma única direção (de cima para baixo).
- Apesar de os adesivos promoverem aderência firme da prótese ao couro cabeludo, é sempre bom evitar tensões exageradas para proteger tanto a prótese quanto a pele do usuário.
(Voltar para a lista de perguntas)
Eu posso tingir, alisar ou fazer algum outro tipo de alteração nos fios?
Depende do material. O estilo do cabelo sintético (cacheado, liso, etc) normalmente é definitivo: mesmo se ele for molhado, depois de seco voltará a assumir o desenho original. As tinturas para cabelos naturais também não costumam funcionar nos fios sintéticos. Geralmente eles não toleram muito calor, portanto o uso de secadores quentes, chapinhas e baby liss fica vetado (é preciso ter cuidado até com outras fontes de calor, como ao abrir um forno quente, por exemplo).
O brilho de alguns tipos de cabelo sintético é muito maior do que o de cabelos naturais, o que deixa a aparência um pouco artificial (algumas pessoas aplicam pó facial ou talco de bebê nos fios para corrigir este efeito).
Já os fios naturais aceitam todos os tipos de tratamentos normais, apesar de exigirem alguns cuidados específicos: como o cabelo original (na maioria das vezes vindo da Ásia) já costuma receber coloração, relaxamentos ou permanentes para compor os diferentes tipos vendidos no mercado, o ideal é cuidar da prótese como se cuidaria de um cabelo bem delicado.
Recomenda-se o uso de shampoos neutros, condicionadores suaves, produtos sem álcool, água fria para o enxágue e suavidade ao desembaraçar. É bom evitar a aplicação de condicionadores e cremes muito perto da raiz dos cabelos (nos modelos em que o fio é preso à base da prótese através de um nó, os condicionadores podem estimular que eles se soltem), e ao aplicar tintura é preciso ter cuidado para não afetar também a cor da base da prótese.
(Voltar para a lista de perguntas)
Se eu usar uma prótese parcial, o cabelo dela não vai ficar muito diferente do meu?
Não. Nesse caso você vai adquirir uma prótese com padrão (cor, textura e densidade dos fios) similar aos seus cabelos naturais, e de comprimento um pouco maior do que o que você irá usar. Em seguida um cabeleireiro especializado pode fazer o corte e os retoques necessários para que o cabelo da prótese fique igual ao seu cabelo autêntico, sem nenhuma divisão aparente entre os dois.
(Voltar para a lista de perguntas)
É preciso raspar o cabelo?
Depende do modelo. Se a fixação for feita com cola ou adesivos, o ideal é que os pontos onde a prótese for colada tenham o couro cabeludo exposto. No caso de uma prótese parcial com base de micropele, por exemplo, os pelos que porventura cresçam na área de aderência devem ser raspados nas manutenções periódicas. Já no caso dos acabamentos frontais em tela (lace), por exemplo, o adesivo é aplicado imediatamente à frente da linha de nascimento dos fios, e portanto não é preciso raspá-los.
(Voltar para a lista de perguntas)
Uma peça que fica vários dias colada na pele não vai me causar fungos, irritações ou feridas?
Normalmente não. A maioria desses problemas é causada por usuários que:
- Não respeitaram os períodos de manutenção do seu modelo de prótese e ficaram com ela por mais tempo do que o recomendado, sem fazer a limpeza periódica da prótese e da cabeça;
- Utilizaram produtos inadequados para aderir a prótese ao couro cabeludo (que podem causar alergias e irritações);
- Não retiraram a prótese da maneira correta, com removedor de adesivo adequado (algumas pessoas não esperam o produto fazer efeito e forçam o descolamento da prótese, puxando e causando feridas na pele);
- Aderiram a prótese a uma área que já se encontrava comprometida por fungos ou infecções (o que definitivamente é proibido e com certeza pode agravar o quadro inicial).
(Voltar para a lista de perguntas)
Quanto custa uma prótese capilar?
O preço das próteses capilares varia bastante. De modo geral, é possível encontrar boas peças com valores entre R$ 600,00 e R$ 2.000,00, mas os preços podem flutuar bastante acima ou abaixo dessa margem, dependendo de inúmeros fatores, como tamanho da peça, materiais, qualidade da confecção, comprimento dos fios, acabamentos, etc.
(Voltar para a lista de perguntas)
Quanto custa a manutenção?
Os preços variam bastante entre os salões, mas de modo geral o valor de uma manutenção profissional (mão de obra e produtos inclusos) fica em torno de R$ 50,00 a R$ 100,00. Com menos de R$ 150,00 é possível adquirir os produtos necessários (cola ou adesivos, removedor, loção protetora para o couro cabeludo) por conta própria, em quantidade suficiente para usar várias vezes, e aí você pode contratar apenas a mão de obra ou até mesmo fazer a manutenção sozinho, se tiver habilidade. No fim das contas, o valor deve ficar muito próximo do que uma pessoa com cabelos naturais gastaria normalmente com visitas regulares ao cabeleireiro.
(Voltar para a lista de perguntas)
Onde posso comprar uma prótese?
É possível adquirir a sua prótese em salões e lojas especializadas, mas grande parte dos usuários compra suas peças pela internet, em lojas virtuais (nacionais e internacionais). Nos salões especializados é possível ver e manusear o produto antes de adquirir, ou até solicitar uma prótese feita sob medida para você, mas na internet a variedade de produtos é maior (e geralmente os preços são menores).
(Voltar para a lista de perguntas)
Se quiser ver uma demonstração de como se usa uma prótese capilar, assista também o vídeo abaixo:
Você tem alguma dúvida sobre próteses capilares que não foi respondida aqui? Conte pra gente nos comentários!
Gostaria de saber se com o tempo eu terei que fazer outra protese, pq ela dura so ate dois anos
Altamiro, a marca de dois anos é apenas uma referência: a duração real da prótese depende muito da qualidade dos materiais, da fabricação e da conservação da peça. Os fios da prótese sofrem os mesmos desgastes que o seu cabelo natural sofreria (sol, umidade, calor, tração de pentes e escovas, etc), portanto é improvável que uma peça dure a vida inteira com a mesma qualidade de quando você acabou de adquiri-la. Então a regra é: quanto melhor você cuidar dela, mais tarde deve precisar trocá-la.
E como eu faço pra pentear ela, eu to ficando calvo, ja posso olhar uma protese ou tenho que ficar careca? E mais uma pergunta : e como faço a manutenção, e como eu tiro ja que a cola e dura
A peça deve ser desembaraçada com um pente ou escova, com movimentos suaves (sem colocar muita tensão nos fios). Não é preciso ter calvície total para usar uma prótese capilar: é possível adaptar a base da peça para o formato exato da área calva do usuário (nesse caso, se essa área ainda tiver alguns fios, é possível raspá-los para permitir maior aderência na área de aplicação dos adesivos). A remoção da prótese é feita com um tipo específico de solvente, que remove a cola e permite a retirada da peça sem dor nem irritações (colocamos um vídeo no final do artigo que tem uma demonstração de como a prótese é colocada e retirada, dá uma olhada que pode te ajudar a entender melhor o processo!).
Bom dia. Onde posso comprar uma prótese? Percebi que fica bom mesmo.
Lucas, falamos sobre isso neste trecho aqui.
Boa noite! Alguém poderia me ajudar? Estou pesquisando aqui no Rio de janeiro um salão de confiança para que eu possa conversar com um profissional e obter uma prótese. Alguém conhece? Vejo que em outros estados (São Paulo, Curitiba, etc) já existem bastante, mas aqui no Rio não consigo encontrar. Muito obrigado!!
Bom dia. Em Campo Grande tem do outro lado da estação de trem, sem ser o lado do calçadão. Um salão de esquina.
Altamiro, sou usuário de prótese há 1 ano e meio. Estou na terceira prótese. A primeira durou cerca de 10 meses. A segunda durou somente 5 meses (rasgou) e a terceira estou há dois meses. Em média, cerca de 6 meses é a duração, pois o cabelo da prótese começa a cair nas extremidades, então você irá notar que na frente e nas laterais ela fica “rala”. Isso acontece porque naturalmente a prótese se desgasta e também a cada manutenção, quando se retira o resíduo do adesivo ou da cola, acaba pegando no cabelo e assim acabam saindo alguns fios. Porém, recomendo o uso de prótese. Minha autoestima é outra desde então. Abraço.
Boa tarde, pagou quanto na prótese em média?
Boa tarde pessoal! Atualmente uso prótese capilar frontal. Se a prótese está durando tão pouco tempo, observe como pentear o cabelo. Acredito eu que o jeito de pentear enfraquece toda a tela e fios da prótese. Sugestão: a melhor prótese para um bom tempo de uso é a nacional de tela mais grossa, fantástica! Essa prótese tem durabilidade de até 4 anos. Tenho um colega que está usando há dois anos e meio! Abraços, fica com Deus.
Olá Altamiro, vi suas perguntas e resolvi contar a minha experiência com prótese capilar. Eu sou calvo e sempre sofri com isso. Em 2015 resolvi colocar a prótese, foi a pior experiência da minha vida. O nome prótese e só uma forma discreta de não falar peruca, na verdade é uma peruca colada no seu couro cabeludo. Coça muito, incomoda, com um mês o cabelo já fica feio. Eu sofri mais com a prótese do que com a calvície, é caro e até hj eu não entendo como as pessoas falam que ficaram feliz com aquilo, foi a pior experiência da minha vida.
Verdade Luciano, foi também a pior experiência da minha vida. Não recomendo a ninguém. Essa tal prótese é horrível, coça, irrita, deixa a gente depressivo. E depois de tantos gastos e ilusões, a gente fica escravo, sem coragem de deixar de usar, principalmente nós mulheres. Eu adquiri vários transtornos emocionais depois da péssima ideia de colocar a tal prótese.
Realmente quando começa a crescer o cabelo embaixo da prótese, já começa a coçar mesmo. Mas quanto ao cabelo ficar feio, certamente vc não deve ter cuidado. Eu tô usando há quase 2 meses e já super me adaptei. Cabelo tá super bom, eu uso e aprovo. Prótese não é simplesmente colocar e esquecer, tem todos os cuidados.
Meu amigo, discordo totalmente!!!!
Eu também posso fazer uma manutenção na clínica onde eu fiz a prótese? Onde eu compro o removedor?
Alguns lugares oferecem tanto as próteses quanto as manutenções, Altamiro, mas se não oferecerem você pode perguntar ao fabricante se ele recomenda algum salão especializado na sua cidade. Nesses casos a clínica ou o salão já providencia os materiais necessários (como os adesivos e o removedor), mas se depois você quiser comprá-los separadamente, pode encontrá-los nos próprios salões ou lojas especializadas da sua cidade (e também pela internet).
So tenho uma duvida quanto a próteses: Vocês poderiam indicar algum site, fora o mercado livre, que vendam a um preço mais acessível? Ja pesquiso ha muito tempo, porque vou usar em breve, mas acho os preços na maioria dos sites, abusivo.
Francisco, não temos um lugar específico para indicar, mas estamos preparando um guia mais detalhado sobre como comprar uma prótese capilar, que deve entrar no ar em breve 🙂
Olá, esse guia já saiu?
Ainda não, Luciano, mas estamos correndo com a produção de vários post aqui pro site, inclusive esse (sempre avisamos lá no Facebook e no Twitter quando chega conteúdo novo por aqui).
Olá, boa noite. Francisco, o site é Capelace, lá você compra próteses capilares. Eu comprei micro pele densidade 130, é melhor, mais cabelo, eu paguei 720,00 a 30 dias. A mesma prótese em outro lugar em paguei 2.300,00 um ano atrás. Espero que essa dure até uns 2 anos, fita boa ultra hold e removedor citrus, os dois não podem faltar na manutenção. O site é confiável, minha prótese ninguém nota, o cabelo parece sair do couro cabeludo. Espero ter ajudado, fique com Deus.
Boa tarde Edson! Estou em busca de um salão aqui no Rio para colocação de prótese capilar, você me indica algum? Queria umas orientações ou dicas em relação ao uso de próteses. Você pode me ajudar? Obrigado!
Boa tarde Edson, gostaria de saber se a prótese que você usa dá para mulher usar. É que tenho algumas falhas e me incomoda muito. Grata
Olá, gostaria de saber realmente qual é a melhor prótese, se é a usada com fita ou cola cirúrgica, qual das duas gruda mais?
Olá! Meu nome é Gesy Willian de Freitas, sou de Colatina/ES. Pesquiso sobre prótese capilar a algum tempo. Me apaixonei pelo produto, muito embora eu não tenha visto nem vídeo de negro usando ou colocando uma prótese. Sou negro e tenho 48 anos. Não sou totalmente calvo, pois nas laterais na verdade tem cabelos e na parte de cima os cabelos são bem ralos e não crescem. Os das laterais também não crescem muito. Sendo assim até pensei em usar uma prótese total já que tem que raspar a cabeça mesmo. Quero mudar um pouco o visual mesmo que tenha que usar outro tipo de cabelo afro. Quero um cabelo diferente do meu tipo: mudança radical, mas um cabelo que fique bem em negro… Só fico um pouco triste porque o valor de uma prótese é muito incompatível com o tempo de vida útil. Teria uma prótese que dure pelo menos um ano?
Gesy, existem sim próteses capilares que, se bem cuidadas, podem durar até cerca de dois anos. A duração da peça depende principalmente do tipo de material utilizado (exemplo: os fios naturais costumam apresentar melhores resultados, mas geralmente não duram tanto quanto os sintéticos), da qualidade da fabricação e do cuidado que o usuário tenha com a prótese.
Ok, ja to no aguardo pela próxima matéria. E parabéns pelo site, bem organizado e realista
Amei…matei muitas dúvidas! Vou aguardar as novas matérias, se possível indiquem por localidade onde encontrar.
Abraços fortes para todos.
Tenho alopecia androgenetica. Descobri esse site hoje e não consigo parar de ler, muito bom, parabéns!
Estou ficando com o couro cabeludo em evidência e isso me constrange muito. Eu tinha cabelos fartos e maravilhosos e agora tenho quase nada.
Me interessei pela prótese.
Eu lavo meus cabelos todos os dias, pois malho e minha cabeça fica encharcada de suor. Com a prótese, pode lavar os cabelos todos os dias? Corre o risco de mau cheiro?
Obrigado pelo comentário, Anna! As próteses que são aderidas de forma semipermanente ao couro cabeludo podem ser lavadas sim, sem problema algum. Em alguns casos é possível recorrer também ao uso de apliques (vamos falar mais a fundo sobre eles num post futuro), que podem ser retirados quando o usuário quiser (daí você pode ir à academia sem eles, por exemplo, lavar o seu cabelo normalmente e colocá-los depois).
Olá, gostaria de tirar uma dúvida:
É verdade que para uma lace ser totalmente imperceptível ela deve possuir nós simples (single knots) e também eles devem ser clareados (knot blanched) para evitar aqueles pontinhos pretos na malha?
Vágner, os nós simples e clareados geralmente produzem uma impressão visual mais natural sim, mas também podem ser menos resistentes e se soltar com mais facilidade (então a peça pode não ser tão durável quanto uma com nós duplos e sem clareamento, por exemplo). Os pontos positivos e negativos devem ser pesados de acordo com a situação (área a ser coberta, densidade de fios naturais para ajudar a cobrir o acabamento da peça, etc). Estamos planejando um post mais detalhado sobre esses acabamentos, logo mais publicamos aqui no site 🙂
Ok, obrigado pela rápida resposta. Tenho uma outra dúvida ainda a respeito dos nós:
Já li alguns relatos dizendo que quando se faz o clareamento dos nós a peça passa com o tempo a ter um aspecto amarelado, deixando um visual não muito agradável. Isso realmente ocorre?
Caso sim, há algo ou algum truque que possa ser feito para corrigir esse problema?
Vágner, parece que em alguns desses casos o que acontece é que o descolorante pega uma parte maior dos fios do que o pretendido inicialmente: eles começam a descolorir, mas não completamente, e ficam num tom meio alaranjado que pode dar a impressão de que é a tela que está com essa cor. Existem formas de corrigir este efeito, tingindo a parte que descoloriu “demais” no tom desejado para o cabelo (não dá pra entrar em muitos detalhes aqui, mas vamos falar mais sobre isso nesse post futuro que estamos planejando, ok?).
Tenho 25 anos e estou ficando calvo desde os 22 anos. É perceptível, porém nada grave. Gostaria de marcar uma visita para avaliação. É possível?
Donnie, o Chega de Queda! apenas produz e veicula conteúdo sobre os temas relacionados à queda de cabelo (não se trata de uma clínica e não realiza atendimento médico ou cosmético de qualquer natureza). Você deve procurar um dermatologista para conversar sobre o seu caso, ok?
OK, vou aguardar então pelo post pois considero esse tema muito importante. Mas gostaria de tirar uma outra dúvida que muito me aflige: é que tenho receio de colocar uma prótese e quando sair com alguma garota e ela passar a mão para acariciar com os dedos a minha cabeça, ela possa notar algo diferente, o que seria sem dúvida muito constrangedor. Isso pode acontecer ou as peças (principalmente as laces) são tão finas que são totalmente imperceptíveis/indetectáveis também ao tato?
Obrigado.
Vágner, isso depende bastante do material da base da peça. As de maior qualidade divulgam oferecer sim um aspecto praticamente indetectável inclusive ao toque, mas a gente sempre recomenda ter cautela na hora de analisar essas promessas: prótese nenhuma vai ser 100% indetectável numa inspeção concentrada e atenta (ao mesmo tempo, um cafuné está longe de ser uma situação desse tipo 😉 ).
Fico feliz pela resposta. Já havia lido vários relatos sobre esse tema sem que chegasse a uma real conclusão. Alguns por exemplo, dizem que há um risco maior de detecção quando se opta por uma combinação de bases (devido a diferença entre os materiais).
Você também tem essa opinião?
É fácil pensar que uma base mista seria mais fácil de detectar por conta das áreas de transição entre os materiais, mas isso também depende bastante da qualidade e da confecção da peça. A naturalidade do resultado final é com certeza um dos aspectos mais importantes, mas é preciso pesar também outros fatores (como preço, durabilidade, facilidade de manutenção, conforto, rotina do usuário e situações em que a peça será utilizada, etc): nessa conta, uma peça que não atende 100% das necessidades de uma pessoa pode preencher totalmente os requisitos de outra, por exemplo.
Concordo plenamente com a sua opinião. Eu gostaria muito de poder usar uma prótese super fina e totalmente indetectável, mas tenho consciência de que possivelmente uma peça como essa venha a ter uma durabilidade menor e eu talvez não consiga mantê-la pelo custo que isso acarretaria. Cheguei a conversar com alguns profissionais que me disseram que uma prótese dura geralmente uns três meses, o que com certeza seria totalmente inviável pra mim (outros me disseram que podem durar bem mais). Nessa relação naturalidade-durabilidade, é óbvio que a naturalidade é que tem que prevalecer, afinal quem usa uma prótese tem de se sentir totalmente à vontade com ela, sem que ninguém perceba nada.
O meu desejo é usar uma peça que apresente uma ótima naturalidade mas que dure ao menos uns seis meses. Por isso vivo um certo dilema, pois não sei qual material devo escolher: se a lace francesa ou a suíça, se com alguma mescla de materiais ou não, além do tipo de nó, tipo de cabelo, etc. Sei que a naturalidade e durabilidade estão diretamente ligadas a essa escolha.
Como já foi mencionado a sfs (super fina swiss lace) é praticamente invisível e a french lace tem uma durabilidade maior, porém um pouco menos invisível. Ambas possuem os nós que podem, dependendo da qualidade da peça, ficar um pouco evidentes. Por isso tanta preocupação em ocultá-los.
Por outro lado leio muito comentários favoráveis à Silk Top (Seda ou i-lace), já que ela não possui os tais nós das laces. Pra ser sincero, ainda não consegui entender bem o que é uma SILK TOP. Você poderia me explicar um pouco sobre ela?
Vágner, de forma resumida (vamos explorar melhor o assunto no post sobre os acabamentos também), a silk top tem uma camada de seda opaca na área frontal (onde a partição do cabelo fica): os nós dos fios ficam abaixo dessa camada, e portanto se tornam imperceptíveis. O resultado é bastante natural e satisfatório, e elimina a necessidade de clarear os nós, por exemplo, mas como é uma técnica considerada cara, não se produzem peças inteiras com esse tipo de acabamento.
Olá ! Terei que fazer quimioterapia por cinco meses, provavelmente meu cabelo cairá ! Não sei se total ou parcialmente! A minha dúvida seria qual o melhor momento de procurar pela aplicação da prótese? Bem como, se ela não afetará o crescimento dos novos fios que começarão a crescer após o término do tratamento ? Adorei a novidade!
Vera, como cada paciente responde ao tratamento de uma forma, o ideal é observar como o seu organismo vai reagir e como você vai lidar com as mudanças (algumas pessoas preferem cortar os cabelos assim que surgem os primeiros sinais de queda, outras só adotam essa medida quando as falhas começam a se tornar mais aparentes, por exemplo). A decisão é bastante pessoal. Existem modelos de prótese que permitem o crescimento normal dos fios após o fim do tratamento: nesses casos, se a peça for aderida de forma semipermanente ao couro cabeludo, a área onde o adesivo é aplicado precisa ser raspada (ou você pode utilizar uma peça de fixação temporária, com presilhas por exemplo, enquanto os fios naturais recuperam o comprimento ideal).
Olá, tenho apenas 20 anos e já apresento entradas, gostaria de saber se existe prótese para isso já que ainda está no primeiro grau e se posso diminuir um pouco a testa com ajuda de um profissional.
Victor, na nossa opinião o ideal seria você conversar com um bom profissional e planejar a melhor forma de lidar com esse quadro de alopecia androgenética, considerando os tratamentos disponíveis e a progressão esperada da calvície no futuro. Muita gente recorre a cirurgias corretivas (como o transplante capilar) muito cedo e acaba se arrependendo no futuro. Quanto às próteses, existem boas peças parciais com acabamento frontal satisfatório, mas é preciso analisar se no seu caso essa já seria uma boa opção (se a área calva for muito pequena, talvez o custo-benefício não seja ideal).
Olá! Gostaria de saber se tem jeito de colocar uma prótese de cabelos lisos por cima dos cabelos naturais. É que meu cabelo é demasiadamente crespo, e sempre foi o meu sonho ter cabelos lisos. Sempre tive vontade de deixar meu cabelo crescer, mas devido a ele ficar muito armado, nunca tive este gostinho. Enquanto não tiver alguma solução, isto não vai passar de um sonho. Gostaria de saber se a prótese capilar pode ser um caminho para que este sonho se transforme em realidade.
Claytom, isso é possível sim (é até comum entre algumas celebridades, que raspam o cabelo ou mantêm os fios bem curtinhos, e usam peças de cabelo liso por cima), mas é uma opção que pode dar bastante trabalho e ter um custo elevado. Mas você já tentou fazer algum tipo de alisamento? Existem químicas autorizadas pela Anvisa que podem oferecer bons resultados mesmo em cabelos bem crespos (mais sobre elas aqui).
Bom dia, assisti o programa de Ana Maria Braga e queria saber onde posso realizar uma consulta com Edmilson, pois estou muito interessada, por favor. Obrigada.
Rosa, a descrição do vídeo que compartilhamos contém os seguintes contatos do Edmilson: (11) 3895-6996 / 99161-4600 – edgroppo@uol.com.br
Olá, uso a prótese há dois anos, mas até agora não encontrei uma cola legal! A maioria se solta com uma semana. Comecei a fazer a manutenção em casa, poderia me indicar uma cola mais duradoura para os 20 dias? Atualmente uso a ultra hold. Obrigado
Denis, a gente ainda não tem uma específica pra recomendar, mas vamos deixar o seu comentário aqui e torcer pra que algum outro usuário do site possa te ajudar, ok? Devemos falar mais detalhadamente sobre isso num post que estamos planejando sobre os produtos utilizados na manutenção das próteses, você pode acompanhar a gente no Facebook ou no Twitter pra saber quando for ao ar 😉
Olá pessoal, gostaria de saber se podem me indicar um salão especializado em próteses masculinas em Campinas, ou até mesmo em São Paulo que seja de confiança e trabalhe com profissionalismo, pois vou colocar minha primeira prótese, desde já agradeço!
Júnior, por enquanto não temos nenhum salão específico para indicar, mas estamos preparando um post sobre o processo de compra das próteses capilares (avisamos no Facebook e no Twitter quando entra conteúdo novo no ar), ok?
OK, fico no aguardo e acompanhando pelo site!
Olá amigo, em Campinas temos 2 que eu conheço e são ótimos. Um se chama Ateliê da Beleza e fica no Taquaral, e o outro Homehair fica no Castelo.
Junior, em Campinas tem o Instituto Homehair no jardim Guanabara tel. 32911613
Olá, coloquei prótese há alguns dias, mas a cor ficou mais escura do que meu cabelo natural. Posso passar um tonalizante ou mesmo alguma tintura para a cor ficar na mesma tonalidade do cabelo original? A cor natural é castanho médio, mas no dia em que coloquei acabei não percebendo que era mais escuro, pois o profissional raspou e só dias depois, na luz natural, que deu pra notar a diferença… posso passar algum produto pra deixar na tonalidade mais normal ao meu cabelo? Pois minha manutenção vai demorar um pouco. Desde já grato. Abraços
Leandro, é possível mudar a tonalidade sim, mas o ideal é conversar com o fabricante ou outro profissional da área e ver qual o melhor método para se fazer isso de acordo com o tipo de prótese, para não danificar a peça.
Boa tarde, tenho uma calvície frontal estabilizada há muitos anos (a linha da testa/ franja praticamente não existe mais) e venho cada vez mais me interessando pelas próteses, mas tenho receio que vou perder os fios bons que ainda tenho devido ao fato de a prótese ficar sobre o couro cabeludo. Será que perderei os cabelos sadios que ficarão por baixo da prótese?
Fabio, se a prótese for colocada e retirada da maneira correta ela não causa nenhum dano aos folículos capilares. O máximo que pode acontecer é você ter que raspar alguns desses fios na área onde a prótese será aderida, mas existem peças com materiais que permitem o crescimento normal do cabelo por baixo também. Vale lembrar que a calvície pode continuar avançando ao longo do tempo, mas as próteses não têm nenhuma interferência nisso.
Uso prótese capilar já há bastante tempo e consegui comprar pela net, estou gostando muito pois é um material bom e barato, estou satisfeito, compro pela caap leiç são duradouras e chegam rápido do rio de janeiro
Somos uma empresa há mais de 10 anos especializada em prótese capilar. Atendemos no Centro do Rio e na Barra da Tijuca. Atendimento sério e personalizado. Caso necessite, sou o Diretor da Empresa e também uso prótese há mais de 20 anos. Terei imenso prazer em solucionar duvidas de manutenção para os usuários deste blog. Dúvidas pode enviar direto para o meu email: gleibson@fashionlook.com.br . Abs e um ótimo dia
Gleibson, tenho 49 anos e calvície avançada e, acredito, estabilizada. Sou artista dançarino e gostaria de uma cosulta e ver as possibilidades de uma prótese. Sou o famoso “careca cabeludo”, pois possuo cabelos longos. Tem loja no RJ? Aguardo contato. Grato
Olá, boa noite!! Eu tenho entradas, só que eu estou fazendo tratamento tópico, tem que passar toda noite. Eu queria saber se posso comprar a parte frontal e cortar no tamanho certo. Na frente posso cortar mais fina, pq tenho muito cabelo na frente, só as entradas que me incomodam. Eu poderia colocar e tirar toda noite para poder passar os remédios da calvície. Eu queria usar a prótese só quando eu sair, no caso só à noite, e retirá-la logo quando chegar, pq tenho que passar o tônico que tem que ser todos os dias. Por favor me responda.
Sales, dependendo do material da base da prótese é possível cortá-la e adaptá-la para o formato que você precisar sim. O ideal é conversar tanto com o seu médico (pra saber se existe alguma restrição ou recomendação em relação aos materiais – como os adesivos utilizados na fixação da peça, por exemplo – ou ao modo de uso da prótese, para não prejudicar o seu tratamento) quanto com o fornecedor da peça que você pretende comprar (pra avaliar o custo e a viabilidade de fazer essa adaptação).
600 a 200 reais, mais manutenções de 100 reais para um produto que dura 6 meses… bota cabelo, mas arranca o couro!
Olá, gostaria de saber onde encontrar o profissional que passa no vídeo apresentado no programa da Ana Maria Braga, gostei muito do trabalho dele. Obrigada
Jaqueline, respondemos sobre isso neste comentário aqui, ok?
Gostaria de saber se posso usar outros produtos para os cabelos voltarem à cor natural da prótese que eu uso, sem tingir usando tipo Grecin 2.000 ou parecido com isto, sem ser tintura, pois prefiro, é possível? Obrigado.
Antonio, o ideal é conversar sobre isso com um bom cabeleireiro e ver quais as melhores opções para o seu caso, ok?
Oi Antônio, se preferir pode sim passar Grecin, mas tem que ter cuidado com relação ao tempo nos fios e também para não manchar a base da prótese. O ideal é você procurar um profissional especializado em tintura de prótese. Abraços!
Olha, meu marido ficou calvo desde a adolescência, e quer muito colocar. Ele hoje tem 46 anos. Vc pode me indicar algum lugar especializado em Recife? Onde vc fica?
Chiara, o site não trabalha com venda de próteses, apenas escreve sobre o tema. Não podemos te indicar nenhum fabricante específico, mas o seu comentário fica publicado caso algum outro leitor possa te ajudar, ok?
Olá, meu namorado tem bastante cabelo mas tem aquelas entradas, e nelas não tem nenhum fio de cabelo. É possível colocar um prótese adesiva apenas para entradas? Quanto ficaria? Não são entradas profundas, ele tem 20 anos.
Grazielle, as próteses podem ser adaptadas para o tamanho e área exatas que precisam de cobertura, mas é preciso analisar se no caso do seu namorado essa já seria uma boa opção (se a área calva for muito pequena, talvez o custo-benefício não seja ideal). O melhor é conversar com os fornecedores para fazer essa avaliação de preço e viabilidade.
Já uso uma só de silicone. Será que compensa usar uma de tela? Qual é melhor? Qual tem melhor resultado?
Gilmar, a gente está preparando um post mais específico sobre os materiais e acabamentos disponíveis (avisamos no Facebook e no Twitter quando for publicado).
Visto que a cola fica sobre toda a área a ser coberta, a pele tem como transpirar? Como fica a questão do suor?
Oliveira, isso depende bastante do material e do tipo de fixação da peça. Algumas bases são mais permeáveis que outras, e algumas peças permitem que o adesivo seja aplicado apenas nas extremidades, por exemplo. Vamos falar sobre isso com mais detalhes no post sobre os acabamentos das próteses, que estamos preparando (avisamos lá no Facebook e no Twitter quando for publicado).
Gostaria de saber onde fica a clínica do rapaz que passou no programa da Ana Maria da Globo, programa Mais Você, pra ele tirar as medidas para eu adquirir uma prótese.
Mauro, falamos sobre isso neste comentário aqui.
Rua Melo Alves 96 São Paulo SP fone 38956996 ou 991614600, eu fiz com ele, ficou 10.
Bom dia, vi várias perguntas sobre colocar a prótese apenas na parte da frente, de pessoas que ainda tem seus cabelos mas que perderam aqueles que dão formato ao rosto, que são os da frente. Eu também vivo esse drama. Gostaria se possível de uma resposta concreta de quanto custaria para cobrir apenas essa área, se se compra a prótese inteira e o profissional cobra pela mão de obra de ter que moldá-la e cortá-la ou se por precisar apenas da parte frontal o preço nos ajudaria, financeiramente falando, já que estamos nessa crise infernal… grato.
Wellington, a gente está anotando todas essas dúvidas pra conversar com os fabricantes e preparar um post específico sobre acabamentos, manutenção e assuntos relacionados (avisamos no Facebook e no Twitter sempre que tem conteúdo novo por aqui), mas o máximo que a gente vai conseguir levantar é uma estimativa média de preço (só dá pra falar em valores exatos solicitando um orçamento específico para o seu caso diretamente com algum fornecedor).
Já uso a quase um mês, mas queria comprar os materiais para fazer a manutenção em casa. Queria que vocês me indicassem nome e marcas das fitas adesivas, da cola e dos removedores, e um site confiável para compra. Desde já agradeço se puderem me ajudar.
Estamos preparando um post sobre isso, Unilson (sempre avisamos lá no Facebook e no Twitter quando tem conteúdo novo aqui no site).
Muito esclarecedor e transmissor de segurança e confiabilidade no produto. Há anos venho pensando a respeito, me senti mais encorajado e buscarei alguma loja especializada aqui no RJ (deixei recado para o Gleibson) após ler os comentários e orientações do site. Agradeço ao site as informações aqui contidas.
Estou à procura de prótese capilar com cabelo afro ou crespo estilo black power, onde posso encontrar?
Tales, a gente não indica fornecedores específicos, mas falamos um pouco sobre onde comprar uma prótese neste trecho aqui. Estamos preparando mais posts pra auxiliar no processo de escolha e compra de próteses (sempre avisamos no Facebook e no Twitter quando entra conteúdo novo por aqui).
Olá, eu não tenho problemas com calvície, mas queria usar prótese capilar por não gostar do meu cabelo, tipo teria que raspar o topo e usar a prótese. Mas aí vem a pergunta: o cabelo normal cresceria rápido e teria que raspar todo mês ou menos, vale a pena? Não tou afim de fazer progressiva, alisamento e afins.
Sirius, se a mudança que você deseja envolve alisamento dos fios, é provável que o custo/benefício de fazer um alisamento químico seja melhor. A prótese capilar demanda manutenções regulares mesmo em quem não tem muito cabelo na área de aderência (ainda é preciso raspar os remanescentes e fazer a troca dos adesivos periodicamente), da mesma forma que um alisamento químico vai precisar de retoques de tempos em tempos. Porém, a prótese inclui também a despesa com a compra da peça em si, que pode ser elevada dependendo do tamanho e dos materiais utilizados, e demanda cuidados para conservá-la e evitar que se desgaste e precise ser substituída. O alisamento evita todo esse trabalho e as despesas associadas.
Muito esclarecedoras e sérias as informações. Gostaria de ser avisada das futuras matérias quando forem postadas por vcs. Obrigada.
Ficamos felizes em saber que você gostou do site, Monica! Em breve começaremos a avisar sobre as postagens por e-mail para quem quiser se inscrever, mas você pode acompanhar o site também pelas redes sociais (sempre avisamos no Facebook e no Twitter quando tem conteúdo novo por aqui).
Boa noite. Eu não vi explicações sobre a prótese em HD. Poderia me falar um pouco sobre elas? Em especial a JAC-100 HD. Abraços
Poseidon, estamos preparando mais posts específicos sobre os tipos de próteses, acabamentos e produtos associados às manutenções periódicas (sempre avisamos no Facebook e no Twitter quando tem conteúdo novo por aqui).
Boa noite! Por gentileza, existem próteses presas em cabelos existentes do paciente?
Existem sim Karina, vamos falar mais sobre esses detalhes em posts futuros (sempre avisamos no Facebook e no Twitter quando chega conteúdo novo aqui no site).
Tenho a pele muito oleosa e transpiro muito. A prótese pode descolar facilmente por isto?
Ton, a oleosidade e transpiração podem interferir na aderência da peça sim, mas isso varia bastante de acordo com o tipo de prótese e dos adesivos utilizados. Estamos preparando um post específico sobre estas questões relacionadas à manutenção das próteses (avisamos lá no Facebook e no Twitter quando ele for publicado aqui no site).
Gostaria de deixar o meu depoimento. O blog foi fundamental para eu decidir colocar a prótese, extremamente esclarecedor e com tudo que precisa saber. Acho apenas que falta citar alguns problemas de rotina vividos por muitos que usam. Falei com outros usuários e também sofrem com baixa aderência. O que dizem de manutenção 1 vez por mês ou a cada 3 semanas é pra quem não lava o cabelo. Lavando, independente da cola ultra gold ou a cola bond normal ela solta em 1 semana. Se você lavar só o seu cabelo, ainda assim ficará com forte cheiro de cabelo e suor, principalmente agora no verão. Eu faço manutenção semanalmente, dá um trabalhão enorme, porém acho mais higiênico do que ficar com o cabelo sujo e duro (o cabelo é liso, mas de uso de produtos e a própria poluição o cabelo vai ficando pastoso). Fora isso a naturalidade realmente é impressionante, no máximo as pessoas ficam na dúvida. É imprescindível a escolha de um bom profissional para a colocação da prótese, a que colocou em mim foi amadora, cortou a prótese torta e ficou muito desconfortável, além do corte que ficou péssimo e grosseiro. A finalização (corte) é o ponto chave, um bom corte trará maior naturalidade e perfeição, um corte ruim vai entregar você. Estou na segunda prótese, eu mesmo pesquisei onde comprar, comprei, cortei ela e depois só fui no meu barbeiro de confiança e cortar como eu queria, ficou show! Espero ter contribuído para muitos dos que como eu têm muitas dúvidas, inseguranças e que pensam muito em colocar. Em resumo: pela estética vale muito a pena, mas dá trabalho, mesmo assim recomendo! Ah, de micropele é a que uso e é muito confortável, usei uma mista (primeira) e era micropele e tela, foi muito ruim. Sucesso ao blog e continuem se atualizando e nos informando dos melhores produtos 🙂
Muito obrigado pelo seu comentário Paulo! Seu depoimento vai ser de grande ajuda pra muitos leitores, temos certeza 🙂
Boa noite! Será que teria como me recomendarem sites com próteses de confiança? Já tem um tempo que pretendo colocar, mas fico sempre com receio de comprar online e não vir um produto legal, e por outro lado colocar com um profissional tem se mostrado um tanto oneroso, pois onde encontrei próteses interessantes os valores variam entre 2000 e 2500. Obrigado!
Claudio, infelizmente a gente ainda não tem como recomendar sites específicos. Sabemos que vários leitores do site procuram esse tipo de indicação, e estamos trabalhando para produzir mais conteúdos que ajudem na escolha do fornecedor e/ou do profissional para a aquisição da prótese (sempre avisamos no Facebook e no Twitter quando chega conteúdo novo por aqui).
Gostaria saber onde comprar aqui no Rio, sou negra.
Nilcea, não podemos te indicar nenhum fabricante específico, mas o seu comentário fica publicado caso algum outro leitor possa te ajudar, ok?
Boa noite! Fui diagnosticada com câncer de mama 1 mês atrás, daí começou minha batalha pela vida! Nesse processo descobri a prótese capilar, comprei por um preço mto acima do informado por vcs… R$ 5.200,00!!!! Isso pq paguei a vista e pedi desconto, pois era R$ 5.700,00! Bem, ocorre que estou com mta dificuldade de adaptação dessa prótese! Não sei se é por causa da perda dos cabelos, o couro cabeludo está sensível, moro em uma região mto quente, eu não sei, mas estou arrependida do investimento e precisava de uma opinião profissional. Isso vai passar? A adaptação é assim mesmo? E o valor? Foi superfaturada minha prótese não é?? Agradeço muito pela resposta!
Elaine, os valores que a gente mencionou são apenas uma referência: como dissemos, o preço de uma prótese pode variar bastante dependendo de vários fatores (incluindo o tamanho da área de cobertura da peça, o comprimento dos fios e a qualidade dos materiais e da confecção). Várias pessoas relatam aumento da sensibilidade no couro cabeludo durante o tratamento do câncer – o ideal é conversar sobre o assunto com o seu médico ou com um dermatologista, para verificar o que pode ser feito para aliviar o desconforto e facilitar o uso da prótese.