Saw Palmetto: fitoterápico para queda de cabelo
Os suplementos de saw palmetto (ou Serenoa repens, uma planta nativa da América do Norte) são normalmente utilizados na manutenção da saúde da próstata e do trato urinário, mas ganharam destaque na internet para uma finalidade diferente: combater a queda de cabelo (mais especificamente nos casos de alopecia androgenética).
A promessa é a de ser uma alternativa natural à finasterida, um dos principais medicamentos utilizados no tratamento da calvície genética. A principal vantagem seria a promoção de resultados tão eficazes quanto os obtidos com o remédio, porém com muito menos risco de apresentar os efeitos colaterais que afastam tanta gente do tratamento desse tipo de alopecia.
O que chamou a nossa atenção é que, além da prática popular, já existem estudos que dão força a essa promessa.
Vamos analisar o que o saw palmetto realmente oferece, tanto em termos de riscos quanto de benefícios, e investigar se ele pode ser mesmo uma boa alternativa de remédio natural para a queda de cabelo.
O que é saw palmetto?
Saw palmetto é o nome comum em inglês para uma pequena palmeira norte-americana de nome científico Serenoa repens (também citada em algumas fontes como Serenoa serrulata ou Sabal serrulata). Ela produz cachos de pequenos frutos que se tornam escuros ao amadurecer: é a partir dos frutos parcialmente secos que os extratos disponíveis no mercado são normalmente produzidos.
Para que serve?
O saw palmetto é popularmente utilizado para uma infinidade de condições de saúde (desde resfriados, bronquite, asma e dores de cabeça até diabetes e problemas de fertilidade e libido), apesar de não existir comprovação científica sólida sobre a eficácia do produto nesses casos.
Mas a principal aplicação do extrato de saw palmetto atualmente é relacionada à saúde da próstata e do trato urinário inferior (que envolve a bexiga e a uretra). O produto é considerado o tratamento natural mais popular nos Estados Unidos para a hiperplasia prostática benigna (condição associada ao aumento do tamanho da próstata, que pode provocar problemas urinários), apesar de ainda não ser reconhecido como tal pela U.S. Food and Drug Administration (FDA, órgão que regula a comercialização de medicamentos nos Estados Unidos) – vamos entrar nessa questão daqui a pouco.
Como funciona?
Diversos estudos já indicaram que o extrato de saw palmetto poderia inibir a ação da enzima 5-alfa-redutase (que converte a testosterona em DHT – explicamos neste post como isso interfere nos quadros de calvície), além de agir como antagonista androgênico e estrogênico (competindo pelos receptores dos hormônios nas células, de forma parecida com a ação da flutamida) e ter função anti-inflamatória.
Alguns pesquisadores atribuem esses efeitos principalmente à combinação de vários ácidos graxos (como o ácido láurico, ácido mirístico e ácido oleico) e fitoesteróis (beta-sitosterol, campesterol e estigmasterol) presentes nos extratos (segundo este estudo, os extratos líquidos contêm as maiores concentrações dessas substâncias).
O que achamos intrigante é que um dos estudos chegou a reportar resultados tão bons com o uso do saw palmetto quanto com a finasterida (medicamento muito utilizado nos casos de hiperplasia prostática benigna, considerado atualmente um dos principais remédios no combate à alopecia androgenética).
A melhor parte: algumas dessas pesquisas (links em inglês: 1, 2, 3) sugerem que o saw palmetto seria capaz de promover estes benefícios sem causar alterações significativas na função sexual dos pacientes – uma enorme vantagem, considerando que várias pessoas evitam ou abandonam os demais medicamentos exatamente por conta desses efeitos colaterais.
Porém, apesar de serem bastante promissores, os resultados obtidos até hoje ainda são considerados insuficientes para determinar com certeza a eficácia do saw palmetto. Muitos dos benefícios do produto foram demonstrados em estudos in vitro, mas ainda não foram replicados in vivo (diretamente no organismo), por exemplo.Além disso, como não existe padronização na produção dos extratos (cada fabricante faz de uma forma diferente, e a composição dos produtos pode variar enormemente), não dá pra afirmar que os resultados obtidos com uma amostra serão replicados por todas as variedades disponíveis no mercado.
Outro ponto é que o foco da maioria dos estudos é o efeito observado na próstata e no trato urinário inferior: ainda não existem muitas pesquisas investigando a ação da substância especificamente nos folículos capilares, nem com formulações tópicas (que em teoria poderiam reduzir a absorção sistêmica do produto, direcionando a sua ação apenas para os fios das áreas tratadas) – um dos motivos pelos quais a Anvisa não permite a adição de saw palmetto a fórmulas de cosméticos, perfumes e outros itens de higiene pessoal.
Funciona mesmo?
Nas diversas avaliações de usuários disponíveis pela internet, muitos dizem ter tido efeitos positivos com os extratos de saw palmetto tanto para condições relacionadas à próstata e a problemas urinários quanto para outras ocorrências (como no controle da acne ou na função sexual).
Quanto aos efeitos na queda de cabelo, os relatos são controversos. Já vimos várias pessoas dizendo que observaram bons resultados (inclusive gente que tomava o extrato por outro motivo e diz ter notado a recuperação de cabelos que haviam parado de crescer há muito tempo), mas também existem muitos relatos de usuários que não notaram nenhum efeito.
É importante lembrar que quando avaliamos esse tipo de depoimento não dá pra determinar em quais casos houve resultado por conta da ação do produto ou de algum efeito placebo, ou se quem não observou resultados tinha outros problemas de saúde que precisavam de tratamentos diferentes, por exemplo. Por isso é sempre bom avaliar essas informações com cautela.
Existem contraindicações?
Apesar de o extrato de saw palmetto ter sido considerado bastante seguro na grande maioria dos estudos, existem vários alertas importantes que devem ser feitos antes de começar a usar o produto.
A Associação Americana de Urologia (AUA) publicou uma declaração destacando que vários dos sintomas apresentados no trato urinário inferior são provocados por doenças sérias (inclusive alguns tipos potencialmente perigosos de câncer). Como o saw palmetto pode promover alguma melhora nestes sintomas, é possível que o paciente acabe não procurando atendimento médico, o que pode atrasar o diagnóstico e prejudicar imensamente o tratamento e as chances de cura.
Além disso, a declaração da AUA afirma que como a composição dos extratos varia imensamente, não existem dados suficientes para garantir a segurança de cada extrato individualmente (principalmente considerando as possibilidades de interação medicamentosa ou os efeitos em pacientes com outros problemas de saúde).
Com essas informações em mente, a gente aconselha que você só faça uso do saw palmetto com orientação de um médico, e não deixe de informá-lo sobre todos os medicamentos, suplementos e outros produtos que você utilize regularmente ou tenha usado recentemente, além de qualquer problema de saúde que você apresente.
A recomendação da Anvisa é de que todos os pacientes passem por uma avaliação médica para descartar qualquer suspeita de câncer de próstata e problemas no trato urinário ou nos rins antes de iniciar o uso do produto, e que mantenham o acompanhamento médico regular durante todo o tratamento.
Além de ler as informações do produto antes de adquiri-lo para identificar componentes aos quais você possa ser alérgico ou ter alguma hipersensibilidade, é importante prestar atenção a algumas restrições mais específicas:
- O saw palmetto é contraindicado para crianças e mulheres (principalmente durante a gravidez e a amamentação). Alerta especial pra quem faz uso de anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal ou outros tratamentos que envolvam hormônios: como o saw palmetto pode interferir nas funções de alguns hormônios e diminuir a ação deles no organismo, os efeitos desses medicamentos podem ficar comprometidos ou precisar de algum reajuste na dosagem.
- Quem já faz uso da finasterida ou de outros medicamentos para a hiperplasia prostática benigna também deve informar isso ao médico antes de começar a utilizar o saw palmetto, uma vez que as duas substâncias podem ter efeitos similares.
- O produto também pode retardar a coagulação sanguínea e potencializar os efeitos de medicamentos com ação anticoagulante (como aspirina, diclofenaco, ibuprofeno, naproxeno, heparina, varfarina, entre outros, incluindo produtos naturais como o gingko biloba, por exemplo). Por causa desse efeito, é recomendado suspender o uso do saw palmetto algumas semanas antes de passar por procedimentos como cirurgias, em que possa haver sangramento.
Resumindo: você tem qualquer problema de saúde, vai passar por algum procedimento médico, está tomando remédio, pílula, suplemento, vitamina? Converse com o seu médico antes de tomar saw palmetto. Não tem nenhuma dessas restrições? Converse com o seu médico assim mesmo.
Precisa de receita médica pra comprar saw palmetto?
No Brasil sim, em alguns outros países (como nos Estados Unidos) não.
Explicamos a diferença: você pode reparar que as embalagens importadas dos produtos que contêm saw palmetto divulgam os benefícios no “suporte à saúde e funcionamento normal da próstata”, mas nunca dizem que o produto trata a hiperplasia prostática benigna, a calvície ou qualquer outro problema de saúde.
Isso acontece porque nos Estados Unidos esses produtos são vendidos como suplementos nutricionais. Se algum deles alegar qualquer efeito medicamentoso (sugerindo que possa ser utilizado como tratamento para algum problema de saúde), ele passa a estar sujeito à regulação da FDA para remédios, que requer uma série de estudos comprovando a sua eficácia e segurança (até hoje nenhum fabricante de derivados do saw palmetto cumpriu os critérios para obter esta licença no país).
Aqui no Brasil, esses produtos são classificados como fitoterápicos (medicamentos feitos a partir de uma planta medicinal) e devem ter registro na Anvisa / Ministério da Saúde para serem comercializados (isso vem indicado na embalagem com a sigla MS e uma sequência de 9 ou 13 números, sempre começando com o número 1).
As farmácias de manipulação também podem produzir fitoterápicos: nesse caso eles não precisam do registro. Mas seja industrializado ou manipulado, a venda do produto é sob prescrição médica (de acordo com a Resolução-RE 89 de 16 de março de 2004, da Anvisa).
Por sinal, vale destacar que a bula padrão da Anvisa para a Serenoa repens prevê o seu uso apenas no tratamento da hiperplasia benigna da próstata e sintomas associados, ou seja, o uso do produto para tratar casos de queda de cabelo é considerado off label (ou “fora da bula”): nesses casos, o tratamento acontece por conta e risco do médico que o receitar (para saber o que a Anvisa diz sobre essa prática, clique aqui).
Qualquer que seja a forma de aquisição do produto (importado ou nacional, apresentando receita médica ou não), a nossa recomendação é de que você sempre consulte o seu médico.
Quais os possíveis efeitos colaterais do saw palmetto?
Segundo a Anvisa, o saw palmetto pode causar náuseas, dor abdominal, distúrbios gástricos, constipação e diarreia (e em casos raros hipertensão, diminuição da libido, impotência sexual, dor de cabeça e retenção urinária). O seu médico deve ser informado sobre qualquer reação que você venha a apresentar com o uso do produto.
Como tomar?
Como os produtos têm apresentações e concentrações diferentes, o uso deve ser orientado pelas instruções de cada fabricante, na bula do produto (o seu médico pode determinar uma posologia diferente da indicada na embalagem).
Onde comprar?
Você pode encontrar o saw palmetto em drogarias, farmácias de manipulação e lojas de suplementos e produtos fitoterápicos. As lojas virtuais apresentam a comodidade de adquirir os produtos sem sair de casa, mas nesse caso é preciso calcular se mesmo com o frete o preço se mantém competitivo em relação às outras opções.
Além das variedades nacionais industrializadas (uma das mais conhecidas é o Prostatal, fabricado pela Herbarium) e manipuladas, existem no mercado inúmeros produtos importados (de marcas como GNC, Biovea e Newton-Everett Biotech, entre várias outras).
Muitas empresas brasileiras trabalham com produtos importados, mas algumas pessoas preferem adquirir seus produtos diretamente no exterior quando viajam ou através de sites estrangeiros. Pode ser uma boa se você entende bem o inglês e tem cartão de crédito internacional, mas também é preciso considerar as taxas e impostos.
Além disso, os medicamentos e alimentos vindos do exterior estão sujeitos a passarem pelo controle sanitário ao entrar no Brasil. A Anvisa libera desse procedimento os produtos que sejam adquiridos para uso próprio (você pode precisar apresentar a receita médica em alguns casos para comprovar esta finalidade) e não contenham substâncias de uso não autorizado no país. Para saber mais sobre as regras da Anvisa para entrada de medicamentos importados no Brasil, clique aqui.
Quanto custa?
Os preços do saw palmetto variam bastante de acordo com o tipo de extrato (seco ou oleoso), a concentração do produto, a mistura com outros componentes, a quantidade por embalagem e o fabricante (principalmente entre os nacionais e importados).
Já vimos desde fórmulas manipuladas por valores aproximados de R$ 30,00 (com 30 cápsulas) até compostos importados com custo acima dos R$ 250,00 (com 600 comprimidos). As lojas (físicas e virtuais) costumam fazer promoções e descontos periódicos, então é importante pesquisar bem antes de comprar.
Em tempo: você deve adquirir o produto sempre na concentração determinada pelo seu médico e na quantidade equivalente à duração do seu tratamento. Nada de fazer adaptações por conta própria em função de preço ou de qualquer outro critério, ok? Encontrou uma versão mais barata, misturada com outros compostos ou em concentração um pouco diferente da que o seu médico determinou? Converse com ele antes de adquirir o produto e só utilize se ele autorizar.
Vale a pena usar o saw palmetto?
Apesar de ainda serem necessários mais estudos para que ele seja oficialmente reconhecido como tratamento para a alopecia androgenética, vários médicos no Brasil e no mundo todo já têm indicado o saw palmetto em alguns casos, principalmente quando há alguma restrição ao uso da finasterida.
A perspectiva de um tratamento mais natural, com bom perfil de segurança e que possa trazer menos riscos de efeitos colaterais sérios é bastante animadora, mas é fundamental que antes de testar o saw palmetto você esteja ciente de que:
- As pesquisas atuais ainda não são consideradas 100% conclusivas em relação aos benefícios do produto para a queda de cabelo (ou seja, a eficácia do saw palmetto nesses casos não é totalmente comprovada);
- O fato de se tratar de um produto natural não significa que ele é isento de riscos ou contraindicações, e portanto ele deve ser tratado com tanta atenção e cuidado quanto qualquer outro medicamento;
- O uso do saw palmetto para queda de cabelo ainda é considerado off label, portanto a responsabilidade sobre o tratamento é totalmente do médico que o prescrever.
Se você entende e aceita essas condições, o primeiro passo para experimentar o saw palmetto é ter uma conversa com o seu médico. Pondere com ele os prós e contras, exponha as suas preocupações, tire todas as dúvidas antes de começar e se comprometa a fazer um acompanhamento regular da sua saúde durante todo o período de uso do produto.
Afinal de contas, por mais promissor que um novo tratamento possa ser, a sua saúde e segurança devem ser sempre levadas a sério e colocadas em primeiro lugar.
Perguntas pra você:
Você já utilizou algum produto com extrato de Serenoa repens? Como foi a sua experiência? Deixe um comentário contando o seu relato ou enviando as dúvidas que não tenham sido respondidas neste post.
Achei muito interessante o ponto que relata menor risco de contraindicação. Há algum relato sobre o uso de saw palmetto + minoxidil?
Amilton, já vimos relatos de gente que usou os dois juntos sim, principalmente no exterior. O melhor é sempre conversar com o seu médico pra que ele indique os tratamentos ideais para o seu quadro.
Eu uso saw palmetto, alecrim e urtiga com plantas. Biotina e para o cabelo minoxidil e alfaestradiol. Tenho notado resultados satisfatórios. Realmente essas plantas são boas.
Vc usa de qual forma o saw palmetto, alecrim e urtiga Fernando?
Eu faço uso de saw palmetto e minoxidil e para mim os resultados estão sendo ótimos! Tenho alopecia androgenética.
Meu marido estava com hiperplasia prostática benigna e não quis tratar com finasterida. Optou pelo Prostatal (da Herbarium) – cabe aqui uma observação muito importante: os ácidos graxos presentes no Saw palmeto só terão efeito benéfico se não estiverem rancificados. O que diminui o efeito benéfico em alguns óleos de Saw palmeto se deve à baixa qualidade destes óleos. A simples exposição do óleo ao ar já rancifica o mesmo, perdendo assim suas propriedades. Falo com propriedade pq sou farmacêutica e pesquisadora. Por muitos anos fiz controle de qualidade de fitoterápicos manipulados ou não, à base de Saw palmeto, e o que pude concluir foi que a qualidade das cápsulas moles comercializadas pela Herbarium são infinitamente superiores as demais. Baseado nestas observações meu esposo optou pelo Prostatal. Depois de dois frascos consumidos, repetiu os exames da próstata. Para a surpresa dele e do médico (que preferiu não acreditar que era efeito do Saw palmeto), a próstata havia reduzido de tamanho, retornando ao normal e o PSA estava super baixo. Eu recomendo!
Bom dia! Esta medicação cura o câncer de próstata, quando detectado? Obrigado.
Sérgio, o saw palmetto não trata o câncer de próstata (nem deve ser utilizado por pacientes com câncer de próstata sem o aval do médico responsável pelo tratamento).
Boa tarde amigo, achei muito legal os benefícios dessa planta, mas gostaria de saber se alguém sabe de algum site que vende semente ou muda dessa palmeira aqui no Brasil.
Hiram, a gente não encontrou nenhuma informação sobre cultivo de Saw Palmetto no Brasil (a planta é nativa do sul dos Estados Unidos).
Eu comprei pelo Biovea e chegou certinho, vo começar a tomar hj.
Anderson, qual sua avaliação quanto ao uso do saw palmetto? Abs
Oi, no site chaecia vende as folhas da planta pra se fazer chá.
Alguém consegue relatar alguma experiência positiva com o saw palmeto?
Mulher pode tomar este medicamento?
Hortênsia, o saw palmetto é contraindicado para mulheres (se o seu médico receitar, ele se responsabiliza pelos riscos do tratamento – para ver a opinião da Anvisa sobre essa prática, clique aqui).
Estou tomando SSP3 Forte já há seis meses. Devo fazer alguns exames para constatar os resultados, mas os sintomas de HPB já diminuíram. Eu aprovo.
Esse medicamento é eficaz para o tratamento da ejaculação precoce? Vi em um site que ele possui propriedades que auxiliam no combate da mesma.
Paul, a gente não encontrou nenhum estudo relacionando o saw palmetto diretamente a melhoras nos quadros de ejaculação precoce, mas é bom lembrar que o problema pode ser causado por diversas causas diferentes, e é importante identificá-las para conseguir selecionar os tratamentos mais adequados. O ideal é discutir o assunto com o seu médico.
Bom dia – prezado Claudio, também tomo o ssp3 forte, estou indo para o 4º mês, minha próstata perdeu 10g – estava em 52 e foi para 40g -, não sinto os efeitos colaterais relatados, caso queira trocar informações, isso é importante para nós.
Olá irmão, gostaria falar com você a respeito do SSP3 Forte, se for possivel me passa seu telefone que eu entrarei em contato, ok? Por gentileza, estou agurdando.
Raimundo, segue meu email: devanir.callegari@terra.com.br. Me envie seu contato e eu envio o meu, ok? Abraços!
Olá Devanir, gostaria de saber onde você compra pois conforme seu relato o produto é de boa qualidade. Minha próstata está com 34 gramas, estou tomando há três meses Tamsulon e não me sinto bem com este remédio. Obrigado pela atenção.
Marcos, não deixe de conversar com o seu médico antes de iniciar o uso do Saw Palmetto, ok?
Olá meu amigo, você está usando o SSP3 Forte, poderia me informar se está fazendo efeito para a redução da próstata aumentada? Como vc comprou o medicamento?
Olá, eu tenho HPB, gostaria de saber se posso tomar o Saw Palmetto com cloridrato de tansulosina, obrigado.
Carlos, você deve discutir isso com o médico responsável pelo seu tratamento, ok?
Procurar médico para indicação de fitoterápico é piada. O Conselho Federal de Medicina proíbe o profissional da área médica de utilizar fitoterápico em suas indicações. Parece piada mas existe uma Resolução do C.F.M. nesse sentido. Tem base?
Mauricio, isso é uma bagunça mesmo: o CFM publicou parecer reconhecendo a fitoterapia (inclusive dizendo que ela necessita de indicação médica) em 1992. Depois veio uma resolução em 1998 proibindo a “utilização de práticas terapêuticas não reconhecidas pela comunidade científica” (isso em tese incluiria a fitoterapia). Essa resolução menciona o artigo 124 do Código de Ética Médica, que veda ao médico “usar experimentalmente qualquer tipo de terapêutica ainda não liberada para uso no País, sem a devida autorização dos órgãos competentes (…)”. Em 2013 veio o parecer do CFM proibindo a prática da “medicina alternativa” (que incluiria a fitoterapia). Mas em 2014 a Anvisa passou a regulamentar os fitoterápicos no Brasil (e inclusive os define como medicamentos alopáticos). Depois disso, saiu um parecer do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais indicando que a prescrição de fitoterápicos liberados pela Anvisa não constituiria exercício ilegal da medicina.
No meio de tudo isso, e enquanto os órgãos todos não entram definitivamente em consenso, a única coisa que a gente pode fazer é continuar orientando as pessoas a procurarem orientação médica (a decisão de aprovar ou não o uso de um fitoterápico que fique a cargo de cada profissional, atualizado com a situação mais recente de todo esse debate nas diferentes instâncias).
É verdade, os médicos não acreditam nos fitoterápicos porque preferem atender os medicamentos fabricados por laboratórios que bancam seus congressos mundiais. Quanto mais receitarem, mais lucro para as indústrias farmacêuticas.
Solicito informação: tenho próstata aumentada, já fiz 3 vezes biópsia e deu benigna, 6.50 de tamanho. Existem medicamentos ou fórmulas que posso tomar? Eu gostaria de fazer reposição de hormônio, gostaria de saber o nome da fórmula para eu utilizar. Gostaria de tomar um medicamento para continuar mais jovem e saudável. Obs: eu cuido da minha saúde, está perfeita, estou ótimo. Por favor aguardo retorno, indicar a farmácia para eu providenciar a compra e mandar fazer as fórmulas. Obrigado.
Ademir, a gente não tem como te indicar qualquer farmácia, fórmula ou medicação de qualquer tipo. A única pessoa que pode te orientar em relação a reposição hormonal é o seu médico, que vai te avaliar, analisar os seus exames e determinar quais as melhores opções para o seu caso específico, ok?
Boa noite, comprei sem indicação o saw palmetto de 320 mg em uma farmácia de manipulação 3 dias atrás, estou tomando 2 cápsulas por dia. Por gentileza, gostaria de saber qual é a média da dosagem diária mais indicada, no meu caso para tratar a calvície. Não estou pedindo uma receita, mas uma informação. Parabéns pelo artigo. Desde já agradeço.
Jandir, a gente não sabe se existe uma dosagem padrão pra esses casos (achamos improvável, porque mesmo que todos os extratos de saw palmetto fossem perfeitamente padronizados, ainda seria preciso considerar o quadro individual de cada paciente pra definir a posologia adequada – assim como no caso da finasterida ou qualquer outro medicamento). Na dúvida, siga as instruções da bula ou converse com o seu médico ou farmacêutico.
160 mg 2×dia
A dosagem que foi implementada para a calvície androgenica foi 150mg duas vezes ao dia.. Existe dados que sim melhora a queda, mas esses dados não foram concluídos como base de estudo… Vale lembrar que a causa de alopecia não é só androgenica… Se não obter melhora em uns meses, melhor suspender e procurar a causa…
Certa vez passei a sentir fortes dores na região entre testículos e ânus. Uma dor horrível, ao urinar principalmente e extrema dificuldade em conter a urina. Quando a vontade chegava precisava ir urgentemente ao banheiro. Não conseguia ficar sentado por muito tempo, principalmente em superfície rígida. Para manter relações sexuais, um sacrifício (sou hétero). Até na hora de evacuar doía. Pode parecer estranho, mas era exatamente assim.
Procurei um médico urologista, nunca tinha feito o exame do toque. Fiz. O meu diagnóstico foi: próstata lisa, sem necessidade de reavaliação anual. Tinha 50 e poucos anos.
Voltei para casa e, após o toque, a dor aumentou e muito.
Sem saber o que fazer mais e como conter aquela dor, analgésicos nada resolviam, pesquisei por conta própria e, através da descrição dos sintomas, descobri: prostatite. Paralelamente, a correlação com o saw palmetto. No dia seguinte comprei a versão do laboratório Herbarium (Prostatal).
Em 3 dias apenas já estava praticamente livre daquilo tudo. Um santo remédio! Continuo a tomá-lo preventivamente. De 500mg uma vez ao dia. Já tem uns 8 anos. Tomo durante uns seis meses e paro um a dois meses.
De quebra, tinha uma p.. queda de cabelo. Foi-se a queda.
Boa sorte a todos!
Paulo, se possível me passe seu email ou me mande respostas no email julianotora@gmail.com. Gostaria de fazer algumas perguntas a você. Obrigado
Amigo! Gostaria de saber se o “Saw Palmetto” c/ concentrado e purificado 85-95% (“standardized to contain between 85-95%”) é usado especialmente p/ a calvície?
Jr, como dissemos neste trecho aqui, o saw palmetto é vendido como suplemento sem receita no exterior, mas no Brasil ele requer prescrição médica e só é comercializado como tratamento para a hiperplasia prostática benigna: o seu uso para tratamento da calvície é considerado off label e acontece por conta e risco do médico que o prescrever. Ou seja: quem deve analisar o produto e determinar se ele deve ser utilizado no seu caso ou não é o seu médico.
Gostaria de saber sobre o uso a longo prazo do saw palmetto com resultados de espermogramas, tem algum estudo?
Andre, o único estudo que encontramos avaliando os possíveis efeitos do saw palmetto sobre o esperma foi este aqui (link em inglês). Ele não apontou nenhuma interferência sobre a motilidade dos espermatozoides em baixa concentração de saw palmetto, mas houve uma redução quando a concentração foi aumentada (após 48 horas).
Olá!! Gostaria de saber qual a diferença do Saw Palmetto – Capsulas c/extrato seco, pó — e o Saw Palmetto – Capsulas Oleosas, qual dessas seria para prevenir a queda de cabelo? Tem diferença das duas na atuação?
Sandro, como mencionamos no post, aparentemente os extratos líquidos têm mais ácidos graxos e fitoesteróis que os extratos secos. Nenhum deles é voltado especificamente para o tratamento da queda de cabelo (seu uso nesses casos é considerado off label e acontece por conta e risco do médico que prescrever).
Gostaria de saber a dosagem para queda de cabelo: 160 ou 320 dia?
Andre, falamos sobre isso neste comentário aqui.
Boa tarde, gostaria de saber se o Saw Palmetto em conjunto com Pygeum Africanum teria um efeito melhor, já que este segundo também promete ótimos efeitos ao combate do HPB. Obrigado.
Roberto, ainda estamos pesquisando sobre o Pygeum Africanum, deve sair post sobre o tema aqui no site (sempre avisamos no Facebook e no Twitter quando chega conteúdo novo por aqui, e você pode se inscrever pra receber as atualizações por e-mail no topo do menu ao lado direito da página).
Eu moro no USA e faco reposição de hormônio há 4 anos. Estrógeno e progesterona são os que uso. Em setembro deste ano fiz um exame de sangue e registrou que minha testosterona estava um pouco acima do normal para mulher. A médica naturopata então me receitou Saw Palmetto para diminuir a testosterona.
Não havia lido nada sobre o uso de Saw Palmetto p/ mulher. Fiquei surpresa, mas comecei a usar. Gostaria de falar que sou super saudável, como comida bem saudável, não bebo, fumo ou uso drogas recreativas, e pratico esportes 5 dias da semana. No último ano, porém, tive um problema na coluna e gradativamente comecei a ter muitas dores nas juntas. Após exercício físico sempre muita dor, mas mais dor sentia se não me exercitasse. Uma semana antes de tomar o Saw Palmetto estava começando a achar que deveria estar com artrite, por causa da dor.
Gostaria de falar os benefícios do Saw Palmetto para mim. Um, para minha surpresa: um comprimido por dia de 600 mg. No primeiro dia que tomei, acordei no dia seguinte sem dor nas juntas, e dormi super bem, sem sonhos e com 20% da dor que estava sentindo anteriormente. Uma das coisas que me acontece quando os hormônios estão irregulares, durmo porém eu sonho a noite inteira e acordo cansada. Eu acredito que Saw Palmetto tem propriedades anti-inflamatórias, talvez não funcione p/ todos mas para mim foi como um milagre. Um sintoma que sinto quando o meu testosterona está elevado eh que trabalho muito e exercito muito, fico sempre ocupada, com muita energia física, e nunca descanso o suficiente. O Saw Palmetto me ajudou a ficar mais no meio termo. Sem dúvida meu cabelo esta mais saudável e cresceu nos últimos dois meses visivelmente, o que estou adorando.
Gostei muito de ler este texto, pois tenho notado tb que nos últimos 2 meses, no fim do dia vejo as veias do meu corpo através da pele numa tonalidade bem azul, o que nunca vi antes, no meu peito e nas pernas. E no primeiro mês que tomei tive minha menstruação por 2 semanas, o que nunca aconteceu nos meus mais de 40 anos. Por essa razão comecei a achar que a cor das minhas veias e dor nas pernas deve ter alguma relação. Por favor, se vc puder me dar uma sugestão agradeço neste aspecto.
Mas eu em geral me senti muito melhor com o uso do progesterona, estrogênio e Saw Palmetto do que usando só o estrogênio e progesterona. Gostaria de dizer que meu hormônio eh feito na farmácia de manipulação, não eh indústria farmacêutica. Espero que meu comentário possa ser útil p/ outras pessoas. Obrigada.
Flavia, é a primeira vez que vemos esse tipo de relato (sobre a aparência das veias) associado ao uso do Saw Palmetto. O ideal é relatar as ocorrências à médica que te prescreveu o tratamento, ok? E nós é que agradecemos pelo seu comentário! 🙂
Estou usando saw palmetto a 30 dias com finalidade de queda de cabelo na dosagem de 160 mg duas vezes ao dia. Gostaria de saber se já existe relatos de resultados e/ou estudos favoráveis para essa finalidade e gostaria de saber também, como meu pai teve ca de próstata, se me beneficio com uso a longo prazo.
Andre, falamos um pouco sobre os estudos que já vimos a respeito neste trecho aqui, e sobre a relação entre saw palmetto e câncer de próstata neste trecho aqui.
Galera, será que faz mal tomar saw palmeto com finasterida ao mesmo tempo?
Rafa, o ideal é conversar com o seu médico sobre qualquer medicamento que você utilize antes de tomar saw palmetto (inclusive a finasterida).
Eu to seguindo o tratamento do roberto de lucca, alguem ja ouviu falar (vecendo a calvicie)?
Rafa, não pesquisamos a fundo sobre isso, mas o que já vimos a respeito não nos inspirou absolutamente nenhuma confiança (falamos um pouco a respeito neste comentário aqui).
Eu já ouvi falar!! Poderia me dizer se resolveu e se o tratamento tem muito gasto?
Você já ouviu sobre Zymo hair?
Já sim André, devemos fazer um post a respeito aqui no site (sempre avisamos no Facebook e no Twitter quando chega conteúdo novo por aqui, e você pode se inscrever para receber as notificações por e-mail, no topo do menu à direita aqui no site).
“Roberto de Luca – Vencendo A Calvicie”?? Eu comprei este e-book. Depois descobri que é uma simples tradução de um gringo chamado Jared Gates – Hair Loss Protocol – Rebuild Hair Program”. Este Roberto de Luca é NO MÍNIMO UM MENTIROSO, pois somente alterou o nome do autor e do médico e se fez passar por autor. Até a foto da capa do livro é a mesma, ridículo.
Parabéns pelo site e pelo artigo! Por gentileza, gostaria de saber qual especialidade médica procurar para obter um tratamento com Saw Palmetto para fins de combate à queda de cabelo. Qual especialista poderia avaliar exames e receitar este fitoterápico? Tenho 25 anos e já fiz o uso (por conta própria) de finasterida, obtive resultados, porém após interromper o uso a queda voltou, e não gostaria de usá-lo novamente pois tenho medo dos efeitos colaterais que possam surgir ao longo prazo. Mais uma vez agradeço, pesquiso muito sobre o assunto em questão e este site é muito bom, o melhor que já encontrei, muito bem explicado e passa informações de forma ética e responsável. Obrigado!
A gente é que agradece pelo seu comentário, Evandro! Pra conversar sobre tratamentos para queda de cabelo, o ideal é procurar um dermatologista.
Uso há 30 dias. O que senti é que aumentou o fluxo urinário, certamente diminuiu minha próstata.
Tenho hiperplasia prostática benigna desde 44 anos, hoje c/ 50. Iniciei acompanhamento médico tomando finasterida por dois anos. Por minha conta e risco associei parte da medicação com Saw Palmetto, informando ao médico. Observei redução do PSA e após um ano continua em níveis mais baixos. Nos cabelos observei aumentar o vigor e “segurou o cabelo”. Quando parei de usar (nesse período p/ avaliar) observei meus cabelos caírem mais. Não sabia do efeito nos cabelos, foi somente depois que parei e relatei ao médico que fiquei conhecendo. Hoje uso 1 mg de finasterida e acompanhamento médico 1x ao ano. Não observei retorno de cabelos, somente observei aumento da vitalidade, cabelos “cheios” e diminuição da queda. Obs: não sou calvo, somente “entradas”.
Olá, uma pergunta: alguém já usou bloqueador de DHT da marca Foligain.D12 e Foligain.AT3 Sérum de Crescimento Capilar Renovado? Sou de Portugal e atualmente faço tratamento com minoxidil com bons resultados, mas interrompidos. O tratamento com minoxidil foi me eficaz até um ponto, dado a esse ponto parou de ter resultados, ou seja, só recuperei 50% do cabelo. Agora quero começar esse novo tratamento com um novo minoxidil, esse Foligain.D5 que além de conter minoxidil 5% tem outras substâncias naturais que dizem que ajuda no tratamento, juntamente com o outro produto, Foligain.D12 para ajudar a bloquear o DHT. Alguém aqui já usou algum desses produtos? Ou sabem algo sobre eles??? Obrigado.
Joao, estamos pesquisando sobre essa linha, deve ter post sobre ela aqui no site futuramente (sempre avisamos no Facebook e no Twitter quando tem conteúdo novo por aqui, e você pode se inscrever pra receber as notificações por e-mail, no topo do menu à direita aqui no site).
Eu quero saber se a versão em óleo de Saw Palmetto tem os mesmos benefícios das capsulas e onde posso comprar o óleo?
Leandro, a maioria dos produtos que encontramos no mercado apresentam o extrato do saw palmetto em cápsulas (que podem ser feitas tanto a partir do extrato seco quanto do oleoso, como mencionamos no post) ou em forma líquida (para ser tomado em gotas). Não sabemos de nenhum fornecedor que disponibilize o produto em forma de óleo no Brasil.
Redação, estou tratando alopecia androgenética e me foi receitado Serenoa Repens – o pessoal da farmácia de manipulação que me atende disse que Saw Palmetto e Serenoa Repens não são a mesma coisa, vocês sabem algo a respeito?
Daniela, são a mesma coisa sim. Tem uma resolução da Anvisa que menciona as diversas variantes do nome neste link aqui. O pessoal dessa farmácia te disse quais seriam as diferenças entre os dois, no entendimento deles?
Olá amigos! Gostaria de sugerir um artigo sobre um novo produto (dizem ser revolucionário), Haircaps, tem duas fórmulas, dia e noite! Parabéns pelo site e obrigado desde já.
Já tá na nossa lista, Evandro! Sempre avisamos lá no Facebook e no Twitter quando chega conteúdo novo por aqui, e você pode se inscrever pra receber as notificações por e-mail, no topo do menu à direita aqui no site 😉
Olá! Faço uso deste medicamento desde agosto/2015 e me foi prescrito por médica dermatologista para o meu cabelo, pois este não caía mas não crescia e tinha afinado muito. Desde então meu cabelo tem melhorado muito e tem crescido, devagar mas notável. O que me preocupou foi ler no artigo da impossibilidade de mulheres e principalmente que tomam anticoncepcional tomar esse medicamento, pois esse é o meu caso.
Morisa, quando um médico receita um medicamento em uma situação diferente da indicada na bula, chamamos essa prescrição de off-label (“fora da bula”). Nesses casos, o tratamento acontece por conta e risco do médico que o prescreveu. Para saber a posição da Anvisa em relação a isso, clique aqui.
Estou confuso quanto à influência que o Saw Palmetto exerce sobre a testosterona. O uso do medicamento aumenta ou diminui o nível de testosterona no organismo?
Hildo, a gente não encontrou nenhuma referência conclusiva sobre isso. O saw palmetto não parece atuar diretamente na produção da testosterona, apenas inibir a conversão do hormônio em di-hidrotestosterona, o que em teoria poderia disponibilizar maiores níveis de testosterona no organismo. Por outro lado, se o saw palmetto agir como antagonista dos receptores androgênicos, isso poderia diminuir os efeitos da testosterona no organismo também. O ideal é discutir essas questões com o seu médico antes de usar o saw palmetto (ele pode avaliar o seu quadro e monitorar os níveis hormonais durante o tratamento se for necessário, por exemplo).
Bom dia. Uso saw palmetto há cinco anos, prescrito por urologista. Só tive benefícios em relação à hiperplasia. Quando paro de tomar aparecem os problemas urinários. Não tive nenhum efeito colateral. Gostaria de dar a minha opinião. A Anvisa só aprova uso de medicamento quando o FDA aprova, e eles não vão aprovar o que prejudica os grandes laboratórios. Falou-se muito em efeitos colaterais do saw palmetto, e os da finasterida? Obrigado.
Marcos, a Anvisa já aprova o saw palmetto como medicamento fitoterápico para a hiperplasia prostática benigna, enquanto o FDA ainda não o reconhece como tal (por isso ele é comercializado nos Estados Unidos apenas como suplemento alimentar, como explicamos no post). Falamos especificamente sobre a finasterida neste post aqui.
Boa noite, poderiam dar mais detalhes de contra-indicações para mulheres que fazem uso de reposição hormonal? Há artigos que nao indicam contra-indicação a nao ser que estejam grávidas. Alguém aqui faz uso nestas condições e poderia reportar? Obrigada
Jacqueline, a referência que encontramos sobre isso foi uma publicação no site do Centro Médico da Universidade de Maryland (link em inglês aqui), que diz apenas o que já falamos no post mesmo (como o saw palmetto poderia competir pelos receptores androgênicos e estrogênicos nas células, isso teria o potencial de interferir nas ação de alguns tratamentos à base de hormônios). De qualquer forma, o ideal é sempre discutir essas questões com o médico responsável pelo seu tratamento (que é quem pode avaliar se esse é um risco no seu caso, monitorar os níveis hormonais durante o tratamento e providenciar quaisquer adaptações que se façam necessárias).
Porque os meus comentários não são colocados no post?
Eder, as regras para uso da seção de comentários podem ser consultadas neste link aqui.
Tenho 64, sinto todos os sintomas de HPB e inclusive já fiz ressonância acusando a próstata aumentada sem nódulos ou tumores. Faço uso de doxazosina há mais de três anos e sinto muita fraqueza, dor de cabeça, zumbido, etc, que me faz pensar pq tomar um medicamento que me causa tantos males. Ao pesquisar por saw palmeto, entrei no site e vi relatos que só me fizeram pensar pq não vi esses relatos do uso da planta há mais tempo. Parabéns ao adm do site e a todos que postaram sobre o uso benéfico do saw palmeto. Vou usar o mais rápido possível!!
PS- Qual seria a dose inicial, já que uso doxazosina??
Luiz, quem deve avaliar a pertinência do saw palmetto para o seu caso, a possibilidade de interferências com o tratamento que você já faz e determinar qual deve ser a posologia inicial é o seu médico, ok?
Olá. Mandei uma mensagem anteriormente e segui pesquisando na web sobre este fitoterápico. Tenho uma doença chamada cistite intersticial, cujos sintomas são os mesmos de uma infecção urinária, porém sem a presença de bactérias; é uma doença autoimune. Vi que o Saw Palmetto pode ser benéfico para esta doença. Você sabe se existe algum estudo que sugira isso? Obrigado!
Lauro, nenhum dos estudos que consultamos pra elaborar o post menciona a cistite intersticial. Você já perguntou ao seu médico se ele sabe algo a respeito?
Obrigado pela resposta. O grande problema é encontrar um médico que receite fitoterápicos em Porto Alegre. Se falar sobre isso com meu urologista acho que provavalemente ele vai me ignorar…
Em Porto Alegre nao conheco urologista que indique fitoterápico pra HPB. Todos conhecem saw palmetto e pesquisas a respeito, mas dizem que não são conclusivas. Mas vou conversar com o meu antes de tomar o combodart que me receitou. Tenho sintomas leves, vou experimentar por 6 meses e irei ao urologista fazer o exame de toque e ecografia abdominal total com análise da próstata e exame de residuo miccional. Começo a fase de cobaia segunda feira, 19 de julho de 2016. Espero não morrer! Kkkkk
Diferentemente do que consta no site, o saw palmetto pode sim ser utilizado por mulheres! Se a planta altera os efeitos dos anticoncepcionais, aí é outra história! Se estudarem um pouco mais irão verificar que ele faz bem para as mulheres com relação a cólica menstrual, acne e sop.
Fabiana, essa informação foi retirada da bula padrão da Anvisa para a serenoa repens, que diz que “mulheres, principalmente grávidas ou em amamentação, não devem fazer uso deste fitoterápico”.
Hoje meu tricologista indicou, 1 cápsula de 160 mg pela manhã e 1 cápsula à noite. Ele disse que Serenoa Repens é extramente importante para quem tem alopecia genética. Já tomo vit D, algumas vit para vitiligo e uso DIU. Ele disse que a única contraindicação para mim é que se eu estiver grávida ou tentando engravidar NÃO pode tomar mais, tem que suspender.
Oi Ana. Espero que me ajude de alguma forma. Li seu comentário e tb sofro de alopécia androgenética, segundo um tricologista bastante conceituado com quem me consultei. Ele me prescreveu a finasterida oral e tópica (juntamente com outros ativos, inclusive minoxidil). Acontece que tive muitos efeitos colaterais, dentre eles uma depressão muito forte. Tinha insônia, baixíssima libido (nula), crises nervosas e até um leve grau de hipocondria. Tenho 36 anos e nenhum motivo pra tamanha infelicidade que o medicamento provocou. Por conta disto procurei um médico especialista em fitoterapia e ele pediu para que eu suspendesse urgentemente a finasterida. Descontinuei o remédio num prazo de 10 dias, sendo que eu já tomava por 4 meses. Não sei se foi o correto, mas sofri de colaterais tb com sua suspensão. Novamente, crises de choro, pensamentos ruins e, acredite, vagamente suicidas. Digo isto convicta de que foi a finasterida a causadora de todo o meu transtorno emocional. Da libido, somente agora, quase 2 anos depois, senti normalização. A parte emocional tb estabilizou, veja vc… Durante meu tratamento notei melhora significativa na queda e no nascimento de novos fios. Mas juro, não valeu a pena diante do estado deprimente em que me encontrava. Quando suspendi, meses depois a queda voltou, juntamente com a quebra dos fios e notável afinamento e miniaturização dos cabelos das laterais (entradas). Praticamente voltei a estaca zero, a mesma de quando iniciei o tratamento. Ocorre que sempre tive muito cabelo e isto tem me ajudado a não sentir tanto o efeito da AA. Com base no seu depoimento, e sabendo que se consultou com um especialista, gostaria de saber se tem conhecimento sobre o uso tópico do Saw Palmetto, na forma de tintura. Localizei uma loja virtual que fabrica tal produto e pensei se não seria uma opção passar no couro cabeludo… Sabe sobre algo relacionado? Se puder trocar mais info comigo sobre isso por aqui ou no email krussa@bol.com.br. Se alguém que estiver lendo meu depoimento e tb quiser saber mais sobre minha experiência com esse e outros remédios e nutricosméticos, estejam à vontade para trocarmos figurinhas. Um abraço a todos e sigam firme na luta. Boa sorte. Obrigada.
Vc sabe me informar o tempo que o saw palmeto fica no organismo? A meia vida dele? Nos caso de engravidar, quanto tempo ele ainda persiste? A mesma coisa gostaria de saber sobre a espironolactona. Obrigada
Jackeline, as bulas de espironolactona que encontramos (exemplo aqui) informam meia-vida de eliminação entre 1,4 e 1,6 horas para a espironolactona e 16,5 horas para os metabólitos ativos (dados avaliados mediante administração de 100 mg por dia durante 15 dias em voluntários sãos). Não encontramos fontes precisas e confiáveis sobre a meia-vida do saw palmetto ou dos seus componentes. Em todos os casos, quem devem orientar sobre o uso desses medicamentos (ou o prazo de suspensão dos mesmos) caso haja intenção de engravidar é o seu médico, ok?