Nourkrin e o mistério do Marilex



Nourkrin é um suplemento alimentar que chegou ao mercado brasileiro há relativamente pouco tempo, mas já tem sido receitado por vários dermatologistas nos casos de queda de cabelo. Presente no mercado europeu há mais de 20 anos, o produto faz sucesso em diversos países no mundo todo.
A principal diferença entre o Nourkrin e as diversas opções de suplementos disponíveis no mercado seria a presença de uma substância exclusiva chamada Marilex, que segundo o fabricante é a chave da eficácia do produto.
Ficamos curiosíssimos pra saber do que se trata, e pesquisando sobre o produto descobrimos que a versão brasileira do Nourkrin é diferente da que é vendida no exterior (o que deixou a gente com ainda mais pulgas atrás da orelha)!
Vamos ver o que o Nourkrin tem de tão especial – e quais são as diferenças entre o brasileiro e o original gringo.
O que é Nourkrin?
Nourkrin é uma linha de produtos divulgados internacionalmente como auxiliares na preservação, crescimento e manutenção do cabelo.
Segundo o fabricante, o grande diferencial do Nourkrin é a presença de um ingrediente exclusivo chamado Marilex, produzido a partir de peixes de água doce e salgada (ele é registrado pelo fabricante, ou seja, você não vai encontrar nenhum outro produto no mercado com o mesmo componente).
A marca Nourkrin pertence à Pharma Medico, uma organização de origem escandinava com presença em diversos países. No Brasil, o Nourkrin é distribuído pela Eurofarma e vem numa apresentação diferente das que são encontradas no exterior.
Qual a diferença entre o Nourkrin brasileiro e o internacional?
O Nourkrin é vendido no Brasil em apenas uma apresentação (caixa branca com detalhes em cinza e azul). A embalagem descreve o produto como “cartilagem de peixe (que seria o Marilex) e acerola em pó em comprimidos”, e na lista de ingredientes são mesmo apenas esses dois (cartilagem e acerola) os ativos.
No exterior, o Nourkrin é vendido em duas versões principais: uma para homens e outra para mulheres. Ambas as versões contém o Marilex (300 mg por comprimido), extrato de acerola, sílica, extrato de cavalinha e d-biotina. A versão masculina contém também feno-grego e extrato de óleo de fígado de bacalhau.

O Nourkrin é vendido em uma única apresentação no Brasil (com o logo da Eurofarma no canto superior esquerdo da embalagem). No exterior, ele está disponível em duas versões principais: Nourkrin woman (caixa branca) e Nourkrin man (caixa azul).
Além dessas duas apresentações, existem ainda quatro outras linhas de “manutenção”, voltadas especificamente para o público feminino. Todas contém Marilex e D-biotina, mais um outro mineral: o Nourkrin Active 20+ (para mulheres acima dos 20 anos) tem selênio, o Nourkrin Active 45+ (para mulheres acima dos 45 anos) tem zinco, o Nourkrin Post Pregnancy (pós-gravidez) tem ferro e o Nourkrin Radiance (para preservar a cor dos cabelos) tem cobre.
Fora os suplementos, encontramos ainda uma linha de cosméticos com shampoo, condicionador e loção para o couro cabeludo com a marca Nourkrin em algumas lojas virtuais (estes produtos não estão descritos no site oficial da marca).
Por que o Nourkrin é diferente no Brasil?
A Eurofarma nos informou que alguns dos elementos secundários utilizados na formulação internacional não são permitidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por isso a versão brasileira do Nourkrin não contém esses componentes.
A função desses elementos seria de suporte à ação do ingrediente principal, mas tanto a Eurofarma quanto a Pharma Medico afirmam que o efeito do produto é atribuído ao Marilex. Como ele está presente em todas as apresentações do produto, inclusive a brasileira, o produto continuaria sendo eficaz mesmo sem os demais componentes.
O que é Marilex?
No site do Nourkrin, o Marilex é definido como um “extrato fracionado de peixe com proteoglicanos lecticanos específicos”.
Simplificando bastante, proteoglicanos lecticanos são substâncias presentes no espaço entre as células dos animais. Duas variedades são encontradas em cartilagens: agrecano (mais abundante) e versicano (em menor quantidade).
Vários estudos (links em inglês: 1, 2, 3, 4 e 5) indicam que, quando o nosso cabelo está crescendo, existe uma grande quantidade dessas substâncias (principalmente as do tipo versicano) na base do folículo capilar. Em compensação, na fase de descanso e queda do fio essa concentração diminui bastante.
Essa variação também envolve outros tipos de proteoglicanos (além dos lecticanos, que a Pharma Medico menciona), mas ainda não se sabe exatamente qual a função deles nesse processo. Acredita-se que eles possam participar da nutrição das células, da multiplicação celular e da proteção da estrutura dos fios, além de interagir com os fatores de crescimento que interferem no desenvolvimento capilar.
De qualquer forma, não temos como afirmar quais dessas substâncias estão presentes na fórmula do Nourkrin. A Pharma Medico é bastante vaga na descrição do Marilex, provavelmente por questões de proteção de propriedade intelectual, então qualquer coisa além da definição oficial que eles oferecem é apenas especulação.
Como o Nourkrin age?
Segundo o fabricante, o Nourkrin ajuda a “apoiar, normalizar e manter o ciclo de crescimento do cabelo“. Quando esse ciclo está desequilibrado, uma quantidade maior de fios pode entrar prematuramente nas fases de descanso, fazendo com que caiam mais fios que o normal (quadro conhecido como eflúvio telógeno).

Quando o ciclo capilar se torna desequilibrado, a fase de crescimento (em azul) fica menor e a fase de repouso (em vermelho) se prolonga – o Nourkrin promete reequilibrar este ciclo. (Imagem original: Pharma Medico)
Essa explicação nos levou a pensar que o produto deve ser mais adequado para casos de perda difusa dos fios, mas não especificamente para a alopecia androgenética (que provoca a calvície clássica), já que nesses casos a queda de cabelo tem fundo hormonal (e aparentemente o Nourkrin não atua nessa frente).
Porém a informação do fabricante não é explícita em relação a isso. O site do Nourkrin diz que “independentemente da causa ou tipo da queda de cabelo, o ciclo de crescimento do cabelo é quase sempre afetado”, e destaca um trecho do estudo mais recente envolvendo o Nourkrin (que foi publicado em 2014 – nós ainda não tivemos acesso ao conteúdo dessa pesquisa), que diz que “é benéfico usar o produto como tratamento contínuo em todos os tipos de queda de cabelo“.
Por sinal, a função da acerola na fórmula do Nourkrin, segundo o fabricante, seria oferecer as vitaminas C, A, B1, B2 e B3, além de “carotenóides e bioflavonóides, que fornecem um importante valor nutritivo e propriedades antioxidantes” (na embalagem brasileira do produto, a única dessas substâncias indicada na tabela de informação nutricional é a vitamina C).
Nourkrin funciona mesmo?
O site do Nourkrin disponibiliza uma série de dados de pesquisa para ilustrar a eficácia do produto, além de depoimentos de usuários e especialistas. Uma dessas pesquisas, realizada com 3.000 usuários, diz que 83% deles perceberam resultados positivos (62,5% depois de 2 meses de uso, 70% depois de 6 meses e 83% depois de 12 meses).
Outros dados citados pelo fabricante: um estudo realizado em 2006 (com 55 pessoas de ambos os sexos, maiores de 18 anos, com queda de cabelo há pelo menos um ano, sem determinação da causa do problema) apontou um aumento médio de 37,5% no crescimento capilar dos usuários do Nourkrin.

O fabricante do Nourkrin relata que 83% dos usuários obtiveram resultados com o produto em até 12 meses de uso. (Imagem original: Pharma Medico)
Um outro estudo, realizado em 2012 com 100 mulheres que tinham alopecia androgenética, visava “determinar se melhorias na aparência cosmética do cabelo produzem quaisquer mudanças na qualidade de vida das mulheres, ainda que não aconteça necessariamente alguma reversão da sua queda de cabelo”. O Nourkrin foi um dos produtos utilizados neste estudo, e os resultados reportam melhorias na qualidade de vida (considerando aspectos como ansiedade e depressão, autoestima e atividade social) após seis meses de tratamento.
Os comentários publicados tanto no Feefo (site que registra a opinião de clientes, também citado no site do Nourkrin) quanto na Amazon sobre o Nourkrin são em sua maioria positivos. Muitas pessoas dizem ter percebido bons resultados (como fios mais densos, crescendo em áreas onde eram ralos, e até melhoras na qualidade das unhas). Outros usuários não notaram diferença, mas não encontramos nenhum relato de efeitos colaterais ou complicações no uso do produto.
Como usar o Nourkrin?
A posologia recomendada é de dois comprimidos por dia, um pela manhã e um à noite, sempre após uma refeição e acompanhado de líquido.
O tempo de uso recomendado é de no mínimo 6 meses, mas o fabricante diz que não há problema em prolongá-lo (nem menciona a necessidade de fazer qualquer pausa).
Por sinal, tomar uma dose maior não faz o produto agir mais rápido, ok? Segundo o fabricante, já foi comprovado que a ingestão de doses maiores não traz absolutamente nenhum efeito adicional. Então, a menos que o seu médico tenha indicado, não tome mais do que dois comprimidos por dia.
Precisa de receita médica?
Não. Como é vendido como um suplemento alimentar, o Nourkrin não requer apresentação de prescrição médica para ser comprado (o que não significa que você deve deixar de ir ao dermatologista para avaliar qualquer problema de queda ou falta de crescimento do cabelo).
Tem contraindicações ou efeitos colaterais?
A única contraindicação mencionada é para pessoas que tenham alergia a peixes e crustáceos (já que o Marilex é um extrato de origem marinha). O produto não contem glúten.
Segundo o fabricante, não foram identificados efeitos colaterais relacionados ao Nourkrin nos mais de 20 anos em que ele tem sido usado internacionalmente. Também não há interações medicamentosas conhecidas, mas se você estiver fazendo uso de qualquer medicamento (incluindo anticoncepcionais e até mesmo outros suplementos) ou tiver qualquer problema ou condição especial de saúde, é sempre aconselhável conversar com o seu médico antes de começar a tomar o Nourkrin.
Nourkrin engorda? Dá espinha?
Aparentemente não. Encontramos apenas um relato de usuário que já tinha histórico de acne antes e disse que o produto pode estimular o reaparecimento de espinhas, e nenhum relato de ganho de peso com o uso do produto. Se você já usou o Nourkrin e teve uma experiência diferente, conte pra gente nos comentários no final deste post.
Homem pode tomar Nourkrin?
Sim. A versão do produto apresentada no brasil é unissex (tanto para uso masculino quanto feminino).
Nourkrin faz crescer também os pelos do corpo?
Segundo o fabricante, não. A justificativa apresentada pra isso é a de que o Nourkrin contém “ingredientes específicos que agem apenas nos folículos capilares da cabeça” (a gente não faz ideia de quais sejam!).
Existe Nourkrin genérico ou manipulado?
Não. Como o Marilex é exclusivo da Pharma Medico, outras empresas não têm autorização para utilizá-lo. Existem outros produtos com apresentações parecidas, que alegam conter “proteínas marinhas” ou outros similares, mas o fabricante garante que nenhum desses produtos é comparável ao verdadeiro Marilex.
Onde comprar?
Você encontra o Nourkrin em diversas farmácias em todo o país (várias delas permitem comprar também pela internet).
Aviso pra quem pretende comprar o Nourkrin no exterior: qualquer alimento ou remédio está sujeito a passar pelo controle sanitário ao entrar no Brasil, e pode ficar retido se tiver substâncias de uso não autorizado no país. Se a fórmula do Nourkrin precisou ser adaptada para o mercado brasileiro por determinação da Anvisa, é provável que a entrada das versões vendidas em outros países seja vetada. Para saber mais sobre as regras da Anvisa para medicamentos e alimentos importados, clique aqui.
Qual o preço?
Este é o ponto que afasta muita gente do Nourkrin: o preço é bastante alto se comparado com os outros suplementos do mercado.
Encontramos a caixa com 60 comprimidos por valores entre R$ 180 e R$ 300 (uma variação de mais de 65%). O custo varia bastante de acordo com a farmácia, então vale a pena pesquisar bem antes de comprar o seu.
Várias lojas online apresentam preços bastante competitivos, mas nesses casos é preciso considerar também o frete na conta final.
Vale a pena testar o Nourkrin?
Confessamos que à primeira vista o produto não nos inspirou muita confiança, principalmente por se apoiar num ingrediente cuja composição não é claramente divulgada e alegar ser adequado para todos os tipos de queda de cabelo.
Além disso, o único estudo que conseguimos ver na íntegra foi realizado com o Nourkrin completo, e não com o Marilex isolado, então não nos pareceu que seria possível atribuir os resultados apresentados exclusivamente a essa substância, como o fabricante afirma.
Apesar dessas ressalvas, a curiosidade sobre esse ativo supostamente novo no mercado, somada ao fato de que o produto parece realmente ser bastante seguro, nos faz pensar que pode valer a pena fazer ao menos um teste.
Os diversos depoimentos favoráveis que encontramos, assim como o fato de que vários dermatologistas brasileiros já adotaram o produto no tratamento de casos de queda de cabelo, também pesam a favor na nossa opinião.
É claro que tudo isso só importa se você não tiver alergia a peixes e crustáceos e se o preço do Nourkrin não for proibitivo pra você. Nesses casos, você pode conversar com o seu médico sobre outros suplementos voltados para o fortalecimento capilar, como o Pantogar e o Imecap Hair, e ver se eles podem ser boas alternativas para o seu caso.
Perguntas pra você:
Você já usou ou está usando o Nourkrin? Quais são as suas impressões sobre o produto? Restou alguma dúvida que não respondemos aqui no post? Conte pra gente nos comentários!



Olá, meu dermatologista me receitou o Nourkrin mas ainda não comecei o tratamento pois também quero engravidar. Será que existe contra indicação quanto a isto? Estou com muita queda há uns três meses mas quero engravidar também! Não achei essa informação em lugar algum.
Daniele, entramos em contato com o distribuidor do Nourkrin e eles disseram que não existem restrições conhecidas para o uso do produto durante a gravidez e amamentação, mas recomendam por precaução conversar sobre o assunto primeiro com o seu médico, ok?
Bom dia, estou tomando o Nourkrin há quatro meses e estou satisfeita com o resultado. O cabelo parou de cair e tem vários fios novos, há um crescimento de dois centímetros. Achei o produto perfeito.
Eu usei durante 6 meses seguidos e tive um ótimo resultado. Eu não tenho problema genético ou hormonal. A minha queda foi por stress e foi muito intensa. Vale ressaltar que em quem sempre teve pouco cabelo ou problemas genéticos ele não vai fazer milagre, mas para queda por stress, que justamente mexe com os nutrientes do organismo, ele é extremamente eficaz.
Estou tomando o Nourkrin há um mês e percebi a diferença, estou usando um shampoo anti-queda (cetoconazol) e usando o minoxidil 5%, estou tendo bons resultados!!! O preço é abusivo mesmo, em média de R$160,00 a R$220,00.
Olá, senhores! Tenho problemas com queda de cabelos, isso devido ao meu pai ser calvo, logo, o meu problema é hereditário! Pelo que li nos comentários, não vi nenhum tipo parecido com o meu, muito menos explicando os motivos das quedas. Pois bem, a minha pergunta é: o produto anunciado serve pra esse tipo de problema (hereditário)? Estou pensando em usá-lo. Obrigado. Aguardo o retorno.
Pedro, falamos sobre isso neste trecho aqui (e mais especificamente sobre a calvície hereditária neste post aqui).
Olá. Minha dermatologista prescreveu Nourkrin no final do ano passado, após uma queda violenta onde perdi 50% dos meus fios. Concomitante a isso, fiz diversos exames (vitaminas, hormônios, hereditariedade, etc.) para tentar diagnosticar a causa da queda. Como dermatologista e ginecologista não chegaram a um consenso, sugeriram que foi a troca do contraceptivo oral o causador do problema. Bem, voltando ao Nourkrin… é um tratamento caro, mas que no meu caso, foi investimento. Fiz o tratamento por 6 meses, mas na metade do 2º mês minha queda estabilizou e, a partir desse momento, regrediu progressivamente. Vários cabelos novos surgiram por toda a cabeça, pois minha queda era generalizada. O que eu tenho a dizer sobre Nourkrin: faz diferença se você pesquisar a causa do seu problema. Como bem descrito na matéria acima, ele não atua em problemas hormonais. No meu caso só resolveu porque parei com o contraceptivo e continuei com o Nourkrin.
Tenho 47 anos, cabelos grisalhos, estou usando o Noukrin há 2 meses e notei uma melhora na queda e no volume do cabelo, porém tenho notado que meu cabelo está ficando com coloração amarelada/avermelhada, como se tivesse feito luzes, isso pode ser pelo uso do Noukrin? Não tive nenhuma mudança de hábito nesse período, nem tomado sol. Agradeço se responder.
Mario, essa não é uma reação normalmente associada ao uso do Nourkrin (como ele só age na raiz dos fios, qualquer efeito do produto só seria notável na parte do cabelo que cresceu durante esses 2 meses de uso). Na dúvida, vale conversar com o seu dermatologista.
Olá! Há quase dois meses estou usando o Nourkrin, a minha dermatologista indicou. O resultando e bastante satisfatório, posso dizer que o meu cabelo parou 90% da queda, embora percebi aumento de pelo por todo o corpo, inclusive no rosto. Será que são efeitos do Nourkrin?? Li acima que não ocorre esse tipo de efeito, mas comigo é nitidamente o aumento dos pelos, posso dizer que na mesma proporção que fez o efeito evitando a queda. Agora não sei se suspendo o uso ou se continuo a usar pelo prazo dos 6 meses, conforme indicado pela dermatologista! O que eu faço??
Neidy, relate a ocorrência à sua dermatologista e ela deve orientá-la sobre o que fazer, ok?
Ok, vou fazer isso! Obrigada!
Estou utilizando Nourkrin há 4 meses, já faço tratamento para o cabelo há 4 anos e nunca vi um resultado tão favorável, o cabelo parou de cair, voltou a crescer e está forte. As pessoas notam, no meu caso valeu muito a pena. No ultimo mês tive uma crise de foliculite, gostaria de saber se existe algum estudo que possa ter relação com o Nourkrin, pois está na fase de nascimento do cabelo, pensei que pudesse estar influenciando também nos crescimentos dos pelos e me causando a foliculite. Vocês podem me ajudar?
Rafael, a ocorrência de foliculite não é um efeito colateral conhecido do uso do Nourkrin. O ideal é conversar a respeito com o seu dermatologista, ok?
Estou na segunda caixa de Nourkrin receitado pela minha dermatologista, mas até o presente momento meu cabelo continua caindo só de passar a mão na cabeça.
Bom, estou tendo uma queda de cabelo assustadora há mais ou menos um mês. Fiz exames de sangue e não deu nada. A minha dermatologista receitou o Nourkrin, espero ter resultado.
Posso tomar Nourkrin menstruada?
Nanda, o fabricante não estipula nenhuma restrição de uso durante o período menstrual.
Olá, faço tratamento de queda há alguns anos, já tomei vários anos Pantogar, não tive resultados. No início de 2015 fiz um novo tratamento, vários exames, a médica receitou 4 meses de Eximia Fortalize + 4 meses de Neutrofer + 6 meses de Nourkrin, porém o Nourkrin é sempre junto com o minoxidil. Sinceramente vejo mais resultados com o minoxidil do que com outras fórmulas.
Quando o tratamento acima acabou, a médica receitou outro remédio, porém manipulado, para mais 6 meses, de Oli Ola, Nutricolin e Cartidyss. Já tomei 2 meses e não vejo resultado. Encontrei um médico tricologista agora em dezembro/15, já fui no mesmo, pediu diversos exames. Pediu para fazer uma carga de queratina nos cabelos, continuar usando o minoxidil e aguardar os resultados dos exames. Mas sinceramente não vi resultado nenhum no Nourkrin.
Estava lendo sobre Pill Food, vocês conhecem? Alguém já usou?
E faço várias receitas caseiras para queda. Tenho alimentação saudável. E meu cabelo não cai, ele despenca. Breve relato.
Luciana, estamos preparando um post específico sobre o Pill Food (sempre avisamos lá no Facebook e no Twitter quando chega conteúdo novo por aqui, e você pode se inscrever para receber as notificações por e-mail, no topo do menu à direita aqui no site).
Irei fazer sim o cadastro.
Muito obrigada!
Luciana, qual a sua idade? Se você está na menopausa ou entrando nela, pode ser hormonal. Foi o que aconteceu comigo, mudei meu hormônio e a queda desapareceu quase por completo. Veja isto com seu ginecologista.
Muito caro, porém tive um bom resultado. Tomei duas caixas, parei e agora voltou a cair, não fiz o tratamento correto, já comprei outra caixa e vou continuar o tratamento. Bjus, recomendo, ótima qualidade e funciona mesmo. Produto excelente.
Olá, minha queda segundo o dermatologista é proveniente do stress. Tomei o Pantogar durante 15 dias e a queda diminuiu, então fui à ginecologista que me recomendou também o Nourkrin. Comprei uma caixa, porém a fórmula tem biotina… queria saber se tiraram a sílica orgânica e porque a fórmula foi alterada. Grata.
Atualização: Acabei de entrar em contato com o serviço online da Eurofarma e eles disseram que a inclusão da biotina foi para adequar a fórmula ao que é vendido no exterior, e que não existe sílica orgânica na fórmula, porém em algumas pesquisas na internet vi que existe a tal sílica orgânica extraforte… ?
Marilia, a sílica só está presente na versão que é vendida no exterior (se a Eurofarma ainda não incluiu na versão nacional, provavelmente é porque a Anvisa não autorizou). Vamos falar mais sobre este componente em outros posts aqui no site (sempre avisamos no Facebook e no Twitter quando chega conteúdo novo por aqui, e você pode se inscrever pra receber as notificações por e-mail, no topo do menu à direita aqui no site).
Estou tomando o Nourkrin há 3 meses, prescrito por uma médica tricologista, e já sinto bons resultados. Associado a ele, fiz uso por 2,5 meses de minoxidil 5% e alguns outros compostos, e shampoo de cetoconazol com pantenol hidrolisado. Vejo muitos fios novos crescendo, é muito legal.
Porém, comigo aconteceu o mesmo que alguns colegas, aumentou muito meus pelos dos braços e apareceram pelos no meu rosto / testa. A médica disse que isso é efeito do minoxidil, que provavelmente eu estava deixando escorrer ou então meu organismo reagiu muito a ele, por isso diminuiu a concentração do minoxidil para 2%, e continuo tomando Nourkrin e usando a fórmula 2x ao dia.
Meu cabelo está visivelmente mais saudável e volumoso, porém a coloração também teve leve alteração, a médica faz acompanhamento fotográfico e dá pra perceber bem, mas isso não me incomoda.
Enfim, a médica me disse que tenho que tomar o Nourkrin por pelo menos mais 3 meses, bem como continuar com o minoxidil. Segundo ela o tratamento é longo, porém o resultado (pelo menos no meu caso, que fiz um milhão de exames e nenhum problema foi identificado) é garantido!!
Apenas me baseando pelos comentarios desse site resolvi não comprar o Nourkrin, li um por um e percebi que apostar nele é na verdade da um tiro no escuro, alguns tiveram uma melhora e outros uma piora, enfim, procuro um medicamento que apresente resultados mais confiáveis, até porque eu não tenho plantado um pé de dinheiro aqui em casa e mesmo que tivesse odeio fazer papel de trouxa. ps: Já sei o que o “chega de queda” vai dizer sobre eu procurar o meu dermatologista, por isso me antecipei aqui em dizer que moro no interior bruto de Pernambuco, aqui na cidade mais próxima não tem nem clínico geral que dirá dermatologista e a maioria das pessoas aqui nem sabe o que é isso!
Olá!Também passo por esse problema de queda de cabelos. Há mais ou menos um ano busquei ajuda de uma médica dermatologista, a pedido da médica realizei alguns exames sanguíneos, onde foi constatado nível de ferritina muito baixo. Ela receitou tomar Vi-Ferrin juntamente com Nourkrin, tratamento que durou 6 meses. Posso dizer realmente houve melhoras, diminuiu a queda e novos fios nasceram, o aspecto dos cabelos melhorou muito. Atualmente continuo tomando somente Vi-Ferrin, porque o nível de ferritina não aumenta, faço regularmente exame de ferritina para acompanhar, mas aparentemente não sei o porquê meu organismo não absorve o ferro necessário. Resultando queda dos cabelos, unhas fracas e descamando… Minha preocupação é: a queda dos meus cabelos voltou consideravelmente! Voltou a cair como antes de iniciar o tratamento 1 ano atrás. Será que tenho que tomar vitaminas pro resto da vida? Devo buscar ajuda dermatológica novamente? Gostaria de ouvir opiniões…
Suéllen, o ideal é voltar a conversar com a sua dermatologista sim. Sabendo como foi a sua resposta ao tratamento e a progressão do quadro após a interrupção do Nourkrin, pode ser que ela recomende retomar o uso do produto, investigue mais a fundo esse problema de absorção de ferro ou analise outras hipóteses sobre essa queda de cabelo, por exemplo.
Pessoal, boa noite! estou tomando o Nourkrin há 4 dias e minha cabeça começou a coçar, será q é algo relacionado ao Nourkrin?
Luciano, coceira no couro cabeludo não é um efeito colateral conhecido do Nourkrin. O ideal é conversar a respeito com o seu dermatologista, ok?
Alguém pode dizer se este medicamento vem sem a bula na embalagem?
Leiliane, como o Nourkrin é apresentado no nosso mercado como suplemento, e não como medicamento, ele fica dispensado da obrigação de incluir uma bula.
Olá, tenho pesquisado bastante sobre a calvície e queda de cabelo geral, e essas pesquisas me apontaram que a maior causa de queda de cabelo, na maioria das pessoas, é o aumento da produção de DHT no organismo, o qual o leva a matar os fios de cabelo. Portanto qual a influência desse novo produto no tratamento da queda de cabelo, já que ele não contém nenhum princípio ativo para bloquear o DHT? Alguém sabe me informar sobre essa relação DHT + Vitaminas?
Joao, o DHT participa especificamente dos casos de alopecia androgenética, mas a queda de cabelo pode ter diversas outras causas. Vamos investigar se há relação entre a produção de DHT e fatores como a alimentação ou vitaminas, minerais e outros nutrientes em um post futuro (sempre avisamos no Facebook e no Twitter quando chega conteúdo novo por aqui, e você pode se inscrever para receber as notificações por e-mail, no topo do menu à direita aqui no site).
Excelente post! Muito obrigada! Desde que minha ferritina chegou a 6, ainda na minha adolescência, tenho episódios graves de queda. Acredito que o Nourkrin tenha me livrado de um deles, e no pós parto! Hoje todos elogiam meu cabelo e eu indico o produto para todo mundo! Por conta própria, resolvi fazer uma manutenção tomando 1 comprimido por dia, mas recentemente tenho notado o meu cabelo cair novamente (não sei se é porque estava grande demais… Será?). Hoje vou começar a tomar 2 novamente. Para quem tem ferritina baixa, vai aí o relato de algo que descobri sobre o meu corpo: mesmo eu perdendo pouquíssimo sangue durante a menstruação, isso era o suficiente para baixar a minha ferritina. Hoje tomo o anticoncepcional sem pausa e o problema da ferritina baixa acabou. Hoje as quedas são bem menos severas. Tudo com isso foi com acompanhamento médico, ok? Bjs!
Tomei durante 7 meses esse Nourkrin vendido aqui no Brasil pela Eurofarma, terminei no final do mês de dezembro. O tempo que eu tomei foi uma beleza, meu cabelo diminuiu a queda, mas bastou eu parar de tomar a medicação e meu cabelo está caindo novamente. Vou à minha dermatologista pedir que tome uma providência, afinal foram gastos 1.400 reais pelo tratamento e eu ainda continuo com a queda.
Há dois comecei a tomar o Nourkrin, estava tomando o Pantogar há dois meses e meio e nada de resultados. Meu cabelo está caindo como nunca antes, desesperador e triste. Sempre tive cabelos volumosos e lindos, e agora está ficando super ralo. Por onde se olha na minha casa tem cabelo meu, e quando lavo o cabelo, meu Deus, dá vontade de chorar. Em breve escrevo sobre os resultados aqui.
Tomei Nourkrin por quase sete meses e não obtive melhora na queda, teve momentos que achei que ele fazia cair mais cabelos, mas o meu dermatologista disse que não. Pelo menos no meu caso não resolveu, fiquei super decepcionada pois gastei muito sem nenhum benefício!
Não tive resultado, tomei 6 meses e nada, a queda continua.
Olá, comprei hj, mas tô desanimada com o preço e com os comentários negativos. Calvície é uma doença horrível que ninguém, nem os médicos, levam a sério. Sofro com isso e ainda tenho que suportar chacotas, já passei por tantos médicos, exames… o que segura um pouco a calvície é usar óleo de rícino, ou mamona, ele engrossa o cabelo e faz vir novo, mas nao para a queda, e só custa 6 reais um vidrinho, isso é o que me mantém com algum cabelo. Obrigada
Nanci, deve ter post sobre o óleo de rícino futuramente aqui no site (sempre avisamos lá no Facebook e no Twitter quando chega conteúdo novo por aqui, e você também pode se inscrever pra receber as notificações por e-mail, no topo do menu à direita aqui no site).
Meu dermatologista me indicou Nourkrin após a gestação, depois do 5º mês, quando ocorre uma queda nos cabelos (de acordo com a regularização dos hormônios). Tomei por 6 meses (até alguns dias atrás). O resultado foi surpreendente, tanto no crescimento quanto no volume. Meu cabelo cresceu bastante e aumentou os fios. Quanto à queda, ainda encontro bastante fios do meu cabelo por todo canto da casa (como um relato acima, pode ser também por meu cabelo estar bem comprido). Relatei ao meu dermatologista e para dar continuidade no tratamento me indicou agora Tacitá (suplemento vitamínico e mineral).
Boa noite! Parabéns por todos os artigos e pela maneira como se posiciona. Gostaria de saber se você conhece o Priorin, da Bayer. Obrigada!
Ainda não, Tatiana, mas já anotamos o nome pra pesquisar a respeito 🙂 agradecemos pelo seu comentário!
Usei por 6 meses conforme recomendação do tratamento e não ouve NENHUMA melhora, a queda permaneceu igual.
Olá, moro em Londres, estou usando o Nourkrin e já vi muita diferença se usar certinho. Estou na segunda caixa e vou continuar, pois adorei, está dando ótimo resultado.
Boa tarde! Voltei para contar que estou usando o Nourkrin, o shampoo e condicionador da Vichy, Dercos, shampoo cetoconazol 2x semana e o Exímia Fortalize, e a queda de meu cabelo diminuiu muito, em torno de 70%. Segundo a tricologista que me consultou o meu caso é eflúvio telógeno, e o Exímia ela disse que eu poderia continuar tomando porque havia comprado antes de me consultar com ela, mas que ela não vê resultados desse tipo de “medicamento”. Ela pede um exame de sangue detalhado e prescreve as vitaminas que cada paciente precisa.
Olá. Estou prestes a comprar Nourkrin para iniciar o tratamento. Porém também estou fazendo tratamento para engravidar. Por ser um medicamento caro, gostaria de saber se posso continuar a tomar caso engravide?
Vivian, o distribuidor do Nourkrin diz que não existem restrições conhecidas para o uso do produto durante a gravidez e amamentação, mas recomenda por precaução conversar sobre o assunto primeiro com o seu médico.
Olá, estou tomando o Nourkrin receitado pela minha dermatologista há dois meses, porém ainda não vi nenhum resultado. O cabelo continua a cair como antes. Vou continuar o tratamento, mas não estou nem um pouco confiante!
Super recomendo. Estava com seríssimos problemas com queda de cabelo por stress/vida/rotina e por recomendação da dermatologista testei e deu super certo. Fios mais bonitos, crescendo bem e a queda diminuiu horrores… recomendo mesmo. Pra mim deu super certo.
Assustada… meu filho começou a tomar Nourkrin há um mês, ainda não notamos diferença, segundo a dermatologista o tratamento será de seis meses. Antes disse tomou Pantogar por dois meses e nada. Nourkrin é caro, comprei por R$ 204,00. Quero muito que dê certo, pois meu filho tem apenas 13 anos e está preocupante o quadro de queda. Já estamos no terceiro médico e nenhum chega a uma conclusão. Um deles passou Noripurum, o outro Pantogar… e estamos assim, vivendo agora com esperança no Nourkrin.
Gente, tô tomando mas desde quando comecei a tomar engordei muito, agora vou ter que investigar se é o remédio msm ou se é só coincidência, tô terminando uma caixa e vou parar.
Tenho alopécia androgenética e faço tratamento há 10 anos – tenho 29. Nos últimos anos, só usei minoxidil e a queda estava controlada, mas o quadro piorou bastante há 1 ano e meio. Voltei a tomar finasterida por 6 meses e os resultados foram impressionantes, mas fui obrigado a parar por ter tido problemas hormonais. Minha dermatologista receitou o Nourkrin, associado ao minoxidil de manhã e ao Avicis à noite. A queda melhorou e comecei a notar novos fios nascendo. Depois de 3 meses de uso do Nourkrin, ela me pediu para suspendê-lo e, em duas semanas, a queda voltou com muita força. Voltei a tomar o Nourkrin e, em menos de 1 mês, a queda diminuiu novamente. Não tenho como afirmar que o Nourkrin é o único responsável, já que uso os outros remédios, mas ficou muito evidente como o Nourkrin funciona. A diminuição da queda e o aumento do cabelo é muito mais lento que com a finasterida mas, para quem tem restrições, compensa muito, apesar do preço alto.
Grávidas no 2° trimestre podem tomar?
Thatila, falamos sobre isso neste comentário aqui.
Bom dia! Fui diagnosticada pela dermatologista com alopecia areata, uma queda constante de cabelos que vão se tornando arrendondadas em várias partes do couro cabeludo. Faço o uso do Nourkrin e não tenho visto nenhuma melhora, pelo contrário, a queda está mais contínua. Não sei mais o que fazer! Alguém tem o mesmo problema que o meu?!
Kelly, a gente tem um post específico sobre alopecia areata (para ler, clique aqui).