Minoxidil: o melhor tônico capilar do mundo?



Com tantos laboratórios pesquisando tratamentos para queda de cabelos no mundo todo, é uma surpresa descobrir que um dos candidatos mais fortes ao troféu de Melhor Tônico Capilar foi descoberto por acidente!
Não estamos falando de um produto específico, na verdade, mas sim do minoxidil, o princípio ativo de vários produtos anti-queda conhecidos internacionalmente (Rogaine, Regaine, Neoxidil ,Tugain, Mintop, Ylox e Lacovin são alguns deles).

O Minoxidil faz parte da formulação de tônicos capilares, cremes, espumas e loções no mundo inteiro.
Inicialmente o minoxidil era comercializado apenas como um vasodilatador para casos de hipertensão, em forma de comprimidos com o nome comercial de Loniten. Alguns usuários começaram a desenvolver hipertricose (crescimento exacerbado dos pelos do corpo) e observaram que áreas do couro cabeludo afetadas pela alopecia estavam se recuperando.
A partir daí começaram a ser desenvolvidas as loções de minoxidil para aplicação tópica, comercializadas especificamente para combater a queda de cabelo e estimular o fortalecimento e crescimento dos fios.
(Curiosidade: outras duas substâncias super populares na luta contra a queda de cabelos, a finasterida e o cetoconazol, também foram descobertas “por acidente”, durante pesquisas com medicamentos formulados para tratar de outras enfermidades).
Como o minoxidil funciona?
Desde a descoberta dos efeitos do minoxidil no controle da queda de cabelos, vários pesquisadores têm tentado entender exatamente como ele funciona, mas até hoje não há consenso na comunidade científica sobre a forma de atuação da substância nos folículos capilares.
Uma das hipóteses mais divulgadas é a de que, por ser um vasodilatador, o minoxidil seria capaz de estimular a circulação sanguínea e a chegada de mais oxigênio e nutrientes para os folículos. Porém, como outras substâncias vasodilatadoras não produzem o mesmo efeito, acredita-se que o mecanismo de atuação seja um pouco mais complexo.
Outra possível explicação seria a capacidade do minoxidil de abrir os canais de potássio nas membranas celulares, que controlam várias funções e podem interferir no ciclo de vida dos cabelos.
O fato é que o minoxidil parece aumentar o tamanho dos folículos e prolongar a duração da fase anágena dos fios (saiba mais sobre as fases de crescimento dos cabelos aqui).

Resultados obtidos com 4 meses de tratamento, divulgados por um fabricante de produtos à base de Minoxidil (Fonte)
Várias pessoas observam um período de queda acentuada dos fios logo após o início do tratamento, e em seguida os resultados do produto começam a aparecer. Acredita-se que essa queda inicial (chamada de shedding) aconteça porque o minoxidil anteciparia a saída dos fios que já se encontram na fase telógena, para que novos fios na fase anágena possam nascer.
Qualquer que seja o mecanismo real de atuação do minoxidil, ele não parece afetar diretamente a produção ou a atividade do hormônio di-hidrotestosterona (DHT), considerado o maior responsável pelos quadros de alopecia androgenética. Nesses casos, muitas pessoas observam resultados ainda mais encorajadores quando combinam o uso do minoxidil a algum outro tratamento que atue no nível hormonal, como a finasterida ou outros antiandrógenos.
Como em qualquer outro tratamento conhecido atualmente para a alopecia androgenética, os resultados obtidos com o minoxidil não são definitivos, e só se conservam enquanto durar o tratamento: caso ele seja interrompido, em algum tempo o padrão de avanço da alopecia será retomado normalmente.
Como se usa o minoxidil?
Aquela primeira versão do minoxidil, em comprimidos, não é considerada ideal para o tratamento da queda de cabelos porque a sua atuação é sistêmica, ou seja, impacta todo o organismo. Lembre-se que o remédio foi feito inicialmente para tratar a hipertensão: se for consumido por alguém com pressão arterial normal ou baixa, pode acabar causando problemas sérios de saúde.
Os tônicos capilares e demais versões tópicas (para aplicação direta sobre a pele, em forma de loção, creme ou gel) são mais seguros porque não permitem que o produto seja amplamente absorvido pelo organismo. As formulações geralmente são produzidas em concentrações de 2% e 5%.
A versão de 5% é contra-indicada para mulheres no Brasil. Acredita-se que por ser mais forte, ela possa vir a estimular o crescimento de pelos em outras áreas do corpo, como o rosto (portanto o uso de minoxidil 5% em mulheres é considerado off-label). Como não existem muitas pesquisas sobre o uso durante a gravidez e lactação, ele costuma ser desaconselhado nesses casos (o ideal é conversar com o seu médico para avaliar os riscos e benefícios).

Os tônicos capilares com minoxidil costumam vir com aplicadores em spray ou conta-gotas.
O produto deve ser aplicado duas vezes ao dia sobre as áreas afetadas, com o couro cabeludo seco. Existe uma variedade de aplicadores (em spray, conta-gotas e massageadores), mas sempre que você utilizar os dedos para aplicar ou massagear o produto, deve lavar bem as mãos logo em seguida. Para obter os melhores resultados, é recomendado deixar o produto em contato com o couro cabeludo por pelo menos 4 horas antes de molhar a cabeça.
Os efeitos podem levar de 2 meses a 1 ano para se manifestarem, portanto é necessário manter o uso prolongado para observar resultados satisfatórios. Os efeitos mais expressivos são observados em pessoas com menos de 40 anos, principalmente quando o quadro de queda de cabelos é recente (instalado há 5 anos ou menos) e a área tratada é pequena.
O minoxidil não deve ser aplicado sobre áreas irritadas, feridas ou sensíveis do couro cabeludo (não utilize se estiver com queimaduras de sol ou se tiver realizado algum procedimento químico recentemente, como descolorir os cabelos, pois pode causar reações desagradáveis como ardência e prurido). É recomendado evitar a exposição da área em tratamento ao sol, pois a pele pode ficar mais sensível. Algumas formulações contêm álcool ou propilenoglicol como veículo, substâncias que podem causar ressecamento do couro cabeludo e dermatites de contato: nesses casos, as fórmulas com lipossomas podem ser boas substitutas e promover a absorção do produto reduzindo a possibilidade de irritações.
Vale frisar que qualquer medicação, de uso sistêmico ou tópico, deve ser sempre prescrita e acompanhada por um médico, que vai analisar o seu quadro específico, avaliar possíveis fatores de risco (como contra-indicações e possíveis interações medicamentosas) e garantir a eficácia e segurança do seu tratamento. Se durante o uso do minoxidil você apresentar qualquer sinal de alergia, dor, inchaço, taquicardia, tonturas, ganho de peso súbito ou qualquer outro sintoma inesperado, interrompa imediatamente o uso e informe o seu médico.
Vale a pena utilizar o minoxidil?
A menos que você tenha sensibilidade ao produto, ou um quadro de alopecia extremamente severo e avançado (como nos casos de alopecia cicatricial, total ou universal), o minoxidil parece ser uma boa opção para integrar o seu arsenal contra a queda de cabelo – ele não seria o princípio ativo de alguns dos melhores tônicos capilares do mundo à toa, certo?
Uma das principais vantagens é que ele pode ser útil em vários quadros diferentes de queda de cabelos – no tratamento da alopecia androgenética clássica, na recuperação de áreas atacadas em episódios de alopecia areata, eflúvio telógeno e tricotilomania, ou para estimular o crescimento dos fios após um transplante capilar, por exemplo. Além disso, a aplicação tópica reduz enormemente as chances de qualquer efeito colateral, e torna o uso do produto fácil e rápido de aprender.
O custo dos produtos tem deixado de ser um problema porque o minoxidil vem se tornando cada vez mais popular, com opções disponíveis no mercado variando desde a casa dos R$ 20 até acima dos R$ 200 (dependendo da quantidade de produto, duração do tratamento, apresentação da fórmula, método de aplicação, etc). Ou seja, tem pra todos os gostos – e bolsos
Os resultados não são rápidos nem milagrosos, e o ideal é que o minoxidil não seja o seu único tratamento contra a queda de cabelos – um produto sozinho não costuma ser tão eficaz quanto um kit que ataque o problema por várias “frentes” diferentes. Mas com paciência e disciplina, ele pode ser sim uma adição valiosa ao seu arsenal anti-queda!
Uma pergunta pra você:
Como os resultados do tratamento com minoxidil variam bastante (de acordo com a causa da queda de cabelos, o tempo de uso e outras particularidades de cada caso), nós queremos saber: Você já utilizou o minoxidil? Como foi a sua experiência? Conte pra nós nos comentários!



Olá, eu fui ao dermatologista por conta de uma queda leve e por conta de oleosidade e acne excessiva. A principio ministrou o minoxidil, fiz tratamento alternativo com produtos estéticos mas sem sucesso. Foi aí que entrou com o isotretinoína 20 mg 2 comprimidos ao dia. Notei uma queda acentuada, foi aí que a dermatologista passou uns exames, onde ela viu deficiência de algumas vitaminas, inclusive de ferro. Aí ela passou pra eu tomar Nutriger Fissita e Neutrofer 300 mg, e passar minoxidil, mas msm assim tá caindo mto. Com a queda ela me passou o Folicusan, mas não parou a queda, e ele está quase acabando. Aí comprei o aloxidil 5%. Tô com medo de voltar a usar e cair mais ainda. Atualmente tô tomando o Exímia Fortalize, passando Folicusan e tomando 3 comprimidos de isotretinoína 20 mg. Vc acha que posso usar novamente o minoxidil? Eu usava sempre manipulado, como a queda tá mto forte eu comprei na farmácia o Aloxidil, ele realmente é bom? Tenho hipotireodismo, tenho quedas frequentes, perguntei pra médica se seria por conta da isotretinoína, ela disse que não, que tem casos que o isotretinoína é usando para o tratamento de queda. Pfv me ajude, meu cabelo é longo e já perdi a metade dele.
Jack, a gente não tem como opinar sobre casos específicos: só a sua dermatologista vai poder determinar se os tratamentos foram utilizados por tempo suficiente para apresentarem resultados, se essa queda pode estar relacionada a outros problemas que requeiram tratamentos mais específicos (como o hipotireoidismo) ou quais produtos podem ser utilizados simultaneamente sem risco de interações indesejadas entre eles, por exemplo.
Eu já passei por isso, o que acontece é o que o cabelo tem importância zero pro organismo. Como tem falta de nutrientes, o que tem é usado para funções vitais. O seu próprio organismo está se livrando do cabelo. Eu resolvi cortando bem curtinho, parou de cair quase que imediatamente! E com cabelo comprido a gente acaba prendendo, e isso também provoca a queda, principalmente na parte da frente, por causa da tração. Hipotireoidismo e anemia juntos criam uma situação complicada. Você deve voltar ao endocrinologista e reavaliar a função hormonal, é difícil o ajuste da dosagem durar muito tempo. Eu já sei que vou ter que fazer manutenção com o minoxidil ou coisa do tipo pro resto da vida, justamente por causa da tireoide. Depois que estabiliza a queda você passa a usar duas vezes por semana. Boa sorte!
Olá, boa tarde. A minha dermatologista havia me receitado o minoxidil manipulado a 5%, só que a loção era à base de álcool. Como lavo o couro cabeludo todos os dias devido à oleosidade, acredito que o meu couro cabeludo seja sensível e começou a descamar. A dermato pediu para interromper o tratamento. Lendo o post, vi uma fórmula a base de lipossomas. O que seria isso?
Érica, de forma muito simplificada, lipossomas são como minúsculas “bolhas” contendo o ativo ou medicamento que se pretende usar, que podem a favorecer a sua absorção através da pele. Você pode conversar com a sua dermatologista a respeito para avaliar se é uma boa opção para o seu caso, ou se o melhor é reduzir a concentração do minoxidil, testar uma fórmula que não contenha propilenoglicol ou continuar mesmo sem usar o produto e testar outras alternativas.
Olá, boa noite. Notei que o minoxidil tá deixando meus pelos da perna, braço, mais escuros parece, ou tá nascendo mais, sei la, pra mim tá ficando mais escuro, e notei em local que eu tinha vellus clarinho, tipo cima da sobrancelha, na maçã do rosto, no bíceps, eles estão ficando meio escuros por causa do minoxidil. Eu tenho medo de engrossar e NUNCA MAIS cair e eu ter que raspar pelo resto da vida. Você falou que isso é efeito colateral e que cai quando termina o tratamento, eu tô ligado que é efeito, mas o medo prevalece. Você tem certeza disso, que vai cair? O minoxidil não entra no sangue? Não é a mesma coisa de eu estar passando o minoxidil na testa ou na maçã do rosto, se ele entra na corrente sanguínea? E outra pergunta, você trabalha em que profissão, você estuda medicina? Ou é médico, sei la…
Os responsáveis pelo site não são profissionais da medicina ou de qualquer área da saúde, apenas pesquisam sobre os temas tratados no site (consultando pesquisas nacionais, internacionais e entrando em contato com fabricantes e fornecedores de produtos e medicamentos, quando necessário) e produzem conteúdo a respeito. A bula do minoxidil informa que após a interrupção do tratamento o efeito é reversível e pode levar de três a quatro meses para que o aspecto anterior ao tratamento seja retomado. Outros leitores do site já relataram situações similares (em que os médicos reduziram a concentração do produto ou suspenderam o seu uso diante do surgimento de hipertricose), mas o que a gente sempre recomenda é conversar com o seu dermatologista caso haja qualquer dúvida sobre o seu caso específico, ok?
Boa tarde! Há 3 anos meu dermatologista prescreveu o uso tópico do minoxidil 5% 2x/dia e uso da finasterida comprimido de 1mg 1x/dia. Utilizei ambos por somente 1 mês e desde então dei continuidade somente com a finasterida, devido a ser mais prático, porém não tive muito êxito, pois a queda estabilizou mas não houve nenhum preenchimento da área. Resolvi então retomar o tratamento e voltei ao médico esta semana para saber se eu poderia continuar o tratamento conforme a prescrição antiga ou se a prescrição seria diferente. Ele disse que alguns estudos novos estão mostrando que a finasterida pode realmente causar efeitos colaterais e pediu para eu manipulá-la juntamente com o minoxidil 5%, usar ambos de forma tópica por 3 meses, e após esses 3 meses eu continuaria somente com o minoxidil 5% e tiraria a finasterida das novas formulações. Porém não entendi porque tenho que continuar com a finasterida por mais 3 meses e somente depois devo parar de usá-la… e gostaria também de saber se há algum outro medicamento ou veículo que eu pudesse adicionar na formulação do minoxidil visando melhores resultados.
Antônio, o ideal é tirar essa dúvida diretamente com o seu médico, ok? A gente deve produzir mais posts sobre outros compostos que costumam ser utilizados junto com o minoxidil (sempre avisamos lá no Facebook e no Twitter quando chega conteúdo novo aqui, e você pode se inscrever pra receber as notificações por e-mail, no topo do menu à direita aqui no site).
Olá, o Rogaine serve pra pessoas ansiosas?
Danilo, a bula não menciona nenhuma restrição de uso associada a ansiedade. De qualquer forma, o minoxidil é vendido como medicamento tarja vermelha aqui no Brasil e deve ser adquirido com prescrição médica: na ocasião da consulta, não deixe de informar o seu médico sobre quaisquer problemas de saúde e medicamentos que esteja usando.
Bom dia, sou formado em química e quero fazer uma pós em tricologia. Gostaria de saber se o Pill Food e o minoxidil podem ser indicados pelo tricologista comum ou apenas pelo médico dermatologista e tricologista?
Marcelo, o Conselho Federal de Medicina não reconhece a tricologia como especialidade médica, mas sim como uma das áreas de atuação de um dermatologista (que pode inclusive aprofundar seus estudos nessa área específica). O termo é utilizado no mercado pra descrever cursos bastante diferentes: alguns são voltados exclusivamente para médicos, outros são sobre “tricologia cosmética” e têm como público alvo os profissionais que trabalhem com o desenvolvimento de produtos e formulações nessa área (como químicos e farmacêuticos, por exemplo), etc. Na dúvida, entre em contato com a instituição de ensino responsável pelo curso que você pretende fazer.
O minoxidil é vendido no Brasil como medicamento tarja vermelha e requer prescrição médica, mas o Pill Food aparentemente é apresentado como suplemento alimentar e não exige receita. Estamos preparando um post específico sobre o produto (sempre avisamos no Facebook e no Twitter quando tem conteúdo novo por aqui, e você pode se inscrever para receber as notificações por e-mail, no topo do menu à direita aqui no site).
Olá! Existe algum problema em usar o Cetoconazol junto com Minoxidil? Obrigada!
Silvia, já vimos casos de dermatologistas receitando o uso simultâneo dos dois produtos, então não deve haver problemas. De qualquer forma, quem deve receitar o minoxidil e indicar o modo de uso ideal dos dois produtos é o seu médico, ok?
Cheguei ao site enquanto pesquisava sobre insônia e minoxidil. Achei curioso o fato de a bula não relatar, mas pesquisando no Google se encontram tantos casos. Passei a ter insônia depois de iniciar o uso do minoxidil 2% na barba, mas demorei pra descobrir o que poderia ser. Certa noite o remédio escorreu um pouco do bigode para a boca, poucos minutos depois deitei e comecei a sentir uma inquietação muito grande, parecia efeito de algum medicamento. Acho que quando o minoxidil escorreu na boca foi absorvido mais rapidamente e pude sentir os efeitos que normalmente demorariam mais. Só então pensei que teria sido o minoxidil. Fiz alguns testes posteriores e tenho certeza absoluta que o minoxidil, mesmo de uso tópico, causa insônia em mim. No entanto, se eu passar pelo menos umas 3 hrs antes de dormir, não tem problema. Acho que é tempo suficiente pro efeito passar.
Olavo, é possível que a absorção na pele do rosto seja maior que no couro cabeludo também (mas só um dermatologista pode falar com propriedade sobre isso).
Fui na dermatologista e ela me receitou Aloxidil, daí fui olhar os preços e vi que custa em torno de 130 reais, e vi que a composição é a mesma do minoxidil, que é quase 100 reais mais barato. A pergunta é, se eu comprar o minoxidil tem algum problema?
Angelo, minoxidil é o nome do ativo: ele está presente no Aloxidil e em outras apresentações tópicas também. Se o produto que você encontrou tem exatamente a mesma composição do Aloxidil (concentração do ativo, excipientes, etc), é provável que não haja problema (seria como adquirir um medicamento genérico, por exemplo). Mas se houver qualquer dúvida, vale conversar com a sua médica a respeito.
Olá, lendo o post sobre os efeitos do minoxidil, gostaria de saber quanto tempo dura essa fase de shedding, a qual no início do tratamento acelera a queda? Pois comecei usar o produto e meu cabelo está caindo mais, quero saber se dura semanas, meses?
Danielly, respondemos sobre isso neste comentário aqui.
Eu usei por uns dois meses, comprei o importado. Tive um efeito colateral, tive muita coceira na região que aplicava o produto e vermelhidão. Suspendi o uso.
Boa tarde! Estou fazendo uso de minoxidil 5% do laboratório Theraskin a cerca de 10 dias, por indicação da minha dermatologista. Ela disse para eu borrifar 6x no couro cabeludo à noite, o que pelo que andei lendo corresponde a 1 ml, porém acho insuficiente esta quantidade para atingir todo o couro cabeludo. Será que tem problema se eu aumentar essa quantidade? Qual risco eu corro de superdosagem de minoxidil?
Outra dúvida é em relação ao laboratório. Sabem me dizer se tem muita diferença entre os fabricantes? Pois o da Theraskin é muito caro, o mais barato que encontrei desse laboratório foi R$120,00.
Pricila, a única pessoa que pode autorizar um aumento na dosagem utilizada é a sua dermatologista, ok? Aproveite pra conversar com ela a respeito do preço e da possibilidade de utilizar loções de minoxidil de outras marcas ou manipuladas (caso ela tenha indicado especificamente o da Theraskin).
Uso minoxidil e sempre escorre na testa e bochecha… após 1 ano de uso estou parecendo um lobisomem, o que faço?
Richard, o ideal é lavar bem qualquer área indesejada onde o produto tenha escorrido ou sido aplicado acidentalmente, pra evitar esse tipo de ocorrência. Você pode conversar com o seu dermatologista sobre como controlar melhor a aplicação ou sobre a possibilidade de testar fórmulas em outras apresentações (espuma, gel, etc).
Quero saber se tem um bom efeito usar somente o manipulado sol minoxidil 5%. Não vem propilenoglicol, vem somente minoxidil, quando pedi para manipular não sabia disto, então minha duvida é, funciona com a barba somente passar o minoxidil 5% puro? Paguei R$20,00.
Gabriel, dependendo da sua concentração na fórmula o propilenoglicol pode favorecer a absorção dos ativos pela pele, mas em algumas pessoas ele pode causar ressecamento ou irritação. O ideal é conversar a respeito com o seu dermatologista (vale lembrar que o uso do minoxidil no rosto é considerado off label e acontece por conta e risco do médico que o prescrever).
Bom dia, vcs recomendam colocar latanoprosta 0,005% na fórmula junto com o minoxidil 5%? Obrigada
Lucilla, a gente recomenda conversar com o seu dermatologista a respeito
estamos preparando um post específico sobre latanoprosta, deve ser publicado em breve aqui no site (sempre avisamos no Facebook e no Twitter quando chega conteúdo novo por aqui, e você também pode se inscrever para receber as notificações por e-mail, no topo do menu à direita aqui no site).
Estou usando minoxidil 5% d-pantenol 1% desde 5/11/2015, lavo 1 vez na semana, está tipo ferida na cabeça, passo com cotonete e quando passo arde em algumas áreas, tem cheiro de álcool, é esse cheiro mesmo?
Vilma, o minoxidil não deve ser aplicado sobre o couro cabeludo se houver qualquer tipo de ferida ou lesão, ok?! Suspenda o uso e converse com o seu dermatologista a respeito disso, e também da ardência que você tem sentido, para ver se é possível fazer alguma adaptação no seu tratamento.
Olá, boa tarde! Estou fazendo o uso do minoxidil 5% sob orientação do meu dermatologista (mais uma fórmula de pantogar com exsynutriment e um shampoo com cetoconazol e octopirox). A dúvida é: posso aplicar o minoxidil fazendo o uso de cotonetes? Pois ao aplicar o produto direto no coro do cabelo (em gotas), ele escorre para os fios deixando os mesmos duros com aspectos de sujo. Existe alguma forma de aplicar o minoxidil sem que isso aconteça?
Bruna, muitos usuários que têm o cabelo mais comprido partem o cabelo, aplicam as gotas sobre a pele exposta na área da divisão, espalham com a ajuda dos dedos e repetem o processo, partindo em outra área e aplicando novamente, até cobrirem toda a área que deve ser tratada. Isso pode ajudar a evitar que o produto escorra, mas é preciso lembrar de lavar bem as mãos depois da aplicação, pra remover qualquer resíduo do produto.
Olá, usei o minoxidil durante 20 dias, porém minha queda aumentou horrores, fiquei desesperada e parei pois tenho pouco cabelo e não tenho condições psicológicas para esperar essa fase de shedding passar. Gostaria de saber, eu tendo parando com 20 dias, com quantas semanas essa fase shedding normaliza, ou melhor, para de cair com essa intensidade toda?
Danielli, a gente imagina que isso não deva durar mais do que 3 ou 4 semanas, mas não temos como determinar com certeza (lembrando que a equipe do site não é médica: a melhor pessoa pra te dar uma estimativa a respeito é o dermatologista que te receitou o tratamento – a quem, por sinal, você deve comunicar a desistência do uso do produto, pra que outras alternativas possam ser avaliadas).
Oi, boa noite! É possível obter resultado com três meses de tratamento? Uso certinho e tbm mudei meus hábitos alimentares, já esta nascendo alguns fios onde não tinha nada, e os que ja tinham estão mais grossos
Teco, como mencionamos no post, os resultados geralmente levam entre 2 meses e 1 ano para começarem a aparecer, e o uso deve ser continuado para que eles sejam mantidos.
Meu cabelo começou a cair faz umas duas semanas que venho reparando, cai demais mesmo, muito mais que o normal por dia. A dermatologista passou o minoxidil 5% e Tacitá. Li que para mulheres o mais indicado é o minoxidil 2%. E agora?
Renata, como explicamos no post, nesse caso o uso é considerado off label e acontece por conta e risco do médico que o prescreveu (pra saber o que a Anvisa acha dessa prática, clique aqui).
Boa tarde. Já mandei manipular, mas vim lendo relatos de quem ja usou e etc, e a questão é, meu cabelo mesmo caindo, nao vejo buracos nele, onde precisamente eu iria aplicar? E a dermatologista só passou 3 meses, quando eu deixar de usar vai cair tudo de novo? Creio que não tenho calvície nem nunca tive problemas com queda de cabelo assim.
Renata, se a sua queda for difusa é provável que a sua dermatologista tenha indicado a aplicação para todo o couro cabeludo, mas você deve esclarecer diretamente com ela qualquer dúvida que haja sobre o seu tratamento. Quanto à queda após o término do uso, falamos a respeito neste comentário aqui.
Isso mesmo, ela indicou aplicar em lugares diferentes, não tenho alopecia androgenética e infelizmente não tenho plano de saúde, e para conseguir outra consulta só após o carnaval, para poder ainda marcar. Já tô com o produto, só ainda não usei porque não tive a quem recorrer para esclarecer isso. Então acha que posso usar pelo período que ela falou (3 meses) e quando parar de utilizar, meu cabelo não irá cair feito antes se eu interromper (já que não possuo alopecia androgenética)? Creio que a queda seja por falta de vitaminas, porque vem do bulbo capilar.
Renata, desde que a causa do problema seja resolvida até lá, você não deve ter com que se preocupar. Siga direitinho as orientações da sua dermatologista e vai dar tudo certo
Olá! Minha esposa teve que usar o minoxidil 5% após a queda de cabelos semanas depois do nascimento de nossa filha. Pouco tempo depois parou de usar, pois os cabelos voltaram a crescer. Sobrou muita medicação e, como tenho calvície, resolvi usar o minoxidil restante. Para minha surpresa, depois de 105 dias de aplicação, o resultado é excelente! Até nas áreas onde não havia vestígio de fios voltou a crescer. É claro que eu deveria ter feito uma consulta antes de aplicar o minoxidil, mas o produto estava na minha frente e não resisti à chance de voltar a ter um topete. Falta muito para chegar onde desejo, mas continuo a aplicação do minoxidil. Ele é fantástico!
Olá, tenho 24 anos e já observo a queda de cabelo na região superior da minha cabeça faz 1 ano e meio. Comprei o Aloxidil 50mg/mL 5% e comecei a usar hoje, e comecei a tomar Imecap após as refeições há uma semana. Estou bem confiante. Seria uma boa opção usar os dois produtos para combate?
Junior, falamos especificamente do Imecap Hair neste post aqui.
Boa tarde! Tenho 23 anos e ultimamente apareceu em meu cabelo algo que anda me incomodando, que são as famosas “entradas”. Não está exagerada, mas como eu disse, é algo que me preocupou. Então comecei a usar o minoxidil uma vez por dia e tomar Pantogar. Minha dúvida é, meu cabelo é bem ralo, os fios realmente são muito finos, então eu pensei eu posso usar minoxidil espalhando pelo couro cabeludo inteiro, a fim de tentar dar mais força aos fios, ou devo realmente usar só nas “entradas”? E se eu usar no couro cabeludo inteiro e der certo, quando eu parar de usar vai cair até os fios que foram influenciados pelo minoxidil só pra engrossá-los? Pergunto sobre os que já estavam ali de maneira natural e não cresceram por influência do medicamento. Obrigado
Alex, quem deve determinar o esquema de aplicação ideal para o seu caso é o dermatologista que te receitou o tratamento, ok? O que pode acontecer quando se interrompe o uso do minoxidil, nos casos de alopecia androgenética, é a calvície retomar o estado em que estaria normalmente se o produto não tivesse sido usado.
Na parte superior da cabeça estava totalmente calvo e após apenas 2 meses de uso os cabelos estão crescendo satisfatoriamente, acredito que em 6 meses voltará ao normal. Uso 2 vezes ao dia, de manhã e de tarde.
Tbm estou surpreso, com três meses estou tendo ótimos resultados. Tive queda acentuada no primeiro mês, agora no terceiro aumentou muito, novos fios estão nascendo. Minox é bom demais, até fiquei surpreso pois o resultado foi mais rápido que o esperado.
Olá, minha queda de cabelos começou aos 37 anos. Utilizei o minoxidil por uns 2 anos, junto com o Pantogar. A queda diminuiu e alguns fios voltaram a crescer. Parei de usar a solução há 2 anos e a queda voltou bem severa… bem que minha dermatologista falou que tem que usar pra sempre. Agora vou voltar a passar o minoxidil (a solução é 5% e nunca tive problemas com pelos no rosto). Espero que tenha resultado novamente.
Gostaria se há alguma contra-indicação em tomar o Pantogar junto com o uso do minoxidil?! O uso do minoxidil altera a libido sexual masculina como pode ocorrer com a finasterida?! Grato!
Breno, já vimos vários casos de médicos receitando os dois simultaneamente (e ambos requerem prescrição médica, então o ideal é conversar com o seu médico a respeito). Não são conhecidos efeitos colaterais de ordem hormonal ou sexual com o uso do minoxidil tópico.
Olá, minha dúvida é, se as famosas “entradas” forem afetadas pelo sol, não voltará a nascer cabelos???
Bruno, a recomendação de não aplicar o minoxidil sobre áreas do couro cabeludo com qualquer tipo de lesão, incluindo queimaduras solares, provavelmente tem a ver com os riscos de irritação, infecção ou absorção indesejada do produto pelo organismo nessas situações. Isso não significa que uma área que tenha sido superexposta ao sol nunca mais vai ser capaz de produzir fios no futuro.
Boa tarde! Gostaria de saber quanto tempo dura a queda provocada pelo minoxidil no início do tratamento? Pois iniciei o tratamento com ele dia 2 de dezembro e até hoje cai!! Sao três meses que para a queda? Ou mais tempo? Obrigada, aguardando ansiosamente respostas…
Josi, respondemos sobre isso neste comentário aqui.
Tenho 73 anos. Uso minoxidil há 15 anos. Quando comecei a usar tinha uma calvície de 50% na parte superior da cabeça, hoje devo ter calvície de 70% na mesma área. O que me conforta é que tenho 2 irmãos, um mais velho com 75 anos e outro mais novo com 68, ambos são totalmente calvos.
Estou em tratamento para as falhas na barba com o minoxidil 5% manipulado a 2 meses. Percebi que apesar do tratamento ser na barba, está crescendo muito cabelo branco na cabeça e muito cabelo em outras partes do corpo, como os braços e o peito. Gostaria de saber se esses cabelos que estão crescendo em excesso em outras partes do corpo diminuem quando o tratamento é finalizado? E os cabelos brancos desaparecem após o tratamento também?
Henrique, falamos sobre os cabelos brancos neste comentário aqui. Você pode conversar com o dermatologista que te receitou o tratamento pra avaliar se uma redução na dosagem do produto poderia atenuar o efeito nos pelos de outras partes do corpo, ou que outra adaptação poderia ser feita nesse caso. Esse efeito deve ser interrompido caso o uso do minoxidil seja suspenso, mas pode levar uns meses para que isso aconteça (até que os fios que já cresceram caiam e surjam os novos).
Olá, tudo bem?? Comecei a usar recentemente o minoxidil e a finasterida manipulados. A diferença dos preços chega a ser astronômica, por isso fiquei em dúvida sobre a eficácia desses medicamentos. Será que posso confiar neles? Será que o efeito é exatamente o mesmo dos industrializados? Além do mais gente, isso tem me afetado bastante, pois comecei a ficar calvo nos últimos dois anos. Nem estou mais saindo de casa, nem me encontrando com meus amigos. Estou mal mesmo. Não quero entrar numa furada e criar falsas esperanças com placebos fajutos. Desde já agradeço.
Dionei, falamos sobre industrializados x manipulados neste comentário aqui (e especificamente sobre a finasterida neste post aqui).
Então, quero saber se pode usar minoxidil e sair de casa, não ficar o tempo todo no sol, mas sair de casa, pode?
Pode sim, João!
Olá! Então para nós mulheres, a única contra indicação seria porque pode crescer pelos em outros locais, ou tem mais alguma outra?
Joice, a bula também diz que os estudos realizados em mulheres não identificaram resultados melhores com o minoxidil a 5% do que aqueles obtidos com a versão de 2%. Existe ainda a preocupação com os efeitos durante uma eventual gravidez e amamentação.
Olá. Passei uns anos atrás no dermatologista e ela me passou o minoxidil 5%, só que não levei adiante o tratamento. Hj gostaria de pegar firme no tratamento. Então as perguntas são as seguintes: o melhor minoxidil é o que vendem nas drogarias ou seria melhor comprar na farmácia de manipulação? Pra comprar na drogaria seria necessário ter uma receita?
Diego, comparar as fórmulas industrializadas e as manipuladas é complicado. Em teoria, se a composição for exatamente a mesma (concentração do ativo, veículo, excipientes, etc) os efeitos devem ser similares (assim como um medicamento genérico, por exemplo). Alguns médicos receitam fórmulas diferentes das encontradas no mercado (com mais ativos, veículos diferentes, etc), e nesses casos a única opção é a farmácia de manipulação mesmo. Não tem como definir o que é melhor ou pior, apenas o que o seu médico considera mais adequado para o seu caso específico. O minoxidil é comercializado no Brasil como medicamento tarja vermelha e requer prescrição médica.
Quantas espirros (borrifadas) do spray equivale 1 mL?
Mario, isso pode variar entre as versões de fabricantes diferentes. O ideal é seguir a instrução de uso que vier com o produto.
Tenho 17 anos e percebo que minhas entradas tão começando a nascer. Eu queria saber se eu posso usar minoxidil para passar na região onde eu tô perdendo cabelo, mesmo sem recomendação de um dermatologista.
Mateus, o minoxidil é vendido no Brasil como medicamento tarja vermelha e requer receita médica. Nós não apoiamos a prática a automedicação e sempre aconselhamos que os leitores procurem um dermatologista antes de iniciar o uso de qualquer medicamento.
Olá, lendo os comentários e as reportagens aqui, vi que a queda de cabelo volta quando o uso do minoxidil é suspenso, mas isso vale tb pra quem perdeu cabelo por stress, sem ter calvície genética? Alguém pode recomendar algum dermatologista especializado em São Paulo, capital?
Renata, a principal questão a ser avaliada é se a causa da queda vai ser sanada até o fim do tratamento com o minoxidil. No caso da alopecia androgenética, como o minoxidil não elimina a causa do problema (que é hormonal), ele retorna com a interrupção do tratamento. Se o quadro de stress for controlado nesse período, não deve haver problema, mas se o problema permanecer a queda pode voltar a surgir no futuro.
Boa tarde. No dia 30/01/2016 fiz um implante capilar. A médica disse que assim que eu tirasse os pontos eu deveria utilizar minoxidil 5% durante 3 meses. A minha dúvida é a seguinte: devo pingar o minoxidil na área doadora ou na área implantada?
Aloísio, normalmente as recomendações de uso do minoxidil após um transplante capilar são para a área receptora do transplante (a área doadora não está afetada pela calvície e não precisa de estímulo para produzir normalmente os fios de cabelo). Mas qualquer dúvida que haja sobre o seu tratamento e o pós operatório deve ser esclarecida diretamente com a sua médica, ok?
Boa tarde, Aloísio! Com toda certeza, a melhor pessoa para tirar todas as suas dúvidas é a especialista que fez o trasplante. Eu também fiz no dia 14/01/16, o meu médico me receitou o uso do minoxidil 5% a partir do quinto dia pós cirúrgico. O uso deve ser na parte receptora, ou seja, que recebeu o cabelo e também um pouco mais acima, nas partes que podem estar afetadas pela calvície. Um abraço!
Boa noite! Gostaria de parabenizar o editor do site. É uma excelente ferramenta para ajudar tantos que passam por problemas que afetam a autoestima. Eu comecei a ler os comentários e quase conseguia, porém são muitos. Rsrsrs.
Resolvi passar para falar da minha experiência. Tenho 23 anos, sou de São Luís MA. Eu estava sofrendo com a calvície. Estou com 28 dias de operado. Fiz um ótimo transplante capilar em Fortaleza CE. Como tratamento clínico, o médico também passou o minoxidil 5%. Estou usando e muito feliz, pois sei que os resultados virão. Mesmo com o cabelo ressecado (consequência do gene da calvície), continuo vivendo feliz e esperando os melhores resultados do tratamento.
Se alguém quiser uma indicação do médico (ele é o maior especialista em transplante do Brasil e um dos melhores do mundo), posso indicar. Não vou deixar o nome aqui por causa da ética profissional. Também estou sendo acompanhado por sua equipe, dentre eles a dermatologista. Qualquer coisa, só pedir aqui com resposta.
Não desistam de lutar. Tudo é possível!
Boa tarde… a minha dermatologista receitou minoxidil 5%, espumil – 30! O produto é aplicado em forma de espuma. Minha dúvida é a seguinte: quando aplico e o produto seca, meus cabelos ficam como se tivessem aplicado gel neles, ficam duros! É assim mesmo? Após a aplicação do minoxidil o cabelo fica desse jeito? Ou eu estou colocando muito? Tem algum problema se aplicar muito? Desde já agradeço.
Leandro, já vimos diversos relatos de usuários dizendo que os cabelos ficaram endurecidos após as aplicações. Pode ser que isso tenha a ver com a quantidade que está sendo aplicada sim, ou com a formulação ou apresentação do produto (algumas pessoas dizem preferir as versões líquidas por conseguirem aplicar mais diretamente no couro cabeludo e menos na extensão dos fios de cabelo, por exemplo). O ideal é conversar sobre isso com a sua dermatologista pra ver se é preciso fazer alguma adaptação na fórmula, ou se ela recomenda alguma outra medida pra evitar que esse endurecimento dos fios aconteça.