Cetoconazol shampoo: anticaspa e anti queda?



Acredite: existe um poderoso agente anti queda de cabelo disfarçado de shampoo anticaspa numa farmácia perto de você. Para encontrá-lo, procure pelo seguinte codinome no rótulo do shampoo: Cetoconazol. Ou busque pelo seu nome comercial mais comum: Nizoral.
Não se trata de nenhuma novidade super revolucionária da ciência: desde os anos 80 ele já estava ali, nas prateleiras das farmácias e mercados, “camuflado” em produtos para outros problemas de saúde (talvez você já tenha até utilizado algum deles sem saber dos seus “poderes secretos”).

Imagem original: GS1Brasil
Para que serve o cetoconazol?
O cetoconazol é uma substância sintética com propriedades antifúngicas e antiinflamatórias, bastante utilizada em produtos para tratamento de micoses, caspa e dermatite seborreica, principalmente na forma de cremes, loções e shampoos.
A versão de uso sistêmico do cetoconazol (em comprimidos) só é receitada pelos médicos em casos de infecções severas, em que outros tratamentos não são possíveis ou eficazes, e com uma avaliação cuidadosa do estado de saúde do paciente. Isso porque, uma vez dentro da corrente sanguínea, a substância parece ser bastante agressiva para o fígado e as glândulas supra-renais. Vários países na Europa estão interrompendo o uso de comprimidos de cetoconazol devido a estes efeitos colaterais.
Já os produtos de uso tópico (aplicados externamente, como as pomadas ou shampoos) não permitem que o cetoconazol seja absorvido pelo organismo em níveis significativos, e portanto são considerados seguros.
E o que isso tem a ver com queda de cabelo?
Alguns estudos – e muitos usuários – já atestam a eficácia dos shampoos com cetoconazol em desacelerar o avanço da calvície e aumentar a densidade e o diâmetro dos fios, mas a ciência ainda não se sabe ao certo como isso acontece.
Uma das hipóteses mais aceitas se baseia no fato de que, além de agir como antifúngico, o cetoconazol é capaz de reduzir a produção e a atuação de alguns hormônios no nosso corpo, inclusive a testosterona e a sua variante mais associada à alopecia androgenética, a di-hidrotestosterona (DHT). Porém essa ação antiandrogênica (antagonista aos hormônios masculinos) só foi observada até hoje com o cetoconazol sistêmico (dentro do organismo). Ainda não existe comprovação científica de que a atuação superficial do produto no couro cabeludo seja suficiente para combater os efeitos do DHT nos folículos capilares.
Outra hipótese associa o efeito do cetoconazol à redução da oleosidade do couro cabeludo. O DHT é sintetizado em várias partes do nosso corpo, inclusive nas glândulas sebáceas que lubrificam o nosso cabelo, e é considerado bastante lipofílico, ou seja, se associa a substâncias oleosas com facilidade. Alguns profissionais acreditam que o sebo produzido pelas glândulas sebáceas do nosso couro cabeludo seria rico em DHT, e que remover o seu excesso significaria reduzir a quantidade da substância que possivelmente entraria no folículo e poderia afetá-lo.
Uma terceira possibilidade é a de que o cetoconazol ajudaria a combater quadros inflamatórios que possam estar inferferindo no ciclo de vida dos cabelos e gerando a queda excessiva.
O fato é que, seja qual for o mecanismo do seu funcionamento, os shampoos de cetoconazol têm ganhado bastante adeptos nos últimos anos. Existem vários relatos de bons resultados, principalmente quando os shampoos são combinados a outros tipos de tratamentos.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autoriza o uso do cetoconazol tópico apenas no tratamento de caspa, dermatite seborreica e ptiríase versicolor, portanto a sua indicação no tratamento da queda de cabelos é considerada off-label (o que não é necessariamente incorreto, segundo a própria Anvisa).
Como usar o shampoo de cetoconazol?
De modo geral, recomenda-se que o shampoo seja aplicado de duas a quatro vezes por semana, deixando o produto agir no couro cabeludo por dois a cinco minutos antes de enxaguar. Muitos usuários relatam que o uso do shampoo numa frequência maior do que quatro vezes por semana não aparenta ter qualquer efeito adicional, e pode na verdade acabar irritando o couro cabeludo, portanto não abuse!
Sempre vale lembrar: o ideal é sempre conversar com o seu médico para determinar o melhor esquema de tratamento para você (além de avaliar possíveis interações medicamentosas com outros produtos que você esteja utilizando, identificar qualquer contra-indicação e acompanhar a evolução do seu quadro).
Algumas possíveis reações ao cetoconazol tópico são irritação, coceira, alterações de oleosidade (couro cabeludo mais seco ou mais oleoso que o normal) e, em casos raros, alterações no aspecto dos cabelos (fios acinzentados, com tintura ou alisados/cacheados por processos químicos são os principais afetados nesses casos). Caso você tenha qualquer tipo de reação adversa, interrompa imediatamente o uso e informe o seu médico.
Afinal de contas, vale a pena?
Apesar de a ciência ainda não ter desvendado exatamente como o cetoconazol atua, os resultados obtidos com o seu uso em pesquisas e por diversos usuários no mundo todo sugerem que ele pode ser um valioso aliado contra a queda de cabelos. Se você também sofre de caspa, melhor ainda: pode tratar dois problemas num tiro só 😀
Os shampoos de cetoconazol são de fácil acesso, não têm um custo alto (as versões genéricas estão disponíveis nas farmácias por preços a partir de R$ 20) e podem ser facilmente incorporados à rotina de cuidados pessoais de qualquer um.
Uma maneira de verificar a eficácia do produto para o seu caso específico (sempre com o aval do seu médico) pode ser testá-lo em apenas uma área da cabeça durante algum tempo, para comparar os resultados com a parte que não receber o shampoo de cetoconazol. Caso não haja nenhuma reação adversa e o produto apresente efeitos positivos, ele pode se tornar uma adição barata, não invasiva (sem cirurgias ou ingestão de remédios) e fácil de usar no seu arsenal anti queda de cabelos.
Você já usou?
Você já utilizou algum shampoo ou outro produto com cetoconazol? Como foi a sua experiência? Deixe um comentário e conte pra gente!



Meu cabelo está caindo após eu ter alisado e feito luzes nele, começou a cair bastante e a coçar muito, com muitas caspas. Creio eu que não precise ir ao médico, pois tudo que vc indicou são os meus sintomas. Mas tenho uma dúvida: depois que começar a usar os cabelos que caíram voltam ao normal? Caso houver uma melhora e limpar o meu couro cabeludo?
Felipe, nenhum post aqui no site (ou em qualquer outro site) é capaz de substituir a função do médico na determinação de um diagnóstico. Pode ser que você apresente sintomas que nem tenha associado ao quadro, por exemplo, ou que existam outras explicações possíveis para o que você está apresentando. Nós não apoiamos a prática da automedicação e sempre aconselhamos que os nossos leitores busquem atendimento médico, ok?
Estava com muita queda capilar e utilizei o cetaconazol shampoo juntamente com suplemento (Centrum para mulheres), em menos de dois meses a queda cessou, hoje só faço uso do shampoo.
Ola! O cetoconazol só ta aumentando a caspa seborreica em três vezes em mim!
Alan, você deve conversar a respeito disso com o seu dermatologista, ok?
Comecei a usar essa semana, tenho dermatite seborreica, fui desesperada na farmácia e o farmacêutico me indicou, já consultei um dermato e nada adiantou. Felicidade já na primeira aplicação pentear o cabelo e o pente não sair cheio de cabelos. Estou adorando!!
Eu fiz um tratamento pra dermatite com o cetoconazol shampoo, certa vez olhei em um site que cetoconazol causa hipogonadismo, queria saber se isso ocorre somente na versão sistêmica do produto ou pode ocorrer no shampoo. Desde já obrigado.
Lucas, hipogonadismo não consta na bula do cetoconazol shampoo como efeito colateral conhecido.
Uso o shampoo há muitos anos, 3x por semana. Para mim funciona, na minha experiência evita a queda, e por causa do efeito que ele tem no couro cabeludo contra o DHT faz com que muitos fios que haviam caído voltem a crescer e se fortaleçam. Eu recomendo fortemente contra o DHT e alopecia androgenética.
Lavo a minha cabeça diariamente com sabão de coco e nunca mais tive problemas com caspa.
Bom dia, passando aqui para registrar que tenho usado cetoconazol para tratamento de dermatite seborreica. O lado direito do meu couro cabeludo estava tomado pela dermatite, já com muita coceira e grande descamação. A descamação é particularmente incômoda, uma vez que gosto de usar roupas escuras, e as cascas ficam muito evidenciadas sobre os ombros.
Agora quero deixar uma dica aqui como designer: para fazer um comentário aqui, a gente precisa rolar até o final da página, o que não é usual e nem intuitivo, pois são muitos os comentários e nem sempre vamos ler todos. Talvez a instalação de um botão flutuante (daqueles que sempre estão na tela, não importando a rolagem da página) ou um link logo após a pergunta “Você já usou?” deixaria o uso melhorado. Abraços e me desculpe se fui atrevido. rs
Sugestão anotada, Marcelo! 🙂
Realmente funciona, minha dermatologista receitou para caspa e seborreia, eu usava muito capacete e fiquei careca rápido, depois de dois meses usando cetoconazol misteriosamente meu cabelo todo cresceu e liso?! Estou muito feliz, não irei mais parar o tratamento, já faz parte da minha rotina. Parabéns, essa observação notada é anti-queda mesmo, um tesouro esse shampoo e misteriosamente recupera os cabelos, mas lembre-se primeiramente fui a uma dermatologista que me salvou. 😉
Quero compartilhar um conhecimento que obtive através de angustiantes problemas com fungos no couro cabeludo e no corpo. Usei muitos medicamentos, cetoconazol, fluconazol. O resultado era provisório, os fungos voltavam e criavam resistência, cada vez mais severos. Os médicos da ciência oficial, maioria, não possuem um conhecimento sobre determinados aspectos da saúde humana, incluindo aí o psicossomático. Só quando procurei um médico com conhecimento em fitoterapia (ervas medicinais) e nutrologia fui auxiliado. Retirei o açúcar refinado da alimentação, diminuí o consumo de farinha de trigo refinada, doces e alimentos ultraprocessados (pães doces, bolachas recheadas, comidas prontas pra microondas, etc). Assim houve uma mudanca no PH do meu organismo, de ácido se tornou alcalino. Fungos não sobrevivem num ph alcalino. Tratei a raiz do problema e não somente os efeitos que nos escravizam. Nunca mais tive problemas com fungos, inclusive com a temida candida. E somente como medicação uso uma erva indicada pelo fitoterapeuta com nome de “carobinha”, muito barata e fácil de encontrar, na forma de chás 3x ao dia e lavando o local com a infusão fria. Espetacular, passei anos sofrendo e com essa erva já de há muito conhecida pelos nossos índios e raizeiros que tratavam com sucesso nossos bisavós. Mas é preciso ter uma mudanca alimentar pra alcalinizar o PH do corpo de dentro pra fora, daí nos livramos dos fungos.
Realmente Lu, a alimentação é o “remédio” mais eficaz para qualquer tipo de problema no corpo humano. É o verdadeiro “remédio santo”. Na alimentação adequada, equilibrada e saudável podemos ter tudo o que nosso corpo necessita. Lógico que em certos casos e dependendo do motivo que compromete a saúde do corpo, não devemos abrir mão da prescrição do médico. Mas se as pessoas se alimentarem de maneira correta, com a ajuda de uma nutricionista com certeza ameniza e até trata qualquer tipo de problema.
Olá, sempre tive caspa mas depois que ganhei meu bebê aumentou muito. Minha dúvida: posso usar esse shampoo amamentando?
Jéssica, as bulas que já vimos dos shampoos de cetoconazol não relatam nenhuma contraindicação associada ao período de lactação. De qualquer forma, se houver qualquer dúvida o ideal é conversar com o seu médico a respeito.
Oi pessoal do chega de queda. Estou usando o cetoconazol xampu. Tenho psoríase, procurei minha dermatologista pois já estava atrás das minhas orelhas. Ela me disse que aumenta conforme o estresse, falta de alimentação adequada e/ou falta de vitaminas, e me aconselhou a usar o xampu pra controle. Até agora estou me dando bem com ele, porém meu cabelo fica ressecado. O que posso fazer para melhorar isso? Pois toda vez que lavo ele fica ressacado e quebra. Espero que vc possa me ajudar.
Mayara, você pode investir em condicionadores e cremes de hidratação pra ajudar a evitar esse efeito (existem produtos específicos para quem tem psoríase, mas você pode conversar com a sua dermatologista pra ver se há algum mais indicado para o seu caso, ou se há componentes que é bom evitar nas fórmulas dos produtos comuns de supermercado e farmácia, por exemplo).
Olá, eu demoro a ter mas quando ataca a dermatite seborreica uso em conjunto cetoconazol pomada, shampoo e se tiver muito acentuada o comprimido. Pra mim funciona e muito. Para muito rápido a coceira, irritação da pele e até manchas brancas que às vezes dá.
Olha, na minha opinião este shampoo de cetoconazol realmente é muito bom. Tem dois meses que eu estou usando, bem no topo da minha cabeça não tinha nada de cabelos, a famosa coroa de frade que as pessoas costumam dizer, e ela está cada vez mais se fechando. Dá pra ver o tanto de fios novos que estão nascendo, Tá funcionando bem, e além do mais meu cabelo parou de cair. Estou satisfeito com os resultados.
Olá, gostaria de saber se posso utilizar o cetoconazol pomada que vem com dipropionato de betametasona para combater a queda.
Lorena, essa pomada é vendida no Brasil como medicamento tarja vermelha e requer prescrição médica. O ideal é conversar com o seu dermatologista pra avaliar o seu caso e determinar qual o tratamento mais indicado, ok?
Olá, queria parabenizá-los pelos posts, são muito informativos e didáticos. Ultimamente tenho procurado varias formas de tratar minha dermatite seborreica e a queda dos fios. Realmente não sabia desse shampoo e de tamanha eficácia relatada por seus usuários. Certamente vou passar a usá-lo daqui para frente, mas antes de mais nada queria tirar uma dúvida: a caspa pode se “acostumar” com esse shampoo e ganhar, digamos, resistência ao mesmo? Acho que tive esse problema com todos os anticaspas que utilizei até a presente data. Obrigado.
Agradecemos pelo seu comentário, Marcos! Alguns estudos indicam que um tipo de fungo, presente normalmente no nosso couro cabeludo e frequentemente associado aos quadros de dermatite seborreica, poderia se tornar resistente a alguns medicamentos, mas a gente não sabe se isso aconteceria com os ativos presentes nos shampoos disponíveis no mercado, nem que esquema de uso seria o ideal para evitar esse risco (alguns produtos incluem instruções de uso diferentes para o período pós-tratamento, a título de “manutenção”, para diminuir a chance de recidivas). O ideal é discutir o assunto com o seu dermatologista.
Usei o shampoo de cetoconazol e senti diferença na primeira lavagem. Desde ontem os fios que caíam enquanto seco diminuíram muito, porém observei um ressecamento maior dos fios no ato da lavagem, mas apliquei uma máscara e o resultado foi excelente. Obrigada pelo post informativo.
Usei o cetoconazol, ele é maravilhoso, na primeira lavagem já notei diferença. Estou muito satisfeita, uso e recomendo a todos que têm esse problema!
Perfeito, acabou com toda a caspa no terceiro dia de uso. A queda também teve uma redução significativa. Não vou deixar de usar mais. Amei o resultado!
Uso shampoos anti-caspa convencionais, mas a cada seis meses (aproximadamente) a caspa fica sem controle, daí eu uso cetoconazol shampoo por uma semana. E isso resolve meu problema.
Tenho uma queda de cabelo muito intensa há alguns anos. Diminuiu muito com o uso de finasterida e Eximia Fortalize, que é um suplemento. Atualmente voltou a cair como nunca, e as medicações acima já não dão resultado. Junto com a queda, ainda tenho caspa e seborreia. A dermatologista solicitou uma série de exames, aumentou o percentual da finasterida e mandou eu usar o Pilexil Shampoo anti-queda, alternando com o shampoo cetaconozol, e ainda aplicando no couro cabeludo a loção Pilexil antiqueda. Fiquei preocupada com o cetaconozol por não conhecer o produto, entretanto agora mais tranquila, depois de ler os depoimentos e constatar os resultados positivos obtidos pela maioria das pessoas. Depois passo aqui para dividir com todos os resultados do meu tratamento.
Eu fiz um teste a pedido do meu marido e ele funcionou muito bem. Misturei a outro shampoo anti caspa, desses que temos no mercado, para os sintomas que estava a sentir devido a irritação no meu couro cabeludo, e funcionou muito bem, mas deixei de usar por alguns meses e voltou tudo de novo. Vou fazer mais um teste, desta vez vou usar um shampoo comum, pois sei que o principio ativo do shampoo anti-caspa funciona independente se estiver misturados a outros compostos. O cetoconazol shampoo é muito eficaz para mim, mas tive que estudar e entender a minha condição para poder fazer um bom uso do shampoo certo. Forte abraços a todos.
Eu estava com muita caspa, de cair na roupa até sem eu mexer no cabelo e qnd mexia era pior ainda. Minha amiga indicou o cetoconazol e na terceira aplicação eu já não via as casas caindo, foi maravilhoso e muito rápido. Só que como eu tenho química no cabelo, eu senti como q ele tirou um pouco, e no meu caso ele está bem mais oleoso. E sobre a queda eu não notei nada ainda. Mas só de ter eliminado as caspas já foi maravilhoso.
Estou na 5 aplicação e já estou tendo melhorias. Uau!
Olá, tenho psoríse capilar e acabei de lavar os cabelos com o shampoo de cetoconazol. Queria agradecer os posts que me ajudaram como nunca. Meu problema começou na menopausa, em 2012, mas até hoje estou aprendendo a lidar com o problema. Foi de grande utilidade ler todos os comentários e respostas aqui Obrigada!
Gente, desde criança tenho problema com caspa, de tempos em tempos tenho surtos graves, cascas grossas que eu creio ser psoríase. E de tempos em tempos fico quase careca. Meu cabelo cai pacas. Costumo ter tbm níveis de hormônio masculino elevados. E já usei de tudo, finasterida, minoxidil e cetoconazol. Eu estou numa crise de queda novamente, mais caspa, ontem comprei shampoo cetoconazol e numa lavagem apenas meu CABELO PAROU DE CAIR… tipo, passei a mão e os fios não saíam. A caspa tá aqui ainda, óbvio, mas de uma forma menos acentuada. Sei que com uso frequente pelo menos por um tempo elas vão sumir.
Estava com esperanças nesse shampoo mas só funcionou nas 2 primeiras lavagens, depois a coceira e a queda voltou com tudo. Minha dermatite eu só consegui controlar com clobetazol, shampoo clear hidratação profunda todos os dias, intercalando com kerium DS da LaRoche Posay. Na verdade eu ainda não curei mas tá controlada tanto a coceira quanto a queda. Já testei uns 7 shampoos diferentes, é complicado. Ah, passo também vinagre de maçã diluído em agua dia sim, dia não. Ajuda muito.
Incrível, fiquei sem caspa logo na primeira vez que o usei, e continuo sem caspa nenhuma, zero, não me lembro da última vez que não tive caspa nenhuma. Estou super contente, agora vamos ver se me engrossa o cabelo também, porque tenho o cabelo muito fino…
Boa tarde. Gostaria de relatar o meu caso… sofro de queda capilar há quatro meses, os fios caem com a pontinha branca. Fui à dermatologista, ela receitou cetoconazol e mais uns exames de sangue. Usei em duas lavagens o cetoconazol e posso garantir que diminui a queda do meu cabelo. Não tenho caspa, apenas queda. Minha dermatologista receitou pq ele ajuda a limpar o couro cabeludo, e como não sabemos a real queda de meu cabelo, o shampoo cetoconazol está sendo um bom coadjuvante no combate à queda. Logo sairá o resultado dos meus exames e saberei ao certo o pq da queda. Mas vale MUITO a pena usar o cetoconazol. No meu caso está sendo muito bom. Mas uma dica é produtor um médico. Ele tomará as medidas cabíveis. Abraços e boa sorte. Para nós mulheres é muito frustrante ter queda. Então, não perca tempo e vá ao médico.
Já usei, tenho cabelo vermelho e desbotou.