Cetoconazol shampoo: anticaspa e anti queda?



Acredite: existe um poderoso agente anti queda de cabelo disfarçado de shampoo anticaspa numa farmácia perto de você. Para encontrá-lo, procure pelo seguinte codinome no rótulo do shampoo: Cetoconazol. Ou busque pelo seu nome comercial mais comum: Nizoral.
Não se trata de nenhuma novidade super revolucionária da ciência: desde os anos 80 ele já estava ali, nas prateleiras das farmácias e mercados, “camuflado” em produtos para outros problemas de saúde (talvez você já tenha até utilizado algum deles sem saber dos seus “poderes secretos”).

Imagem original: GS1Brasil
Para que serve o cetoconazol?
O cetoconazol é uma substância sintética com propriedades antifúngicas e antiinflamatórias, bastante utilizada em produtos para tratamento de micoses, caspa e dermatite seborreica, principalmente na forma de cremes, loções e shampoos.
A versão de uso sistêmico do cetoconazol (em comprimidos) só é receitada pelos médicos em casos de infecções severas, em que outros tratamentos não são possíveis ou eficazes, e com uma avaliação cuidadosa do estado de saúde do paciente. Isso porque, uma vez dentro da corrente sanguínea, a substância parece ser bastante agressiva para o fígado e as glândulas supra-renais. Vários países na Europa estão interrompendo o uso de comprimidos de cetoconazol devido a estes efeitos colaterais.
Já os produtos de uso tópico (aplicados externamente, como as pomadas ou shampoos) não permitem que o cetoconazol seja absorvido pelo organismo em níveis significativos, e portanto são considerados seguros.
E o que isso tem a ver com queda de cabelo?
Alguns estudos – e muitos usuários – já atestam a eficácia dos shampoos com cetoconazol em desacelerar o avanço da calvície e aumentar a densidade e o diâmetro dos fios, mas a ciência ainda não se sabe ao certo como isso acontece.
Uma das hipóteses mais aceitas se baseia no fato de que, além de agir como antifúngico, o cetoconazol é capaz de reduzir a produção e a atuação de alguns hormônios no nosso corpo, inclusive a testosterona e a sua variante mais associada à alopecia androgenética, a di-hidrotestosterona (DHT). Porém essa ação antiandrogênica (antagonista aos hormônios masculinos) só foi observada até hoje com o cetoconazol sistêmico (dentro do organismo). Ainda não existe comprovação científica de que a atuação superficial do produto no couro cabeludo seja suficiente para combater os efeitos do DHT nos folículos capilares.
Outra hipótese associa o efeito do cetoconazol à redução da oleosidade do couro cabeludo. O DHT é sintetizado em várias partes do nosso corpo, inclusive nas glândulas sebáceas que lubrificam o nosso cabelo, e é considerado bastante lipofílico, ou seja, se associa a substâncias oleosas com facilidade. Alguns profissionais acreditam que o sebo produzido pelas glândulas sebáceas do nosso couro cabeludo seria rico em DHT, e que remover o seu excesso significaria reduzir a quantidade da substância que possivelmente entraria no folículo e poderia afetá-lo.
Uma terceira possibilidade é a de que o cetoconazol ajudaria a combater quadros inflamatórios que possam estar inferferindo no ciclo de vida dos cabelos e gerando a queda excessiva.
O fato é que, seja qual for o mecanismo do seu funcionamento, os shampoos de cetoconazol têm ganhado bastante adeptos nos últimos anos. Existem vários relatos de bons resultados, principalmente quando os shampoos são combinados a outros tipos de tratamentos.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autoriza o uso do cetoconazol tópico apenas no tratamento de caspa, dermatite seborreica e ptiríase versicolor, portanto a sua indicação no tratamento da queda de cabelos é considerada off-label (o que não é necessariamente incorreto, segundo a própria Anvisa).
Como usar o shampoo de cetoconazol?
De modo geral, recomenda-se que o shampoo seja aplicado de duas a quatro vezes por semana, deixando o produto agir no couro cabeludo por dois a cinco minutos antes de enxaguar. Muitos usuários relatam que o uso do shampoo numa frequência maior do que quatro vezes por semana não aparenta ter qualquer efeito adicional, e pode na verdade acabar irritando o couro cabeludo, portanto não abuse!
Sempre vale lembrar: o ideal é sempre conversar com o seu médico para determinar o melhor esquema de tratamento para você (além de avaliar possíveis interações medicamentosas com outros produtos que você esteja utilizando, identificar qualquer contra-indicação e acompanhar a evolução do seu quadro).
Algumas possíveis reações ao cetoconazol tópico são irritação, coceira, alterações de oleosidade (couro cabeludo mais seco ou mais oleoso que o normal) e, em casos raros, alterações no aspecto dos cabelos (fios acinzentados, com tintura ou alisados/cacheados por processos químicos são os principais afetados nesses casos). Caso você tenha qualquer tipo de reação adversa, interrompa imediatamente o uso e informe o seu médico.
Afinal de contas, vale a pena?
Apesar de a ciência ainda não ter desvendado exatamente como o cetoconazol atua, os resultados obtidos com o seu uso em pesquisas e por diversos usuários no mundo todo sugerem que ele pode ser um valioso aliado contra a queda de cabelos. Se você também sofre de caspa, melhor ainda: pode tratar dois problemas num tiro só 😀
Os shampoos de cetoconazol são de fácil acesso, não têm um custo alto (as versões genéricas estão disponíveis nas farmácias por preços a partir de R$ 20) e podem ser facilmente incorporados à rotina de cuidados pessoais de qualquer um.
Uma maneira de verificar a eficácia do produto para o seu caso específico (sempre com o aval do seu médico) pode ser testá-lo em apenas uma área da cabeça durante algum tempo, para comparar os resultados com a parte que não receber o shampoo de cetoconazol. Caso não haja nenhuma reação adversa e o produto apresente efeitos positivos, ele pode se tornar uma adição barata, não invasiva (sem cirurgias ou ingestão de remédios) e fácil de usar no seu arsenal anti queda de cabelos.
Você já usou?
Você já utilizou algum shampoo ou outro produto com cetoconazol? Como foi a sua experiência? Deixe um comentário e conte pra gente!



Quem está amamentando pode usar o shampoo de cetoconazol?
Rita, segundo a bula não há contraindicação para o uso do shampoo durante a lactação.
Usei por duas vezes e vi resultado. Ele é ótimo!!!
Rita, você utilizou para tratar a queda de cabelo? A minha e muito acentuada, o médico me disse que é genético mas não sei não, ele deu o diagnóstico sem ao menos fazer um exame para saber. Li alguma coisa sobre o DHT, acho que pode ser isso…
Aline, neste post aqui tem mais infos sobre DHT e alopecia androgenética.
Tive queda de cabelo muito precoce, aos 25 anos já estava calvo. Hoje tenho 31, e venho notando que minha cabeça está enchendo de fios de cabelo, bem finos parece até “penugem”, existe algo que eu possa usar para engrossar esses fios?
Luis, essa recuperação foi espontânea ou é resultado de algum tratamento que você esteja fazendo? A escolha dos produtos pra tratamento da queda de cabelo depende da causa do problema, então a gente sempre recomenda conversar com um dermatologista pra saber quais opções são mais indicadas para o seu caso.
Boa tarde. Comecei o tratamento para caspa, dá um alívio enorme, mas queria saber em quanto tempo usando vejo resultado? Em semanas? Meses?
Isabela, isso pode variar bastante de caso pra caso. Quem deve determinar a duração do seu tratamento (e dar uma previsão mais precisa dos resultados que você pode esperar) é o médico que o prescreveu, ok?
Tenho umas manchas brancas (pano branco) nos braços, são bolinhas pequenas, e algumas na coxa. Estou usando pomada cetoconazol e o shampoo já tem uma semana. Já estou vendo que elas estão começando a escurecer e umas até diminuíram. Devo continuar usando shampoo e pomada por quanto tempo???
Evelin, a duração do seu tratamento deve ser determinada pelo médico que o prescreveu.
Olá, eu tenho dermatite seborréica e por muito tempo enrolei e não usei nenhum tipo de tratamento, mas comecei a usar o shampoo cetoconazol a 2 semanas e ja percebi melhora sim! Menos queda, diminuição considerável de caspa e sinto meu cabelo mais sedoso..
Oi, eu estou com uma grande queda de cabelo, desconfio que pode ter sido da química, além da queda meu couro cabeludo esta bastante dolorido. Ainda não fui ao médico, tem prolema usar sem recomendação médica?
Juliana, dor no couro cabeludo pode ser sinal de algum tipo de lesão ou inflamação: você não deve aplicar nada na pele nesse estado sem que haja recomendação médica, ok? Procure o seu dermatologista para avaliar o que aconteceu e receber o tratamento adequado para o seu caso.
Boa tarde, estou com cabelos ralos em cima e com entradas, uso finasterida 1mg e acho que se não fosse esse uso já teria acabado tudo. Recentemente comecei a usar um produto chamado Zymo HSOR lipossomado com minoxidil (é uma espuma foam), já ouviu falar desse produto? Porque é muito caro, mas promete muito, não sei se vale a pena…
Marcos, já estamos pesquisando sobre o produto pra escrever a respeito aqui no site (avisamos lá no Facebook e no Twitter sempre que entra conteúdo novo por aqui).
Olá! No caso de o cabelo ficar muito ressecado, qual condicionador ou mascara capilar seria a melhor indicação?
Não tem uma indicação específica, Marusa. Se os produtos que você usa normalmente não resolverem o problema, você pode conversar com o seu cabeleireiro pra ver se ele recomenda algum produto específico, ou consultar o seu dermatologista se o ressecamento estiver muito severo (pra ver se é preciso fazer alguma adaptação no tratamento para amenizar este efeito).
Oi Marusa. Eu estava com o mesmo problema, minha cabeleireira me indicou o Silicone Mix, eh maravilhoso. Se vc eh loira eu recomendo o creme branco, pois o de bambu pode deixar o cabelo amarelado. Vc encontra nas lojas de cosméticos, custa em média 40 reais. Não passe no couro cabeludo. Abraço
Tem duas semanas que eu estou usando o shampoo cetoconazol, gostaria de saber quanto tempo leva para surtir efeito na queda de cabelo.
André, isso pode variar de caso pra caso, de vários dias até alguns meses. O ideal é discutir a evolução do seu caso com o dermatologista que prescreveu o tratamento.
Qual o nome comercial deste produto?
Francisco, o mais conhecido é o Nizoral, mas já vimos diversos outros (Lozan, Noriderm, Fungonazol, Arcolan, Cleartop). Várias versões genéricas são identificadas apenas como Cetoconazol Shampoo. A substância pode estar presentes em outros shampoos anticaspa também (basta procurar por cetoconazol na listagem dos componentes da fórmula).
Bom dia, estou com uma queda de cabelo bem significativa, também com algumas fissuras no couro cabeludo e acompanhado com um incômodo (dor) e um pouco de queimação. Minha médica receitou o shampoo e me pediu exame de sangue. Entretanto estou preocupada, pois ao abrir o cabelo percebo falha de cabelo significativa e por enquanto mais do lado direito. Isso é sintoma de seborreia? Qual a especialidade que trata de doença do couro cabeludo (além da dermatologia)? Só com exame de sangue é possível detectar o que é o problema da queda, dor e fissura? Esse shampoo demora a surtir efeito? Aguardo resposta ansiosamente. Abraços
Suzana, a especialidade da medicina que trata as doenças do couro cabeludo é a dermatologia mesmo (a Sociedade Brasileira de Dermatologia a define como área de conhecimento que se concentra no “diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas”). A sua médica explicou qual é a hipótese dela sobre o problema (o que se está procurando saber através do exame de sangue e por que o cetoconazol está sendo utilizado como tratamento)? Qualquer dúvida sobre o seu tratamento deve ser esclarecida diretamente com o profissional que o prescreveu, ok?
Já usei o Cetoconazol há anos atrás e foi ótimo. Quero usar novamente, mas gostaria de saber se há problema em tingir o cabelo durante o tratamento, pois uso tonalizante soft color. Obrigada
Morena, já vimos alguns fabricantes dizendo que o produto não interfere em cabelos tingidos, mas também já vimos relatos de descoloração provocada pelo cetoconazol. Na dúvida, a gente recomendaria passar o shampoo numa área pequena e escondida do cabelo e aguardar para observar se acontece algum efeito indesejado antes de usar em todo o couro cabeludo.
Minha filha está com vários pontinhos brancos no fio do cabelo, dizem q é fungo, esse shampoo serve? Ela tem 3 anos, pode usar? Por favor, estou desesperada, preciso fazer algo pra que isso não aumente.
Ionara, somente um médico pode avaliar o caso, confirmar o diagnóstico e selecionar os tratamentos mais adequados, ok?
A calvície sempre foi motivo de angústia para milhões de pessoas em todo o mundo. Tenho 55 anos e uma “coroa de padre” na cabeça. Já usei shampoo de cetoconazol e babosa (esfregava no cabeça) quando ainda era jovem e a calvície começava a se manifestar. De lá pra cá, já recebi até o apelido de Bozo, pelos amigos (mui amigos). Esse tal Follixin resolve o problema da calvície ou é apenas mais um “remédio” das indústrias para ganharem dinheiro dos “carecas esperançosos”?
Pitágoras, estamos preparando um post específico sobre o Follixin (avisamos lá no Facebook e no Twitter quando for publicado).
Posso usar o shampoo toda vez que tomar banho? Geralmente às segundas e sextas ou terças e sábados…
A frequência de uso deve ser determinada pelo dermatologista que te prescreveu o tratamento, ok?
Tenho psoríase no couro cabeludo. Posso usar esse medicamento? Teria alguma contra-indicação? E como seria o tempo de lavar? Obrigado
Carlos, o cetoconazol não é voltado especificamente para o tratamento da psoríase (que pode ser uma das causas da queda de cabelo). O ideal é conversar com o seu dermatologista a respeito e verificar com ele se esta é a melhor opção para o seu caso (em caso afirmativo, ele deve determinar a frequência de uso do produto).
Oi Carlos. Hj eu descobri o cetoconazol através da minha prima, pq ela usa especificamente para psioríase na cabeça. Ela diz que usa há anos e eh a única coisa que resolve e acaba com a coceira. Espero ter ajudado. Abraço
Bom dia, como vi muita gente com dúvida vou deixar meu relato. Eu estava com muito coceira e queda apenas na parte da frente do cabelo, fui na dermato e ela me receitou manipular cetoconazol com ácido para esfoliar bem. Quando eu uso a coceira para, mas se eu parar de usar a coceira volta. Como uso tinta na raiz do cabelo, a tinta desbota e tenho a impressão que os fios ficam mais finos, que perde a massa (pode ser só impressão), por isso gostaria de saber se mais alguém tem a impressão de afinamento dos fios.
Bom dia!! Comecei a usar o cetoconazol no último domingo para eliminar os fungos que estão em grande quantidade no meu corpo. Só que depois de um dia o meu couro cabeludo está coçando muito… Irei usa-lo só uma vez por semana. Por que aconteceu essa reação?
Lorena, a ocorrência de coceira é prevista entre os possíveis efeitos colaterais do uso do shampoo de cetoconazol. Você deve relatar o caso ao seu dermatologista, ok?
Eu usei shampoo de cetoconazol e as minhas caspas e seborreia sumiram, já faz um mês e não voltou!
Gestante pode usar o cetoconazol?
Maria, a gravidez e amamentação não são consideradas contraindicações para o uso do cetoconazol shampoo, mas o ideal é sempre conversar com o seu médico antes de iniciar o uso.
Então, tive uma queda de cabelo por uns três meses, diminuiu o volume do meu cabelo vamos dizer que pela metade, está mais fino nas pontas e ele é cacheado. Agora estou com uma grande dúvida. Mais ou menos em 2 dias estou perdendo uns 50 fios entre lavar, pentear e os fios que vão se soltando durante o dia quando passo a mão. Será que está no estágio normal ou devo me preocupar? Comecei a usar shampoo de cetoconazol que a médica me passou pois estou com uma leve dermatite. Obrigada!
Nanda, perder até cerca de 100 fios por dia é considerado normal (falamos sobre isso neste post aqui), mas é possível que essa dermatite esteja interferindo na queda também (se for o caso, o tratamento que a médica te passou já deve resolver o problema – não deixe de conversar com ela caso surja qualquer dúvida a respeito).
O farmacêutico me recomendou cetoconazol shampoo para uso, porém não tenho nada no cabelo e sim micose na pele. Estou tomando itraconazol e passando fentizol pomada, porém não está resolvendo, pelo contrário, cada vez surge mais manchas pelo corpo. Devo usar mesmo assim? Além disso também comprei cetoconazol pomada pra passar nas manchas. Mas o shampoo surte efeito na pele como se fosse um sabonete?
Sâmela, se você já está usando outros medicamentos o ideal é conversar com o médico responsável pelo seu tratamento antes de incluir o uso de qualquer outro produto, ok?
Olá, tenho caspa e comprei o shampoo Nizoral para usar, mas não sei se depois de lavar com o shampoo Nizoral posso passar algum outro tipo de condicionador ou não… alguém aí pode explicar-me? Obrigada!
Layssace, falamos sobre isso neste comentário aqui.
Eu já não sei o que faço, estou perdendo muito cabelo. Tinha um cabelo que as pessoas paravam nas ruas e elogiavam, cacheado, enorme e muito lindo. Hj está opaco, quebradiço e caindo. Há um ano assim, já caiu mais ou menos três sacolas de supermercado… tudo que existe no face, site, farmácia já usei… já gastei uns dois mil reais, dermatologistas, etc. Bom, lendo tudo isso que vcs escreveram sobre o shampoo cetoconazol, esse é o único que ainda não usei. Vou usar e volto para dizer os resultados. Ah, não tenho nada na pele ou no couro cabeludo, nem caspa, nada, sou vegetariana, já fiz exames de sangue, deu um pouco de falta de ferro e zinco, usei tudo que a dra pediu para repor. Agora só me resta oração e esse shampoo.
Cristina, você relatou à dermatologista a sua experiência com o tratamento que ela prescreveu? Os resultados insatisfatórios podem ser uma informação importante para que ela investigue outras hipóteses para o problema e recomende tratamentos diferentes.
Tenho usado esse xampu para clarear meus cabelos. De imediato achei que os deixou macios, porém agora estou notando eles mais ressecados e embaraçando muito. Isso é comum? Devo suspender o uso?
Gislene, apesar de estar apresentado na forma de shampoo, o cetoconazol é um medicamento. Se a intenção é apenas clarear os cabelos, mas não há um quadro de infecção por fungos, dermatite seborreica ou mesmo de queda de cabelo, o ideal é procurar outro produto.
Possuo cabelos com queda excessiva, oleosidade e caspa. Passei por processo de descoloração a muito tempo e já está longe da raiz os cabelos tingidos, porém gostaria de saber se ele desbota rápido cabelos coloridos.
Rhafaella, falamos sobre isso neste comentário aqui.
Boa tarde. Estou usando o minoxidil 5% e finasterida 1 mg. Com 3 meses usando o finasterida a queda parou totalmente, mas depois de 2 meses alguns fios estão caindo de novo. Cada mês eu usava um laboratório genérico diferente, será que é por causa disso? Mas agora vou começar a usar somente da Germed pra ver se normaliza. Eu posso usar o xampu de cetoconazol 3x na semana e o restante dos dias usar o antiqueda Gota Dourada? Ou melhor um xampu neutro? Ou os xampus não fazem diferença?
Denis, a gente não tem como opinar sobre o seu caso específico: se houver qualquer dúvida em relação aos resultados do seu tratamento, o ideal é conversar com o dermatologista que o prescreveu, ok? A frequência de uso do shampoo de cetoconazol também deve ser determinada pelo seu médico. Estamos preparando um post específico sobre a linha antiqueda da Gota Dourada (sempre avisamos no Facebook e no Twitter quando chega conteúdo novo no site, e você também pode se inscrever para receber notificações das atualizações do site por e-mail, no topo do menu ao lado direito da página).
Olá, tenho caspa a alguns anos… começou como uma PEQUENA “neve”, levei na brincadeira, foi piorando, começou a aumentar a intensidade, comecei a cutucar (tentar limpar) mas só piora o quadro, não pode cutucar profundamente com o dedo, nem mesmo com a unha. Fui no dermatologista que me receitou um shampoo/ medicamento chamado Tarflex, disse que era seborreia de herança genética. Um dia quando olhei pro meu pente lembrei dos pentes do meu avô que tinham aquelas casquinhas brancas grudadas… Em primeiro momento melhorou, o shampoo quase eliminou por completo, então acabou e parei de cuidar, resultado: voltou. Só que voltou mais forte, o shampoo já não fazia mais efeito. Acabei desistindo, o fungo piorou, começaram a aparecer caspas maiores de até 1 cm, começou a aparecer nas entradas das orelhas também… comprei o cetoconazol da Medley (genérico), resolveu na primeira semana, porém logo para de funcionar. Foda que estou começando a ficar com entradas de calvície por causa desse maldito fungo, uma época tive a impressão de ter pego gonorreia, fui pesquisar e tem a ver com fungos tbm, não duvido nada que cocei a cabeça, depois cocei o instrumento e pegou fungo… Deixo aqui meu relato sincero a quem possa ajudar, caspa é fungo e fungo é coisa séria! Minha estratégia daqui pra frente vai ser comprar shampoos diferentes e usar alternadamente 2 vezes por semana (tarflex, cetoconozol), 3 vezes por semana a manutenção com Clear anticaspa ou algum outro. Uma estratégia boa que já percebi é não usar sempre o mesmo, buscar outras marcas pode ajudar e variar ajuda o fungo a não criar anticorpos… Vou procurar também uma farmácia de manipulação de confiança, alguns amigos tem tratado calvície com sucesso com remédios manipulados, apesar de mais lento o tratamento é muito mais barato. Outras coisas que pesquisei e ouvi falar nessa jornada de libertação da caspa: ouvi que água quente prejudica o couro cabeludo em nível de oleosidade, então deixa pra lavar no fim do banho com água gelada e lembre de esperar o shampoo agir o tempo necessário. O uso de um bom condicionador depois da lavagem pode ser benéfico para reidratar o couro, não sei qual o melhor momento para usá-lo, ainda não testei. Comentei na esperança de ajudar alguém a não passar por tudo que venho passando, não quero ter que tomar remédios pois todos falam que prejudica o fígado e rins, mas talvez não tenha outro jeito. Boa sorte a todos nós farinhentos e lembre-se que é coisa séria! Abraço.
PS: não deixei meu e-mail pq tenho vergonha de ser reconhecido, vai que aquele amigo chato lê isso, é muita treta né?!
Vinicius, como a seborreia pode estar relacionada a fatores genéticos, o controle precisa ser constante mesmo (vale fazer um acompanhamento periódico com o seu dermatologista pra acompanhar os resultados dos tratamentos, fazer as adaptações que forem necessárias e saber sobre todos os fatores que podem interferir no processo). A gonorreia na verdade é causada por uma bactéria, não tem relação com a seborreia do couro cabeludo. A função dos condicionadores costuma ser relacionada ao cabelo (para deixá-lo mais macio e fácil de pentear), não ao couro cabeludo (é preciso inclusive ter cuidado, porque como os quadros de seborreia estão relacionados à produção excessiva de sebo pela pele, alguns condicionadores podem agravar o problema se aplicados na área próxima à raiz dos fios). Quanto à privacidade, os e-mails de quem comenta aqui no site não são publicados, apenas o nome mesmo 😉
Olá, boa tarde. Minha esposa comprou um shampoo de cetoconazol por conta da queda de cabelos e oleosidade, passei a usa-lo diariamente associado a outro produto para melhorar minha calvície. O resultado em um mês está sendo impressionante, acreditem, excepcional. Fios dos cabelos ficaram grossos e pararam de afinar e cair, e de quebra o cabelo voltou a fechar os buracos. O outro produto chama cresc e trat. Uso tópico.
Minha dúvida é se posso usar o cetoconazol shampoo, pois tenho blindagem no cabelo. De acordo com a médica que receitou não há problemas, mas gostaria da opinião de vocês e de alguém que tenha química nos cabelos e que tenha feito o uso do cetoconazol. Desde já agradeço!!!
Isabel, se a médica disse que não há problemas, não deve haver mesmo 🙂 você pode fazer um teste antes e aplicar o shampoo numa área pequena e mais escondida do cabelo (próxima da nuca, por exemplo), pra ver se nota alguma diferença ou reação indesejada.
Tenho dermatite seborréica, mas agora já está em um estágio finalizado por conta do cetoconazol. Tomei duas cartelas do cetoconazol comprimido e lavava o cabelo todos os dias com o cetoconazol shampoo, mas o comprimido atrasava a menstruação, então passei a usar só o shampoo. Percebi que meu cabelo ficou ressecado com o uso do shampoo todos os dias, então como meu couro cabelo já não estava mais com inflamação, passei a lavar o cabelo um dia sim e um dia não (sempre com muita hidratação). Hoje fazem 1 ano e 3 meses que uso o cetoconazol e eu recomendo o shampoo, pois hoje meu couro cabeludo está sem inflamação e eu estou sem queda de cabelo. Hoje lavo meu cabelo com o cetoconazol e depois lavo normalmente. Mas meu dermatologista me aconselhou desde a minha primeira consulta que não parasse de usar o shampoo, para não correr risco da dermatite voltar. Vale a pena usar cetoconazol.
Já usei o cetoconazol há uns 5 ou 6 anos para tratar pano branco (aquelas manchas esbranquiçadas que descamam) que tinha pelo corpo. Usei o combinado shampoo + pílula + pomada e em 15 dias já não tinha mais nenhuma mancha no corpo!! Bom saber que ele tem outros benefícios!!
Fui diagnosticada pela médica com um fungo no couro cabeludo (dermatite seborreica) e ela me receitou usar o shampoo cetoconazol. Só que eu fiz um processo químico para o meu cabelo ficar cacheado. O shampoo irá fazer com que os cachos desmanchem? E eu posso continuar fazendo hidratações normalmente? Ele resseca muito o cabelo?
Rey, alguns cabelos com procedimentos químicos podem sofrer alterações sim, mas isso não é regra. De qualquer forma, a prioridade agora é o tratamento da dermatite seborreica, certo? Quanto a hidratações, você pode manter alguma distância da área da raiz e aplicar os produtos apenas na extensão dos fios (a menos que a sua dermatologista tenha vetado o uso deles durante o tratamento).
Oi pessoal! Estou usando o cetoconazol a um pouco mais de um mês! Fui na dermatologista pois meu cabelo estava caindo horrores! A médica me receitou o shampoo e faço uso de 2 a 3 vezes na semana. A queda parou completamente!! Voltei na médica e ela elogiou meu cabelo, que está saudável, e viu vários cabelos novos crescendo. Vou continuar com o tratamento!! Super recomendo!
Boa tarde, sou mais uma desesperada com a queda exagerada de cabelo. Hj tenho 1/3 do cabelo que tinha até 2 anos atrás. Consultei dermato que prescreveu vários exames. Tudo OK. Então receitou biotina – 3 meses (sem eficácia), passou para Pantogar 3x ao dia – 3 meses, parecia estar resolvendo… repeti o tratamento por indicação médica, mas nesses últimos 15 dias estou em pânico! Cai qdo lavo, qdo passo pente, qdo escovo, sem falar no chão e nas vezes q passo a mão… + uma vez ao dermato que prescreveu shampoo cetoconazol. Usei hj pela primeira vez e lendo os relatos, confesso q estou bastante animada. Em breve, se Deus quiser, estarei aqui postando minha satisfação. Galera CHEGA DE QUEDA, Feliz Ano Novo!!!!!
Feliz ano novo e boa sorte com o seu tratamento, Simone!
Se eu tomar cetoconazol em comprimido vai ajudar a combater minha calvície?
João Paulo, o cetoconazol em comprimido é vendido como medicamento tarja vermelha e não deve ser utilizado sem prescrição médica, ok?
Posso prosseguir com máscara de hidratação após a lavagem com esse shampoo de cetoconazol? Ou deve ser finalizado apenas com o condicionador?
Nátali, falamos sobre isso neste comentário aqui.
Olá, comecei a usar o Medicasp, shampoo com cetoconazol, faz uns três dias. No rótulo diz p/ usar diariamente durante as três primeiras semanas, e depois duas vezes por semana. Ainda é cedo p/ eu dizer qualquer coisa, mas parece q o meu cabelo está menos oleoso. Tenho caspa e calvície e creio que é a alopécia androgenética. Comprei na perfumaria e paguei 30 reais em 130 ml.
Minha caspa parecia nunca ter fim… foi aí que uma amiga minha mandou eu usar o cetoconazol. E não é que deu certo? Até hoje uso!!!
Eu estou usando por causa de uma micose no couro cabeludo e já vejo melhora, estou indo pra terceira aplicação.