Minoxidil: o melhor tônico capilar do mundo?



Com tantos laboratórios pesquisando tratamentos para queda de cabelos no mundo todo, é uma surpresa descobrir que um dos candidatos mais fortes ao troféu de Melhor Tônico Capilar foi descoberto por acidente!
Não estamos falando de um produto específico, na verdade, mas sim do minoxidil, o princípio ativo de vários produtos anti-queda conhecidos internacionalmente (Rogaine, Regaine, Neoxidil ,Tugain, Mintop, Ylox e Lacovin são alguns deles).

O Minoxidil faz parte da formulação de tônicos capilares, cremes, espumas e loções no mundo inteiro.
Inicialmente o minoxidil era comercializado apenas como um vasodilatador para casos de hipertensão, em forma de comprimidos com o nome comercial de Loniten. Alguns usuários começaram a desenvolver hipertricose (crescimento exacerbado dos pelos do corpo) e observaram que áreas do couro cabeludo afetadas pela alopecia estavam se recuperando.
A partir daí começaram a ser desenvolvidas as loções de minoxidil para aplicação tópica, comercializadas especificamente para combater a queda de cabelo e estimular o fortalecimento e crescimento dos fios.
(Curiosidade: outras duas substâncias super populares na luta contra a queda de cabelos, a finasterida e o cetoconazol, também foram descobertas “por acidente”, durante pesquisas com medicamentos formulados para tratar de outras enfermidades).
Como o minoxidil funciona?
Desde a descoberta dos efeitos do minoxidil no controle da queda de cabelos, vários pesquisadores têm tentado entender exatamente como ele funciona, mas até hoje não há consenso na comunidade científica sobre a forma de atuação da substância nos folículos capilares.
Uma das hipóteses mais divulgadas é a de que, por ser um vasodilatador, o minoxidil seria capaz de estimular a circulação sanguínea e a chegada de mais oxigênio e nutrientes para os folículos. Porém, como outras substâncias vasodilatadoras não produzem o mesmo efeito, acredita-se que o mecanismo de atuação seja um pouco mais complexo.
Outra possível explicação seria a capacidade do minoxidil de abrir os canais de potássio nas membranas celulares, que controlam várias funções e podem interferir no ciclo de vida dos cabelos.
O fato é que o minoxidil parece aumentar o tamanho dos folículos e prolongar a duração da fase anágena dos fios (saiba mais sobre as fases de crescimento dos cabelos aqui).

Resultados obtidos com 4 meses de tratamento, divulgados por um fabricante de produtos à base de Minoxidil (Fonte)
Várias pessoas observam um período de queda acentuada dos fios logo após o início do tratamento, e em seguida os resultados do produto começam a aparecer. Acredita-se que essa queda inicial (chamada de shedding) aconteça porque o minoxidil anteciparia a saída dos fios que já se encontram na fase telógena, para que novos fios na fase anágena possam nascer.
Qualquer que seja o mecanismo real de atuação do minoxidil, ele não parece afetar diretamente a produção ou a atividade do hormônio di-hidrotestosterona (DHT), considerado o maior responsável pelos quadros de alopecia androgenética. Nesses casos, muitas pessoas observam resultados ainda mais encorajadores quando combinam o uso do minoxidil a algum outro tratamento que atue no nível hormonal, como a finasterida ou outros antiandrógenos.
Como em qualquer outro tratamento conhecido atualmente para a alopecia androgenética, os resultados obtidos com o minoxidil não são definitivos, e só se conservam enquanto durar o tratamento: caso ele seja interrompido, em algum tempo o padrão de avanço da alopecia será retomado normalmente.
Como se usa o minoxidil?
Aquela primeira versão do minoxidil, em comprimidos, não é considerada ideal para o tratamento da queda de cabelos porque a sua atuação é sistêmica, ou seja, impacta todo o organismo. Lembre-se que o remédio foi feito inicialmente para tratar a hipertensão: se for consumido por alguém com pressão arterial normal ou baixa, pode acabar causando problemas sérios de saúde.
Os tônicos capilares e demais versões tópicas (para aplicação direta sobre a pele, em forma de loção, creme ou gel) são mais seguros porque não permitem que o produto seja amplamente absorvido pelo organismo. As formulações geralmente são produzidas em concentrações de 2% e 5%.
A versão de 5% é contra-indicada para mulheres no Brasil. Acredita-se que por ser mais forte, ela possa vir a estimular o crescimento de pelos em outras áreas do corpo, como o rosto (portanto o uso de minoxidil 5% em mulheres é considerado off-label). Como não existem muitas pesquisas sobre o uso durante a gravidez e lactação, ele costuma ser desaconselhado nesses casos (o ideal é conversar com o seu médico para avaliar os riscos e benefícios).

Os tônicos capilares com minoxidil costumam vir com aplicadores em spray ou conta-gotas.
O produto deve ser aplicado duas vezes ao dia sobre as áreas afetadas, com o couro cabeludo seco. Existe uma variedade de aplicadores (em spray, conta-gotas e massageadores), mas sempre que você utilizar os dedos para aplicar ou massagear o produto, deve lavar bem as mãos logo em seguida. Para obter os melhores resultados, é recomendado deixar o produto em contato com o couro cabeludo por pelo menos 4 horas antes de molhar a cabeça.
Os efeitos podem levar de 2 meses a 1 ano para se manifestarem, portanto é necessário manter o uso prolongado para observar resultados satisfatórios. Os efeitos mais expressivos são observados em pessoas com menos de 40 anos, principalmente quando o quadro de queda de cabelos é recente (instalado há 5 anos ou menos) e a área tratada é pequena.
O minoxidil não deve ser aplicado sobre áreas irritadas, feridas ou sensíveis do couro cabeludo (não utilize se estiver com queimaduras de sol ou se tiver realizado algum procedimento químico recentemente, como descolorir os cabelos, pois pode causar reações desagradáveis como ardência e prurido). É recomendado evitar a exposição da área em tratamento ao sol, pois a pele pode ficar mais sensível. Algumas formulações contêm álcool ou propilenoglicol como veículo, substâncias que podem causar ressecamento do couro cabeludo e dermatites de contato: nesses casos, as fórmulas com lipossomas podem ser boas substitutas e promover a absorção do produto reduzindo a possibilidade de irritações.
Vale frisar que qualquer medicação, de uso sistêmico ou tópico, deve ser sempre prescrita e acompanhada por um médico, que vai analisar o seu quadro específico, avaliar possíveis fatores de risco (como contra-indicações e possíveis interações medicamentosas) e garantir a eficácia e segurança do seu tratamento. Se durante o uso do minoxidil você apresentar qualquer sinal de alergia, dor, inchaço, taquicardia, tonturas, ganho de peso súbito ou qualquer outro sintoma inesperado, interrompa imediatamente o uso e informe o seu médico.
Vale a pena utilizar o minoxidil?
A menos que você tenha sensibilidade ao produto, ou um quadro de alopecia extremamente severo e avançado (como nos casos de alopecia cicatricial, total ou universal), o minoxidil parece ser uma boa opção para integrar o seu arsenal contra a queda de cabelo – ele não seria o princípio ativo de alguns dos melhores tônicos capilares do mundo à toa, certo?
Uma das principais vantagens é que ele pode ser útil em vários quadros diferentes de queda de cabelos – no tratamento da alopecia androgenética clássica, na recuperação de áreas atacadas em episódios de alopecia areata, eflúvio telógeno e tricotilomania, ou para estimular o crescimento dos fios após um transplante capilar, por exemplo. Além disso, a aplicação tópica reduz enormemente as chances de qualquer efeito colateral, e torna o uso do produto fácil e rápido de aprender.
O custo dos produtos tem deixado de ser um problema porque o minoxidil vem se tornando cada vez mais popular, com opções disponíveis no mercado variando desde a casa dos R$ 20 até acima dos R$ 200 (dependendo da quantidade de produto, duração do tratamento, apresentação da fórmula, método de aplicação, etc). Ou seja, tem pra todos os gostos – e bolsos 🙂
Os resultados não são rápidos nem milagrosos, e o ideal é que o minoxidil não seja o seu único tratamento contra a queda de cabelos – um produto sozinho não costuma ser tão eficaz quanto um kit que ataque o problema por várias “frentes” diferentes. Mas com paciência e disciplina, ele pode ser sim uma adição valiosa ao seu arsenal anti-queda!
Uma pergunta pra você:
Como os resultados do tratamento com minoxidil variam bastante (de acordo com a causa da queda de cabelos, o tempo de uso e outras particularidades de cada caso), nós queremos saber: Você já utilizou o minoxidil? Como foi a sua experiência? Conte pra nós nos comentários!



Na bula do minoxidil Kirkland fala que não pode usar com outro medicamento que contém tretinoína, por que?
Raulian, pode ser porque a tretinoína é capaz de aumentar a absorção do minoxidil (se ela não houver sido adicionada a uma fórmula específica de minoxidil, em proporção testada e considerada segura, pode ser que o uso concomitante das duas substâncias acabe permitindo alguma absorção sistêmica significativa de minoxidil, o que poderia provocar efeitos colaterais indesejados, por exemplo), ou porque possa aumentar o risco de surgirem irritações e descamações no couro cabeludo.
Oi, boa tarde. Eu já estou usando o minoxidil a um mês e tb estou tomando Pantogar, um comprimido que minha dermatologista passou, mas gostaria de saber se tem algum problema eu fazer escova progressiva no meu cabelo, se posso fazer, se vai acontecer alguma coisa no meu cabelo. Obrigada
Cristina, a gente não sabe de nenhuma restrição ao uso do minoxidil em cabelos tratados com qualquer tipo de química. Na dúvida, converse a respeito com o seu cabeleireiro (e sempre garanta que os produtos utilizados nessa progressiva são autorizados pela Anvisa, ok?).
Ok, muito obrigada
Posso usar o minoxidil e o Avicis juntos? Um pela manhã e outro a noite?
Victor, o ideal é que o seu dermatologista determine quais produtos são ideais pra o seu caso e com qual frequência utilizá-los, ok? Tem post sobre o Avicis chegando aqui no site em breve (sempre avisamos lá no Facebook e no Twitter quando entra conteúdo novo por aqui).
Quando passo o minoxidil eu espero secar, certo, mas quando vou fazer alguma atividade que exige esforço e começo a suar (nas entradas e em outras partes da calvície) isso interrompe (corta o efeito) a atividade do minoxidil?
Raulian, já vimos algumas pessoas dizendo que o suor poderia diluir o minoxidil ou ajudar a espalhá-lo para áreas indesejadas (como o rosto), mas não encontramos nenhuma fonte confiável certificando essa informação (ou determinando se há algum intervalo ideal entre a aplicação do minoxidil e a realização de atividades físicas, por exemplo). Na dúvida, consulte a opinião do médico que te receitou o tratamento sobre este assunto.
Olá. Meu dermatologista me receitou o minoxidil 5% e Silfood. Nunca ouvi falar desse Silfood, vocês tem algum relato dessa formula??
Ana Paula, será que o que ele quis dizer foi Pilfood? Se sim, estamos preparando um post sobre este produto (sempre avisamos no Facebook e no Twitter quando entra conteúdo novo aqui no site).
Não, ele foi bem especifico e explicando sobre as diferenças entre pilfood e silfood. Diz ele que o Silfood possui mais vitaminas e etc, mas estou preocupada pois não consigo encontrar nenhuma informação sobre ele.
Ana Paula, a gente também não encontrou nenhuma referência a este produto. O médico te disse onde é possível adquiri-lo ou qual laboratório o fabrica?
Eu tinha tricotilomania e iniciei o tratamento com minoxidil há cinco dias nas regiões falhas. Porém, me assustei ao ler em diversos sites que o resultado obtido com o remédio é totalmente perdido (e pode ir além) ao interromper seu uso. Eu pretendia usar até que meus fios arrancados (ou a maioria) fossem restaurados, mas agora estou totalmente inseguro quanto a isso. Minha dúvida é: como minha perda de cabelo foi por tricotilomania e não por calvície, os fios serão mantidos caso eu interrompa o tratamento ou perderei todos?
Luiz, essa observação sobre o minoxidil se aplica aos casos de alopecia androgenética. Se a causa da queda dos fios (no seu caso, a tricotilomania) for interrompida, eles devem ser mantidos sem problemas.
Só vende sob prescrição médica?
Malu, no Brasil sim. A gente sabe que muita gente consegue comprar sem apresentar receita, mas somos sempre contra a automedicação (só o seu médico pode determinar se o minoxidil é adequado para o seu caso e qual a concentração ideal a se utilizar).
Olá, tenho 28 anos e desde cedo uso boné na cabeça, mas eu uso tipo todo dia, e também tenho dermatite seborreica, mas acho que é devido ao boné. Tenho duas entradas, meu cabelo hoje está bem ralo e sempre caiu muito. Eu uso o shampoo Head & Shoulders para caspa e seborreia, queria saber se posso usar o minoxidil e continuar usando boné, pois já me acostumei com boné e não dá pra tirar agora que estou calvo.
Wanderson, o ideal é conversar com um dermatologista pra determinar qual a causa correta dessa queda (entradas são sinais clássicos de alopecia androgenética e não costumam ter muita relação com o uso de bonés, por exemplo, mas a dermatite seborreica pode interferir nos quadros de queda de cabelo) e então escolher os melhores tratamentos, ok?
Muito obrigado
Qual o melhor horário pra aplicar o minoxidil? Eu aplico a tarde às 12:45 (que é o horário que vou para o trabalho onde fico no ar condicionado e não transpiro o couro cabeludo) e só vou enxaguar o cabelo às 22:00, faço uma nova aplicação e só vou enxaguar as 8:00 da manhã do dia seguinte. Essa forma de aplicação é boa para o tratamento?
Raulian, a orientação da bula é que você aplique o minoxidil duas vezes ao dia e que o produto permaneça no seu couro cabeludo durante pelo menos 4 horas antes de ser enxaguado – como você já está fazendo 🙂
Posso usar capacete, bonés ou outra coisa do tipo quando tiver usando o minoxidil?
Raulian, ainda não encontramos nenhuma resposta vinda de fontes confiáveis sobre essa questão. A maioria dos usuários relata esperar pelo menos até que o couro cabeludo esteja seco antes de usar bonés ou chapéus (tanto para prevenir o atrito e possível deslocamento do minoxidil no couro cabeludo, quanto pra evitar que o produto venha a provocar manchas nos chapéus). Na dúvida, o ideal é ver a opinião do seu dermatologista a respeito.
Olá, tudo bem? Estou com um problema de quebra de cabelo, eles não caem da raiz, mas quebram a uma distância de mais ou menos 2 dedos da raiz do cabelo. Fui ao dermatologista e ainda estou aguardando o resultado de alguns exames, mas ela já me pediu para ir usando o minoxidil 5%. Ele é eficaz tb nesses casos de quebra, e não queda? Obrigada! 🙂
Silvia, pode ser que a dermatologista tenha te indicado o minoxidil como um paliativo, pra dar suporte ao crescimento dos fios enquanto o resultado dos exames não sai e revela a causa real dessa quebra, mas só ela vai poder te confirmar se é esse mesmo o caso, ok?
Comecei a usar minoxidil faz aproximadamente duas semanas notei q está nascendo fios loiros, o que seria isso?? Meu cabelo era loiro quando eu era criança, mas agora não está mais loiro. Estou assustado, queria saber o que seria isso. Fios loiros bem finos e pequeninos estão nascendo na cabeça onde ficou a entrada devido à calvície.
Diego, é normal que no início os fios que começam a se recuperar nasçam mais finos e claros. Ao longo do tratamento, é de se esperar que esses fios ganhem mais força e retornem à cor normal.
Gostaria de saber se após usar o minoxidil posso utilizar gel para pentear o cabelo normalmente? Ou tenho que esperar algum tempo?
Leandro, a bula não faz menção a isso, mas a maioria dos usuários prefere esperar o minoxidil secar antes de usar outros produtos (pra evitar que ele seja deslocado ou diluído e possa ter sua absorção prejudicada). Na dúvida, converse com o dermatologista que te prescreveu o tratamento, ok?
Olá, boa tarde, ouvi falar dessa loção. Eu tenho 28 anos, meu cabelo começou a cair tinha uns 25, estou calvo mas não o bastante. Meu pai é “careca”. Qual devo usar? 5% ou 3%? Tenho que usar acompanhado com outra coisa? Meu pai tem hipertensão, talvez eu possa ter tb. Essa loção pode subir a pressão?
Charles, o ideal é marcar uma consulta com o seu dermatologista para avaliar o seu caso e determinar qual a concentração ideal do produto para você, ok? O minoxidil foi desenvolvido a partir de um medicamento utilizado exatamente no tratamento da hipertensão, mas quando utilizado corretamente não costuma ser absorvido pelo organismo em nível suficiente para causar qualquer efeito sistêmico (isso pode variar de acordo com a sensibilidade de cada usuário, então qualquer reação observada durante o tratamento deve ser notificada ao médico que prescreveu o tratamento).
Olá, como devo proceder com a aplicação? De manhã e a noite após o banho? E quando acordar lavar o cabelo e aplicar? Ou pode ser aplicado sem lavar? Obrigado
Eduardo, falamos sobre o modo de uso do minoxidil neste trecho aqui. O que pode acontecer se uma dose for aplicada sobre o couro cabeludo sem que a anterior tenha sido enxaguada é um acúmulo de resíduo do produto no couro cabeludo (alguns usuários acreditam que isso possa prejudicar a absorção da nova dose, mas não sabemos se essa informação procede). Na dúvida, converse com o dermatologista que prescreveu o tratamento para você.
Olá, a partir de quando eu começar o tratamento e obtiver resultados, depois de um certo tempo eu posso encerrar o tratamento normalmente?
Depende da causa que motivou o tratamento, Matheus (nos casos de alopecia androgenética, se o uso do minoxidil foi interrompido o quadro pode voltar ao que era antes do tratamento em alguns meses).
Olá, estou usando Pantogar faz 5 meses, indo agora pro 6º e a queda de cabelo acabou. Mas meu cabelo é ralo e embora tenho acabado de cair sinto que ainda tenho umas falhas no couro cabeludo. Posso usar minoxidil nessas partes? Existe o risco de cair muito no começo do uso?
Erika, o ideal é conversar com o seu dermatologista pra avaliar se o minoxidil é mesmo a melhor opção para o seu caso (e se for, qual concentração deve ser utilizada e por quanto tempo o tratamento deve ser mantido), ok? O shedding pode afetar os usuários em intensidades diferentes (depende bastante do quadro particular de cada um, da sensibilidade ao produto, da dose utilizada, etc), mas é preciso manter o tratamento para passar essa fase e começar a ver os resultados.
Olá. Tenho 44 anos e sou careca a alguns anos. Tenho cabelo nas laterais, e como acho feio tenho o costume de raspar. Gostaria de saber se este medicamento minoxidil tem solução no meu caso. Obrigado.
Jonh, de modo geral, quanto menor a área calva e quanto menos tempo entre o início da queda de cabelo e o uso do minoxidil, melhores são os resultados. Mas só um dermatologista vai poder examinar o seu caso e determinar se o produto é uma boa opção pra você, ok?
Boa tarde!! Estou usando o minoxidil Kirkland 5% a uma semana e não vi nenhum tipo de início do shedding, quanto tempo ele demora para acontecer? É normal em algumas pessoas ele demorar para começar ou até mesmo não ocorrer? Att, obrigado e parabéns pelo site!!
Obrigado pelo seu comentário, Luiz Paulo! A maioria dos usuários relata ter tido shedding cerca de 1 a 3 meses após o início do uso, mas isso pode variar bastante de pessoa pra pessoa, assim como a intensidade do efeito. Caso haja qualquer dúvida sobre o seu caso específico, ela deve ser esclarecida com o dermatologista que te prescreveu o tratamento, ok?
Boa noite! Posso usar o minoxidil e também a micolamina spray??? Pois tenho queda devido a um fungo que já negativou pelo uso da micolamina, mas gostaria de usar por mais um tempo, agora estou usando o minoxidil, poderei usar tbm a micolamina??
Lanna, a bula do minoxidil não menciona nenhuma interação indesejada especificamente com a micolamina, mas diz que o uso do minoxidil simultaneamente com outros produtos tópicos pode interferir na sua absorção. Além disso, o minoxidil não deve ser aplicado na pele se houver qualquer tipo de inflamação, infecção ou lesão. O ideal é conversar com o seu dermatologista para avaliar o estado atual do seu quadro e discutir a pertinência do uso dos dois produtos, ok?
Boa tarde, estou tendo uma queda de cabelo acentuada, notei mais depois das luzes que dei. Será que tem algo a ver? Consultei um dermatologista e ele me receitou vários remédios manipulados, inclusive o minoxidil. Estou ansiosa e com medo de perder mais cabelo devido à reação no início do tratamento.
Nanci, qual foi o diagnóstico que o dermatologista te deu? Procedimentos como luzes só costumam provocar queda de cabelo se forem feitos de maneira incorreta (a ponto de causar lesões ou irritações no couro cabeludo ou quebra dos fios). Se você apresentar essa queda de cabelo inicial (shedding), mantenha o tratamento da maneira que o seu dermatologista prescreveu e tenha paciência, logo passa e os resultados começam a aparecer, ok? Por sinal, se houver qualquer dúvida ou receio relacionado ao seu tratamento, não hesite em esclarecer diretamente com o seu médico.
Faço progressiva e pinto o cabelo, a loção minoxidil é compatível? Posso ter queda de cabelo? E o risco de nascer pelo no rosto é porque o organismo absorve ou é só não deixar pingar no rosto?
Marcia, a recomendação para procedimentos como tinturas ou químicas é de garantir que o couro cabeludo esteja totalmente limpo (sem resíduos de minoxidil) antes de realizá-los, e só voltar a utilizar o produto um dia depois. A bula relata a ocorrência de pelos faciais em alguns casos, mas não associa essa reação ao uso incorreto ou ao contato do produto com o rosto (esta clínica americana diz que evitar que o minoxidil escorra para o rosto parece reduzir a ocorrência do problema, mas não o previne completamente).
Boa tarde! Gostaria de saber como é feita a aplicação do produto nas “entradas”.
Rafael, falamos sobre o modo de aplicação do minoxidil neste trecho aqui.
Boa noite! Estive lendo sobre o minoxidil e gostaria de saber se pode ser misturado ao Monovin A, já que o Monovin é vitamina A e auxilia no crescimento. Meu marido está ficando calvo e estou querendo ajudar a auto estima dele. Desde já agradeço.
Fabiana, publicamos nossa opinião sobre o Monovin A neste post aqui.
Posso misturar o Minoxidil 10% com D-Panthenol?
Juremo, misturar qualquer produto ao minoxidil pode implicar em diluição do produto e interferência na sua eficácia e absorção. O ideal é conversar com o seu dermatologista a respeito antes de fazer isso, ok?
Olá, gostaria de saber se o uso desta medicação afeta a voz, pois estou usando e eu canto…
Mariana, não existe nenhum efeito conhecido do minoxidil na voz. De qualquer forma, se você observar qualquer alteração, não deixe de relatá-la ao médico que te prescreveu o tratamento, ok?
Olá, poderia me informar se posso fazer descoloração no cabelo usando o minoxidil, mas precisamente o rogaine for men, uso indicado pelo dermatologista? Já passei por alguns testes de mechas e fiquei frustrada por não passar. O cabelo emborracha em questão de segundos. Desde já agradeço e aguardo ansiosa por uma resposta.
Andrea, a recomendação para tinturas e químicas é a de se certificar que o couro cabeludo esteja totalmente limpo (sem nenhum resíduo do minoxidil) antes de realizar o procedimento, e esperar um dia antes de voltar a usar o minoxidil. Você seguiu estes passos quando fez os testes de mecha anteriores? Se não, vale a pena testar pra ver se o problema desaparece 🙂
Olá, bom dia, meu cabelo caiu mais de 50% depois que ganhei bebê, ainda estou amamentando, o minoxidil é indicado nesse caso? O uso será eficaz?
Lilian, as bulas que nós já vimos das loções de minoxidil não recomendam o uso durante o período de amamentação. O ideal é conversar com o seu médico para discutir as melhores alternativas de tratamento para o seu caso, ok?
Ok, obrigada!
O produto é recomendado para entradas no cabelo?
Tiago, ele pode ser usado nas entradas sim. Os resultados costumam ser melhores nos casos em que o surgimento das entradas é recente e a área tratada é pequena – o ideal é conversar com um dermatologista para fazer essa avaliação e determinar se o produto é o ideal para o seu caso.
Olá, eu uso tintura no meu cabelo, como faço pra aplicar o minoxidil? A dermato não falou nada sobre, aí lendo aqui tive essa dúvida.
Andreia, falamos sobre isso em resposta a este comentário aqui.
Eu estou usando há pouco tempo minoxidil 5% manipulado, juntamente na fórmula tem progesterona e propilenoglicol. Foi indicado a usar 2x no dia, porém é uma substância oleosa, quando coloco dá uma aparência de sujo e devido a isso não uso sempre. Tem como usar de outra forma, colocar no shampoo, algo do tipo? Obrigada.
Daiane, misturar a loção com outros produtos pode interferir na absorção dos ativos. O ideal é relatar a sua queixa ao dermatologista que te indicou o tratamento e ver se é possível fazer alguma adaptação, ok?
Olá, quero saber se usar o minoxidil 5% no couro cabeludo pode crescer barba ou pelos?
Thais, falamos sobre isso neste trecho aqui.
Olá, tenho entradas na testa e elas me incomodam quando me olho no espelho. Claro que, depois de consultar o meu médico, quero saber: esse produto faz crescer cabelo nessa região onde não tem mais cabelo? Após quanto tempo aparecem os resultados? E qual o melhor nesse caso, o de 3 ou 5%??
Junior, o minoxidil pode ser usado nas entradas sim. Os resultados costumam ser melhores nos casos em que o surgimento delas é recente e a área tratada é pequena – o ideal é conversar com um dermatologista para fazer essa avaliação e determinar se o produto é o ideal para o seu caso (é ele quem deve determinar também a concentração mais adequada para você). Os resultados podem levar de 2 meses a 1 ano para se manifestarem.
Se parar de usar cai novamente? Se positivo, o uso é para sempre?
Róger, isso depende da causa da queda de cabelo que se está tratando com o minoxidil. Nos casos de alopecia androgenética, como o produto não resolve a causa do problema, a interrupção do uso pode fazer com que o quadro volte ao que era antes do início do tratamento em alguns meses.
Bom dia, meu cabelo cai muito, porém cresce demais. Ele começou a cair fora do normal depois do uso de química, tipo progressiva e selagem. Já usei Pantogar (2 caixas), Imecap Hair (2 caixas) e também tônicos, como gota dourada, mas cansei, nada disso adiantou, continua caindo. Minha casa fica cheia de fios no chão. Ele tanto quebra como cai direto da raiz. Já faz mais de anos, sempre falo que vou acabar careca, vejo que meu cabelo está ralo e quando amarro aparece o couro cabeludo, não são falhas, mas aparência de pouco cabelo. Desde já agradeço. Mas o que eu faço? Obrigada.
Damiana, você já conversou sobre isso com um dermatologista? A queda e a quebra são problemas diferentes, que podem ser causados por diversos fatores (falamos um pouco sobre eles neste post aqui), então é importante identificar a causa correta do problema para selecionar os tratamentos mais adequados.
Olá, gostaria de saber se posso usar o minoxidil diariamente e lavar os cabelos um dia sim, um dia não.
Nátila, falamos sobre isso em resposta a este comentário aqui.
Olá, boa noite. Gostaria de saber se minoxidil é contra indicado para diabéticos, cardíacos (tipo angina, sopro, etc) e pessoas que tomam medicamentos de tireoide? Obrigado
Guilherme, a bula do minoxidil não menciona nenhuma contraindicação relacionada a essas condições, mas diz que se o usuário for muito sensível ao produto ou se ocorrer superdosagem, teoricamente é possível que ocorram efeitos colaterais sistêmicos como angina e taquicardia. Na dúvida, o ideal é sempre conversar com o seu médico.
Olá! Estou usando o minoxidil 5% em álcool faz uns 7 dias nas entradas que tenho, e pelo que vi demora alguns meses para dar resultado. Então entrei em um site conceituado com receitas naturais e vi que cebola é um medicamento natural, e como já estou usando o minoxidil e finasterida 1 mg quero saber se vai ajudar ou atrapalhar. O site fala para vc fazer uma mistura da cebola com mel, bater no liquidificador e passar o suco no cabelo, e tbm fala pra colocar umas cebolas picadas no xampu e depois de 15 dias usar normalmente. Ou é melhor comer algo que faz bem pro cabelo?
Denis, a gente está pesquisando sobre essa história da cebola (deve ter post sobre isso aqui no site no futuro; quando isso acontecer a gente avisa lá no face), mas na dúvida o ideal é conversar com o seu dermatologista (até pra saber se não pode surgir alguma interferência indesejada com o minoxidil), ok? A recuperação dos quadros de queda de cabelo costuma levar um tempo mesmo, é preciso ser paciente e persistente pra conseguir obter bons resultados.
Boa tarde. Já utilizei as duas formas de minoxidil, 2% e 5%. Na de 5% por ser mais forte eu não vi muita diferença em meus cabelos. Já na de 2% eu não me lembro pois faz muito tempo que usei. Agora quero comprar novamente e estou na dúvida. Grata!!!
Grazi, o ideal é conversar sobre isso com o seu dermatologista, ok?
Comecei a usar o de 5%, notei muito mais queda, pelo que li é normal, só espero que venha logo novos e pare de cair.
Oi. Minha dermatologista passou uma fórmula com diversos componentes e entre eles o minoxidil lipossomado 4%. O que seria “lipossomado”? O efeito é o mesmo? Tive tricotilomania por quase 10 anos e finalmente parei há cerca de 2 anos, mas meu cabelo nunca mais se recuperou e minha autoestima é muito baixa por causa disso. Quero agilizar meu tratamento o máximo possível, mas minha dermatologista não entende a urgência. Comprei o CrecePelo (shampoo, máscara e gotero) e estou pensando em começar a tomar Pantogar. Ainda tem esta fórmula que ela passou também para aplicar no couro cabeludo. Pensei em passar a fórmula com minoxidil à noite e o gotero do CrecePelo de dia. O que acha?
Aline, chamamos de lipossomadas as formulações que inserem os ativos em lipossomas, pequenas “bolhas” de material fosfolipídico que podem ajudar a melhorar a absorção das substâncias pela pele (vamos falar mais sobre isso futuramente aqui no site). Qualquer alteração no seu tratamento deve ser discutida primeiro com a sua médica, ok? Talvez não seja uma questão de ela não entender a sua urgência: a recuperação dos quadros de queda de cabelo costuma levar tempo sim, e isso não tem a ver necessariamente com o uso de mais ou menos produtos durante o tratamento. Vale lembrar que o Pantogar é apresentado no Brasil como medicamento com venda sob prescrição médica.