Alopecia Areata: o que é e como tratar



Caracterizada por criar áreas limitadas de calvície no meio do couro cabeludo, a alopecia areata é uma das condições mais complicadas de lidar, porque se conhece muito pouco sobre como ela realmente funciona. Ela costuma aparecer com mais frequência entre o final da infância e o início da fase adulta, mas pode atingir homens e mulheres de qualquer idade. Estima-se que aproximadamente 2% da população tenha este problema.
Lidar com um quadro de queda de cabelos que surge repentinamente, avança com rapidez e tem evolução imprevisível (pode voltar ao normal sozinho, pode aumentar, pode voltar no futuro) gera uma carga emocional pesada para quem é afetado. Se é o seu caso, fique tranquilo: neste post, vamos apresentar as diversas opções que existem para que você possa contornar o problema e levar uma vida normal.

A alopecia areta provoca áreas localizadas de calvície, que podem surgir e se recuperar espontaneamente. (Imagem original: Carolyn P Speranza [CC BY 2.0])
O que causa a alopecia areata?
Acredita-se que o problema é causado por uma disfunção do sistema imunológico, que começa a atacar os folículos capilares em fase de crescimento (fase anágena) como se eles fossem um agente invasor do corpo. Com isso cria-se uma ou mais áreas localizadas de calvície, que podem se recuperar espontaneamente depois de alguns meses. Os episódios podem se repetir várias vezes durante a vida do indivíduo.
A maioria das ocorrências acontece no couro cabeludo, mas as áreas calvas podem surgir também na barba, nas sobrancelhas, cílios ou em qualquer área do corpo que tenha pelos. É possível que surja mais de um foco de calvície ao mesmo tempo. Em casos mais raros, o quadro pode avançar por todo o couro cabeludo (alopecia total) ou até mesmo comprometer todos os pelos do corpo (alopecia universal).
Parece haver uma predisposição genética para a alopecia areata (pessoas que têm parentes com a mesma condição têm mais chances de desenvolvê-la). Indivíduos que tenham outras doenças autoimunes (como doença de Graves, tireoidite de Hashimoto, artrite reumatoide, esclerose múltipla, dermatite atópica, lúpus eritematoso, psoríase e vitiligo) também parecem mais propensos a manifestá-la. Em alguns casos surgem também alterações na formação das unhas (surgimento de marcas e irregularidades na textura das unhas, como se fossem arranhões ou pequenos furos).
Não se sabe ainda quais fatores podem disparar um episódio de calvície, mas muitos especialistas acreditam que situações de stress e traumas emocionais podem ter um papel importante.

Outros pelos do do corpo podem ser afetados pela alopecia areata, como a barba e as sobrancelhas, por exemplo. (Imagem original: XxRoxetteXx (Own work) [GFDL ou CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons)
Tratamentos
Como a maioria dos episódios que não envolvem áreas muito extensas do couro cabeludo costuma se resolver espontaneamente, é complicado avaliar com precisão a eficácia de alguns dos tratamentos disponíveis atualmente (às vezes é difícil determinar se foi o tratamento que funcionou ou se o caso se resolveu sozinho). Nos casos mais discretos a primeira recomendação é esperar e observar como o quadro evolui, para então decidir se vale a pena tentar algum procedimento.
Os tratamentos atuam na recuperação das áreas atingidas, mas nenhuma das opções disponíveis atualmente é capaz de evitar que novos episódios aconteçam no futuro. A vantagem é que, mesmo estando calvas, as áreas afetadas permanecem com os folículos capilares vivos e capazes de voltar a gerar novos fios no futuro (diferentemente dos casos de alopecia cicatricial, que podem chegar a incapacitar permanentemente os folículos).
Um dos tratamentos possíveis é realizado com corticosteróides, através de injeções na área afetada (a cada 4 ou 6 semanas) ou da aplicação de cremes (que costumam demorar mais que as injeções para fazer efeito). As substâncias agem suspendendo a inflamação na base dos fios, possibilitando que eles voltem a crescer normalmente. O tratamento com corticosteroides orais não é muito recomendado, pois a concentração necessária para estimular qualquer efeito nos cabelos costuma ser considerada alta, o que aumenta as chances de gerar efeitos colaterais sérios e inviabiliza o uso prolongado.
Algumas pessoas observam bons resultados com a aplicação de loções de minoxidil (substância de ação vasodilatadora) ou antralina (medicamento normalmente utilizado no tratamento de psoríase) nas áreas afetadas, mas ainda não se sabe exatamente como essas substâncias atuam na recuperação dos folículos capilares. Seu uso é mantido até que os cabelos se recuperem, e em alguns casos elas são utilizadas em combinação entre si ou com as aplicações de corticosteroides.
Nos casos mais avançados, a imunoterapia tópica é considerada uma das melhores opções. São aplicadas substâncias irritantes no couro cabeludo, no intuito de induzir uma dermatite alérgica leve. A inflamação atrai novos linfócitos (células de defesa do organismo) para a área, diferentes daqueles associados à alopecia, e por mecanismos ainda não totalmente compreendidos isso faz com que os cabelos deixem de ser atingidos e possam se recuperar. Estima-se que de 50 a 60% dos pacientes tenham bons resultados com a imunoterapia, e as chances de sucesso são melhores quando a área afetada é pequena.
Nunca é demais lembrar: qualquer tratamento deve ser sempre prescrito e acompanhado pelo seu médico, que vai avaliar o seu caso específico, seu quadro de saúde, analisar possíveis interações medicamentosas, etc. JAMAIS utilize qualquer medicamento por conta própria.
De maneira geral, se um tratamento não gerar resultados entre 6 meses e 1 ano, ele deixa de ser uma opção interessante: o custo fica muito grande e o resultado, se aparecer, é muito tardio para valer a pena (paga-se por um remédio que demora o mesmo tempo que o seu corpo provavelmente levaria pra se recuperar sozinho).
Outras opções
Uma possibilidade para quem tem uma área calva muito visível, mas prefere esperar pela recuperação espontânea, é a utilização de uma prótese capilar até que os fios naturais voltem a nascer. Ela pode ser adaptada para o formato exato da área calva, aderida com adesivos especiais e cortada/tingida no mesmo padrão que o cabelo natural do usuário, permitindo que todas as atividades normais (se exercitar, nadar, lavar os cabelos) sejam realizadas sem que ela precise ser removida (saiba mais sobre próteses capilares aqui).
É importante considerar também a saúde emocional do paciente, já que ela também pode afetar na ocorrência e resolução dos episódios de calvície. Terapia com psicólogos, meditação, acupuntura e outros métodos podem até não te convencer no começo, mas basta ver os depoimentos de quem já testou pra perceber que os resultados podem ser surpreendentes!
Aliás, esse é um dos recursos que mais pode ajudar: conversar com outras pessoas que têm o mesmo problema. Por mais que a família, os amigos e conhecidos estejam dispostos a nos dar apoio, pode ser frustrante não ter ninguém que já tenha passado pelo mesmo que você pra trocar experiências, impressões sobre os tratamentos, ou só mesmo pra desabafar. Se você é de São Paulo, o AAGAP – Grupo de Apoio aos Pacientes com Alopecia Areata pode ser uma boa opção – eles também têm uma página no Facebook.
Uma pergunta para você:
Você tem alopecia areata? Já testou algum tratamento? Como foi a sua experiência? Conte pra gente nos comentários!



Bom dia, minha irmã está com queda no cabelo já há dois anos. Foi diagnosticada com alopecia areata e fez alguns exames onde teve informações de alterações hormonais. O cabelo está no processo lento de recuperação. As falhas de queda já estão sendo preenchidas com o cabelo que está crescendo. Poderiam nos indicar algum tratamento ou especialista que pode ajudá-la a tratar deste prolema? Existem receitas caseiras ou algum medicamento específico? Quanto tempo para uma efetiva recuperação?
Luciana, o tempo de recuperação varia bastante de acordo com o organismo de cada um. Os quadros podem se recuperar espontaneamente, mas existem tratamentos que podem auxiliar em alguns casos. O ideal é procurar um dermatologista para avaliar o caso específico da sua irmã e indicar a melhor abordagem, ok?
Tive o mesmo problema com minha irmã, e o profissional que reverteu a situação foi a tricologista Thaissa em Belo Horizonte. O tratamento com dermato não adiantou nada e ela perdeu 90% do cabelo.
Ailaine, falamos um pouco mais sobre a diferença entre dermatologia e tricologia neste comentário aqui.
Bom dia. Vi os comentários abaixo e me identifiquei, já estou com essa perda de cabelo na cabeça (alopecia) faz 1 ano. Já passei pomadas, já tomei comprimidos e não tive resultados. P/ mim é um desconforto muito grande, pq eu passo nas ruas e as pessoas ficam olhando e perguntando. Não sei mas o que fazer…
Tenho 28 anos e já tive 2 episódios de alopecia. O primeiro foi um ano atrás, quando percebi a queda já estava com duas falhas imensas, uma bem na frente e outra na nuca. Quase surtei quando vi. Meus cabelos são bem longos, sem nenhuma química, e são o que mais amo em meu corpo. Fui correndo procurar tratamento. Jogava minoxidil duas vezes ao dia na falha, porém passava o pente com força para “machucar” um pouco a área, e tomei um remédio oral (Pantogar) também, 2 vezes ao dia. Em menos de três meses já estava tudo preenchido, fiquei super feliz.
Porém, para minha tristeza, depois de um ano voltou a alopecia, mais dois buracos. Já estou a 4 meses fazendo o mesmo tratamento, estão até dando micro sinais de pelinhos, mas está demorando muito, e quando lavo a cabeça cai muito ainda. O pior dessa doença é ela não ter cura e saber que quando menos esperamos pode surgir uma outra queda. Que Deus possa nos dar força para enfrentar essa doença.
Olá Ailaine! Você poderia informar o sobrenome dessa tricologista de Belo Horizonte, por favor? Se puderes, deixa o comentário aqui que voltarei a olhar. Obrigada!! Sem o nome completo fica dificil achar na internet. Bjs
Que tipo de tratamento ela fez? Estou com esse problema. Se vc puder me especificar, eu agradeço. Estou perdendo cabelos na cabeça inteira.
Olá, descobri vocês por acaso, muito bom saber que podemos contar com a boa vontade de algumas pessoas! Meu problema iniciou há 2 anos, alopecia areata e queda generalizada. Passei por dermatologista, reumatologistas, ortomolecular, alergista, infectologista e imunologista. Nenhum me deu solução para a “raiz” do problema!! Descobri sozinha que o intestino pode provocar tudo isso com a gente!!! Alergias alimentares, cabelos caem ao me alimentar de frutas, verduras, legumes, por incrível que pareça! Descobri a tal da disbiose intestinal. Estou me tratando com probióticos, o intestino melhorando aos pouquinhos, fortalecendo a imunidade que baixou total! Uma dica pra quem tem reação tardia a alimentos! Espero ter ajudado! Obrigada e vou continuar a aparecer por aqui, muito bom!
Oi Angela, estou em busca de solução para minha filha de 16 anos. Passamos Trombofob nas áreas afetadas da cabeça e sobrancelhas, menos nos cílios. Essa semana iremos voltar no dermatologista e vamos ao infectologista também, vou comentar com ele sobre essa alergia alimentar. Em julho ela fez um tratamento pois estava com muita azia. Quem sabe a causa dela seja igual a sua e conseguimos um tratamento que seja eficaz. Muito obrigada.
Bom dia, estava vendo os comentários e me identifiquei, no meu caso tive na barba, fiquei mais de um ano tratando com pomadas dermatológicas e resultado zero, até descobrir um tratamento de caboxiterapia. Em apenas 3 aplicações a falha já está 80% preenchida.
Olá Tonny! Como é esse procedimento de carboxiterapia?
Rita, estamos preparando um post falando tudo sobre a carboxiterapia no tratamento da queda de cabelo (sempre avisamos no Facebook e no Twitter quando chega conteúdo novo por aqui, e você pode se inscrever para receber as notificações por e-mail, no topo do menu à direita aqui no site).
Eu tambem tive há uns anos alopecia areata, gastei imenso dinheiro com tratamentos. Até o dia que me disseram para experimentar fazer o pino de manhã e à noite um minuto e massajar a área dois minutos, e que ao fim de meio ano tinha o cabelo completo. Assim curei a doença e muitos médicos e farmacêuticos disseram que tinha sido milagre. Ainda hoje quando noto queda faço o mesmo tratamento. Sem gastar dinheiro e sem drogas para o organismo.
O que é o pino nao entendi
O pino consiste em virar a cabeça para baixo e os pés para cima. Espero ter ajudado.
Oii, minha filha tem 13 anos e está sofrendo bastante com essa doença. No início fizemos vários tratamentos que não deram certo, depois a médica prescreveu comprimido de corticoide para segurar o fio e usar antralina creme nas áreas sem cabelo. O resultado foi bom, parou de cair e voltou a nascer, mas ela engordou 10 quilos em função do corticoide, e como a doença dela está relacionada com o emocional, quando começam a questioná-la sobre o motivo de ela ter pouco cabelo, abala o psicológico e volta a cair novamente. É sempre uma instabilidade, mas estamos confiantes na cura.
Procura um tricologista! Meu filho fez terapia com a tricologista e melhorou.
Bom dia, tenho 32 anos e venho tendo este problema há mais ou menos 2 anos. As duas primeiras áreas afetadas foram a barba e o couro cabeludo na parte da frente. Foram tratadas com Beta 30, mas no último ano apareceram mais 2, uma na parte da nuca e outra na lateral da cabeça. Já fui em 2 dermatologistas diferentes. Um disse que era alopecia areata e aplicou Beta 30 novamente, que até hoje não deu resultado. O outro informou q poderia ser uma micose, tomei remédio oral e um creme, mas sem resultados. Fui indicado por um amigo para usar Biotin 1000 mcg, tomei por 3 meses e alguns poucos fios começaram a crescer, mas observei que a parte afetada ainda está aumentando. O que faço? Onde posso conseguir o verdadeiro tratamento para este problema? Existe medicação?
Antonio, falamos sobre os tratamentos normalmente utilizados para casos de alopecia areata neste trecho aqui, ok?
Bom dia Antônio, também estou com o mesmo problema, a mais de um ano tratei com pomadas e nada de resultado. Há três meses descobri um tratamento através de caboxiterapia e em apenas 3 aplicações já estou com a falha praticamente preenchida. Se quiser a indicação da clinica me procura tonnyleandro@hotmail.com
Boa noite, bom, tenho 15 anos recém completos e faço parte desses 2% da população com essa doença. Por ser adolescente e muito dramática (risos), no começo foi muito difícil. Isso tudo teve início no mês de abril ainda deste ano, desde então tenho ido frequentemente à dermatologista, e percebi que os fios já estão nascendo, eles já tem por volta de 1 cm, 1,5 cm e queria saber se isso indica uma boa recuperação ou se futuramente vão voltar a cair.
Leticia, a alopecia areata tem curso imprevisível, e você pode vir a ter outros episódios no futuro, mas o fato de os novos fios já estarem nascendo é um ótimo sinal de recuperação sim! Continue o acompanhamento com a sua dermatologista e vai dar tudo certo 😉
Obrigada pelo retorno, foi útil em relação à minha auto estima.
Oi Letícia… fiquei sensibilizada ao ler sua resposta em agradecimento ao site pq melhorava sua auto estima. Olha, se quiseres falar comigo eu me coloco à disposição. Os teus fios já estão vindo, que bom!! Os meus já cresceram mais de 8 cm, fiz muuitos tratamentos, dos mais diversos que possa imaginar. Ainda tenho crises (até por isso estou no site para ver se pego mais dicas), mas queria te dizer para ficares confiante. Sei que ouvir isso de quem nunca teve não ajuda muito, mas aqui estás escutando de quem sabe muito bem a fase que tu estás de 1,5 cm de cabelo, contando cada mm e os dias de recuperação… tá? Grande força a vc, se quiser pode me escrever. Bjsss
Ola Grazie, gostei mt de seu comentário e resolvi falar com vc. Tô no início desse mesmo problema, super estressada e sem ver resultados no tratamento que faço com minoxidil. Gostaria de falar mais com vc.
Boa noite , além do tratamento médico que é muito importante, peça ajuda a Deus, ele pode te ajudar, procure o vídeo do testemunho da cantora Fernanda Brum no youtube, ela teve essa doença e foi curada, Deus te abençoe!
Boa tarde! Descobri que estou com esse problema a 1 semana, a dermatologista disse que era stress (fui também em uma endocrinologista e ela falou a mesma coisa), mesmo assim passou um exame de sangue, eu já havia feito um no começo do ano com os resultados bons, mas esse é bem mais detalhado. Ela passou um shampoo e condicionador feitos em farmácia de manipulação, graças à Deus antes mesmo de começar o tratamento meu cabelo já está nascendo, só que quando puxo ou penteio ainda cai um pouco, isso que me deixa triste. Eu vou fazer o tratamento como a dermatologista passou (um tratamento fraco), mas creio que quem cura mesmo é o Senhor Jesus, os médicos são instrumentos que Deus colocou na terra para nos auxiliar, por que a cura vem do Senhor através dos médicos e dos medicamentos. Que Deus ajude todas as pessoas que tem esse problema assim como eu, façam todos os tratamentos exigidos pelos médicos, mas sempre crendo que Deus vai nos curar pra sempre disso, seja através de remédios, ou naturalmente, de qualquer forma, que nunca percamos a fé. Um abraço!
Me diga por favor qual o shampoo que vc usou
Thais, qual shampoo e condicionador a dermatologista passou para vc?? Obrigada, Deus nos abençoe…
Amém, Thais. Meu esposo está com esse problema. Problema esse que para Deus não é nada. Deus é médico dos médicos. Em nome de Jesus Ele vai curar todas essas pessoas que sofrem por causa desse problema. Eu confio no Senhor crendo na cura de todos. Deus é fiel.
Amém Liliane
Eu estou com esse problema de rareamento na parte frontal do cabelo e isso me deixa muito constrangida, principalmente quando vou tirar fotos, a primeira coisa que me aparece é a falha de cabelo. Fui na dermatologista e ela me deu uma medicação para tomar e vitaminas também. Mas eu creio que Jesus é o médico dos médicos e vai me curar para sempre desse problema horrível. É um problema muito constrangedor, sendo que meus cabelos têm um bom comprimento e estão crescendo muito bem depois que eu trancei os cabelos e usei Mega Hair por mais de um ano por causa do problema.
Vi o seu comentário e fiquei chocada! Sou africana, vivo em Angola e estou a perder o meu cabelo já há 4 meses. Fiquei com trauma e estou a procurar de ajuda profissional para melhorar essa situação! No meu país as coisas são muito caras, para marcar uma consulta com o dermatologista é necessário ter muito dinheiro e isso eu não tenho mesmo! Tenho sofrido bastante com essa situação, tentando me esconder para que as pessoas não percebam do meu problema… Mas logo, penso que tenho Deus e tudo dará certo pra nós. Basta só confiar que o SENHOR vai operar maravilhas em nós… Bjs
Sofro com esse problema a mais de um ano. As áreas afetadas são na cabeça, apareceu uma primeiro e logo em seguida as outras duas. Fui no médico e me disseram que poderia ser micose, me passaram remédio e não deu resultados. Hoje com esse tempo todo uso chapéus pra disfarçar a doença. A primeira área afetada está começando a crescer novamente os pelos, mas as outras duas continuam do mesmo jeito e quando eu tomo banho vejo que meu cabelo continua caindo. Gostaria de indicações de tratamento. Por causa dessa doença não posso trabalhar em qualquer lugar pois me sinto constrangido.
Gabriel, a gente falou sobre algumas das opções de tratamento neste trecho aqui, mas só um bom dermatologista vai poder examinar o seu caso e dizer quais delas são as melhores para o seu caso, ok?
Olá Gabriel, eu possuo o mesmo problema que o seu. Há 4 meses identifiquei que estava com alopecia areata e não me importei, pq estava bem pequena. 2 meses depois, fui avaliar novamente o tamanho e percebi que havia crescido bastante. Daí fui procurar um dermatologista, e em 15 dias meu cabelos já estão crescendo na área afetada. Recomendo que realmente procure um bom médico. No meu caso, estou fazendo uso de minoxidil loção hidroalcoólica 5% e aplicação subcutânea de Triancil na área afetada, e realmente o tratamento está sendo eficaz, porém só o profissional qualificado poderá realizar esse procedimento.
Oiii, acho q estou com isso de alopecia areata, é uma falha no cabelo como se faltasse um pedaço redondo. Tô muito preocupado. Comecei a passar minoxidil faz quase 1 mês e não estou vendo resultado nenhum, às vezes parece que está nascendo uns fios mas aí no outro dia parece q esses fios caíram, quando nasce alguns fios são tão finos que até parece cabelo de bebê. Gostaria que alguém me ajudasse, tô super preocupado, ainda mais quando alguém fala “nossa Lucas, parece que está aumentando essa perda de cabelo”, porém quando eu olho em algum espelho parece estar do mesmo jeito ou até menor.
Lucas, o ideal é procurar um dermatologista pra avaliar o seu caso, determinar a causa correta do problema e indicar os melhores tratamentos, ok?
Lucas, o minoxidil somente começa a dar resultados em 4 meses. Continue!! E se aparecer pelos em outras áreas do corpo não se preocupe, depois eles caem. Mas continue, somente após 4 meses que eles vem. Em um mês você não vê nada mesmo. Como está hj em dia? Espero melhoras…
Grazie, vi a atenção que você deu as pessoas com esse problema. Que fofa vc. Descobri em dezembro essa falha na minha cabeça e estou desesperada. Não sei oq é. Como faço tinturas no cabelo, minha mãe só diz que é por isso, mas sei que não é, principalmente porque mexo no cabelo desde os 14 anos (tenho 31). Pesquisando sobre, encontrei vcs e essa doença que infelizmente bate com tudo que tá me ocorrendo. Tô muito abatida. Nossa! Nunca passei por isso. E nunca fui apegada a cabelo. Sempre quis raspar, mas hj me assusto com a possibilidade de perder todo o cabelo.
Oi, após uma escova progressiva realizada em abril deste ano, tive a queda de todo o meu cabelo. Já estou em tratamento, porém agora estou com as sobrancelhas muito ralas. Os cabelos já estão crescendo. Existe algum tratamento específico para as sobrancelhas?
A gente não conhece nenhum tratamento específico para essa finalidade, Marluce (fora o transplante de fios, nos casos em que a sobrancelha é rala por motivos genéticos mesmo, e o uso off-label do minoxidil, nos casos em que o dermatologista julgar pertinente e seguro). Você pode conversar com o seu dermatologista e ver se ele pode apresentar outras opções. Existem também algumas soluções estéticas (como o preenchimento das sobrancelhas com maquiagem) que podem ajudar enquanto os fios se recuperam.
Oi, tenho um filho de 15 anos e há 1 ano e meio venho tratando dele com alopecia areata total. Já fiz todo tipo de exame possível e foram descartadas as doenças. O diagnóstico é sempre o mesmo, stress e problemas emocionais. Já fez sessões com psicólogas e terapeutas, os cabelos começam a nascer, mas depois de algum tempo voltam a cair. Já usei minoxidil, shampoos, remédios manipulados e tantos outros que não sei mais o que fazer. Gostaria que me ajudassem pois ele está sofrendo muito, não quer mais ir à psicóloga, disse que já enjoou. Fazia aplicações no couro cabeludo, mas doía muito, fez 15 aplicações, então mudei de medico porque ele não quis ir mais por causa da dor. Com esse novo tratamento fiquei otimista, pois os folículos reapareceram, mas de 15 dias para cá voltaram a cair.
Silene, a alopecia areata total pode ser mesmo muito complicada de se tratar. Além da incerteza sobre os fatores que podem disparar a queda de cabelo, ainda tem a questão da adaptação do paciente aos diferentes tratamentos. Infelizmente a gente não pode oferecer muita ajuda: só os médicos que examinarem e avaliarem o caso do seu filho têm condições de opinar sobre as opções disponíveis para tratá-lo. A boa notícia é que os folículos permanecem capazes de se recuperar no futuro, ou seja, por mais avançado que o caso seja, ele sempre é considerado potencialmente reversível.
Olá, tenho 28 anos e há + ou – 6 meses venho sofrendo com a queda de cabelo. Ao cortar meu cabelo notei uma falha localizada na região posterior do couro cabeludo, fui à minha dermatologista e recebi o diagnóstico de alopécia. Venho tratando há meses e não vejo resultado. Segundo informações da minha dermatologista, consequência de stress. Sou profissional da área de saúde e acredito realmente ser esse o causador. Gostaria que todos que sofrem da mesma doença estivessem tão seguros quanto eu. Sou bastante positivo em relação a uma possível recuperação. Caso contrário uso uma peruca, rsrsrs… Tantas pessoas com queda de cabelo por conta de outras doenças incuráveis, isso é simples perante outros diagnósticos. Espero poder ter ajudado de alguma forma… Melhoras a todos!! Ass: Edy Lamartine.
Boa noite! A mais ou menos dois anos atrás tive os primeiros sintomas de alopecia, primeiro foram os pelos das minhas sobrancelhas que foram caindo a cada dia, então procurei uma dermatologista e com o fato ocorrido ela passou dois líquidos para serem passados no local, só que não obtive sucesso. Acabei deixando pra lá pois não sabia que o que eu tinha era alopecia areata. O tempo foi passando até que todo o cabelo das sobrancelhas caiu, e começaram a aparecer grandes placas na minha cabeça, então resolvi ir em outra profissional, Dra Graziella Leta, um anjo na minha vida. Ela me explicou o que estava acontecendo comigo, falou que o tratamento não era fácil e que mutos efeitos colaterais poderiam surgir. Após a consulta ela passou muitas medicações e exames. Tomei durante um ano mais ou menos, corticoides, sulfato ferroso, vitamina D e usei duas pomadas e um tônico capilar. Graças a Deus pude ver o crescimento do meu cabelo e o fim das grandes placas que haviam surgido. Essa semana estive no consultório e fui praticamente liberada do tratamento, estou apenas tomando Vitamina D, pq a minha é bem baixinha e pra que a doença não volte ela precisa estar estabilizada. Com o tratamento eu engordei 15 quilos por causa do corticoides, mas nada que uma dieta e uma alimentação regrada para que eu possa perde-los. Segui todos os procedimentos e não me deixei abater pela doença, porque não é fácil!!! Só quem tem sabe. Cabelo é uma das coisas que mais gostamos em nós e você ver que está perdendo ele a cada dia é bem doloroso, ainda mais que o tratamento não é rápido, é todo um processo. Graças a Deus estou quase 100%.
Oi Nathalia, tem como você me passar o contato de sua médica ou me passar toda a medicação? Estou com 40% da área capilar afetada.
Como comecei a passar por isso a mais ou menos 3 meses, entendo sua gratidao a DEUS… louvado seja ele, amem
Natália, vc mencionou que tudo começou com as falhas nas sobrancelhas, e como estão hoje? Há três anos as minhas foram caindo e achei que era por causa da menopausa, até que no início deste ano comecei a perceber a falta de uma das minhas costeletas. Corri pra procurar a dermatologista, que diagnosticou alopecia areata. Fiquei surpresa, pois achava que fosse rápida a queda dos fios, porém no meu caso foi lenta e gradativa.
Nathália Lino, que bom que está se recuperando. Realmente não é nada fácil perder o cabelo, e ainda mais para nós mulheres que costumamos ser sempre tão vaidosas. Meu cabelo também começou a cair, faz um mês e já estou com dois buracões redondos na cabeça, um bem em cima e o outro na lateral, próximo à orelha. Sempre tento disfarçar jogando os cabelos por cima de onde ficou careca para ninguém perceber. É bem constrangedor 🙁 Fui à dermatologista e ela me disse que estou com alopecia areata. Bem vinda a mais uma com alopecia areata, eu. Desejo melhoras a todas nós, muita força e paciência para lidar com a causa. Bjus
Oiii, boa tarde pessoal, eu tenho isso já a um bom tempo e recentemente um amigo me ensinou um remédio caseiro que em 3 vezes que usei já deu resultado, já gastei tanto com pomadas e vitaminas que os dermatologistas passaram e não deram resultado algum, se alguém tiver interessado é só falar.
Oi qual o remédio , tenho essa doença a mais de um ano!!!
Oi, por favor me ensina essa receita, estou quase careca.
Olá! Atualmente estou sofrendo com alopecia areata novamente, depois de ter ocorrido a primeira vez cerca de 2 anos atrás. Tratei-me com um especialista e os resultados foram perfeitos. Meu tratamento foi em torno de 6 meses, porém antes de 4 meses os resultados foram muito satisfatórios. Eu tomei o medicamento Pantogar comprimidos 2x ao dia, e passava nos locais de calvície, couro cabeludo e barba o medicamento minoxidil 5% (Aloxidil).
Qual remédio vc usou? Sofro com isso há quase dois anos e nada que eu uso resolve. Se puder me ajudar agradeço.
Hj mesmo percebi que estou ficando calva, por favor me passa sua receita!
Qual é o remédio? Responde aí pra nós
Olá Lucas, boa tarde. Estou no início ainda do problema, você pode me passar esse remédio caseiro?
Olá Lucas, qual é a receita? Grata
Oi, boa tarde. Meu filho James tem 8 anos e tem alopecia areata a dois anos. Já fui ao dermatologista, me passou uma loção mas não vi resultado. Preciso de ajuda. Meu filho já sofre com este problema na escola, com os coleguinhas, fica sempre perguntando se vai ficar careca.
Dilma, você relatou a experiência com essa loção ao dermatologista? Pode ser que, sabendo do resultado insatisfatório, ele possa testar outros tratamentos.
Oi Dilma, minha filha também de oito anos ficou completamente careca, é muito triste mesmo. Tratei dela em Curitiba-PR. Teve bons resultados.
Oi, bom dia, eu quero muito o remédio caseiro para queda de cabelo, meu filho está com vários buracos na cabeça, já passei de tudo e nada 😔 Desde já agradeço
Gostaria de saber qual o remédio caseiro, pois os corticóides não adiantaram muito, só bombaram meu físico e detonaram meu estômago. Obrigada e fico no aguardo.
Oi, poderia me passar como é esse remedio? Eu tenho essa doença, já tratei uns 15 anos atrás com dermatologista, melhorei bem, agora voltou novamente, já estou bem careca, isso me deixa muito triste… obrigada.
Lucas, você pode me ensinar essa receita? Já tive esse problema, tomei uma vitamina e parou, mas agora voltou, estou com 3 ilhas na cabeça. Desde já te agradeço.
Oi Lucas, eu estou passando pelo mesmo problema, me passe o remédio caseiro.
Lucas, será que pode me passar o nome do remédio que utilizou? Meu email: doc.contas@gmail.com
Por favor, Lucas! Responda, estamos ansiosos.
Estou interessada Lucas… minha alopecia já dura 4 anos! 🙁
Cade o Lucas Souza! Manda pra nós o remédio caseiro poooorfavor
Lucas, por gentileza, qual esse remédio caseiro?? Obrigada
Vc poderia passar a receita? Já estou com alopecia tem um tempo, faço tratamento e nada resolve. Desde já agradeço.
Tive alopecia areata no inicio do ano passado, fui a dermatologista, fiz exames de taxas hormonais e hemogramas e não deram alteração nenhuma. Usei Clob-x pomada de corticoide e em 6 meses melhorou completamente! Recuperei minha auto estima, minha saúde, fui para a academia, fiz mountain bike, ia para festas e me distraía. Mas nesse ano houve duas novas quedas, logo fui à dermatologista e ela me indicou o mesmo tratamento e me encaminhou para o psiquiatra. O mesmo viu meu estado emocional, minha ansiedade e baixa auto-estima. Me receitou Prozac 20 mg ao dia, mas mesmo assim meu nervosismo está triste e estou com quatro focos de alopecia. Voltei ao psiquiatra e ele dobrou a dosagem, estou recuperando novamente e sei que Deus não vai me abandonar, de vários dias chorando e clamando sua misericórdia, sei que ele vai me ajudar até o fim e sei que esse meu comentário vai animar muita gente. Logo estarei livre dessa terrível doença e me livrarei do Prozac em breve. O meu conselho é entrega para Deus, para o médico e não perca as esperanças, seja você mesmo, vibre na sua frequência, não ligue para comentários, leve na esportiva. Somos 2% da população, porém somos fortes e sabemos que iremos ser mais fortes do que essa coisa chamada alopecia areata que está debaixo dos nossos pés e não irá mais nos incomodar!
Que JESUS, nosso único e suficiente salvador, nos salve de mais esse problema. AMEM
Oi! Tenho esse problema desde criança, mas só fui descobrir que era alopecia areata depois de muito tempo, já na fase adulta! Na infância comecei a ter quando passei por um período de stress e depois de um longo tratamento com pomadas e loções o problema parecia ter resolvido! Uns três anos atrás, já na fase adulta, novamente tive a mesma coisa. Foi quando descobri que era alopecia, após ir em um dermatologista. A princípio foram tentados diversos tratamentos, entretanto o único que até hj produz efeito mais rápido, no meu caso, é a aplicação de minoxidil, através de várias picadas com agulhas, tanto no meio da falha quanto ao redor! As falhas sempre apareceram na nuca e no meio da cabeça, e por sorte não são visíveis com o cabelo solto. Embora o tratamento seja muito eficaz, as falhas vão e voltam, ora em um lugar, ora em outro. Percebi, ao longo do tempo, que elas normalmente aparecem em situações de stress.
Eu tou com alopécia areata, tem vários cantos na minha cabeça que estão sem cabelos. Eu tou fazendo tratamento, tomando comprimido que o dermatologista me passou. Então, eu fazendo tratamento, corro o risco de ficar careca? Sem cabelo 😪😔
Nayara, por mais severo que um quadro de alopecia areata seja, ele nunca provoca calvície irreversível: os folículos capilares continuam vivos e capazes de voltar a produzir fios no futuro. Fique tranquila e siga o tratamento que o dermatologista prescreveu, ok?
Estou com alopecia há quase 1 ano e os dermatologistas não me dão medicação certa. Que tipo de alimentação devo seguir para ajudar-me o crescimento do cabelo?
Júbilo, a gente ainda deve fazer um post pra investigar se há relação entre alimentação e alopecia (sempre avisamos no Facebook e no Twitter quando chega conteúdo novo por aqui, e você pode se inscrever para receber as notificações por e-mail, no topo do menu à direita aqui no site).
Boa noite. Quero deixar aqui o telefone da clinica Cemep (localizada em BH, atrás do hospital Life Center): 3221-0218. É uma clinica que atende gratuitamente todos os casos dermatológicos, inclusive os de alopecia areata. Meu filho teve no ano passado, procuramos esta clínica e ele foi muito bem atendido, fez o tratamento com injeção no couro cabeludo e aplicação de minoxidil. O resultado foi rápido. O melhor é que esta clínica atende aos domingos de 8h às 17h. O agendamento é feito somente às terças feiras. Tem que insistir porque são muitas pessoas que ligam para marcar. A responsável pela clínica é a Dra. Sandra, referência em dermatologia no Hospital Eduardo de Menezes em BH. Várias equipes de médicos. Espero ter ajudado.
Com certeza vai ajudar muita gente, Luciane! Juntamos os dois comentários que você enviou em um só, pra facilitar. Muito obrigado pela dica!
Oi, já é a segunda vez que perco um tufo de cabelo, a primeira vez faz uns anos e aconteceu novamente. Já fui à dermatologista e ela me passou um remédio manipulado. Os fios estão aparecendo já, só que uns estão nascendo brancos. Tenho 21 anos. É normal? Quanto tempo demora pra repilar a área oval?
Priscila, é comum que os fios cresçam brancos no início da recuperação e retornem à sua cor natural ao longo do tempo. A repilação da área afetada pode levar alguns meses, mas isso varia bastante de caso pra caso (você pode conversar com a sua dermatologista pra ter uma previsão mais precisa sobre a recuperação esperada para o seu quadro, considerando o tratamento utilizado e o tamanho da área afetada).
Oi, minha dermatologista passou Psorex capilar, não estou vendo resultado algum, será que não é melhor procurar outra? Meu cabelo já está com muita falha, estou muito preocupada e ela pediu para eu voltar depois de 1 mês ainda, me dê uma solução?
Eloiza, alguns tratamentos só começam a manifestar seus resultados depois de algum tempo, então é importante manter o uso durante o período que a dermatologista determinou pra saber com certeza se o produto vai ser eficaz para o seu caso ou não, ok?
Minha mãe foi diagnosticada com alopécia em dezembro de 2013. Perdeu TODO o cabelo. Ela teve q raspar a cabeça, porém eles cresceram de novo… mas crescem e caem!!! Não sabemos o que fazer.
Thaynara, só um dermatologista pode analisar o caso e determinar os tratamentos mais adequados, ok?
Eu tenho alopecia universal a 6 meses e ainda não comecei nenhum tratamento…
Há dois anos apareceu na barba, fiquei mt assustado, depois q fui ao medico e ele me disse o q era, com o tempo fui esquecendo e sumiu. Mas agora voltou onde eu mais temia, na cabeça, terrível. Estou apavorado, já tenho a auto estima baixa e isso só vai piorar minha situação. Estou perdido, muito triste mesmo.
Eu estou com esse mesmo problema, meus exames deram anemia, mas tenho um agravante, eu estou amamentando meu bebê. Devo parar de amamentar?
Nayara, o ideal é corrigir essa anemia ou qualquer outro problema nutricional que acompanhe o seu quadro, não necessariamente parar de amamentar o seu bebê, ok? Converse com o seu médico antes de tomar qualquer decisão e pese as alternativas que ele apresentar para o seu caso.
Fui diagnosticado a 5 anos com alopecia areata, praticamente quase 100% dos meus pelos já caíram. Fiz diversos tratamentos, mas sem sucesso. Existe possibilidade ainda de meu cabelo voltar?
Alex, os quadros de alopecia areata podem ser bastante imprevisíveis e complicados de lidar, mas os folículos capilares sempre permanecem intactos e capazes de voltar a produzir fios no futuro (diferentemente dos casos de alopecia cicatricial, em que há o risco de dano permanente ao folículo e interrupção definitiva da produção de pelos).
Eu me chamo Lorena, tenho 27 anos, quando tinha 15 anos tive alopecia areata. Fiz todo o tratamento, veio a crescer meu cabelo e agora com 27 anos veio a cair outra vez. Voltei a fazer o tratamento outra vez com minha dermatologista, e tô vendo resultado outra vez, mas ainda tô sem cabelos…
Tive alopecia com 18 anos, fiquei com áreas grandes sem cabelo. Passei por diversas vezes loções, só resolveu quando fiz infiltração. Meu cabelo cresceu todo novamente. Notei que os cabelos caíram agora, dois anos depois de totalmente curada, e isso depois uma crise forte de stress. Hoje lido bem com o problema, quando noto que está caindo passo Clob X Gel e em duas semanas os fios aparecem. A DICA* Não se estresse, procure se distrair com outras coisas enquanto faz o tratamento, e com certeza seus fios voltarão a crescer.
Olá, me chamo Bruno Pinheiro, sou de Batatais-SP. Estou com um probleminha com a queda de barba a mais de 4 anos, não procurei o médico logo porque eram muito pequenas as falhas, mas de repente começou a aumentar e não para. Estou muito preocupado, preciso de ajuda, umas dicas para poder começar o tratamento.
Bruno, falamos de alguns dos tratamentos disponíveis neste trecho aqui, mas o ideal é procurar o seu dermatologista para avaliar o seu quadro específico e selecionar as melhores opções.
Boa noite. Eu tenho ictiose congênita e tenho alopecia desde os 12 anos. Perdi 80% do cabelo. Fiz 4 meses o tratamento com terbinafina, já acabei o tratamento a uns 4 meses e meu cabelo não cresceu ainda. Corro risco de não voltar a crescer mais?
Vanessa, nem todos os casos de ictiose geram perda permanente do cabelo, mas o ideal é conversar sobre isso com o seu médico. Só ele tem condições de dar um parecer específico sobre o seu caso, ok?
Olá, boa noite, meu nome é Mariana (Salvador, BA). A primeira vez que tive o problema foi em 2009, achei que era uma queda comum, foi na nuca. Não fui ao medico por achar que era por causa de produtos usados. Meu cabelo cresceu não me lembro em quanto tempo, não usei nada, mas os pelos nasceram brancos e depois de certo tempo tomou a cor normal. Voltou a acontecer certo tempos depois, no centro da cabeça. Procurei o médico, que passou medicamento, não me lembro qual, nem o tempo que demorou para crescer, mas com mesma incidência de nascer branco. Aconteceu outra vez da mesma forma, mas acho que com o fato de não me preocupar tanto cresceu rápido. Da última vez que fui ao dermatologista que descobri a doença. Fiz vários exames sem nada anormal. Agora estou novamente na mesma situação e no mesmo local que houve a queda da última vez.
Pessoal, boa noite, sou servo de Deus e estou com essa doença maligna. A Bíblia diz que Deus levou na cruz todas as nossas dores. Li diversos depoimentos e resolvi comprar amanhã minoxidil, vou colocar e espero que Deus entre com providências tanto no meu caso, como em cada um de vcs. Forte abraço.
Roberto, vale lembrar que o minoxidil é um medicamento e deve ser usado com orientação do seu dermatologista, ok?
Usar chapinha prejudica mais? Devo parar?
Amanda, a gente está preparando um post específico sobre a relação entre queda de cabelo e chapinha, tinturas, químicas e outros procedimentos (sempre avisamos lá no Facebook e no Twitter quando chega conteúdo novo por aqui).
Tenho alopecia areata, Graças a Deus já está controlada, mas meu cabelo cai muito. Será que Imecap Hair pode resolver essa queda?
Amanda, a queda de cabelo pode ser provocada por diversas causas diferentes. O Imecap Hair não é voltado especificamente para o tratamento da alopecia areata, mas pode ajudar se a queda estiver sendo causada por outros motivos (como baixos níveis dos nutrientes presentes na fórmula do produto).
Tenho este problema desde os 11 anos, ou seja, a mais de 15 anos. Inicialmente tive um diagnóstico errado de micose, mas recentemente a dermatologista me diagnosticou, não tem uma cura, apenas remédios pro cabelo voltar a crescer mais rápido e vitaminas. Não me incomodo em esperar crescer, queria que o cabelo parasse de cair…
Fiquei muito comovida com tantos depoimento de pessoas com esse problema, eu também tenho alopecia, não sei bem qual tipo. Fiz tratamento e melhorou bem, agora estou novamente com queda de cabelo bastante grave, já faço tratamento com minoxidil mas não estou vendo muito resultado, e ainda estou com diabete. Obrigada
Olá, boa noite. Meu nome é Jenifer e tenho 18 anos. Eu tenho alopecia areata desde os meus 7 anos. Comecei a usar minoxidil, os cabelos cresceram e eu parei de usar. Agora voltou tudo de novo e apareceram novas falhas. A dermatologista me receitou o minoxidil novamente e o clobetasol propianato, e para as minhas sobrancelhas ela receitou hidrocortisona. Na sobrancelha eu estou vendo resultado, mas na cabeça não. Que Deus ajude nós todos a nos recuperarmos isso. Amém 🙂 Boa noite, bjus gente
Boa tarde! Eu tive alopecia areata a alguns anos, depois de um trauma grande. Fiz o tratamento com remédio manipulado que o dermatologista passou e melhorou, só que como era bem embaixo esqueci rápido disso. Agora voltou, alguns meses depois de um outro acontecimento triste, só que desta vez bem visível pra os outros. Só consigo esconder fazendo um coque no cabelo, o que me deixa muito pra baixo, pois sempre gostei dos cabelos soltos. Fui em 3 dermatologistas já, e todos dizem que é stress, o que me deixa ainda mais sem saber o que fazer. A última passou pra fazer uma infiltração no couro cabeludo, que segundo ela é doloroso, mas que eu sou a maior responsável pela cura. Acho que não vou fazer a infiltração. Vou usar os remédios que passou, os mesmos de quase todos aqui, minoxidil e clob, e esperar que isso pare… melhoras pra todos nós, que Deus nos ajude e que apareça algum tratamento pra isso, pq é muito difícil conviver com isso. Bjsss a todos!
Eu estou fazendo o tratamento da alopecia e graças a DEUS está dando resultado. O meu cabelo caio todo, cílios, etc.
Olá… meu namorado sofre com isso também, logo que começaram as quedas comecei a fazer um curso de cabeleireiro profissional e descobri que o único profissional indicado para tratar esta doença é o tricologista, um médico especialista em cabelos. Infelizmente eles são poucos e a consulta particular é um pouco cara! Ainda não conseguimos resolver o problema mas “fiz” pra ele o tal do shampoo bomba (Monovin A e Bepantol) e isso ajudou um pouco, começou a crescer e os pelos pararam de cair, até a unha ajudou! O que posso indicar é apenas que procurem um TRICOLOGISTA, o dermatologista tem um entendimento muito superficial, pois sua especialidade é pele e estamos falando de pelos.
Thais, a tricologia é um dos ramos de atuação dentro da dermatologia. Todos os dermatologistas estão capacitados para tratar dos quadros de queda de cabelo (afinal os folículos capilares estão inseridos na pele que recobre a nossa cabeça), mas um dermatologista especializado em tricologia tem mesmo conhecimentos mais aprofundados no assunto. Sobre o shampoo bomba, publicamos a nossa opinião neste post aqui.
Olá, meu filho de 3 anos está assim, ele tem esse buraco redondo no meio da cabeça e a pele rosada. Já levei no médico, mas ele nem soube me falar o que era. O que posso estar fazendo? Tenho que levar em outro médico ou não preciso me preocupar com isso agora?
Joyce, se o médico não achou que era algo preocupante, e não existem outros sintomas associados (como ardência, coceira ou dor), você pode observar e ver como o quadro progride. Se a área calva aumentar, ou se surgirem outras ocorrências, você pode voltar a conversar com o pediatra ou procurar um dermatologista.
Meu filho de 11 anos está com alopecia em desenvolvimento. Caiu uma sobrancelha inteira e uma falha média no cabelo. Fiz duas loções manipuladas pelo dermatologista e não resolveu. Começou a queda na outra sobrancelha, na nuca e costeleta. A médica me indicou psicólogo e acupuntura. Comecei só acupuntura e a doença parou de desenvolver. Os cabelos ainda não nasceram, mas pararam de cair e isso ajuda muito porque ele fica feliz e acaba reduzindo o estresse próprio que causa essa doença. Indico ACUPUNTURA porque o tratamento atinge tanto o problema em si, estimular o crescimento dos fios, quanto a parte emocional que é a que mais preocupa. Eu, como mãe, me sinto impotente em não ter o que fazer. Só converso muito com ele pra acalmá-lo e ensiná-lo a conviver com isso até que seja totalmente resolvido.
Bom dia! No meu caso, além de aparecer uma falha, sinto meu cabelo cair como um todo. Só tem falha em um lugar mas meu cabelo está muito pouco. Como devo proceder?
Lara, o ideal é conversar com o seu dermatologista pra avaliar se existem outras condições associadas e selecionar os tratamentos mais adequados.
Bom dia, sou de curitiba e faz 2 anos que faço tratamento, mas sou muito nervosa e os meus médicos não passam nada para mim. Meus cabelos cresceram e agora estão caindo. Estou triste.