Avicis: desmistificando o alfaestradiol
Entre os diversos tratamentos tópicos disponíveis para a calvície masculina e feminina, o Avicis é uma das opções mais prescritas pelos médicos (provavelmente atrás apenas do minoxidil).
O produto promete minimizar a ação do hormônio responsável pela alopecia androgenética, a dihidrotestosterona (DHT). Acredita-se que o seu mecanismo de ação seja parecido com o da substância mais conhecida nesse departamento, a finasterida (famosa pela sua eficácia, mas também temida pelos seus possíveis efeitos colaterais).
O que deixa muita gente desconfiada do Avicis é o fato de o seu princípio ativo ser uma variação de um hormônio feminino. Apesar de a versão utilizada no produto ser fraquíssima, muitos homens têm receio de testá-la e manifestar efeitos colaterais parecidos com o da finasterida.
Vamos analisar de perto o Avicis, entender como ele funciona e dissipar todos esses medos de uma vez por todas.
O que é Avicis?
Avicis é uma solução capilar para tratamento e prevenção da alopecia androgenética leve a moderada em homens e mulheres, produzida pela companhia farmacêutica Galderma.
No exterior, o produto é vendido com os nomes de Avixis (na Argentina, Peru e México) e Ell Cranell (na Alemanha, onde também existe uma versão chamada Pantostin, produzida pelo laboratório Merz – que também fabrica o Pantogar).
Como funciona?
Antes de falar especificamente sobre o Avicis, é preciso entender um pouco sobre o estradiol, o principal hormônio sexual feminino (que os homens também produzem, mas em quantidades bem menores que as mulheres). Ele é fundamental para o desenvolvimento das características sexuais femininas, regulação do ciclo menstrual, saúde dos ossos (ajuda a evitar a osteoporose), entre outras funções.
O estradiol é um dos hormônios que aumenta durante a gravidez, período no qual muitas mulheres relatam melhorias notáveis no cabelo: a proporção de fios na fase anágena aumenta e o cabelo fica mais cheio e denso (ao final da gravidez os níveis voltam ao normal, o que pode desencadear um episódio de eflúvio telógeno).
Ele também pode ajudar as mulheres a não apresentarem as infames “entradas” que tanto incomodam os homens: estudos indicam que a enzima aromatase, que converte testosterona em estradiol, está presente em maior quantidade na linha frontal (onde os cabelos começam a surgir na testa) das mulheres do que na dos homens.
Acredita-se que, com isso, sobre menos testosterona para ser transformada em DHT, o hormônio mais associado à calvície (para saber mais sobre esse processo, clique aqui). Alguns inibidores da aromatase são utilizados em tratamentos para quadros de câncer, e têm como efeito colateral conhecido a queda de cabelo.
Quando falamos em estradiol, geralmente nos referimos à versão mais potente dele, chamada de 17 beta-estradiol. O que o Avicis contém é um isômero chamado 17 alfa-estradiol. Isômeros são moléculas que têm a mesma fórmula, mas com átomos arranjados de modos diferentes.
A diferença entre uma molécula e o seu isômero muitas vezes parece pequena, mas eles podem ter efeitos extremamente diferentes. No caso do estradiol, a versão beta é o estrógeno natural mais potente que conhecemos, mas a versão alfa é considerada praticamente inativa hormonalmente.
Isso é uma vantagem porque evita vários dos possíveis efeitos colaterais feminilizantes que estrógenos mais fortes poderiam provocar, e viabiliza o uso do 17 alfa-estradiol em pacientes do sexo masculino.
Segundo a bula do Avicis, o 17 alfa-estradiol “acelera a atividade proliferativa das células matrizes capilares humanas in vitro. Além disso, antagoniza o efeito inibitório da testosterona e diidrotestosterona sobre os folículos capilares anágenos humanos in vitro. O mecanismo de ação se dá, provavelmente, através da inibição das duas isoformas atualmente conhecidas da 5α-redutase na pele”.
Já vimos estudos indicando que o 17 alfa-estradiol também pode aumentar a atividade da aromatase nos folículos, o que também poderia explicar os efeitos do produto.
Quais os possíveis efeitos colaterais do Avicis?
A bula não relata efeitos sistêmicos conhecidos. O maior risco parece ser o surgimento de irritações (queimação, coceira e/ou vermelhidão) nas áreas onde o produto foi aplicado, devido à presença de álcool na fórmula. Pelo mesmo motivo, o couro cabeludo também pode ficar mais seco que o normal.
Muita gente tem medo de desenvolver efeitos colaterais relacionados a fatores hormonais, como impotência, ginecomastia e afins. Nenhuma dessas ocorrências é conhecida com o uso do Avicis – como já mencionamos, o 17 alfa-estradiol é considerado quase inativo nesse sentido.
Não utilize o produto se tiver hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula, e lembre-se de conferir também a data de validade: nunca utilize medicamentos vencidos, e se houver qualquer mudança no aspecto do produto (o Avicis é um líquido incolor ou levemente amarelado), mesmo que ele esteja dentro do prazo de validade, apresente a um farmacêutico para saber se ele ainda está em condições de uso.
Se surgir qualquer reação durante o uso do produto, avise ao seu médico.
Existe idade mínima pra usar Avicis?
Sim. O Avicis é contraindicado para menores de 18 anos de idade, porque os efeitos do medicamento nessa faixa etária ainda não foram estudados.
Pode usar durante a gravidez e amamentação?
Como não existem estudos sobre o princípio ativo do Avicis durante a gravidez e lactação, o produto é contraindicado para mulheres que estejam amamentando e deve ser prescrito com cautela para grávidas (que só devem utilizar o produto se houver orientação médica).
Dá pra usar na barba?
A bula diz que o produto não deve ser aplicado em outras áreas do corpo fora o couro cabeludo. De qualquer forma, se o mecanismo de ação do Avicis for mesmo através da inibição do DHT, o produto não deve ser eficaz para recuperar ou estimular o crescimento da barba (já que os pelos dessa região normalmente não são sensíveis ao hormônio).
Como usar o Avicis?
O frasco do Avicis vem com um aplicador de bico duplo. Para liberar a saída do produto, é preciso manter o frasco na posição vertical e girar o aplicador no sentido anti-horário. Em seguida, ele deve ser posicionado sobre a área afetada e deslizado com movimentos leves até que toda a região esteja levemente umedecida com o produto (não precisa apertar o frasco). Pra travar o aplicador depois de usar, basta girá-lo no sentido horário.
Fazendo essa aplicação durante aproximadamente um minuto, são liberados cerca de 3 mL do produto, que é a dosagem recomendada. Inicialmente o Avicis deve ser utilizado uma vez por dia, de preferência à noite. Depois que os primeiros resultados aparecerem, o seu médico pode orientar a redução da frequência de uso (uma aplicação a cada dois ou três dias).
O Avicis só deve ser aplicado sobre o couro cabeludo intacto (se houver qualquer irritação ou ferida, suspenda o uso) e de preferência seco (se for aplicar após o banho, seque bem o cabelo com uma toalha antes). Evite o contato com olhos e mucosas e lave bem as mãos depois de usar o produto.
Avicis funciona mesmo? Quais são os resultados?
O estudo mencionado na bula do Avicis diz que o tratamento foi capaz de diminuir ou estabilizar a proporção de fios na fase telógena em 91% das mulheres e 82% dos homens, e aumentar ou estabilizar a taxa de fios anágenos em 88% das mulheres e 79% dos homens.
A bula diz que, em comparação com placebo, o Avicis foi capaz de promover um aumento acentuado de fios anágenos na região frontoparietal (que abrange as porções frontal e superior do couro cabeludo, onde a alopecia androgenética se manifesta) em ambos os sexos.
Nesse mesmo estudo, apesar de os resultados terem sido considerados positivos em ambos os sexos, as mulheres avaliaram o tratamento como mais bem sucedido que os homens. Essas avaliações são subjetivas, mas podem ser um indicativo de que o produto seja mais eficaz nos casos de alopecia androgenética feminina (o que não significa que ele deva ser descartado nos quadros masculinos).
Um outro estudo que encontramos diz que o princípio ativo do Avicis seria mais eficaz em desacelerar ou estabilizar a alopecia do que em recuperar a densidade e o calibre dos fios, papel que seria mais bem desempenhado pelo minoxidil.
Cabe aqui fazer duas observações: a primeira é que, assim como com os demais produtos voltados para o tratamento da alopecia androgenética, é importante ter uma visão realista da situação para avaliar direito os resultados.
Muita gente acha que um produto só presta se encher a cabeça de cabelos de novo, e abandona o tratamento se isso não acontece, mas depois toma um baita susto quando a calvície volta a avançar no seu ritmo normal. Só então percebe que o produto na verdade estava segurando o avanço da alopecia, e se arrepende de ter parado de usar.
A segunda é que tratamento pra calvície tem que ser pensado no longo prazo. Segundo a bula do Avicis, a melhora na queda dos cabelos não deve ser esperada antes de pelo menos 1 mês de tratamento (e vale frisar que esse é um prazo mínimo, ou seja, os resultados podem levar mais tempo pra aparecer – os anúncios da versão comercializada na Argentina, Peru e México dizem que é a partir do terceiro mês que os resultados se tornam mais visíveis).
Diversas pessoas acabam não obtendo bons resultados com os tratamentos simplesmente porque desistem antes que eles possam apresentar seus efeitos. Se você estiver na dúvida sobre se o produto está funcionando pra você ou não, converse com o seu médico para avaliar a situação antes de interromper o uso.
Se eu aumentar a dose, o efeito acontece mais rápido?
Não. Usar mais do que o recomendado não melhora nem acelera os resultados, só aumenta as chances de ocorrência de irritações na pele. Não faça mudanças na posologia de qualquer medicamento por conta própria (a única pessoa que deve fazer isso é o seu médico, se e quando julgar necessário).
O que fazer se esquecer uma aplicação?
Siga com o uso normal e faça a próxima aplicação no horário previsto (não é preciso fazer uma aplicação a mais pra compensar a que você perdeu).
Se parar de usar o efeito é revertido?
Assim como os demais tratamentos disponíveis atualmente para a alopecia androgenética, o Avicis é capaz de retardar o avanço da calvície, mas não de curá-la completamente. Portanto, se o tratamento for interrompido, é de se esperar que a alopecia retome a sua atividade normal. Segundo a bula, a duração do efeito do Avicis após a interrupção do tratamento ainda não foi estudada.
O Avicis causa shedding como o minoxidil?
Shedding é uma reação temporária de aumento da queda de cabelo que pode acontecer no início de alguns tratamentos para a alopecia. O produto mais associado a esse tipo de ocorrência é o minoxidil, tanto que a própria bula do produto descreve essa queda acentuada como reação normal no início do uso.
A bula do Avicis não menciona essa ocorrência, então a gente imagina que ela não seja tão comum quanto com o uso do minoxidil. Apesar disso, já vimos alguns usuários relatando shedding com o uso de outros tratamentos bloqueadores de DHT.
Então, se você notar um aumento da queda de cabelos nos primeiros meses do tratamento, não se desespere, porque talvez seja esse efeito temporário. Na dúvida, converse com o seu médico.
Durante quanto tempo devo usar o Avicis?
Durante o prazo que o médico determinar. Não existem estudos que garantam a eficácia e tolerabilidade do Avicis por períodos maiores que um ano (isso não significa que o produto necessariamente deixe de fazer efeito ou se torne prejudicial à saúde após esse prazo, mas por precaução o uso só deve ser mantido se houver acompanhamento médico).
Avicis pode ser usado junto com outros medicamentos?
Apesar de a bula não relatar interações conhecidas com outros remédios, você deve conversar com o seu médico sobre qualquer outro produto ou medicamento (tópico ou sistêmico) que utilize antes de começar o tratamento com Avicis (isso inclui o minoxidil, finasterida, cetoconazol e outros tratamentos para a alopecia androgenética).
O mesmo princípio é válido caso você tenha qualquer doença ou problema de saúde: comunique ao seu médico antes de iniciar o tratamento, e só utilize o Avicis se ele autorizar.
Precisa de receita médica pra comprar?
Sim, o Avicis é apresentado no Brasil como medicamento tarja vermelha e só deve ser vendido sob prescrição médica. A gente sabe que tem muita farmácia que vende (e manipula) esses medicamentos sem exigir apresentação da receita, mas além de essa prática sujeitar o estabelecimento a multa e interdição, ainda coloca a sua saúde em risco. A automedicação pode trazer problemas extremamente sérios, portanto não se arrisque: consulte sempre o seu médico.
Existe Avicis genérico ou manipulado?
O princípio ativo do produto está disponível para manipulação no Brasil. Já vimos inclusive algumas farmácias de manipulação anunciando loções com 17 alfa-estradiol (não temos condições de comparar a eficácia desses produtos à do Avicis original).
Vários dermatologistas prescrevem fórmulas contendo o ativo, muitas vezes em combinação com outras substâncias ou em concentrações diferentes da do Avicis, que é vendido a 0,025% (0,25 mg de 17 alfa-estradiol por 1 ml de solução).
Só é preciso conferir a receita direitinho na hora de solicitar o produto e garantir que a substância utilizada seja a correta, porque o estradiol também pode ser manipulado (e por ser bem mais ativo hormonalmente que o alfaestradiol, pode apresentar outros efeitos colaterais).
Onde comprar o Avicis?
O produto tem boa distribuição nas farmácias de todo o país (várias delas disponibilizam a compra através de lojas online também).
Quanto custa?
O Avicis não é exatamente um produto barato, mas dependendo da frequência de uso ele pode ter uma boa relação custo/benefício.
Os preços que encontramos variam na faixa entre R$ 108,00 e R$ 142,00. A embalagem tem 100 ml: usando de acordo com a indicação da bula (3 ml por dia) cada frasco dura um pouco mais de um mês, mas como a dosagem pode ser diminuída posteriormente, o produto pode acabar rendendo mais e fazendo o custo mensal cair bastante.
Vale a pena pesquisar por descontos e promoções na hora de comprar. Muitas vezes o menor preço que você vai achar é o de uma farmácia online, mas nesses casos é preciso conferir também o valor do frete para a sua região.
A Libbs Farmacêutica produz uma solução similar ao Avicis, chamada Tegan, que parece ser mais barata (entre R$ 70,00 e R$ 95,00), mas também mais difícil de encontrar nas farmácias. Não sabemos se os produtos seriam semelhantes em termos de eficácia e resultados.
Atualização (27/11/2015): a leitora Cintia nos informou que a Galderma tem um programa de benefícios chamado Em Dia com a Pele, no qual é possível se cadastrar e obter desconto na compra do Avicis (e mais outros 4 produtos) nas farmácias credenciadas. Pra saber mais e se inscrever, clique aqui.
Vale a pena?
Os tratamentos que interferem na produção ou atividade dos hormônios relacionados à alopecia androgenética (como a finasterida, dutasterida, flutamida e outros) costumam ser controversos porque, de modo geral, quanto mais fortes e eficazes eles são, maiores são os riscos de apresentarem efeitos colaterais.
Quem sofre com a calvície torce pelo dia em que vai ser possível obter os efeitos destes medicamentos apenas nos folículos capilares, de forma segura, sem absorção sistêmica que possa apresentar riscos à saúde – e os produtos tópicos (como shampoos, loções e tônicos capilares) são a grande aposta para que isso possa acontecer.
O Avicis é o primeiro produto tópico que vimos com ação comprovada sobre a cadeia hormonal que provoca a calvície e aprovação dos órgãos reguladores como tratamento específico para a alopecia androgenética.
Seus efeitos parecem ser mais brandos que os oferecidos por outros medicamentos, mas ele também parece ser bem mais seguro (e isso é bastante importante na adesão ao tratamento, que é fundamental para que se observem bons resultados).
O maior fator complicador para o uso do Avicis, na nossa opinião, parece ser o preço. Mas se o seu médico autorizar uma redução na frequência de uso após os primeiros meses, o custo do produto se dilui ao longo do tempo e fica bem mais fácil de bancar. Pode ser que as fórmulas manipuladas também apresentem valores mais competitivos.
É provável que o Avicis seja apenas um dos componentes do tratamento prescrito pelo seu médico (que pode incluir outros remédios, suplementos, loções e afins). Tratar o problema por várias frentes diferentes costuma ser a melhor estratégia, e o Avicis pode ser um participante importante do seu plano antiqueda, desde que você tenha expectativas realistas em relação ao produto. Como sempre dizemos, é fundamental saber o que se pode esperar de cada tratamento e ter persistência para conseguir avaliar se ele de fato cumpre o que promete.
Agora, queremos saber:
Você já utilizou o Avicis? Como foi a sua experiência com o produto? Restou alguma dúvida que não respondemos neste post? Conte pra gente abaixo nos comentários 🙂
Já utilizei e notei um bom resultado, assim como o minoxidil também fez. Mas depois de um tempo minha dermatologista disse para não usar mais pois ele não tinha efeito sobre a alopecia androgenética. Agora lendo o artigo acho que na verdade ela deve é ter ficado sem o patrocínio do laboratório. Triste saber que nosso tratamento pode ser influenciado por interesses particulares.
Minha queda é por todo o couro cabeludo, inclusive na nuca. Meus cabelos voltam a nascer, mas caem ainda pequenos. Tenho os cabelos muito finos e estão bem ralos, dá pra ver o couro cabeludo, sinto coceira e noto que tenho algumas casquinhas no couro cabeludo. A dermato disse que tenho alopecia androgenética.
Tomo espironolactona e uso minoxidil. E também estou usando xampu cetoconazol. Será que esses meus sintomas são realmente desse tipo de alopecia? Existe exame de sangue que possa detectar a presença do DHT no sangue? Obrigada.
Gabriela, coceira e casquinhas não são sintomas da alopecia androgenética (pode ser que estejam sendo causados por outros fatores). Isso não significa que o diagnóstico esteja necessariamente errado, mas vale a pena avaliar essas ocorrências com o seu dermatologista. Existem exames para medir a concentração de DHT no sangue sim.
Meu dermatologista já me recomendou Avicis uma vez. Usei por alguns meses e já no primeiro mês tive ótimos resultados. A queda parou e os fios começaram a engrossar. Acabei parando o tratamento por dar prioridades a outros interesses e a queda voltou a ocorrer. Agora vou iniciar um novo tratamento, mas com o minoxidil e Pill Food. Espero ter resultados ainda melhores!
Dá pra comprar avicis com um ótimo desconto nas farmácias. É só se cadastrarem no site http://www.emdiacomapele.com.br/
Ótima dica, Cintia! Vamos inclui-la no post 🙂 muito obrigado!
Boa tarde, vocês vão falar sobre o óleo de coco?
Vamos sim, Richardson! Sempre avisamos lá no Facebook e no Twitter quando chega post novo por aqui, e você também pode se inscrever pra receber as nossas atualizações por e-mail (no topo do menu à direita aqui no site).
Show!
Olá, estou usando o Avicis de dia e à noite o minoxidil, vai fazer dois meses e tenho notado uma certa diferença, parece que está dando resultado.
Eu usei minoxidil por muito tempo e a queda aumentou, então fui ao dermatologista. Ele passou o Avicis e não deu resultado nenhum em mais de 3 meses, e ainda piorou a calvície. Agora voltei para o minoxidil, mas tá complicado, pois foi perda de tempo esse Avicis, e pra piorar é muito caro, comprei no valor de 122 reais. Uma pergunta: será que o Avicis poderia ser usado junto com o minoxidil? Se for uma boa opção, como seria a hora de cada um?
Paulo Lucas, o esquema de uso do Avicis associado ao minoxidil deve ser determinado pelo dermatologista que o prescrever, ok?
Paulo, achei que no proporcional o Avicis é mais em conta que o minoxidil – que custa quase a mesma coisa, mas vem com metade da quantidade… bom, isso em SP, aqui o preço atual médio é R$ 100 Avicis com 100 ml X R$ 120 o minoxidil com apenas 50 ml.
Minha dermatologista mandou manipular uma fórmula com minoxidil 5% + 17 alfa estradiol 0,025% em 70ml de espumil para ser aplicada 2 vezes ao dia. Ainda bem que a junção dos dois não deu shedding, porque já estava caindo demais. Não durou uma semana, a meu ver no espumil desperdiça muito, então acho que a queda ter reduzido está sendo obra das vitaminas mesmo. Pergunte ao seu dermatologista se esses dois juntos poderiam ser benéficos no seu caso, já que a calvície piorou. Mas também já li que o tratamento é longo, de 6 meses a um ano pra começar a ver os resultados mais satisfatórios. Em BH paguei cerca de 36 reais na farmácia Manipulare, na galeria do Othon na rua Tupis, mas também achei em outra por 95 reais. Vale a pena pesquisar porque os preços estão variando muito.
Paulo, minha dermato prescreveu Avicis à noite e minoxidil 3 vezes ao dia, tive resultados excelentes. Parou a queda e nasceram novos fios! Também tomei pill food manipulado duas vezes ao dia. Sofro de alopécia e este tratamento foi ótimo no meu caso!
Tenho alopécia também. Minha dermatologista passou o Pantogar 3x ao dia, o Avicis à noite e o minoxidil de dia. No início caiu muito mais, mas descobri que esse é o resultado inicial do minoxidil. Agora está parando de cair e tenho pouco mais de 50 dias de uso. Estou bem esperançosa!
Também me cadastrei no Em Dia Com a Pele e consegui um desconto de 35% na compra do Avicis. Pulou de R$ 145,00 para +- R$95,00. Um grande adianto.
Não vou parar o tratamento nunca mais, agora que sei que se parar volta ao ponto inicial, então preciso ter foco e muita força para trabalhar, porque no geral a gente gasta um bom dinheiro!!! Não vejo a hora de poder dar um intervalo nos dias de uso…
Olá, bom dia! Minha dermato passou o Avicis e o shampoo Dercos Energizante, da Vichy. Algum post sobre o shampoo? Estou aguardando a encomenda. Já usei minoxidil ano passado e o resultado foi bem satisfatório, porém, um tempo depois após parar, a queda voltou novamente 🙁 Também uso biotina + cisteína, mas sem resultados até agora (1 mês). Adorei seu site. Muito didático e específico. Boa sorte!
Agradecemos pelo seu comentário, Catarina! Devemos escrever sobre a linha Dercos futuramente aqui no site (sempre avisamos lá no Facebook e no Twitter quando chega conteúdo novo por aqui, e você pode se inscrever pra receber as notificações por e-mail, no topo do menu à direita aqui no site).
Dercos deixa o cabelo insuportavelmente ressecado e sem muito efeito aparente. Não recomendo.
Boa tarde, quero saber qual a diferença entre Aloxidil e Avicis?
Os princípios ativos são diferentes, Andressa: o do Aloxidil é uma substância chamada minoxidil (falamos a respeito neste post aqui).
Estava usando o Avicis, minha queda não parou, então minha dermatologista solicitou uma biópsia e o resultado acusou alopecia areata. Segundo ela, ocorre devido ao alto grau de estresse que passei. Me receitou Aloxidil 5%, juntamente com o shampoo anti-queda da Vichy e para tomar o comprimido Eximia Fortalize. Comecei esse tratamento agora, espero que os resultados sejam promissores!
Boa noite!!! Reparo muito nos cabelos que caem. Eles são fortes e grossos. Isso significa que meus folículos estão vivos?! Às vezes caem cabelos finos e ralos, automaticamente penso que meus folículos estão prestes a morrer.
Paranaense, qualquer folículo que ainda esteja produzindo fios (grossos ou finos) está “vivo”! A alopecia androgenética promove a chamada miniaturização dos folículos, que faz com que eles passem a gerar fios cada vez mais finos (com o avanço do quadro ao longo dos anos, a produção pode ser interrompida por completo).
Obrigado pela resposta, porém a minha duvida permanece. O cabelo que está caindo é um fio grosso e forte, com base nisso eu posso acreditar que meu folículo ainda vai produzir algum fio novamente?!
Paranaense, a queda de cabelo pode ter diversas causas diferentes. A espessura dos fios que estão caindo é apenas uma das diversas informações que um dermatologista vai ter de analisar para conseguir determinar o que de fato está acontecendo. Somente a partir daí é que o seu médico vai poder te dar um prognóstico a respeito.
Boa tarde! Apesar de ser descrito como de uso adulto, o Avicis pode ser utilizado por uma criança de 8 anos? É que o dermatologista prescreveu este medicamento para o meu filho que está sofrendo de alopecia, e após ler a bula fiquei receoso. Grato.
Geraldo, quando um médico receita um medicamento de uma maneira não prevista na bula (condição que chamamos de “off label“, ou “fora da bula”), ele se responsabiliza por qualquer efeito decorrente desse tratamento. Para saber como a Anvisa interpreta essa prática, clique aqui. Se houver qualquer dúvida, volte a conversar com o dermatologista a respeito, ok?
Boa noite. Fui na dermatologista e uso o alfaestradiol e minoxidil há quase um ano. Notei um bom resultado, mas além dessas loções uso o Pantogar uso contínuo e meu cabelo cresceu muito.
Venho aqui fazer um desabafo de uma pessoa mental/psicologicamente destruída por sofrer anos e anos de uma queda de cabelo persistente. Não tenho mais forças para lutar contra isso. Estou em depressão profunda, síndrome do pânico, auto estima zero. Não tenho mais vontade de sair do quarto. Minha vida está péssima, não tenho paz e prazer em mais nada. Já tratei com diversos dermatologistas, hematologistas, tricologistas há mais de 10 anos e nada muda. Não sei mais o que fazer, preciso de ajuda…
Luana, você deve procurar ajuda profissional para todos os problemas que citou. Depressão e síndrome do pânico são coisas muito sérias, que podem comprometer enormemente o bem estar e a qualidade de vida de uma pessoa, mas existem tratamentos que podem ajudar. A gente sabe que a queda de cabelo pode ser extremamente desgastante, principalmente quando não se tem um diagnóstico bem definido, mas não temos condições de opinar sobre nenhum caso específico: só um médico pode te examinar e determinar qual ou quais podem ser as causas reais do problema.
Você já fez o exame de ferritina? Estou com queda de cabelo e minha ferritina está baixa, a dermatologista passou Pantogar, Avicis, ferro, o shampoo da Dercos energizante e o shampoo Pielus.
Boa noite! Vc deveria procurar ajuda psicológica, pois os fatores como estresse psíquico também podem estar relacionados com sua queda de cabelo! Att, Ana Cristina dos Santos Coll (psicóloga e membro em formação pela Sociedade Psicanalítica)
Luana, depressão e síndrome do pânico, associados ao estresse, são agravantes para a queda de cabelo. Digo isso pq assim como vc sofri e ainda estou me recuperando. Além de acompanhamento com endocrinologista, pq tenho hipotireoidismo, vou regularmente ao dermatologista. Fiz uso do Pantogar por 5 meses e shampoo de cetoconazol, e o resultado foi insignificante diante da minha expectativa. Triste, procurei outro dermatologista, que me receitou Avicis à noite, minoxidil pela manhã, shampoo Nodé DS+ e temporariamente substituiu o Pantogar pelo Eximia Fortalize. Depois de alguns exames de sangue, acrescentou vitamina D e B12 e me encaminhou para uma análise com psiquiatra (gostei muito). Iniciei em 03/04 esse novo e complexo tratamento, na expectativa de bons resultados. Deixarei notícias aqui. Se quiseres trocar idéias, meu e-mail é si.mangili@hotmail.com. BOA SORTE pra nós!! Chega de Queda é TOP
Depressão, ansiedade e estresse também causam queda de cabelo.
Luana, fiquei muito sensibilizada com seu depoimento, gostaria de saber como estás nos dias de hoje, desejo que tenhas encontrado forças para reagir à depressão. Se quiser entrar em contato faribeirocabelos@gmail.com
Boa tarde. Eu sempre quis ter barba, mas acontece que não nasce quase nada no meu rosto. Andei pesquisando sobre o minoxidil 5% e quase acabei comprando, mas optei por visitar uma dermatologista antes. Falei sobre o minoxidil, ela disse que é bom, mas que o Avicis é melhor, menos efeitos colaterais e maior resultado. Mas lendo sobre o produto aqui, diz que não faz efeito na barba. Seria a prescrição dele off label? Ou realmente funciona? Obrigado desde já!
Felipe, essa é a primeira vez que ouvimos falar de prescrição do Avicis para a barba! Esse uso seria considerado off label sim (pra saber qual é a posição da Anvisa sobre isso, clique aqui).
Comecei o tratamento, já que a dermatologista prescreveu, estou confiando no julgamento dela. Assim que tiver com o tratamento avançado eu falarei aqui sobre os resultados.
Oi, boa noite! Parabéns pelo site! Bastante esclarecedor. Estou fazendo um tratamento que combina: Pantogar + Avicis + Shampoo Dercos + Mesoterapia. Os resultados têm sido muito bons! Vocês já fizeram algum post sobre a mesoterapia? Obrigada!
Ainda não fizemos um post sobre mesoterapia, Ana, mas já anotamos a sugestão! Agradecemos pelo seu comentário 🙂
Muito bom ter informações e também trocá-las nesse site. Minha dermato receitou Avicis para o tratamento da queda. Passei a utilizar diariamente, pela manhã, após o banho. Os resultados começaram a aparecer já no primeiro mês. O fio começou a ficar mais espesso e o cabelo avolumou. Já fazem 3 anos de uso continuo. Vou fazer nova consulta com o dermato para avaliar. Ainda assim, tem áreas do couro cabeludo que continuaram “despovoadas”. Ele melhora a condição do fio mas não volta ao “original de fábrica”.
Tenho vontade de experimentar a Finasterida. Estou com 42 anos. Falta coragem. Alguém tem boa experiência?
Alexandre, vários usuários da finasterida deixaram comentários e relatos sobre suas experiências no nosso post específico sobre o tema (pra acessá-lo, clique aqui).
Tenho uma duvida: o cabelo branco sofre menos ação do DHT?!
Paranaense, a gente nunca viu nenhum estudo associando a ação do DHT à quantidade de melanina nos fios de cabelo.
Este site é fantástico! Descobri o mesmo recentemente e, desde então, sempre acesso! Leio tudo e me sinto cada vez mais informada sobre a queda de cabelo (problema que enfrento há alguns anos). Gostaria de parabenizá-los, principalmente, por divulgarem a dica da Cíntia, sobre o programa de descontos da Galderma (fabricante do Avicis)! Já economizei um bocado! Muito obrigada!
A gente é que agradece pelo seu comentário, Ana! 😀
Adorei o post, muito explicativo. Acabei de chegar da dermatologista e vou começar um tratamento com Avicis + Eximia Fortalize + Kerium DS Shampoo. Estava usando minoxidil e Pill Food, mas a queda se agravou ainda mais, me deixando desesperada, aí resolvi procurar um profissional. Espero que este tratamento funcione!!
Olá, boa tarde!! Gostei muito do post, essa semana fui à dermatologista e ela receitou Avicis e Nutri Care D (tomando 2 cápsulas ao dia) em um período de 3 meses, já agendou o retorno para avaliar o resultado!!! Será que essa foi uma boa recomendação?? Tem algum post sobre o Nutri Care D?? Obrigada!!
Raiane, ainda não tem post sobre o Inneóv Nutri-Care D aqui no site, mas a gente está planejando fazer um sim (sempre avisamos lá no Facebook e no Twitter quando chega conteúdo novo por aqui, e você também pode se inscrever pra receber as notificações por e-mail, no topo do menu à direita aqui no site).
Um ACHADO esse site! Estou devorando todos os posts! Já usei praticamente tudo que vocês disseram, hahaha. Tive uma queda de cabelo forte aos 15 anos e desde então meus fios são muito finos e ralos. Fiz diversos tratamentos, minoxidil, Avicis, Pantogar, tomei todos os multivitamínicos. Tenho sempre muitos fios novos, mas parece que eles perdem força e caem, o comprimento do meu cabelo nunca passou dos ombros… tenho ouvido falar muito bem de uma linha que voltou a ser vendida no Brasil, a Nioxin! Algum plano para post?
Carina, a linha Nioxin tá na nossa lista de temas a pesquisar, deve ter post sobre ela aqui no site futuramente (sempre avisamos lá no Facebook e no Twitter quando chega conteúdo novo aqui, e você também pode se inscrever pra receber as notificações por e-mail, no topo do menu à direita aqui no site).
Tive meu problema começando na mesma idade que vc. Fiz todos os tratamentos caros e imagináveis. Até que uma dermatologista do Hospital das Clínicas descobriu, através de uma biopsia do couro cabeludo, que eu era portadora de lúpus discoide. Tive muito sucesso com o tratamento e não apresento mais sintomas. Vá ate o fim na procura da causa. Hoje se trata tudo da mesma forma, sem interesse em cada caso. Boa sorte.
Bom dia, estou com queda de cabelo a quase um ano, mas como pensei que fosse normal demorei a procurar um dermato, somente iniciando tratamento em final de janeiro. O médico me passou um shampoo à base de zinc omadine para lavar o cabelo dia sim dia não, e tomar uma cápsula de gelatina animal por dia. Só que não estou vendo efeito, meu cabelo continua caindo. Quanto tempo preciso esperar para surtir algum efeito? O médico me mandou fazer esse tratamento e só retornar ao consultório em junho, mas tenho medo de não adiantar e cada vez cair mais meu cabelo.
Tais, o tratamento deve ser mantido pelo prazo que o seu médico determinou. Os tratamentos para queda de cabelo podem levar alguns meses para começarem a apresentar seus resultados, por isso é importante ter paciência e persistência. Se houver qualquer dúvida sobre os efeitos do seu tratamento, você deve discuti-la diretamente com o seu médico.
Boa tarde, tenho 36 anos e aos 25 anos os meus cabelos começaram a cair muito, então comecei um tratamento com finasterida. O resultado depois de 1 ano foi visível, meus cabelos aumentaram e ficaram volumosos. Com o passar dos anos o finasterida começou a provocar efeitos colaterais, estresse e início de depressão. Imediatamente interrompi o tratamento e logo eles começaram a cair novamente, então fui ao dermatologista e ele me receitou o Avicis. Já estou usando o terceiro frasco, em 2 meses já notei uma melhora no volume dos meus cabelos e acredito que com esse tratamento vai melhorar muito mais. Obrigado.
Que site maravilhoso, não conhecia. Tenho pouco cabelo desde criança, sou mulher e tenho calvície androgenética. Usei Avicis, mas em mim não tem efeito. Quem agiu mesmo foi o minoxidil.
Tem problema eu estar usando Avicis e no mesmo ano querer engravidar?
Fabi, como a bula do produto diz que gestantes só devem utilizá-lo se houver orientação médica, o ideal é conversar com o seu médico a respeito.
Boa tarde! Sempre tive bastante volume capilar, mas aos 26 anos apareceram algumas rarefações e aumento das entradas. Usei por 4 meses o Avicis, notei uma melhora significativa no calibre dos fios. Acrescentei também o Pill Food ao tratamento e obtive uma melhora na saúde dos fios. Agora pretendo acrescentar o Serenoa, uma planta usada bastante nos EUA. Será que ela pode ajudar no tratamento inibindo o DHT?
Tiago, falamos especificamente sobre a serenoa repens neste post aqui.
Interfere no tratamento se o produto for aplicado nos cabelos sujos?
TP, a bula do Avicis não inclui qualquer advertência ou recomendação relacionada a isso (apenas diz para secar bem o cabelo com uma toalha caso o produto seja aplicado logo após o banho).
Sempre tive problemas de cabelo ralo e fino. Procurei diversos dermatologistas e muitos me recomendaram o Avicis para tratar a minha alopacia androgenética. Usei por um tempo, mas como não tive um resultado bom eu parei de usar. Esse ano mudei de dermatologista e ela me prescreveu uma receita para manipular de minoxidil 5% e 17-alfa estradiol 0,025% em solução hidroalcóolica 70%. Além de custar apenas 1/3 do preço do Avicis (pago R$ 50,00 por 100 mL), finalmente estou vendo resultados. Tinha umas entradas bem acentuadas mas agora (estou no 3º mês de tratamento) é notável que meu cabelo em toda parte frontal está nascendo. Passo a solução TODOS os dias nos cabelos secos. Minha dica para aqueles que enfrentam o problema é não desistir (pois o tratamento é longo e pode durar até um ano, que é meu caso), deixar a preguiça de lado e usar da maneira que o dermato receitou para você. Estou tirando fotos de mês em mês, se vocês quiserem posso mandar fotos do antes e depois. Boa sorte a todos nós que lutamos contra esse problema! Um bj, Gsk
Bom dia Gessica! Pode me passar seu email por favor? Me interessei pelo seu tratamento e fotos…
Boa noite, gostaria de saber se eu usar Avicis e continuar a passar tinta no cabelo, tem problema? Porque além da queda apareceu muito cabelo branco.
Tereza, a bula do Avicis não menciona nenhuma restrição associada ao uso de tinturas, mas não sabemos se o produto poderia causar descoloração ou interferir de qualquer forma na pigmentação do cabelo tingido.
Estou usando Avicis há exatos 2 meses, a minha dermatologista recomendou o uso por 3 meses junto com o Pantogar por 3 meses também. Estou notando bons efeitos na diminuição da queda, e acredito que esteja também recuperando parte do cabelo que já estava com boas entradas. Espero que esteja mesmo e não seja apenas empolgação minha!
Boa noite, gostei das informações deste post. Comecei agora o tratamento, pena que demorei para ir num bom dermatologista. Tenho queda e o cabelo bem fino e sensível já faz mais de 5 anos e só agora tive o diagnóstico. Espero ter bons resultados.
Já usei Avicis e gostei. Acho que vale a pena. Não podemos é ficar sem usar nada, se não a queda piora… atualmente uso minoxidil 5%, Avicis e Anacaps.
Estou usando há 20 dias e vejo resultados ótimos, tem vários fios novos nascendo. Há 4 meses que tive um episódio de depressão e caíram muitos tufos de cabelo, comecei a tomar Haar Intern (complexo vitamínico, próprio pra cabelo) e com 1 semana pararam de cair, mas não nasceram outros. Agora com o Avicis vejo que não estão caindo e estão nascendo.
Tenho cabelos brancos e com o uso do Avicis estão ficando amarelados. O que devo fazer?
Fernandes, a bula do Avicis não menciona esse tipo de ocorrência, então o ideal é conversar a respeito com o dermatologista que te receitou o produto (pode ser que o uso de um shampoo desamarelador resolva o problema, ou que o médico recomende outros procedimentos ou faça alguma adaptação no seu tratamento, por exemplo).
Uso o Avicis já tem bastante tempo e é só parar de usar que a queda volta dentro de um mês! Quando uso direitinho a queda desaparece 100%!
Excelente este site. Parabéns pela forma clara e honesta como tratam do assunto. Gostei muito dos links com trabalhos científicos pois demonstra seriedade e possibilita uma informação adequada. Ótimo também podermos ler depoimentos de pessoas que passam pelo mesmo problema, com relatos muito verdadeiros. Sou professor universitário na área de saúde e vou começar a tratar com Avicis e minoxidil. Trago relato em breve. Muito obrigado.
Nós é que agradecemos pelo seu comentário, Claudio!
Excelente matéria. Gostaria de saber se posso ficar com o remédio no couro cabeludo dois dias ou mais? Ou se tenho que lavar todos os dias antes de passar novamente o remédio? Posso tomar sol com o remédio na cabeça? Obrigada
Ranna, a bula do Avicis não menciona qualquer necessidade de evitar exposição solar durante o uso, nem de lavar o cabelo antes de todas as aplicações, mas vale tirar a dúvida com o médico que te receitou o medicamento, ok?
Olá, alguns de vcs já usaram o Avicis manipulado?
Olá, gostaria de saber se posso fazer progressiva durante o uso do Avicis?
Rosaria, a bula do produto não menciona qualquer restrição à realização de alisamentos e procedimentos químicos no cabelo durante o tratamento, mas como ele só deve ser aplicado sobre o couro cabeludo intacto (sem feridas, irritações ou outras lesões), é bom garantir que essa progressiva seja segura, livre de componentes não autorizados pela Anvisa e realizada por um profissional competente. A recomendação de uso do minoxidil (outro tratamento tópico bastante utilizado para queda de cabelo) orienta o usuário a aplicar qualquer química sempre com o couro cabeludo limpo, sem resíduos do medicamento, e só voltar a utilizá-lo no dia seguinte: deve ser interessante seguir o mesmo tipo de cuidado com o Avicis, e depois testar aplicá-lo apenas numa área pequena e mais escondida do couro cabeludo (próximo da nuca, por exemplo) para ver se surge qualquer reação indesejada. Na dúvida, o ideal é sempre conversar com o seu dermatologista.
Usei o minoxidil e achei que as minhas olheiras e bolsas pioraram MTO! Alguém aqui teve essa experiencia?? Sei que na bula não fala nada do tipo mas se vcs colocarem no google minoxidil + dark circles aparecem muuuuitos posts de usuários gringos que relatam isso, além de aparecimento de rugas, sensação de envelhecimento importante durante o tratamento, etc! Sei que fiquei super preocupada com isso e interrompi o tratamento! Vcs sabem se o Avicis pode apresentar esses sintomas com o uso tb?? Obrigada
Aline, a gente nunca viu relatos de olheiras com o uso do Avicis (mesmo a busca por alfatradiol + dark circles não retorna nenhum resultado importante), mas qualquer reação desse tipo deve ser relatada ao médico que te prescreveu o tratamento, que vai avaliar o que deve ser feito (no caso do minoxidil, já vimos pessoas relatando melhora desse tipo de ocorrência com a redução da concentração do ativo, por exemplo).