Minoxidil: o melhor tônico capilar do mundo?



Com tantos laboratórios pesquisando tratamentos para queda de cabelos no mundo todo, é uma surpresa descobrir que um dos candidatos mais fortes ao troféu de Melhor Tônico Capilar foi descoberto por acidente!
Não estamos falando de um produto específico, na verdade, mas sim do minoxidil, o princípio ativo de vários produtos anti-queda conhecidos internacionalmente (Rogaine, Regaine, Neoxidil ,Tugain, Mintop, Ylox e Lacovin são alguns deles).

O Minoxidil faz parte da formulação de tônicos capilares, cremes, espumas e loções no mundo inteiro.
Inicialmente o minoxidil era comercializado apenas como um vasodilatador para casos de hipertensão, em forma de comprimidos com o nome comercial de Loniten. Alguns usuários começaram a desenvolver hipertricose (crescimento exacerbado dos pelos do corpo) e observaram que áreas do couro cabeludo afetadas pela alopecia estavam se recuperando.
A partir daí começaram a ser desenvolvidas as loções de minoxidil para aplicação tópica, comercializadas especificamente para combater a queda de cabelo e estimular o fortalecimento e crescimento dos fios.
(Curiosidade: outras duas substâncias super populares na luta contra a queda de cabelos, a finasterida e o cetoconazol, também foram descobertas “por acidente”, durante pesquisas com medicamentos formulados para tratar de outras enfermidades).
Como o minoxidil funciona?
Desde a descoberta dos efeitos do minoxidil no controle da queda de cabelos, vários pesquisadores têm tentado entender exatamente como ele funciona, mas até hoje não há consenso na comunidade científica sobre a forma de atuação da substância nos folículos capilares.
Uma das hipóteses mais divulgadas é a de que, por ser um vasodilatador, o minoxidil seria capaz de estimular a circulação sanguínea e a chegada de mais oxigênio e nutrientes para os folículos. Porém, como outras substâncias vasodilatadoras não produzem o mesmo efeito, acredita-se que o mecanismo de atuação seja um pouco mais complexo.
Outra possível explicação seria a capacidade do minoxidil de abrir os canais de potássio nas membranas celulares, que controlam várias funções e podem interferir no ciclo de vida dos cabelos.
O fato é que o minoxidil parece aumentar o tamanho dos folículos e prolongar a duração da fase anágena dos fios (saiba mais sobre as fases de crescimento dos cabelos aqui).

Resultados obtidos com 4 meses de tratamento, divulgados por um fabricante de produtos à base de Minoxidil (Fonte)
Várias pessoas observam um período de queda acentuada dos fios logo após o início do tratamento, e em seguida os resultados do produto começam a aparecer. Acredita-se que essa queda inicial (chamada de shedding) aconteça porque o minoxidil anteciparia a saída dos fios que já se encontram na fase telógena, para que novos fios na fase anágena possam nascer.
Qualquer que seja o mecanismo real de atuação do minoxidil, ele não parece afetar diretamente a produção ou a atividade do hormônio di-hidrotestosterona (DHT), considerado o maior responsável pelos quadros de alopecia androgenética. Nesses casos, muitas pessoas observam resultados ainda mais encorajadores quando combinam o uso do minoxidil a algum outro tratamento que atue no nível hormonal, como a finasterida ou outros antiandrógenos.
Como em qualquer outro tratamento conhecido atualmente para a alopecia androgenética, os resultados obtidos com o minoxidil não são definitivos, e só se conservam enquanto durar o tratamento: caso ele seja interrompido, em algum tempo o padrão de avanço da alopecia será retomado normalmente.
Como se usa o minoxidil?
Aquela primeira versão do minoxidil, em comprimidos, não é considerada ideal para o tratamento da queda de cabelos porque a sua atuação é sistêmica, ou seja, impacta todo o organismo. Lembre-se que o remédio foi feito inicialmente para tratar a hipertensão: se for consumido por alguém com pressão arterial normal ou baixa, pode acabar causando problemas sérios de saúde.
Os tônicos capilares e demais versões tópicas (para aplicação direta sobre a pele, em forma de loção, creme ou gel) são mais seguros porque não permitem que o produto seja amplamente absorvido pelo organismo. As formulações geralmente são produzidas em concentrações de 2% e 5%.
A versão de 5% é contra-indicada para mulheres no Brasil. Acredita-se que por ser mais forte, ela possa vir a estimular o crescimento de pelos em outras áreas do corpo, como o rosto (portanto o uso de minoxidil 5% em mulheres é considerado off-label). Como não existem muitas pesquisas sobre o uso durante a gravidez e lactação, ele costuma ser desaconselhado nesses casos (o ideal é conversar com o seu médico para avaliar os riscos e benefícios).

Os tônicos capilares com minoxidil costumam vir com aplicadores em spray ou conta-gotas.
O produto deve ser aplicado duas vezes ao dia sobre as áreas afetadas, com o couro cabeludo seco. Existe uma variedade de aplicadores (em spray, conta-gotas e massageadores), mas sempre que você utilizar os dedos para aplicar ou massagear o produto, deve lavar bem as mãos logo em seguida. Para obter os melhores resultados, é recomendado deixar o produto em contato com o couro cabeludo por pelo menos 4 horas antes de molhar a cabeça.
Os efeitos podem levar de 2 meses a 1 ano para se manifestarem, portanto é necessário manter o uso prolongado para observar resultados satisfatórios. Os efeitos mais expressivos são observados em pessoas com menos de 40 anos, principalmente quando o quadro de queda de cabelos é recente (instalado há 5 anos ou menos) e a área tratada é pequena.
O minoxidil não deve ser aplicado sobre áreas irritadas, feridas ou sensíveis do couro cabeludo (não utilize se estiver com queimaduras de sol ou se tiver realizado algum procedimento químico recentemente, como descolorir os cabelos, pois pode causar reações desagradáveis como ardência e prurido). É recomendado evitar a exposição da área em tratamento ao sol, pois a pele pode ficar mais sensível. Algumas formulações contêm álcool ou propilenoglicol como veículo, substâncias que podem causar ressecamento do couro cabeludo e dermatites de contato: nesses casos, as fórmulas com lipossomas podem ser boas substitutas e promover a absorção do produto reduzindo a possibilidade de irritações.
Vale frisar que qualquer medicação, de uso sistêmico ou tópico, deve ser sempre prescrita e acompanhada por um médico, que vai analisar o seu quadro específico, avaliar possíveis fatores de risco (como contra-indicações e possíveis interações medicamentosas) e garantir a eficácia e segurança do seu tratamento. Se durante o uso do minoxidil você apresentar qualquer sinal de alergia, dor, inchaço, taquicardia, tonturas, ganho de peso súbito ou qualquer outro sintoma inesperado, interrompa imediatamente o uso e informe o seu médico.
Vale a pena utilizar o minoxidil?
A menos que você tenha sensibilidade ao produto, ou um quadro de alopecia extremamente severo e avançado (como nos casos de alopecia cicatricial, total ou universal), o minoxidil parece ser uma boa opção para integrar o seu arsenal contra a queda de cabelo – ele não seria o princípio ativo de alguns dos melhores tônicos capilares do mundo à toa, certo?
Uma das principais vantagens é que ele pode ser útil em vários quadros diferentes de queda de cabelos – no tratamento da alopecia androgenética clássica, na recuperação de áreas atacadas em episódios de alopecia areata, eflúvio telógeno e tricotilomania, ou para estimular o crescimento dos fios após um transplante capilar, por exemplo. Além disso, a aplicação tópica reduz enormemente as chances de qualquer efeito colateral, e torna o uso do produto fácil e rápido de aprender.
O custo dos produtos tem deixado de ser um problema porque o minoxidil vem se tornando cada vez mais popular, com opções disponíveis no mercado variando desde a casa dos R$ 20 até acima dos R$ 200 (dependendo da quantidade de produto, duração do tratamento, apresentação da fórmula, método de aplicação, etc). Ou seja, tem pra todos os gostos – e bolsos 🙂
Os resultados não são rápidos nem milagrosos, e o ideal é que o minoxidil não seja o seu único tratamento contra a queda de cabelos – um produto sozinho não costuma ser tão eficaz quanto um kit que ataque o problema por várias “frentes” diferentes. Mas com paciência e disciplina, ele pode ser sim uma adição valiosa ao seu arsenal anti-queda!
Uma pergunta pra você:
Como os resultados do tratamento com minoxidil variam bastante (de acordo com a causa da queda de cabelos, o tempo de uso e outras particularidades de cada caso), nós queremos saber: Você já utilizou o minoxidil? Como foi a sua experiência? Conte pra nós nos comentários!



Olá, boa tarde, queria saber se minoxidil pode engrossar e fazer crescer os fios nas áreas falhas do cabelo. Tenho falha de 1 dedo de largura. Eu usei essa fórmula por 3 meses: minoxidil 5% + finasterida 1% + auxina 12% + solução hidroalcoolica 60 ml. Mas me lembro aqui que antes de aplicar eu passava água na área, e enxaguava com água depois de uns 30 minutos da aplicação, e não usava toda noite. O uso está errado né? O dermatologista só escreveu “aplicar 20 gotas à noite”. Fiquei sabendo que finasterida é fatal nas pessoas, então se eu usar só o minoxidil de novo na cabeça por muito mais meses se precisar, tenho possibilidades de cobrir um pouco das falhas né?? Recuperar pelo menos uns 40% de fios perdidos?
Celio, é importante voltar a conversar com o médico sempre que surgir qualquer dúvida sobre o seu tratamento, ok? Pergunte a ele sobre o modo ideal de uso, por quanto tempo o tratamento deve ser mantido e quais os resultados esperados para o seu caso. Não deixe de esclarecer também qualquer questão que você tenha sobre a finasterida: falamos sobre os riscos do medicamento neste post aqui.
Boa tarde, tenho 23 anos e aos 18 já notei perda de fios capilares no couro cabeludo, fazendo com que as famosas entradinhas cresçam. Decidir tomar finasterida, mas nunca tomei com regularidade. Atualmente faço uso do folixin + minoxidil, tou na 3ª semana no uso tópico do minoxidil, comecei a notar perdas consideráveis de cabelo, mas continuei. Mas nessa tarde foi a gota d’água… perdi muuuuuuuuuuito cabelo ao penteá-lo, fiquei assustado. Devo suspendê-lo ou o “shedding” realmente fará com que novos fios apareçam?
Fernando, o shedding é uma reação normal ao uso do minoxidil (falamos sobre isso neste trecho aqui), mas qualquer dúvida que surja sobre o seu tratamento específico deve ser esclarecida com o médico que o prescreveu (vale lembrar que tanto o minoxidil quanto a finasterida são medicamentos e só devem ser utilizados com prescrição médica).
Olá pessoal, eu tenho 34 anos e uso o finasterida 1 mg há mais de 10 anos. Comecei a usar o minoxidil 5% hoje. Há muito tempo não vou ao médico, mas já ouvi dizer que os médicos não estão mais prescrevendo o finasterida por ele causar alguns efeitos colaterais. Gostaria de saber de o finasterida ainda eh bem indicado ou se ele realmente está sendo considerado meio perigoso e deixando de ser prescrito.
Andre, falamos sobre a finasterida neste post aqui.
Eu já li o post sobre finasterida. Mas gostaria de saber se ainda nos dias de hoje os médicos estão prescrevendo o finasterida. Ouvi dizer que os médicos estão evitando prescrevê-lo e optando por outros tratamentos como o minoxidil por exemplo.
Andre, aqui no site mesmo a gente já viu vários comentários de pessoas que estão usando finasterida atualmente, com recomendação médica. Vários profissionais indicam o minoxidil como complemento do tratamento com a finasterida, pois eles atuam por mecanismos diferentes (o minoxidil não parece agir sobre o aspecto hormonal da alopecia androgenética). Existem outras opções no mercado (já falamos sobre algumas delas aqui no site, mas estamos preparando mais posts sobre o assunto – sempre avisamos lá no Facebook e no Twitter quando chega conteúdo novo por aqui), mas o ideal é mesmo discutir o seu caso com o seu dermatologista e ver qual é a opinião dele sobre o assunto.
Olá pessoal. Vou começar a usar o minoxidil 5%. Sei que o recomendado eh usar duas vezes ao dia mas soh vou poder usar uma vez ao dia. Será que consigo um bom resultado? Se eu usar só uma vez por dia, corro o risco de ter um efeito reverso? Obrigado.
André, o ideal é que você só utilize o produto de uma forma diferente da recomendada na bula se for por determinação do seu dermatologista, ok? Só ele pode determinar a concentração e frequência ideais de uso para o seu caso.
Olá! Tenho 15 anos de idade, gostaria de usar na barba, posso? Minha barba já nasce bastante, por incrível que pareça, mas não tanto! Então gostaria de usar pra crescer o resto, tipo a parte do lado que nasce pouco, onde nasce bastante é abaixo da boca e no queixo e o famoso “bigode”. Gostaria de saber se posso usar nessa idade e se pode causar algum efeito colateral! Agradeço se puder ajudar.
Denis, como o minoxidil não tem liberação da Anvisa pra ser utilizado no rosto, esse tipo de uso é considerado off label: o tratamento é por conta e risco do médico que o prescrever. Converse com o seu dermatologista e veja o que ele tem a dizer sobre isso, ok?
Ok, obrigado! 🙂
Olá, boa tarde, estou usando finasterida e minoxidil a 6 meses e a única coisa é que a queda diminuiu e alguns cabelos aumentaram, outros ainda não aumentaram de tamanho. Será que devo esperar mais um pouco ou devo parar? Ouvi dizer que tem casos que levam até 2 anos para fazer efeito.
Dejair, alguns casos levam mesmo mais tempo para apresentarem resultados. O ideal é conversar sobre isso com o médico que te receitou o tratamento, ok?
Bom dia, olha eu novamente. Fiz exames recomendados pelo dermatologista e a única alteração foi o colesterol, que tá um pouquinho alto. Ele tem algo a ver com a queda? Já uso o minoxidil há mais ou menos 20 dias, juntamente com outros remédios manipulados, e o que eu percebo é que quando aplico a loção que contém o mesmo produto ele cai mais ainda, devido a eu estar massageando o couro cabeludo. É assim mesmo? Pois é muito cabelo que cai. O diagnóstico segundo o profissional é estresse e preocupação, mas fico preocupada em pensar que pode ser algo a mais.
Nanci, a maior parte do material que a gente já viu sobre a relação entre colesterol e queda de cabelo atribui a queda ao uso de alguns medicamentos que são usados para abaixar o colesterol, mas isso nem sempre acontece. A queda que você descreve pode ser resultado do shedding que descrevemos no post, mas se houver qualquer dúvida sobre estes ou quaisquer outros aspectos do seu tratamento específico, não deixe de esclarecê-la com o médico que o receitou, ok?
Olá, tenho duas dúvidas. A primeira é: tenho que lavar o cabelo com shampoo pra retirar a loção, já que não posso pegar sol? E a segunda é: posso pintar o meu cabelo?
Andrea, aparentemente a recomendação de evitar a exposição da área tratada ao sol tem a ver com a possibilidade de a pele ficar mais sensível, ou de surgir alguma queimadura se a exposição for muito forte (como não é recomendado aplicar o produto sobre a pele com qualquer tipo de lesão, o ideal é evitar que isso aconteça). Na dúvida, siga a recomendação da bula do seu produto sobre isso ou converse com o seu dermatologista. Falamos sobre pintar o cabelo neste comentário aqui.
Minha dermatologista receitou aloxidil. Adquiri o medicamento e estou usando há dois dias. Ao ler a bula observei que a concentração do minoxidil é 5% e que deve ser usado apenas por homens. Existe aloxidil com concentração menor? Gostaria de um esclarecimento a respeito, pois a nova consulta é só no final de dezembro.
Ivone, até hoje só vimos aloxidil na concentração de 5% (nesse caso o uso em mulheres é considerado off label e acontece sob a responsabilidade do médico que o prescrever).
Olá. Eu comprei o minoxidil e vou começar o tratamento hoje. Li em algumas perguntas aqui que o minoxidil pode causar ressecamento, como tenho o cabelo muito seco e fino gostaria de saber se tem algum produto ou shampoo específico que possa evitar esse efeito e deixar meu cabelo mais grosso e até mais oleoso. Muito obrigado.
Patrick, qualquer bom condicionador ou creme para o seu tipo de cabelo deve ajudar a aliviar o problema, mas se isso não acontecer você pode conversar com o seu dermatologista para avaliar outras alternativas.
Olá! Tenho alopecia areata e uso constantemente e na concentração de 5% (receitado pela dermatologista), não sabia que era off-label, mas não me causou aumento de pelos faciais e ajudou e ajuda bastante no tratamento da alopecia.
Olá, queria saber se tem algum problema em usar minoxidil e imecap juntos? E se tem, qual dos dois seria o melhor para ser usado no caso do crescimento capilar?
Lucas, falamos sobre isso neste comentário aqui.
Olá, devido à grande queda de cabelo que tenho há +/- 11 anos, fui ao dermatólogo e fui diagnosticada com alopecia androgenética. Então a médica me indicou um tratamento com o minoxidil 5% junto com o anticoncepcional ElisaMylan 35. Vejo que no Brasil o uso de 5% é off-label para mulheres. Minha dermatóloga me disse que se começar a nascer pelo no rosto é só suspender o uso de 5% e usar o de 2%. Minha dúvida é: se começar a nascer pelo no meu rosto e eu deixar de fazer o uso de 5% e começar com o de 2% vai parar de nascer ou terei pelo no rosto o resto da minha vida? Obs.: vivo na Bélgica e tenho 35 anos de idade.
Francyele, os efeitos do minoxidil só devem ser apresentados enquanto o produto é utilizado (a suspensão ou redução da dose deve resolver o problema, como a sua médica orientou).
Oi, eu posso usar minoxidil 5 por cento em gotas para acertar a barba?
Fernando, falamos sobre isso neste comentário aqui.
Quero usar para barba, a minha é rala. Ele faz efeito?
Cleiton, falamos sobre isso neste comentário aqui.
Olá, mandei fazer minoxidil de 7%, será que ajuda no crescimento mais rápido?
Não sabemos se isso acontece, Fernando. O ideal é conversar a respeito com o seu médico.
Nunca tive problemas com queda de cabelo, entretanto iniciei tratamento com Roacutan dosagem baixa de 20 mg dia sim e dia não, tenho percebido uma queda absurda de cabelo, desesperadora! Iniciei o tratamento da queda usando shampoo Pilexil e minoxidil 5% à noite. Ainda não percebi melhora. Tem alguma contra indicação do Roacutan e Minoxidil? Quando suspender o uso do minoxidil a queda voltaria? Será que no meu caso específico minoxidil resolverá? É desesperadora a queda de cabelo.
Fernanda, a bula do minoxidil não menciona interações conhecidas com a isotretinoína de uso oral, mas o ideal é conversar com o seu médico a respeito. Vale lembrar que o uso do minoxidil 5% em mulheres é considerado off label e acontece por conta e risco do médico que o prescrever.
Olá, estou fazendo tratamento usando minoxidil Kirkland 5% (original, custou R$200,00 três frascos de 60 ml) + finasterida. Mas de acordo com meus ganhos e gastos não vai dar mais pra comprar o minoxidil original. O minoxidil manipulado sai mais barato. A questão é: ele funciona tanto quanto o original?
Raulian, não existe minoxidil “original”: a Kirkland é uma grande marca que desenvolve produtos contendo o ativo, mas existem diversas outras, nacionais e internacionais. A gente não tem como determinar se uma funciona melhor que a outra: na dúvida, converse sobre a fórmula com o médico que te prescreveu o tratamento.
Olá, queria saber se eu usar o minoxidil na área da barba, ajudaria a crescer barba no meu rosto ?
Mateus, falamos sobre isso neste comentário aqui.
Olá, queria esclarecer uma dúvida! Meu dermatologista receitou o uso de minoxidil, porém na fórmula ele acrescentou Bioex Capilar 5%, Vitamina E 2%, Pro Vitamina B5 2%, Minoxidil Sulfato 5%, Propilenoglicol 30%, Antiox.Qs, Etanol 70% QSP. Minha dúvida é em relação ao propilenoglicol a 30%, pois as farmácias de manipulação sempre perguntam “É 30% mesmo ou seu médico errou ao prescrever?”, pois nas farmácias eles costumam utilizar a 3%, 5% ou 7%. Será que realmente ele errou? Obrigado!
Alexandre, já vimos fórmulas com quantidades bastante diferentes de propilenoglicol. O ideal é ligar pro seu médico e tirar essa dúvida antes de mandar manipular o produto, ok?
Olá, já uso minoxidil há 2 anos e noto que desde setembro está me caindo muito ao pentear e lavar… estou ficando preocupada. É normal isso acontecer? Pois continuo a colocar?? Ou será que é mesmo assim e depois torna a crescer? Obrigada.
Vera, é estranho que isso aconteça depois de dois anos de uso seguido sem esse tipo de ocorrência. Mudou alguma coisa na sua rotina de uso do produto (marca, concentração, horários, etc)? O ideal é conversar a respeito com o seu médico para avaliar se é algum tipo de shedding temporário ou se é preciso investigar com mais atenção.
Olá, vejo vários comentários neste post que dermatologistas receitaram isso, receitaram aquilo (minoxidil sulfato 5%, propilenoglicol 30%, antiox.qs, etanol 70%), essas coisas aí e outras! Eu vejo no meu caso, a dermatologista me receitou algo bem diferente que em site nenhum vi comentário sobre.
Ela me receitou “Drenison” para aplicar somente nas entradas, o qual até hoje não entendo que efeito ele faz! E também me passou minoxidil 5% misturado com tretinoína (é uma espuma que passa em todo o couro cabeludo)! Alguém me explica isso, principalmente o que esse Drenison faz?
Raulian, Drenison é uma pomada de corticoesteroide (tem efeito antiinflamatorio e imunossupressor) – esse tipo de medicamento é receitado em alguns casos de queda de cabelo. Acreditamos que a mistura da tretinoína com o minoxidil deve ter sido prescrita para aumentar a absorção do medicamento, mas nós não temos condições de opinar a respeito: qualquer dúvida relacionada ao seu tratamento específico deve ser esclarecida com o profissional que o prescreveu, ok?
Como aplicar o minoxidil 5% manipulado em farmácia?
Mateus, falamos sobre como aplicar o minoxidil neste trecho aqui.
Olá! Recentemente comprei o minoxidil 5% gel para as sobrancelhas e obtive um excelente resultado. Agora comprei para o crescimento dos cabelos, gostaria de saber se posso estar misturando no creme e se dá resultado?
Beatriz, a gente imagina que misturar o minoxidil num creme diluiria o produto e reduziria o tempo de contato com o couro cabeludo, possivelmente tornando o seu uso bem menos eficaz. Vale lembrar que o minoxidil 5% é considerado off label para mulheres e só deve ser usado com orientação médica.
😰😰😰 Pior que eu já comprei! E não foi nada barato. Quais são as consequências?
Beatriz, falamos um pouco sobre o assunto neste trecho aqui (mas a própria bula do minoxidil menciona as contraindicações e possíveis efeitos colaterais).
Olá, gostaria de saber o que pode acontecer se eu aplicar mais gotas que o necessário? Digo isso pq a dermato disse para passar umas 40 gotas, 30, mas sinceramente não consigo bem fazer o uso das gotas e meio que aperto aquilo no couro sem contar direito.
Caroline, uma variação pequena na quantidade não deve causar maiores problemas, mas a aplicação em excesso pode favorecer o surgimento de efeitos colaterais (como irritações, dermatites, etc). Se surgir qualquer reação, não deixe de informar à sua médica. Vale lembrar que você deve evitar que o aplicador encoste no couro cabeludo durante a aplicação, para não sujeitar o produto a qualquer risco de contaminação.
Olá, boa tarde. Recentemente meus cabelos tem caído muito, e como de costume a calvície chegou, mas ainda tá no começo. Acha que seria uma boa eu usar o minoxidil ou outro tônico?
Luccas, quem deve te orientar sobre as opções mais indicadas para o seu caso específico é o seu dermatologista, ok?
Boa tarde!!! Faço uso do minoxidil 5% e estou amando o resultado (minha dermato passou), apesar de meu cabelo ainda cair o resultado é bem satisfatório. Comprei um kit da marca Natumaxx o RheForce tratamento capilar, e gostaria de saber se posso utilizar o tônico (loção capilar) alternando com o minoxidil. Ah, essa marca é boa? Desde já agradeço.
Ederbenia, a gente não conhece essa linha, mas anotamos o nome pra pesquisar a respeito 🙂
Eu estou fazendo uso do minoxidil a 5% por estar com uma queda acentuada de cabelo e a dermatologista prescreveu. Gostaria de saber se posso usar nas sobrancelhas pois as minhas são muito ralinhas (ou seja, pouquinhos pelos).
Célia, como o minoxidil não tem liberação da Anvisa pra ser aplicado no rosto, esse tipo de uso é considerado off label (e acontece por conta e risco do médico que o prescrever). Por isso, consulte a sua dermatologista a respeito do assunto antes de aplicar o produto nas sobrancelhas, ok?
Bom dia! É possivel fazer o cadastro de email para receber aviso de novas matérias? Procurei no site e não encontrei! Não uso facebook nem twitter! Parabéns pelo site, muita informação de qualidade! Obrigada!
A gente é que agradece pelo seu comentário, Anny! Já estamos preparando o sistema pra enviar atualizações por e-mail, logo menos a opção pra cadastrar o seu e-mail aparece aqui no site 🙂
Olá, sou usuária do minoxidil 5% e como ele possui álcool, meu cabelo resseca bastante. Uso também o Avicis. Meu cabelo possui química. Existe algum tipo de tratamento para hidratar ou relaxar que não seja contraindicado devido ao uso do minoxidil? Posso perder o que consegui com o medicamento caso faça uma progressiva mais light (sem formol), por exemplo?
Renata, não existe contraindicação específica para a realização de qualquer procedimento capilar durante o uso do minoxidil. A única recomendação para casos parecidos é de que o couro cabeludo esteja limpo (livre de resíduos de minoxidil) antes de realizar o procedimento, e que o produto só volte a ser aplicado um dia depois. Na dúvida, você pode conversar com o seu cabeleireiro e pedir pra fazer um teste de mecha, numa parte mais escondida do couro cabeludo: se depois de uma semana não surgir nenhuma reação indesejada, você tem o sinal verde pra fazer o procedimento no restante do cabelo. Estamos programando posts específicos sobre alisamentos, progressivas, cuidados com o cabelo e a relação disso tudo com os quadros de queda (sempre avisamos lá no Facebook e no Twitter quando chega conteúdo novo por aqui).
Boa noite. Faço uso o minoxidil a 2 meses junto com a biotina, é um produto muito bom e eficaz, porém tem efeitos colaterais muito chatos. No meu caso tá nascendo pelos em meu rosto, no meu buço, na minha testa, tá crescendo cabelo em tudo que é lugar, aff! Estou a ponto de parar o tratamento por conta dos efeitos. Estava usando solução 5%, minha derma diminuiu pra 2% mas mesmo assim continua o crescimento no rosto. O que fazer? Socorroooo, estou com bigode e morrendo de medo de tirar e crescer grosso. Beijosss
Luciana, se mesmo com a redução da dosagem você continua apresentando esse efeito colateral, converse novamente com a sua dermatologista para avaliar o que deve ser feito, ok?
Olá, bom dia. Tenho 31 anos e venho notando que estou ficando calvo e tendo quedas de cabelo. Sei que é na mairoria das vezes é genético, e meu pai é careca. Irei fazer uma consulta com um dermatologista e saber se poderei usar esse minoxidil. Sendo que uso um estilo de penteado onde faço uso de gel capilar. Será que interfere em algo? Será que poderei usar o gel mesmo fazendo o tratamento ?
Fernando, aproveite a sua consulta com o dermatologista pra perguntar sobre isso (é possível que ele te oriente a não aplicar o gel no mesmo momento em que aplicar o minoxidil, e evitar o contato do gel com o couro cabeludo, concentrando a aplicação na extensão do cabelo).
Obrigado pela resposta. Será que poderia tirar outra dúvida? Lendo a matéria vi que a aplicação do minoxidil tem que ser aplicado no local onde está havendo a queda. Mas o produto sendo aplicado numa única parte, ele também fará efeito em outra parte onde também está tendo queda ou só no local aplicado? Vamos supôr que a queda está no centro. Passando o produto no centro, ele age também nas entradas ou é preciso aplicar o produto também nas entradas? Obrigado pela atenção e parabéns pelo site !!!
Fernando, o produto só deve fazer efeito sobre as áreas onde ele for aplicado.
Minha mãe está totalmente careca, ela pode aplicar/massagear minoxidil na cabeça?
Depende da causa do problema, Anna. O ideal é que ela converse com um dermatologista pra avaliar se o produto é a melhor opção para o caso dela.
Boa tarde! Comecei a usar minoxidil 5%, só esqueci de um detalhe, tenho q lavar todos os dias o cabelo? É que eu costumo lavar a cada 2 dias.
Lica, falamos sobre isso neste comentário aqui.
Olá. Mudar do Aloxidil 5, que trouxe bons resultados, para o Kirkland 5, por questões de preço, pode ocorrer efeito shedding? Outra coisa, meus cabelos são oleosos e não sei se há diferença de propilenoglicol entre os dois produtos. Parece que quanto maior a concentração de PPG, mais oleoso ficaria. Ainda não adquiri o Kirkland antes de tomar a decisão de mudar. Agradeceria, caso não publiquem meu comentário, se fosse possível responder no meu e-mail cadastrado com vocês. Grato.
Valério, a gente sempre presume que seja possível algum shedding na troca de produtos porque raramente eles têm exatamente a mesma composição. Não encontramos nenhuma fonte confiável mencionando a quantidade exata de propilenoglicol no Aloxidil ou nos produtos da Kirkland.
Obrigado pela resposta.
Boa noite, fiz progressiva no cabelo e depois de alguns meses percebi que meus cabelos estavam caindo muito, de tufo. Fui na cabeleireira e ela me falou para passar Tricofort, mas mesmo assim continua caindo. O que devo fazer? Estou com medo de ficar careca.
Ju, é preciso determinar primeiro se o caso é de quebra (mais comum quando o assunto é progressiva e alisamentos) ou de queda. O melhor é conversar com o seu dermatologista pra avaliar o quadro e determinar os melhores tratamentos, ok?
Boa noite, o meu dermatologista receitou-me minoxidil para a queda do cabelo, mas não consegui fazer mais que dois meses pois acordava todos os dias com os olhos inchados. Será que fiz mal em ter parado? A principio pensei que esse sintoma ia passar, mas isso não aconteceu, e como me sentia incomodada parei.
Maria, você relatou essa ocorrência ao seu médico? Talvez ele recomende uma redução na concentração do produto ou sugira alguma outra alternativa para contornar esse problema.
Estou usando o minoxidil 5% a um mes, logo apos o começo do tratamento começou um grande aumento na queda… eu sei que faz parte do tratamento. o que gostaria saber qual e o periodo que e considera normal para esse periodo de queda acabar?
Ju, falamos sobre isso neste comentário aqui.
Boa noite. Uso minoxidil 5% continuamente manhã e noite há aproximadamente 5 semanas, e a queda de cabelo aumentou visivelmente. É normal? Quanto tempo leva a voltar a crescer? Devo descontinuar o uso?
Mauro, falamos sobre isso neste trecho aqui.
Comecei a usar a substância em questão, espero ter resultados, enfim, senti um dos efeitos colaterais, coceira horrível, mas vamos dar continuidade e ver no que vai dar.
Lucas, não deixe de relatar qualquer reação ao médico que te prescreveu o tratamento, ok?