Nourkrin e o mistério do Marilex



Nourkrin é um suplemento alimentar que chegou ao mercado brasileiro há relativamente pouco tempo, mas já tem sido receitado por vários dermatologistas nos casos de queda de cabelo. Presente no mercado europeu há mais de 20 anos, o produto faz sucesso em diversos países no mundo todo.
A principal diferença entre o Nourkrin e as diversas opções de suplementos disponíveis no mercado seria a presença de uma substância exclusiva chamada Marilex, que segundo o fabricante é a chave da eficácia do produto.
Ficamos curiosíssimos pra saber do que se trata, e pesquisando sobre o produto descobrimos que a versão brasileira do Nourkrin é diferente da que é vendida no exterior (o que deixou a gente com ainda mais pulgas atrás da orelha)!
Vamos ver o que o Nourkrin tem de tão especial – e quais são as diferenças entre o brasileiro e o original gringo.
O que é Nourkrin?
Nourkrin é uma linha de produtos divulgados internacionalmente como auxiliares na preservação, crescimento e manutenção do cabelo.
Segundo o fabricante, o grande diferencial do Nourkrin é a presença de um ingrediente exclusivo chamado Marilex, produzido a partir de peixes de água doce e salgada (ele é registrado pelo fabricante, ou seja, você não vai encontrar nenhum outro produto no mercado com o mesmo componente).
A marca Nourkrin pertence à Pharma Medico, uma organização de origem escandinava com presença em diversos países. No Brasil, o Nourkrin é distribuído pela Eurofarma e vem numa apresentação diferente das que são encontradas no exterior.
Qual a diferença entre o Nourkrin brasileiro e o internacional?
O Nourkrin é vendido no Brasil em apenas uma apresentação (caixa branca com detalhes em cinza e azul). A embalagem descreve o produto como “cartilagem de peixe (que seria o Marilex) e acerola em pó em comprimidos”, e na lista de ingredientes são mesmo apenas esses dois (cartilagem e acerola) os ativos.
No exterior, o Nourkrin é vendido em duas versões principais: uma para homens e outra para mulheres. Ambas as versões contém o Marilex (300 mg por comprimido), extrato de acerola, sílica, extrato de cavalinha e d-biotina. A versão masculina contém também feno-grego e extrato de óleo de fígado de bacalhau.

O Nourkrin é vendido em uma única apresentação no Brasil (com o logo da Eurofarma no canto superior esquerdo da embalagem). No exterior, ele está disponível em duas versões principais: Nourkrin woman (caixa branca) e Nourkrin man (caixa azul).
Além dessas duas apresentações, existem ainda quatro outras linhas de “manutenção”, voltadas especificamente para o público feminino. Todas contém Marilex e D-biotina, mais um outro mineral: o Nourkrin Active 20+ (para mulheres acima dos 20 anos) tem selênio, o Nourkrin Active 45+ (para mulheres acima dos 45 anos) tem zinco, o Nourkrin Post Pregnancy (pós-gravidez) tem ferro e o Nourkrin Radiance (para preservar a cor dos cabelos) tem cobre.
Fora os suplementos, encontramos ainda uma linha de cosméticos com shampoo, condicionador e loção para o couro cabeludo com a marca Nourkrin em algumas lojas virtuais (estes produtos não estão descritos no site oficial da marca).
Por que o Nourkrin é diferente no Brasil?
A Eurofarma nos informou que alguns dos elementos secundários utilizados na formulação internacional não são permitidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por isso a versão brasileira do Nourkrin não contém esses componentes.
A função desses elementos seria de suporte à ação do ingrediente principal, mas tanto a Eurofarma quanto a Pharma Medico afirmam que o efeito do produto é atribuído ao Marilex. Como ele está presente em todas as apresentações do produto, inclusive a brasileira, o produto continuaria sendo eficaz mesmo sem os demais componentes.
O que é Marilex?
No site do Nourkrin, o Marilex é definido como um “extrato fracionado de peixe com proteoglicanos lecticanos específicos”.
Simplificando bastante, proteoglicanos lecticanos são substâncias presentes no espaço entre as células dos animais. Duas variedades são encontradas em cartilagens: agrecano (mais abundante) e versicano (em menor quantidade).
Vários estudos (links em inglês: 1, 2, 3, 4 e 5) indicam que, quando o nosso cabelo está crescendo, existe uma grande quantidade dessas substâncias (principalmente as do tipo versicano) na base do folículo capilar. Em compensação, na fase de descanso e queda do fio essa concentração diminui bastante.
Essa variação também envolve outros tipos de proteoglicanos (além dos lecticanos, que a Pharma Medico menciona), mas ainda não se sabe exatamente qual a função deles nesse processo. Acredita-se que eles possam participar da nutrição das células, da multiplicação celular e da proteção da estrutura dos fios, além de interagir com os fatores de crescimento que interferem no desenvolvimento capilar.
De qualquer forma, não temos como afirmar quais dessas substâncias estão presentes na fórmula do Nourkrin. A Pharma Medico é bastante vaga na descrição do Marilex, provavelmente por questões de proteção de propriedade intelectual, então qualquer coisa além da definição oficial que eles oferecem é apenas especulação.
Como o Nourkrin age?
Segundo o fabricante, o Nourkrin ajuda a “apoiar, normalizar e manter o ciclo de crescimento do cabelo“. Quando esse ciclo está desequilibrado, uma quantidade maior de fios pode entrar prematuramente nas fases de descanso, fazendo com que caiam mais fios que o normal (quadro conhecido como eflúvio telógeno).

Quando o ciclo capilar se torna desequilibrado, a fase de crescimento (em azul) fica menor e a fase de repouso (em vermelho) se prolonga – o Nourkrin promete reequilibrar este ciclo. (Imagem original: Pharma Medico)
Essa explicação nos levou a pensar que o produto deve ser mais adequado para casos de perda difusa dos fios, mas não especificamente para a alopecia androgenética (que provoca a calvície clássica), já que nesses casos a queda de cabelo tem fundo hormonal (e aparentemente o Nourkrin não atua nessa frente).
Porém a informação do fabricante não é explícita em relação a isso. O site do Nourkrin diz que “independentemente da causa ou tipo da queda de cabelo, o ciclo de crescimento do cabelo é quase sempre afetado”, e destaca um trecho do estudo mais recente envolvendo o Nourkrin (que foi publicado em 2014 – nós ainda não tivemos acesso ao conteúdo dessa pesquisa), que diz que “é benéfico usar o produto como tratamento contínuo em todos os tipos de queda de cabelo“.
Por sinal, a função da acerola na fórmula do Nourkrin, segundo o fabricante, seria oferecer as vitaminas C, A, B1, B2 e B3, além de “carotenóides e bioflavonóides, que fornecem um importante valor nutritivo e propriedades antioxidantes” (na embalagem brasileira do produto, a única dessas substâncias indicada na tabela de informação nutricional é a vitamina C).
Nourkrin funciona mesmo?
O site do Nourkrin disponibiliza uma série de dados de pesquisa para ilustrar a eficácia do produto, além de depoimentos de usuários e especialistas. Uma dessas pesquisas, realizada com 3.000 usuários, diz que 83% deles perceberam resultados positivos (62,5% depois de 2 meses de uso, 70% depois de 6 meses e 83% depois de 12 meses).
Outros dados citados pelo fabricante: um estudo realizado em 2006 (com 55 pessoas de ambos os sexos, maiores de 18 anos, com queda de cabelo há pelo menos um ano, sem determinação da causa do problema) apontou um aumento médio de 37,5% no crescimento capilar dos usuários do Nourkrin.

O fabricante do Nourkrin relata que 83% dos usuários obtiveram resultados com o produto em até 12 meses de uso. (Imagem original: Pharma Medico)
Um outro estudo, realizado em 2012 com 100 mulheres que tinham alopecia androgenética, visava “determinar se melhorias na aparência cosmética do cabelo produzem quaisquer mudanças na qualidade de vida das mulheres, ainda que não aconteça necessariamente alguma reversão da sua queda de cabelo”. O Nourkrin foi um dos produtos utilizados neste estudo, e os resultados reportam melhorias na qualidade de vida (considerando aspectos como ansiedade e depressão, autoestima e atividade social) após seis meses de tratamento.
Os comentários publicados tanto no Feefo (site que registra a opinião de clientes, também citado no site do Nourkrin) quanto na Amazon sobre o Nourkrin são em sua maioria positivos. Muitas pessoas dizem ter percebido bons resultados (como fios mais densos, crescendo em áreas onde eram ralos, e até melhoras na qualidade das unhas). Outros usuários não notaram diferença, mas não encontramos nenhum relato de efeitos colaterais ou complicações no uso do produto.
Como usar o Nourkrin?
A posologia recomendada é de dois comprimidos por dia, um pela manhã e um à noite, sempre após uma refeição e acompanhado de líquido.
O tempo de uso recomendado é de no mínimo 6 meses, mas o fabricante diz que não há problema em prolongá-lo (nem menciona a necessidade de fazer qualquer pausa).
Por sinal, tomar uma dose maior não faz o produto agir mais rápido, ok? Segundo o fabricante, já foi comprovado que a ingestão de doses maiores não traz absolutamente nenhum efeito adicional. Então, a menos que o seu médico tenha indicado, não tome mais do que dois comprimidos por dia.
Precisa de receita médica?
Não. Como é vendido como um suplemento alimentar, o Nourkrin não requer apresentação de prescrição médica para ser comprado (o que não significa que você deve deixar de ir ao dermatologista para avaliar qualquer problema de queda ou falta de crescimento do cabelo).
Tem contraindicações ou efeitos colaterais?
A única contraindicação mencionada é para pessoas que tenham alergia a peixes e crustáceos (já que o Marilex é um extrato de origem marinha). O produto não contem glúten.
Segundo o fabricante, não foram identificados efeitos colaterais relacionados ao Nourkrin nos mais de 20 anos em que ele tem sido usado internacionalmente. Também não há interações medicamentosas conhecidas, mas se você estiver fazendo uso de qualquer medicamento (incluindo anticoncepcionais e até mesmo outros suplementos) ou tiver qualquer problema ou condição especial de saúde, é sempre aconselhável conversar com o seu médico antes de começar a tomar o Nourkrin.
Nourkrin engorda? Dá espinha?
Aparentemente não. Encontramos apenas um relato de usuário que já tinha histórico de acne antes e disse que o produto pode estimular o reaparecimento de espinhas, e nenhum relato de ganho de peso com o uso do produto. Se você já usou o Nourkrin e teve uma experiência diferente, conte pra gente nos comentários no final deste post.
Homem pode tomar Nourkrin?
Sim. A versão do produto apresentada no brasil é unissex (tanto para uso masculino quanto feminino).
Nourkrin faz crescer também os pelos do corpo?
Segundo o fabricante, não. A justificativa apresentada pra isso é a de que o Nourkrin contém “ingredientes específicos que agem apenas nos folículos capilares da cabeça” (a gente não faz ideia de quais sejam!).
Existe Nourkrin genérico ou manipulado?
Não. Como o Marilex é exclusivo da Pharma Medico, outras empresas não têm autorização para utilizá-lo. Existem outros produtos com apresentações parecidas, que alegam conter “proteínas marinhas” ou outros similares, mas o fabricante garante que nenhum desses produtos é comparável ao verdadeiro Marilex.
Onde comprar?
Você encontra o Nourkrin em diversas farmácias em todo o país (várias delas permitem comprar também pela internet).
Aviso pra quem pretende comprar o Nourkrin no exterior: qualquer alimento ou remédio está sujeito a passar pelo controle sanitário ao entrar no Brasil, e pode ficar retido se tiver substâncias de uso não autorizado no país. Se a fórmula do Nourkrin precisou ser adaptada para o mercado brasileiro por determinação da Anvisa, é provável que a entrada das versões vendidas em outros países seja vetada. Para saber mais sobre as regras da Anvisa para medicamentos e alimentos importados, clique aqui.
Qual o preço?
Este é o ponto que afasta muita gente do Nourkrin: o preço é bastante alto se comparado com os outros suplementos do mercado.
Encontramos a caixa com 60 comprimidos por valores entre R$ 180 e R$ 300 (uma variação de mais de 65%). O custo varia bastante de acordo com a farmácia, então vale a pena pesquisar bem antes de comprar o seu.
Várias lojas online apresentam preços bastante competitivos, mas nesses casos é preciso considerar também o frete na conta final.
Vale a pena testar o Nourkrin?
Confessamos que à primeira vista o produto não nos inspirou muita confiança, principalmente por se apoiar num ingrediente cuja composição não é claramente divulgada e alegar ser adequado para todos os tipos de queda de cabelo.
Além disso, o único estudo que conseguimos ver na íntegra foi realizado com o Nourkrin completo, e não com o Marilex isolado, então não nos pareceu que seria possível atribuir os resultados apresentados exclusivamente a essa substância, como o fabricante afirma.
Apesar dessas ressalvas, a curiosidade sobre esse ativo supostamente novo no mercado, somada ao fato de que o produto parece realmente ser bastante seguro, nos faz pensar que pode valer a pena fazer ao menos um teste.
Os diversos depoimentos favoráveis que encontramos, assim como o fato de que vários dermatologistas brasileiros já adotaram o produto no tratamento de casos de queda de cabelo, também pesam a favor na nossa opinião.
É claro que tudo isso só importa se você não tiver alergia a peixes e crustáceos e se o preço do Nourkrin não for proibitivo pra você. Nesses casos, você pode conversar com o seu médico sobre outros suplementos voltados para o fortalecimento capilar, como o Pantogar e o Imecap Hair, e ver se eles podem ser boas alternativas para o seu caso.
Perguntas pra você:
Você já usou ou está usando o Nourkrin? Quais são as suas impressões sobre o produto? Restou alguma dúvida que não respondemos aqui no post? Conte pra gente nos comentários!



Já usei esse suplemento com a formulação europeia e posso dizer que após 6 meses de uso contínuo nunca vi nenhuma melhoria, nem nascimento de novos fios e muito menos diminuição na queda. É um produto muito caro e no meu caso apenas gastei dinheiro sem ver nenhum benefício. Há muita propaganda em volta do produto. Basta procurar o produto como Viviscal e verão a falta de eficácia dele.
Maria, Nourkrin e Viviscal são produtos diferentes (a gente está preparando um post sobre o Viviscal, avisamos lá no Facebook e no Twitter quando for publicado).
Obrigada por alertar!!!
Olá, também usei o produto por algum tempo mas não vi diferença, aqui na minha cidade encontrei por 160, tomei, fiz tudo certinho mas não resolveu nada.
Usei por cinco meses e não resolveu NADA! Vou usar mais um mês só para não dizerem que não fiz o tratamento completo. Produto não cumpre o que promete! Me sinto frustrada.
A composição do antigo Viviscal (tomei 3 caixas dele) é exatamente a mesma. Basta pesquisar. O novo Viviscal tomei outras 3 caixas, essa sim é diferente porque tem ferro e biotina para além da acerola e do complexo marinho.
Maria, a gente entrou em contato com a Pharma Medico e o que eles disseram sobre o Viviscal é que “este produto e a sua fórmula não são similares nem comparáveis ao Nourkrin” (existe inclusive uma polêmica relacionada a propriedade intelectual envolvendo os fabricantes dos dois produtos, vamos entrar em mais detalhes sobre isso no post sobre o Viviscal).
Boa tarde, minha dermatologista hoje me receitou o Nourkrin para combater a queda de cabelo. Vou usar por três meses, assim que tiver os primeiros resultados posto aqui.
Olá pessoal. Pra quem tem dúvidas, aqui vai minha experiência. Estou quase com 4 meses tomando o Nourkrin brasileiro e estou amando! Meu cabelo simplesmente caía muito, muito mesmo. Meu dermatologista me receitou Nourkrin e o shampoo anti queda de outra marca. Hoje meu cabelo está caindo somente 10 fios por dia e isso aconteceu antes de completar 3 meses. Tb estou tomando Exímia Fortalize que tem ferro, pois eu estava com deficiência do mesmo. Não exitem em usar para queda, ele é maravilhosoooo! Espero ter ajudado. Bjo
Também estava desesperada com queda de cabelo. A médica me passou o Eximia e quando retornei para a consulta a queda ainda continuava e estava mais intensa. Ela mandou tomar o Eximia e o Nourkrin. Exatamente com 38 dias de uso do eximia e 17 dias do Noukrin a queda parou total. O meu diagnóstico foi estresse. Também cresceu cabelos na frente (onde era ralo por uma alopecia de tração). Acredito que foi mais o Eximia do que o Noukrin que fez a diferença. Ela recomendou 3 meses de Eximia e 6 de Noukrin.
Obrigada, eu já estava muitíssimo preocupada porque a minha dermatologista me indicou Nourkrin, comecei a tomar e vendo os comentários negativos já estava frustrada.
Fiz uso de Exímia Fortalize por 3 meses, indicado por uma cabeleireira. Vi alguns resultados. Fui à dermatologista, ela trocou por Nourkrin. Estou em uso há menos de 1 mês. Vou usá-lo por 6 meses e avaliar. Porém algumas pessoas que encontram comigo perguntam-me: o que estou fazendo que meu cabelo melhorou? Não sei se é efeito do Exímia ou Nourkrin. Vou aguardar para ver.
Como foi a experiência?
Bom dia, estou usando Nourkrin há 5 meses, nos 2 primeiros meses senti uma melhora, porém ele voltou a cair, mas continuo tomando. Isto é normal? Me recomendaram tomar 6 caixas e parar de vez, é o certo?
Mariá, o fabricante recomenda utilizar o produto por pelo menos seis meses (este prazo pode ser estendido, se for necessário). Se após este período você não observar bons resultados, o melhor é conversar com o seu dermatologista pra avaliar quais outros tratamentos podem ser mais indicados para o seu caso.
Comigo aconteceu o mesmo, tomo há que seis meses e voltou a cair agora, mesmo continuando a tomar! Mas achei bom o resultado inicial, segurou e cresceu bastante, mas há 3 semanas mais ou menos voltou a cair em quantidade menor.
É mesmo assim. Tomamos os suplementos que prometem algo que não cumprem, gastamos o dinheiro e depois investimos mais dinheiro em outro suplemento que também promete e assim vamos. Deveria existir uma maior fiscalização para impedir “falsas promessas”, mas como sabemos todos ganham com isso, apenas nós é que perdemos, nosso dinheiro e nossa crença no ser humano.
Maria, é pra evitar que essas coisas aconteçam que a gente sempre recomenda conversar com um dermatologista sobre os problemas de queda de cabelo (só ele tem condições de examinar, identificar a causa correta do problema e prescrever os melhores tratamentos). Muitas vezes as pessoas tomam suplementos que não são voltados para o seu caso específico e não obtém os resultados esperados. Quanto a “falsas promessas”, o órgão que determina quais alegações podem ser feitas sobre um produto é a Anvisa, que inclusive já mandou suspender anúncios de diversos produtos por propaganda enganosa (que alegavam benefícios não comprovados). É possível fazer denúncias sobre produtos que infrinjam as regras da Anvisa através da Ouvidoria da agência.
Muito me surpreende a Anvisa não deixar o Nourkrin entrar no Brasil com a composição igual à do exterior por ter componentes proibidos no Brasil. Quais? A biotina, o selênio, o zinco e o ferro são componentes presentes em diversos remédios encontrados no Brasil. Ver o Innéov Nutri Care e o Duocap, ambos indicados para a queda do cabelo. Que vergonha!
Então Jane, a gente não sabe se a Eurofarma e a Pharma Medico tentaram trazer pro Brasil também as linhas de manutenção do Nourkrin (que são as que contêm selênio, zinco e ferro) ou apenas uma apresentação da fórmula original (pra testar a receptividade do mercado primeiro, por exemplo). Não sabemos também porque os demais componentes não teriam sido autorizados, apenas que foi isso que o distribuidor alegou para explicar a diferença entre as composições :/
Concordo. Os fabricantes de produtos que prometem resolver problemas sérios, como queda de cabelo, deveriam prometer devolução do valor investido caso o problema não fosse resolvido. Eu, por exemplo, já estou desistindo de continuar investindo para resolver problemas que parecem não ter solução.
A maior parte dos suplementos que tomei foi sempre por recomendação de dermatologistas, no entanto, assim como nós eles funcionam a base da tentativa, ou acertam ou erram, testam suplementos, pois também não sabem se irão funcionar ou não. Já cheguei a consultar uma dermatologista que após dizer que havia tomado Viviscal por 6 meses sem resultados ela recomendou-me o mesmo suplemento. A verdade é que a doença dá muito mais lucro do que a cura, por essa razão dificilmente descobrirão a cura da calvície. Assim como tantas outras doenças, ser saudável não dá lucro, a não ser para quem o é. E sabemos que no Brasil, como em muitos outros locais, dificilmente essas situações de fraude ao consumidor são banidas. A verdade é que, como há pessoas que têm algum tipo de resultado, ainda que medíocre para o investimento feito, muitos desses suplementos mantêm-se no mercado.
Maria, é verdade que tem muita gente aproveitadora e picareta por aí. Isso acontece em todas as áreas profissionais e ramos da economia, mas a gente sabe que o setor de cosméticos e tratamentos pra queda de cabelo é terreno fértil pra esse tipo de gente: o problema pode muitas vezes ser complicado de diagnosticar e tratar corretamente, e as promessas de “curas milagrosas” e supostas inovações “revolucionárias” podem ser muito tentadoras. A questão é que nesse cenário existem duas possibilidades: ou a gente fica descrente da seriedade do sistema inteiro, acredita que seja impossível obter qualquer progresso e decide que é melhor desistir de tentar, ou a gente busca fazer alguma coisa a respeito, certo? Aqui no site, nós procuramos pesquisar e trazer o máximo de informações sobre os produtos e tratamentos desse mercado exatamente pra ajudar os consumidores a saberem o que de fato existe dentro das embalagens e tomarem decisões mais informadas. Procurar saber mais sobre as opções disponíveis, buscar opinião médica sobre os tratamentos, questionar os profissionais que te atenderem e esclarecer com eles toda e qualquer dúvida que surja no caminho, denunciar os maus profissionais e fabricantes aos órgãos responsáveis, tudo isso pode ajudar a evitar os buracos que existem por aí e tornar esse mercado mais sério e confiável.
Por recomendação da minha dermatologista, estou tomando Nourkrin há 5 meses. De lá pra cá não houve qualquer melhora, muito pelo contrário, a quantidade de fios que caem aumentaram muito. Antes de iniciar o tratamento ela me recomendou que juntasse durante 24 horas os fios que caíram e guardasse, e após 2 meses, juntasse novamente e comparasse com a quantidade anterior. Foi um desastre, pois a quantidade de fios que caíram a partir dos 2 meses aumentou bastante, e hoje, após 5 meses, não aconteceu nada do que foi prometido, só vi piora. Irei suspender por conta própria e voltar a tomar o Pantogar, pois esse sim eu senti que meu cabelo parou de cair na época em que usei. Achei que Nourkrin fosse um remédio mais moderno e avançado que o Pantogar, mas infelizmente não funciona.
Também concordo! Com uma semana de uso do Nourkrin meu cabelo começou a cair mais do que antes!! Já com o Pantogar meu cabelo estava melhor e não caía! Inacreditável! Acredito que Nourkrin só tem nome e preço!
Tomei Nourkrin, com dois meses parou a queda e meu cabelo também cresceu.
Muito obrigada pelas vossas respostas. Acredito que finalmente existe um site idôneo que realmente está interessado em auxiliar as pessoas com este problema, que para alguns não passa de um problema estético, inclusive para alguns médico que consultei, mas que afeta em muto o bem estar emocional e por conseguinte o físico. Realmente podemos denunciar estas situações, e já fiz isso junto a ordem dos médicos relativamente ao meu procedimento de um dermatologista que consultei, mas nem uma única resposta me foi dada. Sabemos que há um enorme corporativismo nessa classe profissional. Também denunciei uma clínica na qual fiz um tratamento que apenas serviu para me tirar o dinheiro, mas como na 1ª situação também nunca responderam. Ficamos realmente “desamparadas” à mercê de pessoas sem escrúpulos. O que mais me aborrece é que não percebem que isto é uma doença. Obrigada por serem um site sério, que realmente procura a verdade. Continuarei acompanhando o vosso trabalho e quem sabe não encontraremos todos algo que realmente cumpra o que promete. Estou testando um novo tratamento e se funcionar deixarei aqui a minha experiência, afinal já são 3 anos nesta tentativa de encontrar uma solução para este problema.
Nós é que agradecemos pelos seus comentários, Maria! Aguardamos o seu relato sobre este novo tratamento e esperamos que ele traga bons resultados 🙂
Depois de realizar o tal tratamento que disse que estava tentando, não obtive resultados. Era um tratamento com boné de LEDs (luz infravermelha). Não recomendo, além de caro, só piorou a minha situação. A queda nunca reverteu e cabelo novos nem vê-los. Tenho menos cabelo hoje do que quando comecei o tratamento. Fica aqui a minha experiência.
É verdade Maria, dizem que não é doença, em novembro de 2014 quando descobri perdi 6kg porque entrei em depressão, não comia nem dormia direito, quem não tem o problema só nos julga e o subestima.
Já fiz tratamento de 6 meses com Nourkrin e, diferente do que a Maria relatou, vi muitas diferenças. Já no primeiro mês a queda reduziu absurdamente e a partir do 5º mês novos fios surgiram (muitos deles). Fiquei feliz com o resultado, porém como tenho fios muito finos e pouco volume, ainda busco outras opções para testar.
Meu dermatologista me receitou Nourkrin, dois comprimidos ao dia, e também receitou uma loção (minoxidil 5%) para usar apenas à noite, para ajudar na prevenção da queda. Estou na terceira caixa e meu cabelo não cai mais. Eu tinha tirado uma foto antes do tratamento e tirei outra no segundo mês, gostei bastante dos resultados obtidos.
A minha dermatologista só agora receitou o Nourkrin depois de estar há 3 meses repondo a ferritina com o Neutrofer (que segundo ela foi a causa da queda do meu cabelo – estava a 6!!!) e usando o minoxidil a 5%. Esse eu sei que funciona. Na primeira consulta perguntei se não ia passar nenhum complemento como Pill Food, Pantogar, mas ela disse que primeiro precisávamos tratar a ferritina baixa. Tive já muita melhora e ela disse que o Nourkrin iria me ajudar a manter o crescimento e saúde dos fios, mas atribuiu isso à biotina e não a esses complexos de peixe. Mas tô receosa em relação ao produto por causa do preço…
Menina, ferritina a 6? A minha tava em 40 e quase fiquei careca!
Meu cabelo caiu do lado esquerdo todo com ferritina a 18. A sorte é que eu divido o cabelo de lado, daí não dá para ver… Vocês sabem o que a ferritina de vocês fica baixa? Eu tenho que tomar suplemento sempre pra aumentar.
Precisa comer mais carne vermelha e alimentos com ferro, sempre associando com uma fonte de vitamina C (tomate, kiwi, laranja…), pois é por meio da vit c que o organismo absorve o ferro! A minha estava baixa, passei a comer carne vermelha todo dia no almoço e melhorou muito!
Estou usando o produto por pelo menos 1 mês e a queda tem aumentado comparado ao tratamento anterior, feito com o Exsynutriment, que já no primeiro mês observei diminuição na queda e fortalecimento dos fios.
Tomei Nourkrin durante 6 meses, diminuiu muito a queda e meu cabelo aumentou, claro que não resolveu o problema pq alopecia onde já raleou é difícil, né gente. Será que tenho que tomar mais?
Só o seu dermatologista pode te dar essa resposta, Ana Rita! 😉
Já usei sim, é simplesmente perfeito! Meu cabelo deixou de cair em menos de 1 mês de uso.
Eu estou no sexto mês de uso, não vi diferença alguma, queda continua a mesma, nao percebi crescimento de fios mais densos, alem de que a minha dermato disse que tambem ajudaria um pouco no crescimento, e durante o uso foi de 1,5 cm em dois meses, nem 1 cm por mês o que é considerado normal. Não engordei mas percebi um aumento (pequeno mas considerável) nas espinhas, coisa que eu quase nunca tive. Nada de unhas mais fortes ou fios mais fortes, o que tambem diz que em algum dos meses aconteceria o fortalecimento dos fios já existentes, e na verdade a minha quebra também permaneceu a mesma.. E pra finalizar: MUUUUITO CARO kkkkk!!
Gostaria de saber se posso usar amamentando? Está liberado para lactante? Obrigada
Nathalie, encaminhamos a sua pergunta para a Eurofarma (que distribui o Nourkrin no Brasil), assim que eles responderem atualizamos aqui. Até lá, o ideal é conversar com o seu médico e só utilizar o produto se ele liberar, ok?
Estou fazendo uso do medicamento Nourkrin há três meses, é muito bom, meu cabelo parou de cair no primeiro mês, o fio ficou mais grosso, mais brilhoso e está crescendo mais do que antes do tratamento. Já comprei o tratamento para os seis meses, recomendo Nourkrin o produto é bom, quer dizer pra mim foi maravilhoso. Muito obrigada aos fabricantes. Gostaria de saber sobre os outros produtos da Nourkrin, aonde posso encontrar? Abraços.
Margarete, o Nourkrin só é vendido em uma apresentação aqui no Brasil (os demais produtos só são comercializados no exterior).
Oi, meu dermatologista receitou Nourkrin, mas ainda não comecei a tomar porque tô na dúvida se posso tomar mesmo amamentando. Posso tomar mesmo dando de mamar no peito?
Katiele, falamos sobre isso neste comentário aqui.
Estou usando a dois meses e tive a impressão que está aumentando a queda ao invés de parar, vou usar até os seis meses que é o tempo indicado pra ver se tenho algum resultado positivo.
Olá, estou tomando o Nourkrin há menos de um mês e estou muito satisfeita com o resultado, meu cabelo está mais bonito e saudável, a queda diminuiu bastante!
Olá, estou tomando Nourkrin há quase quatro meses, indicado pela minha endocrinologista. Meu tratamento será de seis meses. Os resultados são notáveis, pois a queda era abundante (desesperador). A queda parou no terceiro mês a um ponto que consigo contar os fios de cabelo que caem por dia. Acredito que nem para todos os resultados seja o mesmo, pois a causa da queda de cada pessoa deve ser diferente, como também a reação do organismo. A medicação é ótima, muito satisfeita com os resultados, sem reclamação alguma. Agradeço à minha médica que até agora só me passou medicamentos que me fizeram voltar a ser uma pessoa saudável. Tive a benção de ser acompanhada por uma ótima profissional, que antes de me passar qualquer medicação buscou a causa da doença.
Erika, bom dia, qual a causa de sua queda?
Olá Erika. Gostaria de saber, se possível, qual a causa da sua queda de cabelo. Eu fui diagnosticada com hipertireoidismo e meu cabelo está caindo muito. A minha endocrino me indicou também essa medicação, só que eu estou em dúvida se devo usá-la ou não. Vi seu comentário e queria saber se você também está passando por esse mesmo problema. Muito obrigada pela atenção.
Olá, meu namorado está tomando Nourkrin há três meses e o cabelo dele já melhorou muito. Esta mais grosso e cresce muito mais rápido. Até o barbeiro dele já percebeu. Perguntou qual produto ele estava usando e agora está indicando para outros clientes. Ainda bem que Nourkrin já chegou no Brasil, fica muito mais acessível! 🙂
Estou tomando Nourkrin, estou amando, meus cabelos já pararam de cair, aumentaram, quase não aparece o couro cabeludo. Eu estava desesperada, agora estou feliz. É caro mas pra mim está valendo a pena. Continuarei tomando, tem quatro meses que tomo!
Estou terminando a segunda caixa do Nourkrin e posso dizer que é um produto muito bom. Já no final da primeira caixa percebi o crescimento de cabelo em áreas que já não existiam cabelos na cabeça. Pra mim o resultado está sendo excelente.
Estou no terceiro mês de uso e não vi melhora. Minhas unhas pioraram demais, estão descamando, quebradiças com vários furos na unha. Cabelo está do mesmo jeito.
Nayara, essa característica das suas unhas podem ser psoríase, o que pode ser um problema bem sério, visto que psoríase pode instalar-se nas articulações do seu corpo, causando artrite. Converse com um dermatologista sobre isto. Boa sorte.
Olá, boa noite, também vou começar a fazer uso do Nourkrin e gostaria de saber se tem alguma contra indicação com bebida alcoólica.
Cesar, encaminhamos a sua pergunta ao distribuidor do Nourkrin, atualizamos aqui quando tivermos resposta, ok?
Obrigado, estou no aguardo.
Cada organismo reage de uma forma. Ninguém tem o direito de afirmar que Nourkrin não funciona. Tomei por 4 meses receitado por minha dermatologista e fiquei muito satisfeita. Meu cabelo estava caindo e meu couro cabeludo ficava aparecendo. Hoje tenho muitos fios novos e até o cabeleireiro percebeu. O que é ruim para uns necessariamente não será ruim para outros! Infelizmente parei de tomar pois não pude continuar pagando quase 200 reais todo mês, tenho outras despesas, mas assim que as coisas melhorarem voltarei a tomar.
Uso Nourkrin há 9 meses, percebi melhora na queda e crescimento de cabelos novos, acho que o produto funciona sim mas não é nada de espetacular. Nas unhas senti uma melhora pequena.
Estou com uma queda de cabelo muito intensa há dois meses, a quase 1 mês fazendo uso de Nourkrin e um shampoo energizante da Dercos, receitados pela minha dermatologista. Ainda não consigo observar nenhum resultado, e em consulta com a minha endócrino ela me sugeriu a fazer o uso do Pantogar junto com o Nourkrin. Será que tem algum problema fazer o uso dos dois?
Cláudia, a gente sempre recomenda conversar com um médico antes de utilizar vários suplementos simultaneamente (pra ver se não há risco de interações indesejadas entre eles ou com outros produtos que você possa estar usando) – se foi a sua médica que indicou o uso dos dois juntos, não deve haver problema.
Olá, comprei uma nova caixa do Nourkrin hoje e foi incluída na fórmula a biotina, que não tinha antes.
Angela, já estamos preparando as informações sobre isso pra atualizar o post 😉
Estou na terceira caixa, amando os resultados.
Olá, faz 5 meses que estou usando o Nourkrin. O resultado foi sensacional. Com 3 meses já vi a mudança, pois estou tirando fotos a cada 10 dias. O resultado impressiona.
Comecei a usar faz um mês e meio. No começo até tive a impressão de que melhorou, mas sinto minhas entradas crescendo. Ainda é cedo para tirar qualquer conclusão, ainda aposto no remédio! Tenho uma dúvida: no primeiro mês utilizei junto com o Pantogar (manipulado), mas agora que terminou estou usando sozinho (apenas o Nourkrin). Será que utilizá-los juntos pode ajudar ou piorar? Sei lá, sou ignorante quanto a medicação, tenho receio que o efeito de um impeça o efeito ativo do outro!
Jonny, a gente tem a mesma preocupação que você, por isso sempre recomendamos conversar com um médico antes de consumir vários suplementos (ele pode dizer se há risco de interações indesejadas entre os produtos ou com outros medicamentos que você possa estar utilizando).
Pois é… estou usando os dois, já estou na terceira caixa mas a queda ainda não parou, sinto que até aumentou. No próximo mês vou consultar para ver o que o médico me diz. Obrigado =D
Tenho 27 anos e também já tenho muita entrada e uma certa falta de cabelo no meio da cabeça. Com muitas dúvidas, assisti reviews no YouTube sobre o produto e lendo os relatos dos comentários decidi apostar no Nourkrin, já que meu dermatologista também me receitou, apesar de ser caro. Bom, vou começar o tratamento amanhã, vou usar um shampoo e um tônico também. Quando obtiver resultados posto novamente o relato.
A minha queda não melhorou, tomei por 6 meses, mas está crescendo fios novos.
Eu uso o Nourkrin já tem seis meses e vi uma melhora no crescimento do cabelo, mas não vi ainda muita diferença no volume… meu cabelo é fino e pouco, mas não crescia de jeito nenhum, agora ele está grandão…
Olá pessoal, há três meses estou usando Nourkrin, finasterida 5mg, espironolactona 100 mg e faço mesoterapia capilar uma vez por mês, e a queda de cabelo diminuiu muito.
Eu usei esse medicamento Nourkrin indicado por uma dermatologista em Belém. Nos dois primeiros meses melhorou um pouco a queda do meu cabelo, porém no terceiro mês voltou a cair muito mais. Gastei meu dinheiro por seis meses sem nenhum resultado. Não sei como tem gente que vê resultado nesse medicamento.
Olá!!! Minha nutricionista me indicou o Nourkrin, mas diante dos comentários já estou com dúvidas!! Estou calva na frente e laterais do cabelo, por conta do uso de mega-hair durante um longo período. Já fiz vários tratamentos, sem algum êxito. Uma amiga me indicou a biotina e amou o resultado, mas ainda não experimentei. Essa situação deixa a mulher com a auto-estima super baixa, gerando até uma certa depressão, que a maioria das pessoas não entendem.
Cristiane, qualquer dúvida que envolva o seu tratamento deve ser esclarecida com o médico que o prescreveu, ok? Você pode perguntar qual a opinião da sua nutricionista sobre a biotina também, já que existe a vontade de experimentar. A gente sabe como os casos de queda de cabelo podem ser frustrantes e o peso que podem ter na autoestima das pessoas, mas é preciso ter paciência porque o cabelo leva mesmo algum tempo pra se recuperar totalmente.
Vejo que existe muitas opções contrárias acerca dessa medicação. Nourkrin foi indicado pela minha dermatologista, comecei a tomar hoje, espero ansiosamente que funcione comigo, pois já usei outros medicamentos sem sucesso. Fiz uso do Eximia Fortalize associado com espironolactona 50 mg, não notei melhora alguma, pelo contrário, meu cabelo caiu intensamente, o que me fez parar por conta própria. É muito triste você ver seus cabelos caindo e depender de resultados que só virão depois de três meses. Vou começar a medicação pensando positivo e dedicando ao tratamento!
Olá! Estou usando o Nourkrin há 4 meses. Já tinha usado outros tantos produtos sem resultado algum, porém o Nourkrin realmente fez muita diferença. O cabelo parou totalmente de cair, está mais forte e encheu bastante, principalmente na frente, onde já mostrava até o couro cabeludo, agora está todo coberto. Mas também nascem muitos pelos por todo o corpo. Tive que aumentar a depilação para duas vezes por mês.
Olá, estou usando o Nourkrin há dois meses e não notei muita diferença. Há 10 meses fiz transplante capilar fio a fio, uso Rogaine (minoxidil) e Avicis, além disso tomo sulfato ferroso e zinco. Não sei se o Nourkrin está fazendo efeito, mas quando usei o Inneov Nutri Care tive melhores resultados, meu cabelo ficou mais denso e brilhante.
Gente, estou no segundo mês e meus cabelos pararam de cair… super recomendo Nourkrin. E detalhe, tomo só 1 cápsula por dia, pois o médico me receitou 1 comprimido de Nourkrin e 1 outro de Power Vita Capilar. Meu cabelo estava caindo demais, no primeiro mês já vi diferença. Muito top!
Estou começando hoje a usar Nourkrin. Usei muitos e muitos medicamentos sem nenhum resultado! Se obter algum, aviso…
Estou tomando Nourkrin, a primeira caixa ainda, mas já está terminando e ainda não tou vendo melhoras de nada. Estou me enchendo de acne demais, está ficando horrível as acnes doloridas. O que eu faço, eu paro ou termino a caixa? E também estou tomando suco de cenoura todos os dias, meu dermato passou. Estou também com minhas unhas ficando fracas. O que eu faço?
Ana, todas essas ocorrências devem ser relatadas ao médico que te prescreveu o tratamento pra avaliar se é preciso fazer alguma alteração, ok?
Tomei Nourkrin por 6 meses e foi perfeito, porém só foi parar o tratamento que meus cabelos começaram a cair de monte novamente.