Minoxidil: o melhor tônico capilar do mundo?



Com tantos laboratórios pesquisando tratamentos para queda de cabelos no mundo todo, é uma surpresa descobrir que um dos candidatos mais fortes ao troféu de Melhor Tônico Capilar foi descoberto por acidente!
Não estamos falando de um produto específico, na verdade, mas sim do minoxidil, o princípio ativo de vários produtos anti-queda conhecidos internacionalmente (Rogaine, Regaine, Neoxidil ,Tugain, Mintop, Ylox e Lacovin são alguns deles).

O Minoxidil faz parte da formulação de tônicos capilares, cremes, espumas e loções no mundo inteiro.
Inicialmente o minoxidil era comercializado apenas como um vasodilatador para casos de hipertensão, em forma de comprimidos com o nome comercial de Loniten. Alguns usuários começaram a desenvolver hipertricose (crescimento exacerbado dos pelos do corpo) e observaram que áreas do couro cabeludo afetadas pela alopecia estavam se recuperando.
A partir daí começaram a ser desenvolvidas as loções de minoxidil para aplicação tópica, comercializadas especificamente para combater a queda de cabelo e estimular o fortalecimento e crescimento dos fios.
(Curiosidade: outras duas substâncias super populares na luta contra a queda de cabelos, a finasterida e o cetoconazol, também foram descobertas “por acidente”, durante pesquisas com medicamentos formulados para tratar de outras enfermidades).
Como o minoxidil funciona?
Desde a descoberta dos efeitos do minoxidil no controle da queda de cabelos, vários pesquisadores têm tentado entender exatamente como ele funciona, mas até hoje não há consenso na comunidade científica sobre a forma de atuação da substância nos folículos capilares.
Uma das hipóteses mais divulgadas é a de que, por ser um vasodilatador, o minoxidil seria capaz de estimular a circulação sanguínea e a chegada de mais oxigênio e nutrientes para os folículos. Porém, como outras substâncias vasodilatadoras não produzem o mesmo efeito, acredita-se que o mecanismo de atuação seja um pouco mais complexo.
Outra possível explicação seria a capacidade do minoxidil de abrir os canais de potássio nas membranas celulares, que controlam várias funções e podem interferir no ciclo de vida dos cabelos.
O fato é que o minoxidil parece aumentar o tamanho dos folículos e prolongar a duração da fase anágena dos fios (saiba mais sobre as fases de crescimento dos cabelos aqui).

Resultados obtidos com 4 meses de tratamento, divulgados por um fabricante de produtos à base de Minoxidil (Fonte)
Várias pessoas observam um período de queda acentuada dos fios logo após o início do tratamento, e em seguida os resultados do produto começam a aparecer. Acredita-se que essa queda inicial (chamada de shedding) aconteça porque o minoxidil anteciparia a saída dos fios que já se encontram na fase telógena, para que novos fios na fase anágena possam nascer.
Qualquer que seja o mecanismo real de atuação do minoxidil, ele não parece afetar diretamente a produção ou a atividade do hormônio di-hidrotestosterona (DHT), considerado o maior responsável pelos quadros de alopecia androgenética. Nesses casos, muitas pessoas observam resultados ainda mais encorajadores quando combinam o uso do minoxidil a algum outro tratamento que atue no nível hormonal, como a finasterida ou outros antiandrógenos.
Como em qualquer outro tratamento conhecido atualmente para a alopecia androgenética, os resultados obtidos com o minoxidil não são definitivos, e só se conservam enquanto durar o tratamento: caso ele seja interrompido, em algum tempo o padrão de avanço da alopecia será retomado normalmente.
Como se usa o minoxidil?
Aquela primeira versão do minoxidil, em comprimidos, não é considerada ideal para o tratamento da queda de cabelos porque a sua atuação é sistêmica, ou seja, impacta todo o organismo. Lembre-se que o remédio foi feito inicialmente para tratar a hipertensão: se for consumido por alguém com pressão arterial normal ou baixa, pode acabar causando problemas sérios de saúde.
Os tônicos capilares e demais versões tópicas (para aplicação direta sobre a pele, em forma de loção, creme ou gel) são mais seguros porque não permitem que o produto seja amplamente absorvido pelo organismo. As formulações geralmente são produzidas em concentrações de 2% e 5%.
A versão de 5% é contra-indicada para mulheres no Brasil. Acredita-se que por ser mais forte, ela possa vir a estimular o crescimento de pelos em outras áreas do corpo, como o rosto (portanto o uso de minoxidil 5% em mulheres é considerado off-label). Como não existem muitas pesquisas sobre o uso durante a gravidez e lactação, ele costuma ser desaconselhado nesses casos (o ideal é conversar com o seu médico para avaliar os riscos e benefícios).

Os tônicos capilares com minoxidil costumam vir com aplicadores em spray ou conta-gotas.
O produto deve ser aplicado duas vezes ao dia sobre as áreas afetadas, com o couro cabeludo seco. Existe uma variedade de aplicadores (em spray, conta-gotas e massageadores), mas sempre que você utilizar os dedos para aplicar ou massagear o produto, deve lavar bem as mãos logo em seguida. Para obter os melhores resultados, é recomendado deixar o produto em contato com o couro cabeludo por pelo menos 4 horas antes de molhar a cabeça.
Os efeitos podem levar de 2 meses a 1 ano para se manifestarem, portanto é necessário manter o uso prolongado para observar resultados satisfatórios. Os efeitos mais expressivos são observados em pessoas com menos de 40 anos, principalmente quando o quadro de queda de cabelos é recente (instalado há 5 anos ou menos) e a área tratada é pequena.
O minoxidil não deve ser aplicado sobre áreas irritadas, feridas ou sensíveis do couro cabeludo (não utilize se estiver com queimaduras de sol ou se tiver realizado algum procedimento químico recentemente, como descolorir os cabelos, pois pode causar reações desagradáveis como ardência e prurido). É recomendado evitar a exposição da área em tratamento ao sol, pois a pele pode ficar mais sensível. Algumas formulações contêm álcool ou propilenoglicol como veículo, substâncias que podem causar ressecamento do couro cabeludo e dermatites de contato: nesses casos, as fórmulas com lipossomas podem ser boas substitutas e promover a absorção do produto reduzindo a possibilidade de irritações.
Vale frisar que qualquer medicação, de uso sistêmico ou tópico, deve ser sempre prescrita e acompanhada por um médico, que vai analisar o seu quadro específico, avaliar possíveis fatores de risco (como contra-indicações e possíveis interações medicamentosas) e garantir a eficácia e segurança do seu tratamento. Se durante o uso do minoxidil você apresentar qualquer sinal de alergia, dor, inchaço, taquicardia, tonturas, ganho de peso súbito ou qualquer outro sintoma inesperado, interrompa imediatamente o uso e informe o seu médico.
Vale a pena utilizar o minoxidil?
A menos que você tenha sensibilidade ao produto, ou um quadro de alopecia extremamente severo e avançado (como nos casos de alopecia cicatricial, total ou universal), o minoxidil parece ser uma boa opção para integrar o seu arsenal contra a queda de cabelo – ele não seria o princípio ativo de alguns dos melhores tônicos capilares do mundo à toa, certo?
Uma das principais vantagens é que ele pode ser útil em vários quadros diferentes de queda de cabelos – no tratamento da alopecia androgenética clássica, na recuperação de áreas atacadas em episódios de alopecia areata, eflúvio telógeno e tricotilomania, ou para estimular o crescimento dos fios após um transplante capilar, por exemplo. Além disso, a aplicação tópica reduz enormemente as chances de qualquer efeito colateral, e torna o uso do produto fácil e rápido de aprender.
O custo dos produtos tem deixado de ser um problema porque o minoxidil vem se tornando cada vez mais popular, com opções disponíveis no mercado variando desde a casa dos R$ 20 até acima dos R$ 200 (dependendo da quantidade de produto, duração do tratamento, apresentação da fórmula, método de aplicação, etc). Ou seja, tem pra todos os gostos – e bolsos 🙂
Os resultados não são rápidos nem milagrosos, e o ideal é que o minoxidil não seja o seu único tratamento contra a queda de cabelos – um produto sozinho não costuma ser tão eficaz quanto um kit que ataque o problema por várias “frentes” diferentes. Mas com paciência e disciplina, ele pode ser sim uma adição valiosa ao seu arsenal anti-queda!
Uma pergunta pra você:
Como os resultados do tratamento com minoxidil variam bastante (de acordo com a causa da queda de cabelos, o tempo de uso e outras particularidades de cada caso), nós queremos saber: Você já utilizou o minoxidil? Como foi a sua experiência? Conte pra nós nos comentários!



Olá. estou começando a usar o minoxidil 5%, porém, no recipiente em que ele veio apenas consta “minoxidil 5% + loção capilar 100 ml”, será que fará efeito? Pois noto que algumas receitas vêm com o propilenoglicol e a solução hidroalcoólica, não sei se terá o mesmo efeito que as outras. Desde já, obrigado!
Leonardo, a gente não tem como opinar a respeito disso. Quem deve determinar o veículo ideal para o minoxidil no seu caso é o seu dermatologista, ok?
Opa, tudo bem sim heheh! Obrigado pela resposta, fico grato!
Estou na fase em que o minoxidil estimula a queda, está caindo o triplo, mas minha dermato mandou eu aguentar firme que vai valer a pena! Estou confiante! Já vi excelentes resultados de minha prima que estava cheia de falhas e hoje está com muito cabelo!
Olá, estou usando o Pantogar 3x ao dia, Eximia Fortalize, Finalop (o médico tricologista me proibiu de usar o genérico), shampoo Kelual para oleosidade e o minoxidil para o crescimento do cabelo, mas estou com medo de usar o minoxidil e começar a cair muito cabelo com o tal efeito shedding, pois o cabelo fica bem ralo e tenho medo que ele não cresça mais. O que devo fazer?
Henrique, pra poder observar os benefícios do minoxidil é preciso encarar o risco do shedding e permanecer firme com o uso até essa fase passar, não tem jeito. Se você se sentir desconfortável com a possibilidade, ou se tiver qualquer outra dúvida sobre o seu tratamento específico, converse novamente a respeito com o seu tricologista, ok?
Comecei a usar o minoxidil 5% antes de dormir. Ele é manipulado, estou usando há 3 meses e meio e estou usando o finasterida 1 mg genérico há uns 7 meses. Meus cabelos estavam ralos na parte frontal e na parte da coroa da cabeça, todo mundo falava que eu estava ficando careca e por conta disso só usava boné para sair na rua, não queria nem arrumar um outro emprego pq tinha vergonha da falta de cabelo. Os resultados com o minoxidil vieram com apenas 2 meses de uso, os meus familiares não acreditaram no que viram, estou completamente sem falhas no cabelo e quem me conhece hj jamais imagina que um dia tive problema de calvície. O que quero falar para vocês é não desistirem, persistam pois a vitória irá chegar!! ^^
Muito obrigado, Denis! Precisava ler isto. *-*
Boa noite, minha dermatologista me passou Aloxidil para aplicar somente antes de dormir, mas na bula diz 2 vezes por dia, o que fazer? Faço o que a dermatologista diz ou o que a bula informa? Grato
Sempre o que a dermatologista disser, André. O seu médico tem autonomia pra adaptar a posologia de qualquer medicamento conforme o que considere mais adequado a cada caso.
Olá, boa tarde, meu filho de 7 anos tem alopécia areata desde 2014 e vem fazendo tratamento com Diprosone e minoxidil solução 2% desde então. Os resultados de início são favoráveis, mas depois de um certo tempo o cabelo volta a cair em lugares diferentes das outras quedas. Eu queria saber o que acontece, mesmo com o tratamento o cabelo volta a cair, isso é normal?
Infelizmente é sim, Alessandra. Dá uma olhada no post que a gente escreveu especificamente sobre a alopecia areata, neste link aqui.
Tive câncer de mama, posso utilizar este medicamento?
Viviane, a bula não menciona nenhuma restrição de uso relacionada a isso, mas o ideal sempre é conversar a respeito com o seu dermatologista (lembrando que o minoxidil é vendido no Brasil como medicamento tarja vermelha e requer prescrição médica).
Olá!! Sabem se já estão manipulando o Nourkrin?
Não que a gente saiba, Patricia!
Gostaria de saber pq os resultados do minoxidil demoram tanto, pois uso o produto a quase 2 anos e quase não vejo resultado, os cabelos ainda continuam caindo e os que nasceram são bem finos e demorados no crescimento, isso é normal?
Edvan, se o produto não está apresentando o resultado desejado você deve reavaliar o tratamento com o seu dermatologista, ok?
Tenho 18 anos e uso minoxidil (manipulado com finasterida, auxina tricógena e mais algumas substâncias) e latanoprosta, ambos manipulados. Terminei o primeiro mês apresentando ardência no couro cabeludo, mas sem qualquer vermelhidão ou alergia… Saberia me dizer o motivo? Grato
Arthur, a gente não tem como opinar sobre casos específicos. O ideal é relatar essa ocorrência ao médico que te prescreveu o tratamento, ok?
Comecei com queda de cabelo aos 18 anos, hj tenho 36 anos e continuo com os meus cabelos. Detalhe, tenho outros 3 irmãos e meu pai calvos. Desde meus 18 anos tomo pill food, levedo de cerveja, ácido fólico, selênio e magnésio. Tomo óleo de coco e faz uns cinco anos que passo minoxidil com auxina 2x dia e finasterida 1x dia. Só uso shampoo de coco e toda terça e sexta feira passo babosa na cabeça. Todos que me vêem, tipo em festa de família, dizem “nossa, vc é cabeludo e seus irmãos carecas, como pode isso?”.
Vai sair um post a respeito do Pill Food?
Vai sim, Sergio (sempre avisamos no Facebook e no Twitter quando chega conteúdo novo aqui no site, e você também pode se inscrever pra receber as notificações por e-mail, no topo do menu à direita aqui no site).
Fui diagnosticada com alopécia areata, sou diabética tipo 1 e tenho hipotireoidismo. Fazem exatamente 10 anos que me foi prescrito o uso do minoxidil, uso diariamente desde então, duas vezes por dia. Ele não faz crescer cabelo branco!! Os poucos cabelos que possuo são graças ao minoxidil. E sim, vc só verá resultado após no mínimo 4 meses. Sem este remédio eu seria uma mulher de 33 anos careca!
Gente, meu dermato me receitou minoxidil mas tenho síndrome do pânico e depois que vi as reações que esse medicamento pode causar, fiquei receosa… alguém já passou mal, teve queda de pressão ou taquicardia fazendo o uso dessa loção? Abraço!
Paula, segundo a bula do minoxidil esse tipo de efeito não está associado ao uso da substância de forma tópica, e apenas a absorção excessiva do produto (pelo uso exagerado ou sensibilidade individual exacerbada, por exemplo) poderia, teoricamente, levar a essas ocorrências. De qualquer forma, qualquer receio que você tenha sobre o uso do medicamento ou qualquer efeito colateral que você venha a manifestar devem ser discutidos diretamente com o seu médico, ok?
Olá, já uso o minoxidil há 5 meses e os resultados são positivos. Uso 1 ml pela manhã e 1 ml pela noite como recomendado. Gostaria de saber se no período de 1 ano, ou após esse período, posso usar apenas 1 ml de minoxidil à noite? Será que os resultados se perdem se passar a usar apenas 1 vez ao dia?
Cássio, apenas o seu médico pode fazer alterações na dosagem do seu tratamento, ok?
Ok, agradeço!
Bom dia, estou usando minoxidil a quase um mês, duas vezes ao dia. Já vejo muitos fios novos, não estão nascendo nem brancos e nem secos como nos outros comentários, estão super normais. Minha dúvida é se é normal sentir coceira. Imagino que seja porque estão nascendo muito rápido os fios e percebo que só coça na região onde passo. Não arde nem nada, é só coceira mesmo. Isso é normal?
Patricia, a ocorrência de coceira é um efeito colateral conhecido do minoxidil. O ideal é relatá-lo ao dermatologista que te prescreveu o tratamento, para avaliar se há necessidade de fazer alguma adaptação.
Eu uso o minoxodil há 3 anos, ele funciona sim. No primeiro mês vai cair bastante cabelo mesmo, é normal, no segundo e terceiro mês vai ver a diferença. Lembrando não pode parar ou diminuir as doses, tem que ser duas vezes ao dia.
Everson, tem o antes e depois?
Estou usando minoxidil há pouco mais de um mês e já vejo os efeitos do shedding. Não vejo a hora de começar a obter resultados. Após ver tantos comentários positivos, conversarei com minha médica pra receitar outros medicamentos que possam auxiliar o minoxidil.
Bom, de modo geral vejo que a queda de cabelos mexe muito com a autoestima das pessoas. Falo por experiência própria, tenho 21 anos e me sinto péssimo ao ver cada vez mais em evidência o topo da cabeça e um pouco das entradas, e que poder trocar experiências, conversar sobre com alguém que passa pelo mesmo problema ou algo parecido ajuda. Se alguém estiver interessado estarei montando um grupo de WhatsApp para troca de experiências, dicas e tudo mais, é só enviarem contato por e-mail ismael10fernandes@hotmail.com
O minoxidil pode ser substituído pelo óleo essencial de alecrim? Há algum relato sobre sua eficácia?
Jr, a gente deve fazer um post específico sobre isso futuramente (sempre avisamos no Facebook e no Twitter quando chega conteúdo novo aqui no site, e você pode se inscrever pra receber as notificações por e-mail, no topo do menu à direita aqui no site.
Olá. Eu uso o minoxidil há seis meses e tenho visto boas melhoras. No entanto, de três semanas pra cá tenho percebido um aumento de queda de fios que ainda estão em crescimento, ou seja, pequenos. O que isso pode significar?
Amanda, nós já vimos alguns relatos de pessoas que dizem ter tido queda de fios pequenos que se normalizou depois de um tempo, então imaginamos que não deve ser necessariamente um sinal de problemas, mas se o quadro persistir vale conversar com o seu dermatologista a respeito.
Olá, estou usando minoxidil para ajudar a crescer barba, tenho somente bigode e cavanhaque. Meu cabeleireiro me indicou este processo que ele utiliza e milhares de pessoas também. Existe um canal no YouTube chamado “Da certo Wander?”, este rapaz é um estudante de medicina que não tinha nada de barba e o mesmo usou o produto por 6 meses e o resultado é impressionante. Espero ter ajudado. Forte abraço.
Glauko, só é bom lembrar que o minoxidil é vendido no Brasil como medicamento tarja vermelha e requer prescrição médica para o uso, ok?
Olá, em relação à queda dos fios pequenos que mencionei em cima, esqueci de dizer que tive que interromper o uso do minox por 1 mês e retornei já fazem quase dois meses. Essa queda dos fios que estavam nascendo pode ser em função dessa interrupção de um mês? Dá a impressão que todos que tinham nascido com o uso do minox agora estão caindo.
Pode sim, Amanda. Os resultados do minoxidil podem se perder com a interrupção do uso, e o recomeço do tratamento pode estimular um novo período de shedding.
Olá, boa noite. Eu faço uso do remédio Monessa e do minoxidil 4% e venho percebendo que estou com caspa no couro cabeludo, isso pode ser alguma reação de algum desses remédios? Abraços
Rebeca, o minoxidil pode gerar descamação no couro cabeludo como efeito colateral do tratamento. O ideal é conversar com o dermatologista que te receitou o produto para avaliar do que se trata realmente e determinar o que deve ser feito, ok?
Oie gente, comecei o tratamento contra a queda no dia 15/03/2016. Eu parei ontem (06/04/2016) o uso do minoxidil, pois não aguentava mais ver o meu cabelo cair incessantemente. Eu li no post sobre a fase shedding, mas mesmo assim vou dar uma pausa. Estou tomando também o Pantogar e Pill Food. Senti os meus cabelos engrossarem um pouco nessas três semanas, no banho reduziu um pouco a queda, porém ainda está caindo muitooo. Espero que isso passe logo. O volume do meu cabelo diminuiu muitoo.
Boa tarde. Eu sou soldador tenho necessidade de usar uma touca (de tecido próprio para solda) para proteção para evitar queimaduras, meu cabelo fica abafado em média 10 horas por dia. Isso pode causar algum efeito colateral se eu usar minoxidil?
A gente não sabe dizer, Elvis. O ideal é relatar essa condição ao seu dermatologista: ele é quem deve receitar e indicar o melhor esquema de uso do minoxidil para o seu caso específico.
Olá, eu tenho um pouco de queda de cabelo, mas não tenho nem um tipo de calvície. Entretanto meu cabelo parou de crescer, ficou nos ombros e não cresce mais. Gostaria de saber se serve pra isso também, os fios ficarem maiores, ou só serve pra casos de calvície mesmo?
Jessica, primeiro é preciso identificar o que de fato está acontecendo. Muita gente acha que o cabelo não está crescendo quando na verdade ele está é se quebrando, e portanto não consegue atingir o comprimento desejado. Em outros casos, podem haver outros fatores interferindo no crescimento normal do cabelo (como problemas nutricionais, por exemplo). Minoxidil é um medicamento tarja vermelha e só deve ser utilizado com prescrição médica. O seu dermatologista é quem deve avaliar o seu quadro e determinar qual o tratamento ideal, ok?
Boa tarde, estou tomando Imecap Hair há uns 3 meses, não notei diferença alguma no crescimento do cabelo, porém a queda de cabelo diminuiu significativamente (já desde o segundo dia de tratamento). Estou querendo fazer o uso do minoxidil, mas associado a ele continuar tomando o Imecap Hair, porém lendo os comentários aqui no site fico em dúvida em relação à comparação do Imecap com o Pantogar. Qual dois dois seria mais indicado para eu tomar associado ao minoxidil?
Lauro, tanto o minoxidil quanto o Pantogar são medicamentos tarja vermelha e requerem prescrição médica, ok? O seu dermatologista é quem deve determinar qual o esquema de tratamento ideal para o seu caso específico.
Usei o minoxidil e o alfa estradiol com recomendação médica, mas tive que suspender o uso devido a frequentes dores de cabeça. Eu sentia a cabeça pulsando, acredito que seja em função da dilatação dos vasos na cabeça. Passava a loção pela manhã e outra a noite após o banho, e com isso acordava todas as noites entre 2 e 3 horas da manhã com dores de cabeça. As dores duravam por semanas. Quanto à queda de cabelo, não percebi nenhuma melhora em mais de 1 ano de uso do medicamento. Hoje não uso mais e acabaram minhas dores de cabeça.
Boa tarde. Tenho 27 anos e nunca utilizei nenhum produto especifico para queda de cabelos. Tenho calvice e o que os dermatologistas chamam de coroa de frade, nas demais áreas sou bastante cabeludo. Um amigo fez recentemente a cirurgia e realmente o resultado é incrível. Tenho interesse em fazer mas gostaria de tentar um outro tratamento antes. Gostei dos comentários e gostaria de trocar essas experiências com vocês que realmente já usam. Quem puder manter um contato eu agradeço igoberghbernardo@hotmail.com.br
Essa vai para quem usa minoxidil na barba. Começei a usar pois eu não tinha nada nada de barba, e sim, o resultado é incrível, e até razoavelmente rápido, mas os efeitos colaterais vem logo depois. São muitos, mas o que me atingiu acredito que seja um dos piores. Apareceram pequenas bolinhas vermelhas tipo espinhas no meu pescoço e rosto, e em tempo de uma semana eu estava com o rosto todo cheio de manchas vermelhas que não sumiam, horrível. Estou agora lutando contra isso. Espero que quem for usar isso na barba perceba os sintomas antes de se agravarem, o resultado é incrível, mas os efeitos colaterais também, infelizmente!
João, é por essas e outras que sempre vale lembrar: além de o minoxidil ser um medicamento tarja vermelha, e portanto exigir receita médica, o uso no rosto é considerado off label e acontece por conta e risco do médico que o prescrever. Quaisquer efeitos colaterais decorrentes desse uso devem ser relatados ao seu dermatologista.
Bom dia! Não tenho histórico de queda capilar, fiz o uso da loção minoxidil 5% + bioserum só para fortalecer e acelerar o crescimento. Não sabia dos efeitos colaterais e usei uma dose bem maior que a recomendada, tive o que chamam de shedding forte. A minha dúvida é a seguinte, o excesso da dosagem e a absorção do mesmo podem vir a danificar os bulbos capilares? Grata e no aguardo.
Gina, a bula do minoxidil não relata dano aos folículos capilares como reação conhecida ao uso ou à superdosagem do produto. De qualquer forma, quaisquer efeitos colaterais manifestados durante o uso devem ser relatados ao médico que te receitou o produto, ok?
Uso minoxidil há 2 meses. Posso pintar o cabelo? Qual o tipo de tinta é mais aconselhável?
Mayre, a única recomendação na bula do minoxidil é que o couro cabeludo esteja sem resíduos do produto ao aplicar qualquer tintura, e que o minoxidil só seja aplicado novamente um dia depois de tingir o cabelo.
Olá! Quero deixar a minha contribuição. Tenho eflúvio telógeno desde 2010. Não vou aqui descrever em detalhes a minha batalha, mas como todas fiz exames e os médicos disseram que era estresse, baixa de ferro, etc e fiz tratamento com minoxidil a 3%, Pill Food e tudo o mais que vcs imaginarem, durante um tempo melhora e depois volta a cair. Enfim, uma situação terrível. Vou tocando a minha vida e tentando conviver com o problema da melhor forma possível, mas o meu post hoje é para relatar que fiz química de alisamento e tintura, tudo a base de amônia e dois dias depois voltei a usar o minoxidil e aí o que restava do meu cabelo se partiu todo. Deu corte químico e o cabelo está seco de um jeito que só muita paciência para não passar máquina zero. Fica o alerta: se vc está usando minoxidil não faça alisamentos ou tintura. Outro dia passo por aqui e conto como ficou o cabelo. No momento suspendi o minoxidil e estou tratando de fazer uma super hidratação com uns novos produtos para recuperar o que sobrou do meu cabelo, que diga-se de passagem, já não é mais o mesmo desse que essa doença começou. Boa sorte, meninas!
Você já viu esta fórmula que estão chamando de minoxidil turbinado? Acha que essas misturas seriam uma boa opção também?
Wagner, já vimos várias fórmulas com acréscimo de diferentes componentes sendo chamadas de “minoxidil turbinado” por aí 😉 mas quem deve analisar qualquer uma dessas opções e determinar se ela pode ser interessante para o seu caso específico é o seu dermatologista, ok?
O minoxidil só pode ser comprado com prescrição médica ou não precisa?
Salatiel, precisa de prescrição sim (é vendido como medicamento tarja vermelha).
Tô fazendo o uso do minoxidil há 1 semana e noto meu cabelo um pouco oleoso na raiz, é normal isso?
Maria Eduarda, a gente já viu depoimentos de leitores tanto relatando aumento quanto redução da oleosidade com o uso do minoxidil (é possível que as diferenças entre as formulações e o tipo de cabelo de cada usuário interfiram nesse tipo de resposta). Se surgir qualquer dúvida ou se essa oleosidade começar a se tornar problemática, não deixe de conversar a respeito com o dermatologista que te prescreveu o medicamento, ok?
Bom dia! Iniciei o tratamento com minoxidil 5% há uns 2 meses, está apresentando um ótimo resultado, porém notei nessa semana o aparecimento de pelos no rosto. Isso não me deixou muito feliz, porque estou com medo de continuar o tratamento devido a esse problema, mas não queria parar pois está me dando um ótimo resultado. Conforme prescrição médica manipulei o minoxidil de 5%. Não deixo ter contato com o rosto, sempre lavo bem as mãos, aplico à noite 1x ao dia, conforme indicação médica, aguardo umas 2 horas para ir dormir. Muito triste, pois queria continuar com esse tratamento.
Boa noite! Iniciei o tratamento com minoxidil há 2 meses e notei inchaço no rosto (estava a usar para crescer a barba). Caso interrompa o tratamento, o inchaço deve diminuir gradualmente? Ou devo procurar meu médico e achar algum tratamento?
Adhemar, qualquer efeito colateral decorrente do uso do minoxidil deve ser relatado ao médico que o prescreveu, para avaliar o que deve ser feito, ok?
Olá, tenho 54 anos, estou usando minoxidil há 2 meses. Notei uma certa melhora na quantidade e espessura dos fios. Sofro de enxaqueca e notei que as dores aumentaram. Sabem me dizer sobre o relato de alguém ou estudos sobre os efeitos colaterais do minoxidil em relação a dores de cabeça?
Nilson, a bula do minoxidil não menciona a ocorrência de dores de cabeça como efeito colateral conhecido do produto, mas outros leitores do site já relataram efeitos parecidos. Qualquer reação que se observe com o uso do minoxidil deve ser relatada ao médico que o prescreveu, ok?
O minoxidil ou algum desses medicamentos para combater a queda de cabelo pode prejudicar o homem, em questões referentes a impotência?
Lopes, a gente falou um pouco sobre isso neste post e neste aqui.