Minoxidil: o melhor tônico capilar do mundo?



Com tantos laboratórios pesquisando tratamentos para queda de cabelos no mundo todo, é uma surpresa descobrir que um dos candidatos mais fortes ao troféu de Melhor Tônico Capilar foi descoberto por acidente!
Não estamos falando de um produto específico, na verdade, mas sim do minoxidil, o princípio ativo de vários produtos anti-queda conhecidos internacionalmente (Rogaine, Regaine, Neoxidil ,Tugain, Mintop, Ylox e Lacovin são alguns deles).

O Minoxidil faz parte da formulação de tônicos capilares, cremes, espumas e loções no mundo inteiro.
Inicialmente o minoxidil era comercializado apenas como um vasodilatador para casos de hipertensão, em forma de comprimidos com o nome comercial de Loniten. Alguns usuários começaram a desenvolver hipertricose (crescimento exacerbado dos pelos do corpo) e observaram que áreas do couro cabeludo afetadas pela alopecia estavam se recuperando.
A partir daí começaram a ser desenvolvidas as loções de minoxidil para aplicação tópica, comercializadas especificamente para combater a queda de cabelo e estimular o fortalecimento e crescimento dos fios.
(Curiosidade: outras duas substâncias super populares na luta contra a queda de cabelos, a finasterida e o cetoconazol, também foram descobertas “por acidente”, durante pesquisas com medicamentos formulados para tratar de outras enfermidades).
Como o minoxidil funciona?
Desde a descoberta dos efeitos do minoxidil no controle da queda de cabelos, vários pesquisadores têm tentado entender exatamente como ele funciona, mas até hoje não há consenso na comunidade científica sobre a forma de atuação da substância nos folículos capilares.
Uma das hipóteses mais divulgadas é a de que, por ser um vasodilatador, o minoxidil seria capaz de estimular a circulação sanguínea e a chegada de mais oxigênio e nutrientes para os folículos. Porém, como outras substâncias vasodilatadoras não produzem o mesmo efeito, acredita-se que o mecanismo de atuação seja um pouco mais complexo.
Outra possível explicação seria a capacidade do minoxidil de abrir os canais de potássio nas membranas celulares, que controlam várias funções e podem interferir no ciclo de vida dos cabelos.
O fato é que o minoxidil parece aumentar o tamanho dos folículos e prolongar a duração da fase anágena dos fios (saiba mais sobre as fases de crescimento dos cabelos aqui).

Resultados obtidos com 4 meses de tratamento, divulgados por um fabricante de produtos à base de Minoxidil (Fonte)
Várias pessoas observam um período de queda acentuada dos fios logo após o início do tratamento, e em seguida os resultados do produto começam a aparecer. Acredita-se que essa queda inicial (chamada de shedding) aconteça porque o minoxidil anteciparia a saída dos fios que já se encontram na fase telógena, para que novos fios na fase anágena possam nascer.
Qualquer que seja o mecanismo real de atuação do minoxidil, ele não parece afetar diretamente a produção ou a atividade do hormônio di-hidrotestosterona (DHT), considerado o maior responsável pelos quadros de alopecia androgenética. Nesses casos, muitas pessoas observam resultados ainda mais encorajadores quando combinam o uso do minoxidil a algum outro tratamento que atue no nível hormonal, como a finasterida ou outros antiandrógenos.
Como em qualquer outro tratamento conhecido atualmente para a alopecia androgenética, os resultados obtidos com o minoxidil não são definitivos, e só se conservam enquanto durar o tratamento: caso ele seja interrompido, em algum tempo o padrão de avanço da alopecia será retomado normalmente.
Como se usa o minoxidil?
Aquela primeira versão do minoxidil, em comprimidos, não é considerada ideal para o tratamento da queda de cabelos porque a sua atuação é sistêmica, ou seja, impacta todo o organismo. Lembre-se que o remédio foi feito inicialmente para tratar a hipertensão: se for consumido por alguém com pressão arterial normal ou baixa, pode acabar causando problemas sérios de saúde.
Os tônicos capilares e demais versões tópicas (para aplicação direta sobre a pele, em forma de loção, creme ou gel) são mais seguros porque não permitem que o produto seja amplamente absorvido pelo organismo. As formulações geralmente são produzidas em concentrações de 2% e 5%.
A versão de 5% é contra-indicada para mulheres no Brasil. Acredita-se que por ser mais forte, ela possa vir a estimular o crescimento de pelos em outras áreas do corpo, como o rosto (portanto o uso de minoxidil 5% em mulheres é considerado off-label). Como não existem muitas pesquisas sobre o uso durante a gravidez e lactação, ele costuma ser desaconselhado nesses casos (o ideal é conversar com o seu médico para avaliar os riscos e benefícios).

Os tônicos capilares com minoxidil costumam vir com aplicadores em spray ou conta-gotas.
O produto deve ser aplicado duas vezes ao dia sobre as áreas afetadas, com o couro cabeludo seco. Existe uma variedade de aplicadores (em spray, conta-gotas e massageadores), mas sempre que você utilizar os dedos para aplicar ou massagear o produto, deve lavar bem as mãos logo em seguida. Para obter os melhores resultados, é recomendado deixar o produto em contato com o couro cabeludo por pelo menos 4 horas antes de molhar a cabeça.
Os efeitos podem levar de 2 meses a 1 ano para se manifestarem, portanto é necessário manter o uso prolongado para observar resultados satisfatórios. Os efeitos mais expressivos são observados em pessoas com menos de 40 anos, principalmente quando o quadro de queda de cabelos é recente (instalado há 5 anos ou menos) e a área tratada é pequena.
O minoxidil não deve ser aplicado sobre áreas irritadas, feridas ou sensíveis do couro cabeludo (não utilize se estiver com queimaduras de sol ou se tiver realizado algum procedimento químico recentemente, como descolorir os cabelos, pois pode causar reações desagradáveis como ardência e prurido). É recomendado evitar a exposição da área em tratamento ao sol, pois a pele pode ficar mais sensível. Algumas formulações contêm álcool ou propilenoglicol como veículo, substâncias que podem causar ressecamento do couro cabeludo e dermatites de contato: nesses casos, as fórmulas com lipossomas podem ser boas substitutas e promover a absorção do produto reduzindo a possibilidade de irritações.
Vale frisar que qualquer medicação, de uso sistêmico ou tópico, deve ser sempre prescrita e acompanhada por um médico, que vai analisar o seu quadro específico, avaliar possíveis fatores de risco (como contra-indicações e possíveis interações medicamentosas) e garantir a eficácia e segurança do seu tratamento. Se durante o uso do minoxidil você apresentar qualquer sinal de alergia, dor, inchaço, taquicardia, tonturas, ganho de peso súbito ou qualquer outro sintoma inesperado, interrompa imediatamente o uso e informe o seu médico.
Vale a pena utilizar o minoxidil?
A menos que você tenha sensibilidade ao produto, ou um quadro de alopecia extremamente severo e avançado (como nos casos de alopecia cicatricial, total ou universal), o minoxidil parece ser uma boa opção para integrar o seu arsenal contra a queda de cabelo – ele não seria o princípio ativo de alguns dos melhores tônicos capilares do mundo à toa, certo?
Uma das principais vantagens é que ele pode ser útil em vários quadros diferentes de queda de cabelos – no tratamento da alopecia androgenética clássica, na recuperação de áreas atacadas em episódios de alopecia areata, eflúvio telógeno e tricotilomania, ou para estimular o crescimento dos fios após um transplante capilar, por exemplo. Além disso, a aplicação tópica reduz enormemente as chances de qualquer efeito colateral, e torna o uso do produto fácil e rápido de aprender.
O custo dos produtos tem deixado de ser um problema porque o minoxidil vem se tornando cada vez mais popular, com opções disponíveis no mercado variando desde a casa dos R$ 20 até acima dos R$ 200 (dependendo da quantidade de produto, duração do tratamento, apresentação da fórmula, método de aplicação, etc). Ou seja, tem pra todos os gostos – e bolsos 🙂
Os resultados não são rápidos nem milagrosos, e o ideal é que o minoxidil não seja o seu único tratamento contra a queda de cabelos – um produto sozinho não costuma ser tão eficaz quanto um kit que ataque o problema por várias “frentes” diferentes. Mas com paciência e disciplina, ele pode ser sim uma adição valiosa ao seu arsenal anti-queda!
Uma pergunta pra você:
Como os resultados do tratamento com minoxidil variam bastante (de acordo com a causa da queda de cabelos, o tempo de uso e outras particularidades de cada caso), nós queremos saber: Você já utilizou o minoxidil? Como foi a sua experiência? Conte pra nós nos comentários!



Pode usar minoxidil em todo o cabelo ou só nas áreas específicas?
Anísio, o ideal é utilizá-lo apenas nas áreas afetadas.
Vai fazer um mês no dia 03/12/2015 que estou usando o minoxidil e meu cabelo não para de cair, parece que está piorando, ele cai da raiz mesmo. Preocupada, foi a dermatologista que indicou.
Daniella, pode ser o shedding que mencionamos no post.
Oi… tenho tricotilomania (acho que é assim que escreve). Já tenho uma boa parte do couro cabeludo sem fios e morro de vergonha. Se começar a usar o minoxidil e cair mais ainda e não crescer mais, o que faço?
Patty, a queda que o minoxidil provoca é temporária (falamos sobre ela neste trecho aqui), mas no seu caso o mais importante é controlar a tricotilomania (falamos a respeito neste post aqui).
Estou usando o Imecap Hair em comprimido junto com minoxidil. Tem algum problema? Quantas gotas posso pingar?
Samuel, vários médicos prescrevem suplementos durante o tratamento com minoxidil. Para a aplicação, você deve seguir as orientações da bula ou do seu médico.
Então… Minha barba é um tanto falha… Meu médico falou que não há problemas quanto a isso, mas gostaria de saber de vocês tbm…
Não entendemos a sua questão, Robert. Se a dúvida é sobre a aplicação do minoxidil no rosto, este uso é considerado off label e acontece por conta e risco do médico que o prescrever.
Tenho dermatite seborreica. Gostaria de saber se é contra indicação para o uso de minoxidil. Obrigada.
Isa, a princípio não, mas o minoxidil não deve ser aplicado sobre o couro cabeludo se houver qualquer tipo de lesão ou irritação (o que a dermatite seborreica pode provocar). Vale a pena conversar com o seu dermatologista a respeito (inclusive porque a própria dermatite seborreica pode interferir nos quadros de queda de cabelo).
Depois que o tratamento com minoxidil acaba (quando chegamos no resultado que queríamos) os fios não voltam ao estado inicial? Tenho “entradas” no cabelo e vou começar o tratamento com minoxidil mas queria muito saber o que acontece depois. O cabelo continua no mesmo ritmo de crescimento ou ele pode voltar a ficar ralo? Obrigada!
Isabella, se o caso for de alopecia androgenética ele pode voltar ao estado inicial se o uso for interrompido.
Estou usando minoxidil, propilenoglicol e um shampoo à base de cetoconazol. Estou obtendo bons resultados, mas quero muito pintar meu cabelo, será que posso? Tem alguma contraindicação? Ou devo terminar o tratamento primeiro pra depois pintar?
Marcia, a recomendação para o uso do minoxidil em cabelos tingidos é que o couro cabeludo sempre esteja limpo (livre de qualquer resíduo de minoxidil) antes de pintar o cabelo, e o produto só deve ser utilizado novamente um dia após a aplicação da tintura. Quanto ao cetoconazol, já vimos alguns fabricantes dizendo que ele não interfere em cabelos tingidos, mas também já vimos relatos de descoloração provocada pelo produto. Na dúvida, converse com o seu dermatologista.
Precisa de receita para comprar o minoxidil?
Precisa sim, Julio (o produto é comercializado no Brasil como medicamento de tarja vermelha).
Estou usando o finasteride e o minoxidil de 5% fazem 8 meses, o tratamento estava indo bem até que há alguns dias notei um aumento na queda. O que pode ser? Estou fazendo uso dos medicamentos sem interrupção desde que comecei.
Rodrigo, a gente não tem como opinar sobre o seu caso. O ideal é conversar com o médico que te receitou o tratamento para avaliar o seu quadro, ok?
Olá, queria saber quais os efeitos colaterais mais comuns do produto e se ele dá algum tipo de mancha na pele.
Lucas, os principais efeitos colaterais associados ao minoxidil envolvem irritação no local de aplicação (coceira, vermelhidão, ardência, etc). A ocorrência de manchas na pele não está entre os efeitos conhecidos do produto. Se surgir qualquer reação indesejada durante o tratamento, o médico responsável deve ser informado.
Olá, gostaria de saber se o shedding ocorre somente na região onde a pessoa aplica o produto ou se pode ocorrer em outras regiões também? Por exemplo, se a pessoa aplicar somente nas entradas e na testa, pode ocorrer shedding nas demais regiões do couro cabeludo que não tiveram contato com o produto?
M., o shedding deve afetar apenas as áreas próximas ao espaço onde o produto foi aplicado. Se houver aumento na queda de cabelo em todo o couro cabeludo, relate o ocorrido ao seu dermatologista.
Posso usar o Imecap Hair e o minoxidil ao mesmo tempo?
Alex, vários médicos receitam o uso de suplementos simultaneamente ao minoxidil. O Imecap Hair não exige prescrição médica, mas o minoxidil é vendido no Brasil como medicamento tarja vermelha e precisa de receita, então o ideal é conversar a respeito com o seu médico (não deixe de mencionar quaisquer outros produtos que você já esteja utilizando ou pretenda utilizar, inclusive o Imecap Hair ou outros suplementos similares).
Olá, gostaria de saber se minoxidil funciona para a barba e quantos tempo geralmente demora o tratamento.
Geovane, falamos sobre isso neste comentário aqui.
Tenho o cabelo grande e gostaria de mante-lo, meu pai é carequinha, fui à dermatologista e ela me passou minoxidil 5% pra aplicar 2 vezes ao dia, mas eu li aqui que ao usa-lo os fios podem cair?! Não queria perder os que eu tenho, demorou tanto pra crescer kkkkkk, alguém pode explicar melhor?
Gustavo, falamos sobre isso neste trecho aqui.
O Imecap Hair Queda Intensa é bom?
Alex, ainda estamos pesquisando sobre a linha, deve ter post a respeito aqui no site (sempre avisamos lá no Facebook e no Twitter quando chega conteúdo novo por aqui).
Posso usar o minoxidil mesmo se não tiver problema de calvície?
Com qual propósito, Lukyuu?
Olá. Fiz o uso do minoxidil 5% e desenvolvi hipertricose. A dermatologista disse que isso acontece somente com 2% dos pacientes e me pediu para suspender imediatamente o uso. Para tentar continuar tratando a minha alopecia androgenética, substituímos o minoxidil pela espironolactona 2%.
O fato é que os pêlos faciais decorrentes do primeiro tratamento, interrompido há 20 dias, não pararam de crescer ainda, e voltam após depilação. É mesmo normal que cresçam sem mais a ação do minoxidil? Eles vão mesmo cair eventualmente ou haveria outra solução? Será que a espironolactona está contribuindo para isso?
Muito obrigada pelas informações e pela atenção com os comentários!
Karina, se o problema foi causado pelo minoxidil é de se esperar que o quadro se normalize com a interrupção do uso sim, mas isso pode levar alguns meses pra acontecer. Na dúvida sobre os resultados do seu tratamento, o ideal é conversar com a sua dermatologista, ok?
Ok, obrigada!
Olá! Já usei minoxidil 2% e meus cabelos ficaram lindos, cheios e pararam de cair, só que deixei de usar, pq compro nos EUA e demorei para voltar, caíram todos novamente. Voltei essa semana e comprei o 5% (custou $34, com 3), já pararam de cair, só estou aguardando nascerem… mas uso o minoxidil, Pill Food, e para que não fique ressecado, uso o CC Cream Caviar da Alterna, bem caro mas vale a pena pq os cabelos ficam com brilho e bem nutridos!
Olá, gostaria de saber se posso usar o minoxidil no rosto para estimular o crescimento da barba?
Jonas, falamos sobre isso neste comentário aqui.
Fazer o cabelo crescer mais rápido
Lukyuu, a gente está preparando um post falando tudo sobre crescimento capilar (sempre avisamos lá no Facebook e no Twitter quando chega conteúdo novo por aqui, e você pode se inscrever pra receber as notificações por e-mail, no topo do menu à direita aqui no site).
Pq os fios construídos pelo minoxidil caem com a pausa do uso?
Alex, o minoxidil não cura a calvície definitivamente, apenas ajuda a controlar o quadro e estimular os folículos enquanto está sendo utilizado. Se o uso for interrompido, o padrão normal da alopecia prossegue normalmente.
Estou usando minoxidil em spray 2 vezes ao dia no couro cabeludo conforme orientação médica, porém estou notando que “penugens” vêm crescendo na maçã do rosto e ao lado das sobrancelhas, mesmo sem usar o produto no rosto. Obviamente não gostaria que estes fios crescessem mais e engrossassem, me deixando com pelo por todo o rosto (tenho evitado usar o barbeador nos novos fios que ainda estão bem finos). Não sei se paro de usar o produto ou se faço depilação a laser nestas áreas. Isso é normal? Se diminuir a porcentagem do produto as penugens somem, ou no meu caso vou ter que interromper o uso mesmo?
André, isso acontece com algumas pessoas sim. O ideal é relatar essa ocorrência ao dermatologista que te prescreveu o tratamento pra avaliar o que pode ser feito pra resolver o problema, ok?
Minoxidil com finasterida até que o efeito é bom, mas eu acho que falta algum suplemento como shampoo jaborandi, condicionador jaborandi, Hair Sink e Follixin.
Harlei, estamos pesquisando sobre esses produtos, deve ter post sobre eles por aqui (sempre avisamos no Facebook e no Twitter quando publicamos conteúdo novo, e é possível se inscrever pra receber as notificações por e-mail no topo do menu à direita aqui no site).
Boa noite. Há cerca de 13 anos fiz redução do estômago e desde então tenho muita queda de cabelo. Uso Pill Food e essa foi a vitamina que me dei melhor, mas ainda não tenho o resultado que quero. Alguém com o mesmo problema?
Bom dia, uso minoxidil a 3 anos. No primeiro ano usei uma vez por dia, pois me dava suador e aceleração. Foi questão de semanas, meu organismo se adaptou bem ao medicamento e hoje não sinto absolutamente nada. No momento estou usando duas vezes ao dia e o resultado melhorou bastante. Creio que não voltará o cabelo 100%, mas gostei muito, desde o inicio parou a queda e os fios engrossaram. Minha queda não era severa e isso ajudou bastante no tratamento.
Tenho 33 anos, tenho calvície e careca se formando, porém bem nítidos. Estou usando há quase 2 meses minoxidil 5%, e após o uso do produto estou percebendo aumento na quantidade de pelos na sobrancelha e na barba, calvície e careca ainda não percebi mudanças, possivelmente esteja dando certo.
Boa noite, estou fazendo tratamento com o minoxidil, passo o produto à noite quando vou dormir, e na hora que eu acordo vou trabalhar de bicicleta sem retirar o produto da cabeça, no caso eu só retiro na hora que eu chego quando vou tomar banho. Tem algum problema eu ir trabalhar com o produto agindo na cabeça?
Lucas, falamos sobre isso neste comentário aqui.
Boa tarde! Fui no dermatologista e ele passou o minoxidil 5% para crescimento do meu cabelo. Só que estou com algumas dúvidas e gostaria que me respondessem. Quando eu passar o produto posso dormir com touca? Eu devo passar 2 vezes ao dia, gostaria de saber se posso lavar o cabelo todos os dias? Se eu encostar em outras áreas como vi ali em cima nasce cabelo, se eu parar de usar os cabelos para de crescer em áreas indesejadas? Quanto tempo posso ficar com o produto na cabeça?
Pode lavar o cabelo sim, mas o produto deve ser aplicado sobre o couro cabeludo seco. A interrupção do uso deve fazer com que os pelos que cresceram retornem ao normal, mas isso pode levar um tempinho pra acontecer. O produto deve ser mantido na cabeça por pelo menos 4 horas. Quando ao uso de toucas, ainda não encontramos nenhuma resposta vinda de fontes confiáveis sobre essa questão. A maioria dos usuários relata esperar pelo menos até que o couro cabeludo esteja seco antes de usar bonés, chapéus ou similares (tanto para prevenir o atrito e possível deslocamento do minoxidil no couro cabeludo, quanto pra evitar que o produto venha a provocar manchas nos chapéus). Na dúvida, o ideal é ver a opinião do seu dermatologista a respeito.
Porque a fórmula de 5% é proibida?
Como assim proibida? O minoxidil 5% é produzido e comercializado normalmente no Brasil.
Pode ser usado no peito para criar pêlos no peito ?
Não conhecemos relatos desse tipo de uso. Como o produto não é voltado para essa finalidade, o ideal é conversar com o seu dermatologista a respeito.
Oi. Vi num dos comentários do post sobre transplante que o minoxidil contribui para o surgimento/agravamento de olheiras. Gostaria de saber se a afirmação procede. Obrigado!
Neto, alguns usuários relatam esse tipo de ocorrência sim. O ideal nesses casos é conversar com o médico que prescreveu o tratamento para discutir o que pode ser feito (talvez uma redução da concentração do produto atenue esse efeito).
Uso a uns dois anos, realmente melhorou e muito. Mas agora mesmo usando tem épocas que ele está caindo bastante. Será que não está mais fazendo efeito em mim?
Eliane, só o seu dermatologista pode te dar um parecer a respeito disso, ok?
Qual a porcentagem correta de propilenoglicol no minoxidil manipulado?
Não existe um número exato, Lucas. Cada profissional utiliza a quantidade que considera mais adequada para um determinado quadro. Se o usuário tiver sensibilidade ao componente, ele pode ser reduzido ou até retirado da fórmula, por exemplo.
Sou muito vaidoso e meu pai tem as laterais muito grandes, e depois de problemas com estresse e muito mau humor esse ano aumentou mais ainda as laterais. Eu tomo só minoxidil 5% pra dormir e no dia seguinte tiro quando vou tomar banho, só uso pra dormir, passa umas 12h no cabelo, se tá bom me fala ae por favor. E também me recomenda um shampoo ótimo pra calvície, pq tô usando o Seda e quero que minhas entradas acabem de vez, tipo parem de aumentar mais. Sou muito vaidoso, se tirar isso de mim não sobra nada, então por favor me aconselhe, obrigado.
Você já conversou com algum dermatologista sobre o seu caso? O minoxidil deve permanecer pelo menos 4 horas em contato com o couro cabeludo, o que você já está fazendo, mas pode ser que o seu médico recomende mais de uma aplicação por dia, por exemplo. Você também pode conversar com ele a respeito da possibilidade de utilizar outros tratamentos, incluindo shampoos (já publicamos posts sobre os shampoos de cetoconazol e a linha Crece Pelo aqui no site, mas tem mais conteúdo sobre outros produtos sendo preparado também – sempre avisamos no Facebook e no Twitter quando chega post novo aqui, e você pode se inscrever pra receber as notificações por e-mail, no topo do menu à direita aqui no site).
Olá, comecei hoje a usar minoxidil 5% devido a uma queda de cabelo e falhas/entradas no topo da cabeça. Acontece que eu não me atentei para a quantidade e saí pingando as gotas no couro cabeludo sem contar. Estou com coceira na cabeça e no corpo. Há algum efeito por superdosagem?
Jana, os principais efeitos colaterais relacionados ao minoxidil têm a ver com irritações de pele (podendo provocar coceira, ardência, etc), que podem ser causadas por hipersensibilidade aos componentes da fórmula. O ideal é relatar essa ocorrência ao dermatologista que te receitou o tratamento para avaliar se é preciso fazer alguma adaptação.
Olá, quero saber se o efeito colateral de nascimento de vellus em lugares indesejáveis some quando para o uso do minoxidil ou não? Obg
O efeito deve sumir com a interrupção do uso sim, mas isso pode levar algum tempo para acontecer.
Onde posso comprar o Minoxidil?
Em qualquer farmácia, Débora (vale lembrar que trata-se de um medicamento e deve ser utilizado com prescrição médica).
Boa noite, eu tenho o cabelo muito oleoso, mas já faço tratamento com o minoxidil. Você poderia me indicar um shampoo bom para ajudar a combater a oleosidade?
Lucas, aqui no site a gente já falou sobre a linha Crece Pelo e sobre os shampoos de cetoconazol, mas existem inúmeras opções de shampoos voltados para o combate da oleosidade no mercado.
Olá, estou com eflúvio telógeno devido a uma dieta. Estou fazendo uso de minoxidil 5% (receitado pela dermato) há 1 mês e estou passando pelo shedding. Porém tenho muitos cabelos nascendo arrepiados… será que posso fazer uma progressiva sem formol para alinhar estes novos cabelos? Será que isso pode aumentar minha queda de cabelo?
Renilda, falamos sobre isso neste comentário aqui.
Olá, o uso do minoxidil ajuda a aumentar o número de fios em cada folículo capilar? Parece que a média é de 2 a 4 fios por cabelo… estou com 1 a 2 fios por folículo.
Ana, tipicamente cada folículo produz apenas um fio por vez. Existe uma condição (chamada Pili multigemini) em que um mesmo folículo produz vários fios simultaneamente, mas frequentemente o que acontece é que os folículos se encontram bastante próximos uns dos outros (agrupados nas chamadas “unidades foliculares”), e aí pode parecer que tem mais de um fio saindo do mesmo folículo. De qualquer forma, a bula do minoxidil não menciona qualquer efeito conhecido sobre esse aspecto.