Minoxidil: o melhor tônico capilar do mundo?
Com tantos laboratórios pesquisando tratamentos para queda de cabelos no mundo todo, é uma surpresa descobrir que um dos candidatos mais fortes ao troféu de Melhor Tônico Capilar foi descoberto por acidente!
Não estamos falando de um produto específico, na verdade, mas sim do minoxidil, o princípio ativo de vários produtos anti-queda conhecidos internacionalmente (Rogaine, Regaine, Neoxidil ,Tugain, Mintop, Ylox e Lacovin são alguns deles).
Inicialmente o minoxidil era comercializado apenas como um vasodilatador para casos de hipertensão, em forma de comprimidos com o nome comercial de Loniten. Alguns usuários começaram a desenvolver hipertricose (crescimento exacerbado dos pelos do corpo) e observaram que áreas do couro cabeludo afetadas pela alopecia estavam se recuperando.
A partir daí começaram a ser desenvolvidas as loções de minoxidil para aplicação tópica, comercializadas especificamente para combater a queda de cabelo e estimular o fortalecimento e crescimento dos fios.
(Curiosidade: outras duas substâncias super populares na luta contra a queda de cabelos, a finasterida e o cetoconazol, também foram descobertas “por acidente”, durante pesquisas com medicamentos formulados para tratar de outras enfermidades).
Como o minoxidil funciona?
Desde a descoberta dos efeitos do minoxidil no controle da queda de cabelos, vários pesquisadores têm tentado entender exatamente como ele funciona, mas até hoje não há consenso na comunidade científica sobre a forma de atuação da substância nos folículos capilares.
Uma das hipóteses mais divulgadas é a de que, por ser um vasodilatador, o minoxidil seria capaz de estimular a circulação sanguínea e a chegada de mais oxigênio e nutrientes para os folículos. Porém, como outras substâncias vasodilatadoras não produzem o mesmo efeito, acredita-se que o mecanismo de atuação seja um pouco mais complexo.
Outra possível explicação seria a capacidade do minoxidil de abrir os canais de potássio nas membranas celulares, que controlam várias funções e podem interferir no ciclo de vida dos cabelos.
O fato é que o minoxidil parece aumentar o tamanho dos folículos e prolongar a duração da fase anágena dos fios (saiba mais sobre as fases de crescimento dos cabelos aqui).
Várias pessoas observam um período de queda acentuada dos fios logo após o início do tratamento, e em seguida os resultados do produto começam a aparecer. Acredita-se que essa queda inicial (chamada de shedding) aconteça porque o minoxidil anteciparia a saída dos fios que já se encontram na fase telógena, para que novos fios na fase anágena possam nascer.
Qualquer que seja o mecanismo real de atuação do minoxidil, ele não parece afetar diretamente a produção ou a atividade do hormônio di-hidrotestosterona (DHT), considerado o maior responsável pelos quadros de alopecia androgenética. Nesses casos, muitas pessoas observam resultados ainda mais encorajadores quando combinam o uso do minoxidil a algum outro tratamento que atue no nível hormonal, como a finasterida ou outros antiandrógenos.
Como em qualquer outro tratamento conhecido atualmente para a alopecia androgenética, os resultados obtidos com o minoxidil não são definitivos, e só se conservam enquanto durar o tratamento: caso ele seja interrompido, em algum tempo o padrão de avanço da alopecia será retomado normalmente.
Como se usa o minoxidil?
Aquela primeira versão do minoxidil, em comprimidos, não é considerada ideal para o tratamento da queda de cabelos porque a sua atuação é sistêmica, ou seja, impacta todo o organismo. Lembre-se que o remédio foi feito inicialmente para tratar a hipertensão: se for consumido por alguém com pressão arterial normal ou baixa, pode acabar causando problemas sérios de saúde.
Os tônicos capilares e demais versões tópicas (para aplicação direta sobre a pele, em forma de loção, creme ou gel) são mais seguros porque não permitem que o produto seja amplamente absorvido pelo organismo. As formulações geralmente são produzidas em concentrações de 2% e 5%.
A versão de 5% é contra-indicada para mulheres no Brasil. Acredita-se que por ser mais forte, ela possa vir a estimular o crescimento de pelos em outras áreas do corpo, como o rosto (portanto o uso de minoxidil 5% em mulheres é considerado off-label). Como não existem muitas pesquisas sobre o uso durante a gravidez e lactação, ele costuma ser desaconselhado nesses casos (o ideal é conversar com o seu médico para avaliar os riscos e benefícios).
O produto deve ser aplicado duas vezes ao dia sobre as áreas afetadas, com o couro cabeludo seco. Existe uma variedade de aplicadores (em spray, conta-gotas e massageadores), mas sempre que você utilizar os dedos para aplicar ou massagear o produto, deve lavar bem as mãos logo em seguida. Para obter os melhores resultados, é recomendado deixar o produto em contato com o couro cabeludo por pelo menos 4 horas antes de molhar a cabeça.
Os efeitos podem levar de 2 meses a 1 ano para se manifestarem, portanto é necessário manter o uso prolongado para observar resultados satisfatórios. Os efeitos mais expressivos são observados em pessoas com menos de 40 anos, principalmente quando o quadro de queda de cabelos é recente (instalado há 5 anos ou menos) e a área tratada é pequena.
O minoxidil não deve ser aplicado sobre áreas irritadas, feridas ou sensíveis do couro cabeludo (não utilize se estiver com queimaduras de sol ou se tiver realizado algum procedimento químico recentemente, como descolorir os cabelos, pois pode causar reações desagradáveis como ardência e prurido). É recomendado evitar a exposição da área em tratamento ao sol, pois a pele pode ficar mais sensível. Algumas formulações contêm álcool ou propilenoglicol como veículo, substâncias que podem causar ressecamento do couro cabeludo e dermatites de contato: nesses casos, as fórmulas com lipossomas podem ser boas substitutas e promover a absorção do produto reduzindo a possibilidade de irritações.
Vale frisar que qualquer medicação, de uso sistêmico ou tópico, deve ser sempre prescrita e acompanhada por um médico, que vai analisar o seu quadro específico, avaliar possíveis fatores de risco (como contra-indicações e possíveis interações medicamentosas) e garantir a eficácia e segurança do seu tratamento. Se durante o uso do minoxidil você apresentar qualquer sinal de alergia, dor, inchaço, taquicardia, tonturas, ganho de peso súbito ou qualquer outro sintoma inesperado, interrompa imediatamente o uso e informe o seu médico.
Vale a pena utilizar o minoxidil?
A menos que você tenha sensibilidade ao produto, ou um quadro de alopecia extremamente severo e avançado (como nos casos de alopecia cicatricial, total ou universal), o minoxidil parece ser uma boa opção para integrar o seu arsenal contra a queda de cabelo – ele não seria o princípio ativo de alguns dos melhores tônicos capilares do mundo à toa, certo?
Uma das principais vantagens é que ele pode ser útil em vários quadros diferentes de queda de cabelos – no tratamento da alopecia androgenética clássica, na recuperação de áreas atacadas em episódios de alopecia areata, eflúvio telógeno e tricotilomania, ou para estimular o crescimento dos fios após um transplante capilar, por exemplo. Além disso, a aplicação tópica reduz enormemente as chances de qualquer efeito colateral, e torna o uso do produto fácil e rápido de aprender.
O custo dos produtos tem deixado de ser um problema porque o minoxidil vem se tornando cada vez mais popular, com opções disponíveis no mercado variando desde a casa dos R$ 20 até acima dos R$ 200 (dependendo da quantidade de produto, duração do tratamento, apresentação da fórmula, método de aplicação, etc). Ou seja, tem pra todos os gostos – e bolsos 🙂
Os resultados não são rápidos nem milagrosos, e o ideal é que o minoxidil não seja o seu único tratamento contra a queda de cabelos – um produto sozinho não costuma ser tão eficaz quanto um kit que ataque o problema por várias “frentes” diferentes. Mas com paciência e disciplina, ele pode ser sim uma adição valiosa ao seu arsenal anti-queda!
Uma pergunta pra você:
Como os resultados do tratamento com minoxidil variam bastante (de acordo com a causa da queda de cabelos, o tempo de uso e outras particularidades de cada caso), nós queremos saber: Você já utilizou o minoxidil? Como foi a sua experiência? Conte pra nós nos comentários!
Boa noite! Uso o minoxidil há 4 meses, mas minha dermatologista aumentou a % de 5 para 10%. Em três dias não tive nada, mas no quarto dia meu couro cabeludo começou a arder, queimar, tive que lavar com água gelada que não tava aguentando. Dois dias depois, meu couro cabeludo começou a descascar. Minha cabeça ficou branca, parecendo caspa, mas era o couro cabeludo queimado, estava soltando. Parei uns dias e retornei a usá-lo, aconteceu a mesma coisa, ficou como se eu tivesse seborreia. Parei de usar e estou esperando o diagnóstico da minha dermatologista, pra saber se foi o aumento de 5% pra 10% que causou esse transtorno todo.
Já usei minoxidil e finasterida quando tinha 32 anos e tive um ótimo resultado, cerca de 95% de satisfação. Porém, parei de usar o produto aos 35 anos, e hj aos 47 voltei a usar. Estou tendo um ótimo resultado novamente, porém na parte superior traseira da cabeça (aquela careca de padre) os pelos nasceram mas não consigo vê-los, posso senti-los com as mãos mas quando olho no espelho não consigo enxerga-los. Estão como penugens e eu gostaria de faze-los encorpar e ganhar mais volume. Eu já estava completamente careca, só tinha cabelo nas laterais. Hj meu cabelo voltou a crescer, ainda está um pouco ralo mas está muito bom, e a cada dia está ganhando mais volume. Só mesmo a careca de padre que me deixa um pouco triste, pois apesar de ter cabelo naquele local, eles não aparecem visualmente.
Boa noite! Gostaria de saber se após usar o minoxidil à noite, poderei passar chapinha no cabelo pela manhã.
Keity, a gente nunca viu nenhum relato de problemas envolvendo o uso de chapinha e minoxidil ao mesmo tempo, e a bula do produto não menciona nenhuma restrição ou cuidado adicional relacionado a isso. De qualquer forma, imaginamos que o ideal seja garantir que o produto esteja seco antes de usar a chapinha, e na dúvida é bom fazer um teste em uma mecha mais escondida primeiro (próxima da nuca, por exemplo).
Olá, já ouvi dizer que o tratamento de queda de cabelo diminui o apetite sexual. Acontece isso também com o minoxidil?
George, distúrbios da função sexual (ou qualquer outro efeito sistêmico) não são efeitos colaterais conhecidos do minoxidil tópico. De qualquer forma, qualquer reação apresentada durante o tratamento deve ser relatada ao médico responsável.
Boa tarde, gostaria de saber se o tônico minoxidil também pode ser utilizado no combate à caspa, pois me recomendaram usar para este fim. Fico no aguardo.
Laís, o minoxidil não é vendido como tratamento para a caspa, e a bula não relata qualquer benefício conhecido relacionado a isso. O minoxidil é comercializado como medicamento tarja vermelha e requer prescrição médica: o ideal é conversar com o seu médico pra saber qual tratamento é mais indicado no seu caso, ok?
Toda vez que aplico o minoxidil percebo que meu cabelo fica quebradiço. Passo a mão e percebo um carocinho, se eu puxo o fio se rompe. Uso na concentração 5% manipulado.
Uso minoxidil, realmente é como dizem, cai um pouco no início mas depois ele faz nascer novos cabelos. Não tem efeitos colaterais, só coçar um pouco, principalmente se sair sem boné em dia de sol.
Eu acho que ganhei peso depois que comecei usar o minoxidil a 2%, é possível isso?
Cicera, esse não é um efeito colateral conhecido do minoxidil tópico. De qualquer forma, qualquer reação observada durante o tratamento deve ser relatada ao seu médico.
Estou iniciando o tratamento com minoxidil, quase todas as informações e dúvidas tirei na sua página! Parabéns! Volto daqui a 4 meses pra contar como está sendo o tratamento, pois estou cheio de falhas no couro, como uso corte social todo mundo nota. Até 01/12/2016 ☺
Olá caros amigos, parabéns pro blog. Gostaria de saber se existe algum problema em utilizar o minoxidil e logo depois o Toppik.
Leandro, o ideal é esperar que o minoxidil seque antes de aplicar o Toppik. Vamos fazer um post específico sobre o produto futuramente (sempre avisamos no Facebook e no Twitter quando chega conteúdo novo, e você também pode se inscrever pra receber as notificações por e-mail, no topo do menu à direita aqui no site).
Olá! Primeiramente, parabéns pela página! Consegui esclarecer várias dúvidas que eu tinha. Vou iniciar com o minoxidil manipulado 20 gotas à noite e 2 cápsulas de PillFood ao dia. Gostaria de saber se teria algum problema durante o tratamento eu usar o shampoo, condicionador e máscara Salon Line S.O.S Bomba de Vitaminas. Segundo o produto, ele estimula o crescimento saudável dos fios e a composição é rica em nutrientes. Caso seja não, qual tipo de shampoo devo usar? Obrigada!
Priscila, se o seu médico não fez nenhuma recomendação especial em relação a isso, não deve haver problema em usar qualquer linha de cosméticos ou shampoos não medicamentosos comuns (como o que você mencionou).
Estou usando o minoxidil há 1 mês e nada de resultado, cabelo continua caindo cada vez mais.
Eu uso minoxidil há um ano junto com suplemento Anacaps, está sendo muito bom. Não tenho mais aquele problema de cabelos no ralo do banheiro. Se cai é bem pouco. Fui orientada por uma dermatologista, antes de usar fiz exames para ver a causa da queda. Estou satisfeita com o tratamento.
Faz 1 mês e meio que venho usando, mas para crescer barba. Estou impressionado, não tinha quase nada e percebo que está preenchendo tudo aos poucos. Só estou meio preocupado pq começou aparecer pelo até dos lados das sobrancelhas. Meu receio é que elas se unam com o cabelo, rs.
Olá, eu sofro com queda de cabelo, sempre tive, desde criança. Meus cabelos são finos e ralos e estão começando a ficar com falhas. Fui ao dermatologista há mais de um ano e a médica olhou meu cabelo, disse que tinha cheiro ruim (eu tinha lavado o cabelo antes de ir), me receitou um shampoo anticaspa chamado pielus que de nada resolveu. Desanimei de ir ao médico para ela simplesmente olhar para minha cara, dizer que meu cabelo tem mal cheiro e me dar uma receita de shampoo caro que nada resolve.
Meu cabelo é bem oleoso, uso cetoconazol por conta própria umas 2 vezes na semana, mas só o cetoconazol não resolveu minha queda, meus cabelos continuavam a cair e muito. Usei minoxidil uma vez e parei, pois é chato ficar passando todo dia pela manhã e à noite. Agora voltei porque estou apavorada.
Já tomei pill food também por muitos anos, não alidado ao minoxidil mas não parou a queda, só deu brilho aos cabelos, o aspecto ficou melhor.
Hoje estou usando minoxidil aliado ao Pantogar, ambos manipulados. Estou fazendo o tratamento bem certinho há uma semana e meu cabelo parou de cair no terceiro dia. Eu passo a mão nos meus cabelos e não vem um fio sequer, antes se eu fizesse isso não cairia menos que uns 5 fios de cabelo a cada passada de mão. O piso da minha casa também agradece, pois eu estava ficando louca com meu cabelo caindo, a casa toda hora cheia de cabelo, é até chato ir na casa de alguém, seu cabelo fica caindo na casa dos outros, é péssimo passar por isso.
Acho que não vou precisar tão cedo passar cetoconazol, estou percebendo que o minoxidil deixa meu cabelo menos oleoso. Queria dividir com vocês que também sofrem de queda o meu problema e como estou tentando resolvê-lo.
Daqui um mês ou dois volto para contar como está sendo o resultado. Tomara que ele continue não caindo e recuperando o que caiu.
Juliana, ter tido uma experiência ruim com um médico não significa que nenhum deles vai ser capaz de resolver o seu problema. A gente é absolutamente contra a automedicação em qualquer caso. O minoxidil é vendido no Brasil como medicamento tarja vermelha e requer prescrição médica. Não deixe de procurar um bom profissional para acompanhar o seu tratamento, ok?
Olá, gostaria muito que fizessem uma matéria sobre alisamento de cabelo. Eu tenho queda, cabelo fino, tenho medo de fazer alisamento, mesmo assim faço pelo menos uma vez ao ano. Eu gostaria de fazer mais alisamento, pois quando meus cabelos estão lisos eu não sinto necessidade de usar secador e chapinha. Fico na dúvida qual mais agressivo, fazer alisamento ou usar secador e chapinha sempre. Como meus cabelos com ou sem alisamento caem muito, estou alisando, é mais pratico na minha visão como mulher fazer progressiva e não usar os secadores e chapinhas. Espero que analisem com carinho minha sugestão.
Sugestão anotada, Juliana! Sempre avisamos no Facebook e no Twitter quando chega conteúdo novo, e você também pode se inscrever pra receber as notificações por e-mail, no topo do menu à direita aqui no site 🙂
Há 10 meses começou a queda de cabelo, primeiro tive um stress grande, depois tomei sol em demasia, que chegou formar crostas no couro cabeludo, e finalmente tive dengue. Caíam tufos durante as lavagens do cabelo. Parei de usar tintura por um tempo, estou recorrendo às tinturas sem amônia. Fui na dermato e fiz o exame de triconoscopia, que detectou áreas sem cabelo, podendo ser calvície feminina, posto que estou na menopausa. Nos exames o resultado foi escassez de ferro no sangue. A médica passou Avicis, que conteve a queda, depois passou Aloxidil spray. Melhorou muito, mas ainda vou recorrer ao implante pra ficar melhor. A sobrancelha também ficou rala.
Uso finasterida e minoxidil desde 2013 e minha alopecia só piora! Já mudei de médico 3 vezes e eles sempre passam os mesmos medicamentos! Agora me receitaram também biotina, mas não vejo resultados, e sim meus cabelos caindo cada vez mais! Estou desesperando vendo meus cabelos sumindo e a calvície se instalando! Isso me fez entrar em depressão e estou sem saber o que fazer!
Utilizo o minoxidiil e finasterida desde 2000 e tenho resultados excelentes, porém quando comecei a usar o minoxidil esfregava muito, por isso acontecia muita queda. Depois descobri que era pra massagear com os dedos com cuidado. Lembrando que minha calvície é hereditária, então se eu paro volta a cair. Dou às vezes intervalos de 3 a 4 meses sem usar e depois volto.
Olá! Tenho alopécia androgenética. Faço tratamento com tricologista há um ano, no início ele me passou minoxidil 2% 2x ao dia, uma fórmula manipulada com biotina, espironolactona, Ttherapsor loção capilar e um shampoo anticaspa 2x na semana, pois tbm tenho dermatite seborréica. No início do tratamento também tive queda, mas persisti, só começou a crescer cabelo depois de 4 meses. Tinha bastante falha nas entradas e na parte de cima da cabeça e hoje elas estão com bastante cabelo novo e praticamente fechadas. A médica falou que meu tratamento pro resto da vida é o minoxidil, receitou o 5% 1x ao dia, mudou a biotina para um complexo vitaminico e a outra loção para Diprosalic 2x na semana. Continuo usando o shampoo anticaspa 2x na semana. Estou bem satisfeita com o tratamento, vou continuar fazendo. Houve nascimento de bastante cabelos brancos tbm, mas não me importo, pois prefiro ter cabelos brancos do que ser careca. É isso!! Basta persistir no tratamento que dará certo!! É só ter paciência e seguir corretamente!! Demora pra começar a fazer efeito, mas é eficaz… pelo menos foi no meu caso!!
Estou usando há 4 meses e tive um resultado surpreendente. Porém estou tendo irritações nas áreas dos olhos, boca e peito. Não gostaria de interromper mas acho que terei.
Olá, boa tarde gente! Bem, tenho 54 anos, comecei a fazer uso do minoxidil 10 mg (via oral) aos 43 anos, de manhã e à noite por indicação médica para hipertensão. Meus cabelos à época do início do tratamento estavam raleando bastante, o que me deixava preocupado demais, haja visto a possibilidade de calvície. Se bem que a hipertensão era minha preocupação mais urgente, alopécia nem me preocupava! Ocorre que imediatamente após a ingestão de minoxidil 10 mg minha pressão arterial normalizou, e já não podia ficar mais sem a medicação. Após alguns meses percebi meus cabelos cheios novamente, e até a barba, que não tinha, se avolumava dia a dia, inclusive pelos por todo o corpo. Como um milagre, o minoxidil 10 mg matou dois coelhos com uma cajadada só, normalizou minha pressão arterial, me devolvendo cabelos e como um plus, a barba. Ocorre que 10 anos mais tarde, em março de 2017, aos 53 anos, passei por uma intervenção cirúrgica de grande porte (transplante renal, que era o motivo real da minha hipertensão). A causa de meus problemas de hipertensão foi sanada, o que motivou a suspensão do uso do minoxidil. De lá para cá, meus cabelos caíram e a barba sumiu em questão de meses. Desesperado, comecei a fazer uso de solução minoxidil a 5 mg tópico. Confesso que não tem o mesmo efeito que o minoxidil via oral, mas os cabelos e barba estão voltando muito lentamente. Contudo, devemos considerar o trauma de uma cirurgia de grande porte, aliado ao uso constante de imunossupressores para que o órgão recebido não seja rejeitado pelo organismo, o que desencadeia um estresse muito grande. Mesmo assim, o minoxidil continua firme, devolvendo os cabelos e barba, mesmo que de forma tópica. Minha experiência com minoxidil tem sido muito boa, pena que não posso toma-lo de via oral, mas mesmo assim continuo firme e forte na luta contra a calvície e melhor qualidade de vida, isso é o que importa!