Raio-X do cabelo, parte 3 – Folículo capilar, fases do cabelo e investigação da queda
Na primeira e na segunda parte da nossa série sobre a estrutura e o comportamento do cabelo, falamos sobre as diferentes camadas que formam os fios, como elas são compostas e quais as suas funções. Agora vamos conhecer onde elas são formadas e investigar o ciclo de vida dos cabelos – uma etapa fundamental, já que a queda dos fios (que é o nosso tema central) faz parte desse processo.
As aberturas por onde os fios surgem na nossa cabeça não são simples “buracos”: embaixo da pele, cada um deles tem uma estrutura complexa que é responsável por produzir, organizar e preparar o fio para as condições que ele vai enfrentar no mundo lá fora.
A fantástica fábrica de cabelos
O lugar de onde cada fio de cabelo sai é chamado de folículo, e tem um formato parecido com um tubo, com o fundo mais largo e arredondado. A parte inferior é chamada de bulbo capilar, e é lá que o cabelo realmente nasce: vasos capilares trazem nutrientes para a papila, que fica no fundo do bulbo alimentando uma série de células que se multiplicam rapidamente. Esse grupo de células é chamado de matriz do cabelo.
À medida que as células vão surgindo, elas empurram as que vieram antes pra cima (o que faz o cabelo crescer), e começam a assumir papéis diferentes: as que estão mais perto das bordas do folículo formam uma espécie de revestimento interno, e as que estão mais no centro vão se diferenciando para formar a cutícula, o córtex e a medula do fio de cabelo (as camadas que já conhecemos no primeiro e no segundo posts desta série). Um grupo de células especiais, os melanócitos, carrega a melanina que vai dar cor ao cabelo. Essa diferenciação vai acontecendo à medida que as células vão percorrendo o folículo: quando o fio está completamente formado, essas células já estão mortas.
Um pouco mais acima, quando o fio já está quase saindo do folículo, entram os canais das glândulas sudorípara e sebácea. O suor e o sebo que elas produzem formam uma camada viscosa e oleosa que reveste o fio, protegendo a cutícula das agressões que ela vai receber quando surgir na superfície.
Além dessas glândulas existe um pequeno músculo aderido ao folículo, que é o responsável por levantar o fio em algumas situações (da mesma forma que acontece nos pelos do seu braço quando você se arrepia).
Fases da vida do cabelo
O ciclo de nascimento, crescimento e queda dos cabelos tem três fases distintas. A primeira delas, a fase anágena, é a etapa em que o bulbo capilar está em plena atividade: as células da matriz do fio crescem e se dividem continuamente, e o comprimento do cabelo vai aumentando. Essa etapa costuma durar de 2 a 7 anos, e os fios crescem em média 1 cm por mês.
A etapa seguinte é a fase catágena, na qual o folículo se prepara para entrar em descanso e o crescimento do cabelo é interrompido. O fio se desconecta da papila e a base do folículo começa a “subir” em direção à superfície da pele. Essa etapa normalmente dura de 2 a 4 semanas.
Na última fase, a telógena, o fio está pronto para cair. Normalmente ele se solta do folículo quando o cabelo é lavado ou escovado, ou quando um novo fio começa a ser produzido e a crescer no mesmo folículo, “empurrando” o antigo pra fora.
Cada fio de cabelo segue o seu ciclo independentemente, ou seja, nem todos os fios estão passando pela mesma fase ao mesmo tempo (o que é ótimo, por sinal: já imaginou se todos os fios da cabeça entrassem na fase telógena e caíssem juntos? Todo mundo ficaria completamente careca de tempos em tempos!).
Normalmente uma pessoa tem cerca de 100 mil folículos no couro cabeludo, dos quais entre 3 e 5% estão na fase catágena, outros 10 a 15% estão na fase telógena, e o restante (ou seja, a maioria dos fios) se encontra na fase anágena. Estima-se que todo mundo perca em torno de 100 fios de cabelo por dia (o que não gera efeitos aparentes, pois para cada um que cai, outro novo já está em produção). É c laro que esses números variam bastante de acordo com a genética e as condições particulares de cada indivíduo.
Um fio que cai na fase telógena não causa dor ao se desprender do couro cabeludo, e tem um bulbo arredondado, duro e seco na parte da raiz. Já os fios na fase anágena causam dor quando são arrancados e têm o bulbo macio e flexível, às vezes com uma parte do revestimento interno do folículo acoplado à base (um material transparente e com aspecto gelatinoso).
Investigando a queda de cabelo
Conhecer a composição e as etapas do ciclo de vida dos cabelos é fundamental para conseguirmos entender por que o nosso cabelo está caindo mais que o normal, e buscar o tratamento mais adequado: não faz sentido tratar a raiz se o problema for de quebra na cutícula e no córtex do fio, nem investir em tratamentos superficiais se a causa da queda estiver dentro do folículo, por exemplo.
Nossos cabelos podem nos dar alguns sinais que ajudam a descobrir o que realmente está acontecendo. É importante observar, por exemplo:
- A área afetada (a queda atinge todo o couro cabeludo ou apenas uma ou mais regiões específicas?);
- O período em que o problema se desenvolveu (você observa uma queda progressiva ao longo de muitos anos ou o quadro começou repentinamente?);
- O aspecto dos fios (o cabelo tem crescido até o comprimento usual? Os fios estão mais finos ou mais claros do que o normal? Apresentam danos no comprimento? Como é o bulbo dos fios que caem?);
- A recorrência do quadro (você já teve isso antes? O quadro se reverteu sozinho?);
- Mudanças no couro cabeludo (cor, textura, temperatura, coceira, ardência, dor, sensibilidade, descamação, etc).
Outras informações que podem contribuir para desvendar o caso:
- Histórico familiar de queda de cabelo;
- Histórico de doenças que podem estar relacionadas a episódios de queda de cabelo (anemia, problemas de tireóide, lúpus, diabetes, problemas hormonais, etc);
- Doenças, infecções, epísódios de febre ou qualquer outro distúrbio de saúde recente;
- Medicamentos que você esteja tomando ou tenha tomado recentemente;
- Qualidade da sua alimentação;
- Níveis de stress no seu cotidiano e episódios traumáticos, depressivos ou desgastantes que tenham acontecido nos últimos tempos.
Em alguns casos é preciso investigar ainda mais a fundo. Se um dermatologista está avaliando um paciente com alopecia e encontra sinais de inflamação nos folículos capilares, a análise do tipo de leucócito (as células que o nosso sistema imunológico “recruta” para atacar invasores do corpo) presente na região pode ajudar a identificar se é um caso de alopecia areata ou alguma das várias possíveis doenças que causam alopecia cicatricial, por exemplo. O diagnóstico correto é extremamente importante numa situação como esta: a alopecia areata pode se reverter sozinha depois de um tempo, mas a alopecia cicatricial deve ser identificada e tratada o mais rápido possível, pois pode acabar danificando permanentemente os folículos capilares.
Além disso, mais do que apenas uma questão estética, a queda de cabelo pode ser sinal de algum outro problema de saúde, portanto deve ser sempre levada muito a sério.
Lutar contra esse problema muitas vezes pode parecer um combate às cegas, o que é extremamente frustrante. Mas compreendendo como o seu cabelo funciona e reunindo as pistas que ele oferece, fica mais fácil analisar as possíveis causas, comparar as características de cada um com a sua situação e chegar mais perto da verdadeira solução para o problema.
A minha queda de cabelo é stress, o bulbo capilar dos cabelos que caem é quase inexistente. Fico muito deprimida e tô com medo de ficar careca. Tenho 33 anos e sou muito estressada.
Angelica, se o quadro persistir durante muito tempo vale a pena conversar com um médico para avaliar os possíveis tratamentos contra o stress (e investigar se podem haver outras causas para a queda de cabelo).
Eu estou num tratamento há 2 anos contra a queda de cabelo, o médico falou que é stress. Minha dermatologista aplica uma vez mensal corticóides no couro cabeludo, infiltração, fora a loção capilar que tenho que comprar pró aceleramento do crescimento do cabelo e o Pantogar pra fortalecer tbm… vai logo no dermatologista antes que seja tarde…
O meu cabelo também cai muito, estou em tratamento a 4 anos e o derma sempre me diagnosticando com ferritina baixa e estresse. Nada a ver, mudei de médico e ele me disse que estou com calvície desencadeada por hormônios alterados (testosterona). Estou tomando finasterida, Selene, uma vitamina manipulada e usando minoxidil. Meu conselho é que vc vá ao ginecologista e faca check-up dos hormônios. Beijos.
Olá, minha queda está muito forte… mas percebi que quando lavo meu cabelo dia sim, dia não, ou seja umas 4 ou 5 vezes por semana, a queda para drasticamente! Minha preocupação é se onde caiu vai voltar a nascer cabelo? Meus fios caem inteiros, fortes, grossos e com a raiz do fio bem branquinha e macia. O que isso significa?? Obrigada!
Ana, será que é a frequência da lavagem que está diminuindo a queda mesmo? Talvez os fios que caíram estejam sendo removidos com mais frequência quando você lava, e por isso você não os observe se soltando em outras situações (daí a impressão de que a queda diminuiu). O problema chegou a gerar áreas calvas ou raleamento notável de fios na sua cabeça? Só um bom dermatologista vai ser capaz de analisar os fios e verificar se existe alguma irregularidade (o fato de a raiz ser branca não significa necessariamente que haja algum problema), além de investigar o seu quadro por completo para verificar qual é a causa correta do problema.
Meu cabelo começou a ficar rarefeito do nada, um dia acordei e percebi que já dava para ver um pouco do couro cabeludo do nada, o estranho é que não tive queda na entrada da cabeça e sim apenas na parte da testa para cima, sendo que está bem rarefeito, seria calvície ou queda de cabelo??
Pedro, quadros repentinos de queda de cabelo costumam ser casos de eflúvio telógeno (pra ler o post que fizemos sobre o assunto, clique aqui).
Tomei o Pantogar durante 6 meses 3 ao dia e não vi resultado no meu cabelo o meu cabelo tem a textura grossa
Estou fazendo curso de cabeleireiro, estamos no módulo de Tricologia e eu amei seus posts sobre o assunto.
Que bom, Adriana! Sucesso no seu curso! 🙂
Em 2008 tive câncer de mama e passei por 6 sessões de quimioterapia onde fiquei careca. Mas após, meu cabelo que era fino e em grande quantidade nasceu branco, mais fino ainda, seco, sem vida, e pior, muito ralo. Até os cílios e sobrancelhas ficaram ralos e falhados, assim como meus cabelos. Tomei Pantogar, usei várias vezes Minoxidil, mas nada. Na minha família não tem carecas, e dermatologistas não têm outro tratamento que não seja o Minoxidil, pelo menos os que consultei. Tem alguma luz para me ajudar? Fico muito constrangida da forma como estou, e meu cabelo neste mês está caindo muito. Obrigada.
Rose, as mudanças provocadas pela quimioterapia nos cabelos podem durar muito tempo (vários anos, em alguns casos), dependendo de diversos fatores (procedimento e medicação utilizadas, intensidade e duração do tratamento, particularidades da saúde de cada paciente, entre outros). Só um médico vai ser capaz de analisar o seu quadro pesando todos esses fatores e dar uma perspectiva do que esperar em termos de recuperação, assim como indicar os tratamentos mais indicados para o seu caso. Mas enquanto esse processo acontece, existem outras opções para ajudar a resolver o problema esteticamente (desde tinturas, hidratações e outros procedimentos cosméticos até apliques para ajudar a dar volume ao cabelo e próteses capilares nos casos mais avançados) – vamos falar mais sobre essas opções em posts futuros aqui no site.
Boa noite, gostaria que me indicasse um remédio bom pra queda de cabelo, meu cabelo tá caindo e ficando fino. Obrigada.
Marcele, o ideal é conversar com um médico para identificar a causa do problema e o tratamento ideal para o seu caso, ok?
Bom dia, meu cabelo está caindo demais… há algum tempo fui em um dermatologista, porem ele não encontrou nada anormal. Tow muito estressada, problemas no casamento.
Nelma, o mais importante é identificar a causa correta do problema (stress pode ser um dos fatores que contribui para a queda de cabelo).
Nossa, stress causa queda nos cabelos? Então sendo assim vou ficar careca!
Olá, bom dia! Há cerca de 6 anos era muito vaidoso com meus cabelos, trabalhava em uma grande empresa de telecomunicações como dedicado líder de vendas, passei por grandes momentos de stress e traumas. Em 2 anos após estes episódios comecei a perder cabelos, tive dermatite seborreica e o resultado hoje é uma nuca com 35% déficit de cabelos e a parte frontal superior em torno de 60%. Minha pergunta: Existe mesmo tratamento a base de medicamentos que possam me ajudar a reverter este quadro e voltar a ter minha autoestima revigorada? Se sim, gostaria que com todo este envolvimento e vontade de nos ajudar, o qual agradeço muito, a indicação de profissionais com o mesmo nível de envolvimento para realização do diagnóstico e tratamento. Sou do Rio de Janeiro, capital e antecipadamente agradeço o seu retorno!
Ricardo, existem diversos tratamentos disponíveis para a queda de cabelo, mas é importante identificar a causa correta para selecionar as melhores abordagens. Infelizmente a gente não pode indicar nenhum profissional específico (mas o post fica publicado aqui, caso algum leitor queira deixar uma recomendação).
Olá, não sei mais o que fazer com essa queda. Meu cabelo não cresce, só cai. Já usei muita coisa e nada, minoxidil, Pantogar, remédios manipulados, vitaminas, e não estou com anemia nem problemas na tireoide, mas sou muito estressada.
Daniele, o melhor a se fazer é procurar um dermatologista pra investigar o caso, descobrir a causa correta do problema e determinar os tratamentos adequados, ok?
Meu cabelo está caindo exageradamente apos ter usado excesso de química. O que devo fazer?
Maria de Lourdes, é importante identificar se o caso é de queda mesmo (saída do fio pela raiz) ou de quebra (mais comum nos casos de uso incorreto de produtos alisantes, por exemplo). O ideal é conversar com um dermatologista para avaliar a causa correta do problema e selecionar os melhores tratamentos.
Olá! Tenho notado uma queda mais acentuada do meu cabelo, especialmente na lavagem. Tive uma mudança de rotina, sai do sedentarismo e estou praticando atividade física (aeróbica e musculação). Será que essa mudança (de certa forma radical) pode estar contribuindo para a queda?
Cris, praticamente qualquer grande mudança na nossa vida pode ter potencial pra provocar uma queda de cabelo temporária (conhecida como eflúvio telógeno), mas ainda não vimos nenhum relato desse tipo de queda sendo provocado por iniciar uma atividade física (imaginamos que isso até seja possível, mas bem mais provável em casos de prática extremamente extenuante de exercícios, mudanças drásticas na alimentação, uso de suplementos ou outras ocorrências mais extremas). De qualquer forma, a única pessoa que pode dar um parecer fundamentado sobre o seu caso é o seu dermatologista, ok?
Obrigada pela resposta! Vou procurar ajuda médica. Um abraço!
Olá! O meu cabelo não tem crescimento, resolvi tomar vitamina A, então minhas unhas ficaram endurecidas e pararam de crescer. Existe algo de errado comigo? O que está acontecendo? Quando eu fiquei grávida, a gravidez fez com que meus cabelos crescessem, mas depois que o meu bebê nasceu eles pararam de crescer e começaram a cair… 🙁
Jéssica, muitas mulheres apresentam queda de cabelo no pós parto (esse quadro é chamado de eflúvio telógeno, e costuma ser apenas temporário). Quanto às demais ocorrências, o ideal é conversar com um dermatologista para analisar o caso, ok?
Eu tenho lúpus, meu cabelo tem caído muito, tem algum tratamento para ele crescer as falhas?
Adriana, falamos sobre a queda de cabelo associada ao lúpus neste post aqui.
Meu cabelo tá caindo muito depois que fiz cirurgia de varizes, pq será?
Pode ser um caso de eflúvio telógeno, Regiane (falamos sobre isso neste post aqui). O ideal é conversar com o seu dermatologista a respeito, ok?
Olá! Sempre tive muito cabelo, agora aos 47 anos fiz uma escova progressiva, usualmente eu fazia somente relaxamento na raiz (para abaixar), e iniciei um processo de reeducação alimentar. Emagreci 9 kg e passei a fazer musculação e aeróbica diariamente, então lavo os cabelos diariamente tb. Tenho tido uma imensa queda e quando arrumo a casa só encontro meu cabelo em todos os cômodos. Será que a lavagem e a dieta fizeram isso? Qual a recomendação nesse meu caso? A dermatologista com certeza vai passar Pantogar, mas é caríssimo e não resolve! Obrigada.
Luciene, uma perda de peso muito rápida, como a causada por algumas dietas, pode disparar um episódio de eflúvio telógeno (queda de cabelo temporária), mas existem diversas possíveis causas para um quadro como este. Só a sua dermatologista vai poder analisar o caso, determinar a causa correta do problema e selecionar os tratamentos mais adequados. Se você já experimentou o Pantogar e não obteve resultados, lembre-se de relatar isso à médica durante a consulta.
Mais ou menos 3 anos atrás passei pela terrível experiência de queda de cabelo, praticamente perdi 98% dos meus cabelos, e caíam sem ponta gelatinosa, era como se quebrasse de do folículo. A sintomática vinha como uma coceira, e quando coçava eu não sentia a satisfação, era como se a coceira viesse de dentro pra fora. Nesse decorrer dos três anos fiz duas biópsias, fiz tratamento com injeções no couro cabeludo, aí cheguei a crer que fosse lúpus, câncer, pisoríase ou outra doença qualquer, menos AIDS porque não sou grupo de risco, mas a junta médica chegou à conclusão que o motivo seria o stress. Com a perda dos meus cabelos minha estima ficou em baixa, fiquei muito triste. Então comecei a usar o remédio que se vende aqui nos Estados Unidos chamado “Rogaine for women” e vitaminas como biotina, A, D, E, K e tudo que contém Ômega 3, incluindo sulfato ferroso também. Com uso contínuo, passaram como dois meses e começou a nascer o cabelo. Hoje o meu cabelo já voltou a ficar normal, porém tenho notado que por eu ter parado de fazer uso dos medicamento acima citados por mim, ele tem começado a cair novamente. Mas eu creio em Deus que eu não vou passar por essa terrível experiência novamente. Agora uma pergunta que não quer calar kkkkk, quem consegue nos dias de hoje viver sem o tal do stress???? O melhor a fazer é filtrar os problemas e viver a vida, hehehe. Noadia White/Florida/USA
Olá, estou com muita queda de cabelo. Procurei uma dermato e ela pediu alguns exames. Tá tudo normal, exceto a ferritina que estava baixa. Estou tomando Noriporum. Ela indicou minoxidil, Eximia Fortalize e mais um shampoo para dermatite. Eu tenho observado que meu cabelo quando cai alguns fios estão com o bulbo preto. Pq??
Alp, o bulbo preto não é necessariamente um sinal de problema (alguns fios ficam com o bulbo esbranquiçado ao final de um ciclo porque o folículo para de produzir melanina, mas nem sempre isso acontece). O ideal é relatar todas as observações que você fizer à sua dermatologista (só ela tem condições de reunir todas as “peças” do seu caso e interpretá-las adequadamente), ok?
Amei suas aulas, também sou cabeleireira mas sempre gosto de ouvir opiniões de outros profissionais e com certeza a gente termina aprendendo algo novo ou de forma diferente. Gostei muito de como se expressa, palavras com os mínimos detalhes e cheias de bom humor. Parabéns!
Anna, não temos nenhum cabeleireiro na equipe, só muito interesse de pesquisar e reunir as informações aqui 🙂 saber que profissionais como você estão curtindo o conteúdo do site é maravilhoso! Muito obrigado pelo seu comentário 😉
Oi, 13 anos atrás tive uma queda drástica dos fios de cabelo. Daí pra cá nunca parou de cair! Ele sempre está nascendo muitos fios, mas não param de cair. E a parte central da cabeça ficou bem rala, dá pra ver o casco da cabeça. Tenho 28 anos e sofro muito com isso. Me ajude, já usei de tudo tópico e estou tomando o Imecap Hair, mas não para de cair!
Josivania, o ideal é procurar um dermatologista para identificar a causa dessa queda e selecionar os tratamentos mais adequados, ok?
Olá! Tenho 16 anos. Meu cabelo há uns 3 anos ou 4 anos costumava ser bem cheio, até meu cabeleireiro dizia isto. Por volta de 6 meses para cá, reparei que meu cabelo está sofrendo com uma queda constante e está ficando cada vez mais ralo. Mas tem um porém: meu cabelo não é virgem, comecei a usar química aos 12 anos. Primeiro fiz um relaxamento e depois uma texturização, ambas deram errado; a moça colocou muita amônia no meu cabelo, daí começou a cair muito. Daí fiz progressiva com outro cara, que não ficou muito legal, e com esse mesmo cara comecei um tratamento chamado Royal Liss. No início ficou bem legal, a queda até diminuiu, mas não sei o que aconteceu que a queda voltou, muito forte. Hoje se eu fizer um rabo de cavalo fica parecendo que tenho um total de duas mechas no meu cabelo, de tão ralo. Tenho receio do que pode estar havendo, já que só tenho 16 anos e meu cabelo está assim. Tomo remédio controlado (anti depressivo) e sou ansiosa e estressada. Além disso não me alimento bem. Isso é um efeito dessa minha fase ou é um problema sério capilar? OBS: ainda não fui ao médico. Obrigada desde já!!!!
Raquel, a queda de cabelo pode ter várias causas (você inclusive mencionou algumas delas), então o ideal é conversar com um médico pra conseguir um diagnóstico mais preciso e identificar os tratamentos mais adequados para o seu caso específico, ok?
“Cada fio de cabelo segue o seu ciclo independentemente, ou seja, nem todos os fios estão passando pela mesma fase ao mesmo tempo (o que é ótimo, por sinal: já imaginou se todos os fios da cabeça entrassem na fase telógena e caíssem juntos? Todo mundo ficaria completamente careca de tempos em tempos!).”
Hahaha! Essa foi boa! Um monte de gente tendo fases que nem as plantas no inverno. Todo mundo carequinha tendo que usar touca pra se cobrir do frio |)=-).
Olá. Tenho foliculite e dermatite seborreica em um grau considerável, minha queda de cabelo passa por ciclos, mas percebo que há falhas em algumas regiões e ultimamente está acentuada. A dermatite e/ou a foliculite causam a queda de cabelo? Estou utilizando vinagre de maçã no couro cabeludo para amenizar o problema, mas percebi que houve aumento na queda após a utilização do mesmo (solução 1:1 água e vinagre de maçã no couro cabeludo seco e limpo, deixo agir por 10 minutos e retiro o máximo possível com água corrente).
Ricardo, essas ocorrências podem estar entre as causas ou agravantes dos quadros de queda de cabelo sim. O ideal é conversar com um dermatologista para avaliar o caso e determinar os tratamentos mais adequados, ok?
Olá, meu cabelo nunca havia quebrado e nem mesmo caído, mesmo fazendo uso de químicas, luzes e selagem. De junho em diante ele quebrou todo, está horrível. Já fiz exames, só o triglicérides que estava alto. Será que pode ser por causa da química ou porque passei um período de stress violento?
Kelem, só um dermatologista poderia te dar um parecer sobre o caso, mas se for quebra mesmo, é mais provável que a causa seja a química.
Oi, bom, no meu caso eu usei muita química, descoloração, progressiva, daí meu cabelo começou a cair muito, da raiz, com a pontinha branquinha e macia. O médico passou Pantogar, minoxidil e shampoo para fungos. Já está completando um mês e ainda cai muito, mas já nasceram muitos fios novos também. Sinto que ele está mais cheio. Quero saber quanto tempo posso prolongar o tratamento. Obg!
Josiane, quem deve determinar a duração do seu tratamento é o seu médico, ok?
Tenho 72 anos, tomo Pantogar e uso minoxidil. Meus cabelos caíram muito e diminuiu bastante a quantidade de fios. Agora, depois de 3 meses de uso, noto que alguns fios estão nascendo. Tenho sentido muita dor de cabeça e muita coceira na cabeça. Até quando tenho que continuar fazendo este tratamento? Se eu parar, piora a queda?
Regina, essas ocorrências devem ser relatadas ao médico que te prescreveu o tratamento (ele é quem deve determinar o que fazer e qual a duração do uso dos produtos), ok?
Olá! Na adolescência eu tinha bastante cabelos. Em torno dos 20 anos comecei a perder cabelo e hoje, com 36 anos, meu cabelo se tornou ralo e fino (já faz alguns anos). Esse ano percebi que meu cabelo caiu mais ainda do que já cai, estou com o cabelo muito ralo. Já fui algumas vezes em dermatologistas por causa desse problema. Uns anos atrás tomei Pantogar por 3 meses, percebi muitos fios novos, mas desisti de continuar tomando pois pensei que não adiantaria, pois no momento em que parasse de tomar iria acentuar a queda novamente. Pergunto, meu raciocínio estava certo? A segunda pergunta é se adianta tomar acido fólico para queda de cabelo. A última vez em que fui na dermato, ela viu nos meus exames que eu estava com carência de ferro e vitamina B12. Agradeço muito desde já a atenção!
Patricia, a função do Pantogar é suprir alguns nutrientes que o organismo pode estar precisando para que o cabelo volte a crescer forte e saudável. Isso pode ajudar na resolução do quadro de queda de cabelo, mas se após o fim do tratamento o problema que estiver causando a falta destes nutrientes não tiver sido resolvido, a queda pode voltar sim. Estamos preparando um post detalhado sobre o ácido fólico (sempre avisamos lá no Facebook e no Twitter quando chega conteúdo novo por aqui, e você pode se inscrever pra receber as notificações por e-mail, no topo do menu à direita aqui no site).
Meu cabelo começou a cair muito de uns 4 meses pra cá. Falei com minha neurologista com quem trato depressão, e ela não disse nada, apenas trocou o remédio, mas não resolveu. Fui a uma dermatologista, fiz exames de sangue e ela disse que os mesmos estão normais e que a queda provavelmente é decorrente da depressão mesmo. Mas não me deu nenhuma luz do que eu posso fazer para tentar resolver isso. Socorro.
Valéria, infelizmente a gente não tem como opinar sobre casos específicos. Se a sua dermatologista considera que o problema pode estar sendo causado pela depressão, você pode conversar a respeito com a sua neurologista: pode ser que a troca do seu remédio ainda não tenha tido tempo suficiente para gerar resultados visíveis em relação à queda de cabelo; ou, se ela achar que o seu quadro está sob controle e que é improvável que seja essa a causa do problema, leve essa informação à sua dermatologista. Pode ser que com mais informações sobre o caso ela possa investigar outras hipóteses para o problema.
Olá, bati de cabeça e saiu um pedaço de pele como se tivesse na “segunda camada” da pele, dá para ver aqueles pontinhos pretos na cabeça branca, irá voltar a crescer cabelo?
Yago, o ideal é consultar um dermatologista para avaliar essa lesão adequadamente, ok?
Olá, tenho 19 anos e comecei a notar que meu cabelo anda caindo. Ele tá mais fino e quando cai o bulbo capilar é bem fininho. Isso é calvície?
Joás, só um dermatologista pode examinar o seu caso e dar um diagnóstico a respeito, ok?
Bom dia! Há alguns meses percebi uma queda de cabelo. Sempre achei que fosse normal, porém essa queda tem se intensificado, deixando meu cabelo com algumas falhas. Fui ao dermatologista, que solicitou alguns exames de hormônio e de antemão passou um tratamento, porém não estou vendo resultado. Ao lavar os cabelos parece que meus fios estão soltando. Já estou muito preocupada. Percebo que meu couro cabeludo está descamando, coçando e ardendo ao mesmo tempo. Estou procurando um tricologista, pois acho que o dermatologista que fui não é experiente nessa aérea.
Bom dia, comecei a reparar que em alguns pontos do meu cabelo começou a ter alguns buracos, uns não tão grandes, outros sim. Eu tomo alguns medicamentos que não posso deixar de tomar, sou hiperativa, então gostaria de saber que providências terei de tomar para acabar com essas falhas.
Kelly, você deve procurar um dermatologista para avaliar essas falhas, ok?
Boa tarde, o meu problema é na parte de trás da cabeça. Começou na nuca, foi subindo e está quase no centro da cabeça. Isso está me preocupando muito, os cabelos não crescem, tem vários tamanho chegando no máximo de 10 cm, e cai muito também, hoje ele está bem ralo. 17 anos atrás eu coloquei Mega Hair com nó italiano e quem tirou não soube tirar, quebrou todinho, fiquei com menos cabelo do que eu tenho hoje. A parte mais afetada foi próximo à nuca, um pouco acima. Faço progressiva e lavo o cabelo 2 vezes na semana, um dia eu escovo e no outro eu só seco com o secador. Parece que o cabelo cresce, para o crescimento e quando chega aos 10 cm cai. Já fiz tratamento com Pantogar, mas não segui ao pé da letra, talvez por isso não obtive o resultado esperado. Por favor, o que devo fazer?
Gisele, o ideal é procurar um dermatologista para avaliar o seu caso e selecionar os tratamentos mais adequados, ok?
Olá, gostaria de tirar uma dúvida. Eu faço escova sem formol e luzes, meu cabelo é fino e tem ficado muito oleoso. Fui numa cabeleireira e falei que estava com queda, e que nessa queda eu observei que na ponta havia umas bolinhas brancas saídas da raiz. Ela me falou que seria uma espécie de “praga”, que era preciso fazer cauterizações e reconstruções. Isso é verdade ou é conversa? E se não for, o que preciso fazer?? Desde já agradeço pela atenção.
Renata, nenhum procedimento cosmético (cauterização, reconstrução ou qualquer outro) tem a capacidade de resolver uma queda que esteja acontecendo pela raiz. Esses tratamentos atingem apenas a extensão do cabelo (a parte que já cresceu e saiu do folículo capilar), e o máximo que podem fazer é deixar o cabelo mais resistente a quebras. Quem deve avaliar um quadro de queda e indicar como tratá-lo é um dermatologista, ok?
Boa tarde. Eu tenho 16 anos e há quase 1 ano meu cabelo começou a cair muito! Eu tinha bastante cabelo (muito pesado e grosso), quase nenhuma chuxinha prendia. Já fui no dermatologista e meu hemograma está tudo certo. Eu faço dieta, mas acho que isso não interfere, pois como muitas frutas e legumes. Fui em um salão e a cabeleireira falou que eu estou com uma infecção no bulbo capilar, uma vez que meu cabelo cai da raiz e com a pontinha branca. Minha dermatologista falou que era stress, mas eu não tenho motivos para isso. Já não sei mais o que fazer. Eu tinha MUITO cabelo, e hoje em dia ele está muito ralo (estou tomando Imecap Hair há uns 3 meses). Meu cabelo era até a bunda, cortei ele curtinho para dar força, ele ficou umas 2 semanas sem cair e voltou. Muitas vezes parece que são fases que ele cai mais… não entendo, ele tem uma aparência saudável e cresce muito rápido. Por favor, me ajude! Vou procurar outra dermatologista!
Rafaela, o fato de o cabelo estar caindo com a raiz não é necessariamente determinante de infecção. Quem deve examinar e definir esse diagnóstico é o seu dermatologista, ok? A queda de cabelo pode ter diversas causas, então é preciso investigar com cuidado pra determinar o que de fato está acontecendo.
Queria tirar uma dúvida. Tenho hipotireoidismo regulado, ou seja, os níveis estão normais. Faço exames de três em três meses pra acompanhar os hormônios e sempre está tudo OK. Mas mesmo assim meus cabelos estão caindo. O pior é que os fios estão finos, diferentes dos cabelos que eu tinha. Então queria saber porque isso, se minha hipo está controlada? Já fiz outros exames de sangue, está tudo OK. Outra pergunta é quanto tempo demora pra nascer fios novos no couro cabeludo? Aguardo resposta… obrigada!
Josi, o hipotireoidismo é apenas uma das possíveis causas da queda de cabelo. É preciso conversar com um dermatologista para avaliar o quadro e determinar o que de fato pode estar acontecendo, ok?
Hola, hace mas o menos 2 años que vengo sintiendo un ardor en el cuero cabelludo, a veces siento que me duele y se me ha venido callendo mucho. No se si porque hice una dieta drastica para perder kilos y a partir de ese momento empece con el problema. Tambien he presentado episodios de depresion. ¿Como podria tratar el tema?
Adriana, ardor y dolor en el cuero cabelludo pueden ser signos de infección u otros problemas. Lo ideal es encontrar un buen dermatólogo para evaluar el caso.
Boa tarde! Tenho uma nova cliente que usou em um certo salão o produto de descoloração Morena Rosa e no mesmo instante deu choque nos fios do cabelo dela. Conhecei ela com os cabelos grandes e agora estou cuidando do cabelo dela, já fiz duas cauterizações e uma hidratação. Como posso proceder pra que esse cabelo venha a crescer?
Rubnyldes, a gente está preparando post mais específicos sobre crescimento capilar (sempre avisamos no Facebook e no Twitter quando chega conteúdo novo por aqui, e você pode se inscrever pra receber as notificações por e-mail, no topo do menu à direita aqui no site).
Oi, você é médico(a)?? É só uma pessoa que faz os posts?
Sarah, a equipe do site não tem nenhum médico ou profissional da área da saúde. Falamos sobre isso nesta página aqui.
Olá, boa tarde. Gostaria de saber do novo kit Imecap Hair com loção e shampoo. Será que funciona??
Eliz, a gente deve produzir um post específico sobre a linha Imecap Hair Queda Intensa (sempre avisamos no Facebook e no Twitter quando chega conteúdo novo por aqui, e você pode se inscrever para receber as notificações por e-mail, no topo do menu à direita aqui no site).