Minoxidil: o melhor tônico capilar do mundo?



Com tantos laboratórios pesquisando tratamentos para queda de cabelos no mundo todo, é uma surpresa descobrir que um dos candidatos mais fortes ao troféu de Melhor Tônico Capilar foi descoberto por acidente!
Não estamos falando de um produto específico, na verdade, mas sim do minoxidil, o princípio ativo de vários produtos anti-queda conhecidos internacionalmente (Rogaine, Regaine, Neoxidil ,Tugain, Mintop, Ylox e Lacovin são alguns deles).

O Minoxidil faz parte da formulação de tônicos capilares, cremes, espumas e loções no mundo inteiro.
Inicialmente o minoxidil era comercializado apenas como um vasodilatador para casos de hipertensão, em forma de comprimidos com o nome comercial de Loniten. Alguns usuários começaram a desenvolver hipertricose (crescimento exacerbado dos pelos do corpo) e observaram que áreas do couro cabeludo afetadas pela alopecia estavam se recuperando.
A partir daí começaram a ser desenvolvidas as loções de minoxidil para aplicação tópica, comercializadas especificamente para combater a queda de cabelo e estimular o fortalecimento e crescimento dos fios.
(Curiosidade: outras duas substâncias super populares na luta contra a queda de cabelos, a finasterida e o cetoconazol, também foram descobertas “por acidente”, durante pesquisas com medicamentos formulados para tratar de outras enfermidades).
Como o minoxidil funciona?
Desde a descoberta dos efeitos do minoxidil no controle da queda de cabelos, vários pesquisadores têm tentado entender exatamente como ele funciona, mas até hoje não há consenso na comunidade científica sobre a forma de atuação da substância nos folículos capilares.
Uma das hipóteses mais divulgadas é a de que, por ser um vasodilatador, o minoxidil seria capaz de estimular a circulação sanguínea e a chegada de mais oxigênio e nutrientes para os folículos. Porém, como outras substâncias vasodilatadoras não produzem o mesmo efeito, acredita-se que o mecanismo de atuação seja um pouco mais complexo.
Outra possível explicação seria a capacidade do minoxidil de abrir os canais de potássio nas membranas celulares, que controlam várias funções e podem interferir no ciclo de vida dos cabelos.
O fato é que o minoxidil parece aumentar o tamanho dos folículos e prolongar a duração da fase anágena dos fios (saiba mais sobre as fases de crescimento dos cabelos aqui).

Resultados obtidos com 4 meses de tratamento, divulgados por um fabricante de produtos à base de Minoxidil (Fonte)
Várias pessoas observam um período de queda acentuada dos fios logo após o início do tratamento, e em seguida os resultados do produto começam a aparecer. Acredita-se que essa queda inicial (chamada de shedding) aconteça porque o minoxidil anteciparia a saída dos fios que já se encontram na fase telógena, para que novos fios na fase anágena possam nascer.
Qualquer que seja o mecanismo real de atuação do minoxidil, ele não parece afetar diretamente a produção ou a atividade do hormônio di-hidrotestosterona (DHT), considerado o maior responsável pelos quadros de alopecia androgenética. Nesses casos, muitas pessoas observam resultados ainda mais encorajadores quando combinam o uso do minoxidil a algum outro tratamento que atue no nível hormonal, como a finasterida ou outros antiandrógenos.
Como em qualquer outro tratamento conhecido atualmente para a alopecia androgenética, os resultados obtidos com o minoxidil não são definitivos, e só se conservam enquanto durar o tratamento: caso ele seja interrompido, em algum tempo o padrão de avanço da alopecia será retomado normalmente.
Como se usa o minoxidil?
Aquela primeira versão do minoxidil, em comprimidos, não é considerada ideal para o tratamento da queda de cabelos porque a sua atuação é sistêmica, ou seja, impacta todo o organismo. Lembre-se que o remédio foi feito inicialmente para tratar a hipertensão: se for consumido por alguém com pressão arterial normal ou baixa, pode acabar causando problemas sérios de saúde.
Os tônicos capilares e demais versões tópicas (para aplicação direta sobre a pele, em forma de loção, creme ou gel) são mais seguros porque não permitem que o produto seja amplamente absorvido pelo organismo. As formulações geralmente são produzidas em concentrações de 2% e 5%.
A versão de 5% é contra-indicada para mulheres no Brasil. Acredita-se que por ser mais forte, ela possa vir a estimular o crescimento de pelos em outras áreas do corpo, como o rosto (portanto o uso de minoxidil 5% em mulheres é considerado off-label). Como não existem muitas pesquisas sobre o uso durante a gravidez e lactação, ele costuma ser desaconselhado nesses casos (o ideal é conversar com o seu médico para avaliar os riscos e benefícios).

Os tônicos capilares com minoxidil costumam vir com aplicadores em spray ou conta-gotas.
O produto deve ser aplicado duas vezes ao dia sobre as áreas afetadas, com o couro cabeludo seco. Existe uma variedade de aplicadores (em spray, conta-gotas e massageadores), mas sempre que você utilizar os dedos para aplicar ou massagear o produto, deve lavar bem as mãos logo em seguida. Para obter os melhores resultados, é recomendado deixar o produto em contato com o couro cabeludo por pelo menos 4 horas antes de molhar a cabeça.
Os efeitos podem levar de 2 meses a 1 ano para se manifestarem, portanto é necessário manter o uso prolongado para observar resultados satisfatórios. Os efeitos mais expressivos são observados em pessoas com menos de 40 anos, principalmente quando o quadro de queda de cabelos é recente (instalado há 5 anos ou menos) e a área tratada é pequena.
O minoxidil não deve ser aplicado sobre áreas irritadas, feridas ou sensíveis do couro cabeludo (não utilize se estiver com queimaduras de sol ou se tiver realizado algum procedimento químico recentemente, como descolorir os cabelos, pois pode causar reações desagradáveis como ardência e prurido). É recomendado evitar a exposição da área em tratamento ao sol, pois a pele pode ficar mais sensível. Algumas formulações contêm álcool ou propilenoglicol como veículo, substâncias que podem causar ressecamento do couro cabeludo e dermatites de contato: nesses casos, as fórmulas com lipossomas podem ser boas substitutas e promover a absorção do produto reduzindo a possibilidade de irritações.
Vale frisar que qualquer medicação, de uso sistêmico ou tópico, deve ser sempre prescrita e acompanhada por um médico, que vai analisar o seu quadro específico, avaliar possíveis fatores de risco (como contra-indicações e possíveis interações medicamentosas) e garantir a eficácia e segurança do seu tratamento. Se durante o uso do minoxidil você apresentar qualquer sinal de alergia, dor, inchaço, taquicardia, tonturas, ganho de peso súbito ou qualquer outro sintoma inesperado, interrompa imediatamente o uso e informe o seu médico.
Vale a pena utilizar o minoxidil?
A menos que você tenha sensibilidade ao produto, ou um quadro de alopecia extremamente severo e avançado (como nos casos de alopecia cicatricial, total ou universal), o minoxidil parece ser uma boa opção para integrar o seu arsenal contra a queda de cabelo – ele não seria o princípio ativo de alguns dos melhores tônicos capilares do mundo à toa, certo?
Uma das principais vantagens é que ele pode ser útil em vários quadros diferentes de queda de cabelos – no tratamento da alopecia androgenética clássica, na recuperação de áreas atacadas em episódios de alopecia areata, eflúvio telógeno e tricotilomania, ou para estimular o crescimento dos fios após um transplante capilar, por exemplo. Além disso, a aplicação tópica reduz enormemente as chances de qualquer efeito colateral, e torna o uso do produto fácil e rápido de aprender.
O custo dos produtos tem deixado de ser um problema porque o minoxidil vem se tornando cada vez mais popular, com opções disponíveis no mercado variando desde a casa dos R$ 20 até acima dos R$ 200 (dependendo da quantidade de produto, duração do tratamento, apresentação da fórmula, método de aplicação, etc). Ou seja, tem pra todos os gostos – e bolsos 🙂
Os resultados não são rápidos nem milagrosos, e o ideal é que o minoxidil não seja o seu único tratamento contra a queda de cabelos – um produto sozinho não costuma ser tão eficaz quanto um kit que ataque o problema por várias “frentes” diferentes. Mas com paciência e disciplina, ele pode ser sim uma adição valiosa ao seu arsenal anti-queda!
Uma pergunta pra você:
Como os resultados do tratamento com minoxidil variam bastante (de acordo com a causa da queda de cabelos, o tempo de uso e outras particularidades de cada caso), nós queremos saber: Você já utilizou o minoxidil? Como foi a sua experiência? Conte pra nós nos comentários!



Bom dia, gostaria de saber, após o nascimento dos novos fios de cabelos quanto tempo eles levam para engrossar e preencher a área afetada pela queda?
Edvan, não dá pra estipular um prazo fixo porque cada organismo reage de uma forma diferente. Os efeitos do minoxidil podem levar de 2 meses a um ano pra se manifestarem. Se houver qualquer dúvida, você deve discutir o progresso do seu quadro e os resultados obtidos com o seu médico, ok?
Tenho alopecia androgenetica e atualmente estou usando minoxidil 5%. Tenho notado um bom resultado. Para este tipo de tratamento devemos persistir, pois o resultado pode demorar. Sei que terei que tratar para sempre, mas vale o esforço. É muito triste para mim ver meus cabelos caindo e ficando ralos na frente. Para uma mulher, o cabelo mexe muito com nossa vaidade e auto estima. Também já usei outros diversos produtos como Pantogar, biotina, vitamina D, complexos vitamínicos, Eximia Fortalize, cetoconazol, espironolactona e Avicis. Todos ajudam de alguma forma, porém o que mais gostei foi o minoxidil, e o melhor é que o preço é bem acessível.
Boa noite. Comecei a usar o minoxidil e o Capixyl, gostaria de saber se posso pintar o cabelo? Ou se tenho que parar com o tratamento por quanto tempo? Desde já obrigada!
Irma, a recomendação do minoxidil é de que o couro cabeludo esteja totalmente limpo (sem resíduos do produto) quando aplicar a tintura, e o minoxidil só deve ser utilizado novamente um dia depois da realização do procedimento. Não sabemos qual é a recomendação para o Capixyl, ainda estamos pesquisando sobre o produto (deve ter post aqui no site sobre ele em breve – sempre avisamos no Facebook e no Twitter quando tem conteúdo novo por aqui) – o ideal é perguntar ao seu dermatologista como proceder neste caso.
No meu caso não tenho problemas com queda elevada no cabelo, não tenho falhas e nem alopecia, meu cabelo é saudável. Só fui na dermatologista para pedir algo que fortalecesse meus fios novos, por que estou completamente cheia de fios novos por toda a cabeça, muitos fios mesmo, tenho medo desses fiozinhos não se desenvolverem. A dermatologista receitou Eximia Fortalize e minoxidil 5%, mas agora vendo aqui percebi que minoxidil não tem nada a ver com meu caso, e agora? Se eu tomar minoxidil quer dizer que pode começar a cair mais fios? Eu não quero mais fios novos, já estou cheia de fios novos, só quero que eles se desenvolvam e cresçam, só isso. Minoxidil vai me ajudar nisso?
Kheyla, a queda de cabelo que pode acontecer durante o uso do minoxidil é o que chamamos de shedding, um efeito temporário. A interrupção do uso do minoxidil só sujeita o usuário a queda de cabelo quando o problema já existe e a causa não é sanada durante o tratamento (como no caso da alopecia androgenética) – não parece ser o seu caso. Mas se houver qualquer dúvida quanto à adequação do produto ao seu quadro específico, ela deve ser esclarecida diretamente com a dermatologista que o prescreveu, ok?
Olá, posso associar o minoxidil com o Pill Food?
Simone, a gente ainda está pesquisando sobre o Pill Food (deve ter post sobre ele aqui no site em breve, sempre avisamos lá no Facebook e no Twitter quando tem conteúdo novo).
Há 6 meses venho apresentando forte queda de cabelos no alto da cabeça e nas laterais acima das orelhas, fui à dermatologista e ela me receitou minoxidil e um complexo vitamínico, Eximia Fortalize. Meus cabelos diminuíram a queda, mas ainda continuam caindo. Pergunto se vocês têm conhecimento se esse medicamento Eximia Fortalize é semelhante ao Pantogar. Foi receitado também o shampoo Vichy Energizante. Obrigada.
Isabel, estamos preparando posts sobre o Eximia Fortalize e o shampoo da Vichy (sempre avisamos lá no Facebook e no Twitter quando entra conteúdo novo por aqui). O post que já fizemos sobre o Pantogar está disponível aqui.
Boa tarde, estou entrando no quarto mês de finasterida e minoxidil. Nos 3 primeiros meses caíram muitos cabelos, agora cai bem menos. Em cima da cabeça tá bem ralo, notei que tem uns cabelos finos e compridos e estão nascendo uns bem finos onde não tinha nada, tipo aqueles velus. Será que vão começar a aparecer os resultados? Com quanto tempo posso ter resultados? E também eu pinto os cabelos, será que não tem problema?
Dejair, o surgimento desses fios finos pode ser um sinal de que o tratamento está funcionando (pode levar vários meses até que eles cresçam e ganhem calibre para serem mais perceptíveis mesmo). Quanto à tintura, pode usar sem problema, desde que o couro cabeludo esteja totalmente limpo (sem resíduos de minoxidil) quando aplicar a tintura, e que só volte a usar o minoxidil um dia depois de pintar o cabelo.
Olá, estou usando minoxidil 5% nas sobrancelhas e gostaria de saber se os casos de mulheres que usam minoxidil 5% e apresentam crescimento de pelos em outras áreas do corpo, como o rosto, são frequentes ou são casos isolados?
Edjane, os fabricantes do minoxidil 5% não mencionam a proporção da ocorrência desse efeito. As bulas só dizem que o produto não deve ser usado em mulheres, que as soluções de 2% apresentam resultados semelhantes e que algumas mulheres podem apresentar este efeito colateral (acabamos de receber um comentário de uma leitora que passou por isso). Como o minoxidil 5% é considerado off label para mulheres, nesses casos ele é utilizado por conta e risco do médico que o receitar, então é importante conversar com o profissional que te atende pra tirar quaisquer dúvidas.
Olá, estou entrando no 4º mês de uso do minoxidil 5% e Pantogar + biotina 1x ao dia (o Pantogar já usava há mais tempo) e estou amando. Não quero mais parar. Meu cabelo quase não cai mais e o crescimento está mais acelerado. Tive muito shedding no começo, muito mesmo. Também aumentaram os pelos do meu corpo e rosto, mas nada exagerado, fininhos fininhos, e nascem alguns brancos também (mas já nasciam antes). Enfim, eu não quero parar. Meu cabelo estava muito ralo e está ficando cheio. Só preciso de paciência e esperar crescer. Recomendo.
Oi Renata, ainda usa o minoxidil e qto tempo durou o shedding?
Um recado importante para os calvos: atualmente tenho quarenta anos de idade e sofro com queda desde os quinze anos. Fui em vários médicos e nada resolveu. Durante muitos anos parei de procurar solução. Eu estava totalmente calvo, só ficaram cabelos dos lados e um pouco atrás. Já estava pensando em usar prótese, quando resolvi mais uma vez pesquisar na internet algum remédio. Já conhecia e havia usado o minoxidil prescrito por uma médica, mas só usei poucos dias e achei besteira. A médica não me explicou como funcionava, só fui conhecê-lo melhor pela internet. Resolvi dar a mim mesmo uma chance antes de por a prótese. Mandei formular minoxidil a 5%. Foi um susto, um choque, com menos de dois meses nasceu uma grande parte na área central de minha cabeça. Que felicidade, sempre usei boné, faz quase vinte e cinco anos de boné, hoje tirei o boné e meu tio disse “nossa, tá nascendo um monte de cabelo aí”. Toda a área calva que a quase vinte anos estava peladinha hoje está com cabelo, e na área da frente, onde achava que não ia nascer, também já está nascendo. Quero deixar bem claro que estou tomando também um complexo vitamínico. Este é o meu recado, parece que meu drama está chegando ao fim, mais alguns meses e já posso me livrar do boné. Tem que usar todos os dias, duas vezes a dia, senão não vai funcionar. Um forte abraço e boa sorte (lembrem-se, fiquei quase vinte e cinco anos careca).
Gostaria que vc me add no e-mail, preciso tirar algumas dúvidas com vc. edvan.souza@redemarajo.com.br
Boa noite, estou usando uma loção (espuma foam) chamada Zymo HSOR com minoxidil lipossomado. Ela deve ser usada duas vezes ao dia, manhã e noite, logo após lavar os cabelos. Poderia me dizer se tal produto realmente é funcional, já que tem minoxidil na fórmula? Tô na dúvida pq é pra passar com o cabelo molhado, e não seco… e o mixodil sozinho se usa com o cabelo seco neh.. obrigado.
Maicon, a gente ainda está pesquisando sobre este produto pra escrever sobre aqui no site (avisamos no Facebook e no Twitter quando o post for publicado). Na dúvida, você deve conversar com o seu dermatologista (a menos que ele faça uma recomendação diferente, o modo de uso deve ser o indicado na bula do produto).
Olá! Terminei quimioterapia e o dermato sugeriu o minoxidil.Tem alguma outra coisa que ajude no crescimento pós quimio? Obrigada
Cilene, o minoxidil foi o único produto cujo efeito no crescimento dos cabelos após a quimioterapia a gente já viu comprovado em estudos, mas você pode conversar com o seu médico e ver se ele pode sugerir outras opções. O mais importante é se dedicar à sua saúde e recuperação (que com certeza também vão beneficiar a recuperação dos fios).
Bom dia, meus cabelos estão quebrando onde tinha luzes por causa do uso da carbocisteína, quando eu lavo cai muito. Estou fazendo uso do minoxidil com o Pantogar, fora a hidratação semanal. A partir de quando vou começar a ver o resultado do uso do minoxidil?
Cristiane, isso varia bastante de caso pra caso, mas no geral os resultados levam de dois meses a um ano para se manifestarem.
Bom dia. O minoxidil ajuda a formar cabelo nas entradas da testa?
Marcelo, o produto pode auxiliar na recuperação dos folículos capilares dessa região sim. O ideal é conversar com o seu dermatologista para avaliar se é uma boa opção para o seu caso específico.
Olá, tive uma queda de cabelos assustadora após duas progressivas sem formol (acredito ter sido esta a causa da queda). Usei minoxidil 5% (por 1 mês e meio) e Pantogar 1x ao dia (entrando no 4º mês), amei o resultado dos dois, apesar das caspas, coceira, couro cabeludo oleoso, dor de cabeça e no início ter caído bastante, fiquei realmente assustada, mas diminuiu consideravelmente a queda. Não quero mais parar com o Pantogar. Meu cabelo quase não cai mais e o crescimento está mais acelerado. Também aumentaram os cabelos brancos (não sei se tem a ver). Meu cabelo estava ficando muito ralo e está ficando cheio novamente. Super recomendo!
Meu cabelo está muito fino e quebradiço por causa de químicas, será que posso usar?
Alicia, se o seu médico prescreveu o tratamento com minoxidil, não deve haver problema algum.
Eu uso o minoxidil e o Pantogar há quase dois meses e já vi resultado, muito bom.
No mês de março deste ano minha esposa e eu pegamos dengue. No mês de julho passado observamos uma queda muito acentuada do cabelo de minha esposa. Como uso cabelo bem curto não observei essa queda, porém tenho 58 anos de idade e meus cabelos estão muito finos e ralos, não apresentando alopecia. A dermatologista indicou esse medicamento, porém outro dermatologista recomendou que minha esposa não o utilizasse, indicando outra forma de tratamento, o qual apresentou excelente resultado. Comecei hoje a utilizar o minoxidil!
Eu tive que trocar a fórmula com propilenoglicol por solução aquosa, pois estava com vermelhidão e descamação. Até piorou a queda! É normal ter essas complicações de repente, ainda que eu estivesse acostumada a usar o propilenoglicol? A solução aquosa é eficaz também?
Bruna, nós já vimos estudos indicando a eficácia de algumas formulações de minoxidil sem propilenoglicol, mas não encontramos referências que comparassem diretamente os resultados dos dois tipos (com e sem propilenoglicol). O ideal é conversar com o seu médico sobre essa sensibilização e sobre a seleção do veículo ideal para o minoxidil no seu caso.
Neste estudo, há menção da necessidade do propilenoglicol. Na minha fórmula só há minoxidil e solução aquosa. Como posso saber se fará efeito? A fórmula de minoxidil com solução aquosa ao invés de propilenoglicol também pode causar coceira?
Bruna, o estudo diz que o propilenoglicol é necessário como veículo para dissolver o minoxidil, mas que a maioria das reações adversas estão relacionadas à hipersensibilidade ao propilenoglicol. Ele diz também que em um estudo realizado em animais a versão sem propilenoglicol foi considerada tão eficaz quanto a que continha a substância, mas que não existem estudos comparativos entre as duas fórmulas em humanos. Se o usuário tiver hipersensibilidade ao minoxidil, é possível que a formulação sem propilenoglicol ainda provoque irritação. Se for o seu caso, ou se houver qualquer dúvida sobre o seu tratamento específico, não hesite em conversar com o médico que o prescreveu, ok?
Estou usando minoxidil 5% a três semanas, passo duas vezes ao dia e já notei uma avanço satisfatório. Estou achando estranho o resultado rápido, vi aqui neste site que só se vê o resultado em longo tempo de tratamento. Será que meu problema é mais simples?
Marcelo, os prazos que a gente menciona no post são referências gerais, mas cada organismo reage de uma maneira. Se houver qualquer dúvida sobre os seus resultados ou qualquer outro aspecto do seu tratamento específico, o ideal é conversar diretamente com o seu dermatologista, ok?
Pode misturar minoxidil em algum shampoo?
Jacqueline, existem shampoos que contém minoxidil na fórmula, mas a gente não recomenda fazer essa mistura por conta própria.
Eu uso minoxidil a pelo menos 3 anos e recomendo, usando com paciência vocês verão resultado. Ótimo produto. Agradeço a todos do Chega de Queda, ótimo trabalho.
A gente é que agradece pelo seu comentário, Dinho!
Pinto meu cabelo e faço luzes. Tenho 46 anos e meu cabelo tem afinado e caído muito. Minha mãe e irmãos mais velhos têm pouquíssimo cabelo. Fui numa dermatologista especializada em cabelo e ela diagnosticou alopecia androgenética. Me receitou minoxidil 5%. Ainda não comecei a usar, pois mandei manipular. Está na época de fazer minhas luzes, até porque tenho muito cabelo branco. Pretendo fazer as luzes antes de iniciar o tratamento. Corro o risco de quebrar o cabelo ou causar um dano maior usando o minoxidil em um cabelo com clareamento? Além do minoxidil meu cabeleireiro recomendou o uso do shampoo Serioxyl da Loreal e a solução Stimuliste da Kerastase. Será que podem ser usados com o minoxidil?
Lilia, a única recomendação que já vimos sobre tinturas e procedimentos afins numa bula de minoxidil orienta apenas a certificar-se de que o couro cabeludo esteja limpo (sem resíduos de minoxidil) antes de aplicar a tintura, e que o produto só volte a ser usado um dia após a realização do procedimento. Imaginamos que o protocolo seja o mesmo pra se fazer luzes. Ainda estamos pesquisando sobre o Serioxyl e o Stimuliste, deve ter post sobre eles aqui no site no futuro (sempre avisamos lá no Facebook e no Twitter quando tem coisa nova por aqui). Você pode fazer um teste com os produtos em uma pequena área da cabeça cerca de uma semana antes de aplicá-los em todo o couro cabeludo, para avaliar se surge alguma reação indesejada. Na dúvida, a gente sempre recomenda checar com o seu dermatologista.
Boa tarde, vou começar a usar o minoxidil, gostaria de saber se no intervalo de cada aplicação tenho que levar a cabeça, ou quantas vezes por semana terei que lavar, atualmente lavo três vezes por semana.
Márcio, o que pode acontecer se você não lavar entre as aplicações é acumular algum resíduo do produto no seu couro cabeludo. Alguns usuários têm receio de que esse resíduo possa prejudicar a absorção da nova dose – não sabemos se isso de fato acontece, mas na dúvida vale perguntar para o médico que te receitou o tratamento. Se esse acúmulo de resíduo vier a provocar qualquer tipo de descamação, irritação ou outras reações, o seu médico também deve ser avisado.
Essa queda no inicio do tratamento (shedding) com minoxidil acontece na grande maioria das pessoas que usam esse produto? A partir de quanto tempo de uso do medicamento que acontece a queda dos fios? E quanto tempo para ter os resultados de crescimento?
Andreia, a maioria dos usuários relata ter tido shedding durante cerca de 1 a 3 meses após o início do uso do minoxidil (a intensidade pode variar de caso pra caso). Os resultados normalmente levam de 2 meses a 1 ano para se manifestarem.
Eu uso para a barba, com quantos dias já tem efeito, vc sabe informar?
Wesley, a gente não sabe ao certo. Como o minoxidil não é liberado para aplicação no rosto, esse tipo de uso é considerado off label e o tratamento acontece por conta e risco do profissional que o prescreveu. O ideal é conversar com o seu médico e ver qual projeção de resultados ele pode oferecer para o seu caso.
Tenho 61 anos e minha dermatologista receitou minoxidil 5% pra massagear as áreas afetadas. Estou usando há apenas um mês, portanto ainda não observei melhoria na queda. Gostaria de saber se é aconselhável lavar os cabelos com sabonete de côco, dizem (Dr. Lair Ribeiro recomenda sabão de côco) que é um ótimo anti-queda, ou seria melhor usar algum shampoo à base de cetoconazol? Agradeço a atenção, abço.
Miriam, a gente está preparando um post só sobre óleo e sabonetes de coco (sempre avisamos lá no Facebook e no Twitter quando entra conteúdo novo por aqui), mas o ideal é conversar com a sua dermatologista pra saber qual o mais recomendado para o seu caso (até porque o cetoconazol é considerado off label para o tratamento da queda de cabelo, ou seja, seu uso acontece por conta e risco do médico que o prescrever).
O efeito shedding pode ser imediato, ou seja, passei o minoxidil e aumentou a queda?
Tam, a maioria dos usuários relata ter tido shedding durante cerca de 1 a 3 meses após o início do uso do minoxidil.
Bom dia. Ainda que os pacientes relatem queda após 1 mês, poderia ocorrer nos primeiros dias? Se negativo, haveria outra causa para acentuar a queda “do nada” após começar a usar o produto?
Tam, a gente acha improvável, mas se isso estiver acontecendo com você, não deixe de conversar com o dermatologista que prescreveu o seu tratamento pra avaliar o caso, ok?
O minoxidil pode dar coceira e feridas em determinada parte da cabeça e em outra não acontecer? Se for efeito colateral normal do remédio, há problema de continuar usando? O minoxidil tem o mesmo efeito do Avicis? Este último faz nascer cabelos novos?
Bia, o surgimento de feridas no couro cabeludo não é uma reação normal ao minoxidil e deve ser reportado ao médico que prescreveu o seu tratamento, ok? Você não deve aplicar o produto em qualquer área lesada da sua pele. Falamos sobre o Avicis neste post aqui.
Boa tarde, uso minoxidil 5% desde maio desse ano e também uso cetoconazol. Tenho apenas 20 anos e a queda de cabelo começou pouco antes de eu completar 20. Com o produto manipulado o cabelo parou de cair, mais está nascendo cabelo branco e ainda cai um pouco, principalmente nas áreas da entrada. Estou percebendo um aumento da testa por causa do recuo capilar e também notei uma piora na qualidade do cabelo. Gostaria de saber se apenas o minoxidil pode resolver. O dermatologista pediu pra eu aplicar o tônico até parar a queda, mas se eu paro por um ou dois dias volta a cair. Além de não estar nascendo tanto cabelo assim ainda estou sofrendo com efeitos indesejados, como aumento dos pelos faciais e corporais.
Guilherme, todas essas ocorrências devem ser relatadas ao seu dermatologista, para avaliar se é necessário fazer alguma adaptação no seu tratamento.
Oi, estou entrando no terceiro mês de tratamento com minoxidil, mas ainda não estou vendo um bom resultado. Estou meio desanimada por conta disso. Uso minoxidil Kirkland 5%, vejo bastante fio novo na testa, mas no centro da cabeça, onde é bem ralinho, não vejo um bom resultado. Será que devo parar? Quanto tempo pra ter um bom resultado?
Márcia, de modo geral o minoxidil pode levar entre 2 meses e 1 ano para apresentar bons resultados. O ideal é conversar com o médico que prescreveu o seu tratamento para discutir os seus resultados e ver se estão dentro do normal ou se há necessidade de fazer qualquer adaptação.
Olá! Estou usando o minoxidil a 1 mês e ja estou vendo diferença, apesar de estar caindo muuuito (já vi que é normal) estão nascendo novos fios nos lugares onde estava com falhas. Fiquei super feliz, mas quero tingi-lo e estou com medo de dar alguma reação com a tinta. Será que pode tingir o cabelo enquanto estou fazendo o tratamento com o minoxidil?
Pode sim, Thami. Apenas se certifique de que o couro cabeludo esteja totalmente limpo (sem resíduos de minoxidil) quando for aplicar a tintura, e só volte a usar o minoxidil um dia depois de tingir o cabelo.
Comecei a 2 dias usando minoxidil em gotas. Porém tenho medo, meu é manipulado e não sei se é 2% ou 5%. Tenho mt dúvida de como aplicar tbm. Como eu faço?
Sandy, falamos sobre o modo de usar neste trecho aqui. A concentração do produto deve vir indicada na embalagem, e você deve utilizar a que o seu médico houver prescrito, ok?
Sim, porém estou tomando por conta própria! Só tenho dúvidas em questão da quantidade e como (quanto) aplicar… Obg
Sandy, dois alertas: O primeiro é que o minoxidil não deve ser tomado, apenas aplicado sobre o couro cabeludo. O segundo é que ele continua sendo um medicamento, e a automedicação pode trazer riscos para a saúde (no caso do minoxidil 5%, cujo uso em mulheres é contraindicado e considerado off label, o tratamento acontece por conta e risco do médico que o prescrever).
Visse a pessoa tem que sair de casa pra um lugar que tenha um dermatologista, imagina se ele ou ela nao gosta da pessoa, que saco a pessoa quer o produto rapido e pratico e ninguém tem solução sozinho pelo menos. Nossa. :/
Niel, seria maravilhoso se houvesse uma solução definitiva para todos os tipos de queda de cabelo, um produto fácil de comprar e usar, sem necessidade de receita médica. Infelizmente não é o caso: a queda de cabelo pode ter muitas causas diferentes (algumas inclusive muito sérias), e sem examinar e fazer o diagnóstico correto você pode perder muito tempo, dinheiro e ainda colocar a sua saúde em risco testando tratamentos que não servem para o seu caso específico. Tem muito charlatão por aí de olho em quem procura remédios “milagrosos” pra queda de cabelo: não seja uma das vítimas deles, ok? Se informe, leve a sua saúde a sério e procure sim um dermatologista. Você sempre pode trocar de médico se não gostar do que te atender, mas não deixe de procurar atendimento profissional.
Olá, solicitei o minoxidil 5% para tratamento de 3 meses, está recomendando que eu use duas vezes ao dia, 1 ml cada. Minha calvície começa da entrada até a coroa, como é chamada, 1 ml dá pra atingir toda essa área? Com esses três meses de tratamento dá pra notar alguma diferença?
Raulian, só o seu dermatologista pode avaliar o seu quadro e fazer qualquer adaptação que julgue necessário na posologia indicada para o uso, ok? A maioria dos usuários nota resultados de 2 meses a 1 ano após o início do tratamento.
Olá, tenho 32 anos, há 2 anos faço tratamento para alopecia androgenética. Já usei diversos medicamentos. Usei o minoxidil a 5% e me deu reação alérgica, agora a dermatologista passou minoxidil a 2% manipulado em espuma, faço o uso do Pantogar e shampoo antiqueda Kerium. Estou usando o minoxidil a 15 dias e começou a dar alergia novamente, no corpo todo, muita coceira principalmente nas mãos e nos pés! Continuo usando o minoxidil junto com antialérgicos…
Ana, você conversou com a sua dermatologista sobre essa alergia? Foi ela que te receitou o antialérgico?
Olha, realmente o minoxidil é um dos melhores remédios contra a calvície, estou usando ele há cinco meses, no topo da cabeça estava liso, não tinha nenhum fio de cabelo, agora já está quase todo preenchido de cabelos, muito bom este minoxidil 5%
Olá, fiz uma consulta com uma dermatologista e ela me receitou Drenison Solução pra passar com um algodão todas as noites nas entradas da calvície durante 30 dias, somente nas entradas (achei muito estranho porque na bula fala que é para inflamações e outras coisas do tipo), isso faz algum efeito? E também ela me passou um tipo uma espuma (feito em farmácia de manipulação) para passar na área da calvície duas vezes ao dia. E agora recentemente chegou o Minoxidil 5% Kirkland que solicitei via internet. A pergunte é, posso usar esses três medicamentos no mesmo dia? Por favor me dá uma solução, o que devo fazer? Estou bastante depressivo com minha calvície! Explique-me cada medicamento desses citados acima! Agradeço!
Raulian, alguns quadros de queda de cabelo podem estar associados a inflamações, talvez seja o seu caso, mas se houver qualquer dúvida sobre o seu tratamento você deve esclarecê-la diretamente com a dermatologista que o prescreveu, ok? O ideal é conversar com ela também sobre o uso dos três produtos simultaneamente (só ela pode dizer se há risco de alguma interação indesejada entre eles, por exemplo).
Olá, tenho 20 anos, estou tendo queda de cabelo e tenho bastante entradas. Não é uma coisa tão séria, mas para a quantidade de cabelo que eu já tenho, é de se ficar “apavorada”. Passei com uma dermatologista e ela me receitou o shampoo Kerium (anti queda) e um remédio manipulado com minoxidil 5%, fora alguns exames de ferro, ferritina, vitamina B12 e outros. Vale lembrar que a queda dos cabelos também pode ser relacionada ao organismo por falta de vitaminas. Ainda não tive tempo/dinheiro para ir fazer os exames, mas lendo aqui estou com um pouco de medo, pois se no início do tratamento os cabelos caem mais do que antes, vou ficar mais apavorada ainda. Devo utilizar os remédios ou esperar os exames para realmente ver o que eu tenho? Cabelo realmente é tudo na vida de alguém, pois estou tão cabisbaixa. Ah, belo blog! Agradeço desde já.
Bruna, o que ficou combinado com a sua dermatologista? Ela orientou a já começar a usar os produtos ou a aguardar o resultado dos exames e então conversar com ela novamente? Se houver qualquer receio ou dúvida em relação ao seu tratamento, não deixe de esclarecer com ela antes de começar, ok?
Ela me indicou o shampoo Kerium (anti queda) e o remédio manipulado, que contem 5% minodixil junto com outras fórmulas e me pediu exames. Não sei se já devo ir usando ou devo esperar o resultado dos exames para saber realmente o que eu tenho.
Bruna, o melhor então é entrar em contato com ela e tirar essa dúvida, ok?
Eu comecei a usar na barba e no couro cabeludo a solução de 5%, em três semanas começaram a nascer novos pelos onde não tinha. No couro cabeludo nasceu mas com um intervalo maior, mais ou menos cinco semanas.